ANO XXIII - No.29 - 01/10/2004

ÍNDICE


COLÓQUIO

"O Sol em Múltiplas Freqüências"

Profa. Dra. Adriana V. R. Silva

Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie - CRAAM

Universidade Presbiteriana Mackenzie

7 de outubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

O Sol emite radiação em todo o espectro eletromagnético, desde ondas de rádio quilométricas até raios-gama de freqüências altíssimas. O tipo de radiação depende da região da atmosfera solar onde esta é produzida e do mecanismo de emissão. Além disso, três escalas temporais podem ser notadas na emissão solar: a) escala de tempo de 11 anos que acompanha o ciclo de atividade solar; b) duração de semanas a meses que segue a evolução de regiões ativas (grupos de manchas solares); e c) escalas de tempo muito curtas de segundos a horas quando fenômenos explosivos acontecem na atmosfera solar. Explosões solares, ejeções de massa coronal e erupção de proeminências são os principais fenômenos característicos da atividade solar. Estes fenômenos são os grandes causadores de distúrbios na Terra quando sua radiação e matéria atingem a Terra, afetando satélites, comunicação de longa distância e sistemas de navegação, além de gerar apagões, entre outros fatores. Serão apresentados resultados da pesquisa solar do grupo nos últimos anos.


SEMINÁRIO CAÓTICO

"Bistability in bubble formation"

Viviane Mendes Piassi, IFUSP

4 de outubro, segunda-feira, Auditório Adma Jafet, às 13h

We obtain experimental data on time intervals of a bubble train generated from a nozzle with the air flow rate as the control parameter. Varying the length of the hose that connects the proportionating solenoid valve to the nozzle, we generate bifurcation diagrams showing period--adding cascades, among other dynamical phenomena. Then we construct a two-parameter family of one-dimensional maps whose bifurcation diagrams qualitatively match the experimental ones. The model indicates the existence of parameters where two attractors coexist, a phenomenon called bistability, and the same behavior is fully confirmed in the experiment. (www.if.usp.br/caos).


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes de 2004

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"A Analogia como Instrumento de Descobertas na Física"

Prof. Henrique Fleming, IFUSP

6 de outubro, quarta-feira às 18h

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite/

Ao longo de toda a história da Física, e também da Matemática, a analogia foi um instrumento importantíssimo na solução de problemas e, até mesmo, na descoberta de novos resultados (e no processo de conjecturá-los). Em um caso famoso, o teorema da representação conforme de Riemann, uma analogia genial substituiu, provisoriamente, a própria lógica.

Neste seminário apresentaremos vários exemplos, tanto na Física quanto na Matemática, do uso desse poderoso recurso de nossa mente.

Para mais informações sobre a programação do segundo semestre de 2004, visite a página web acima.

Os organizadores


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

 

O Concurso de Livre-Docência, junto ao Departamento de Física Experimental, no qual está inscrito o Prof. Dr. Airton Deppman terá início às 9 horas do próximo dia 4 de outubro na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 207 da Ala I.

Estarão abertas até 3 de dezembro de 2004, as inscrições para o Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Titular junto ao Departamento de Física Experimental - Ed.AAA/IF/002/2004 para as áreas de conhecimento: Física Experimental de Fluidos Complexos, Ótica Quântica Experimental; Espectroscopia Gama em Física Nuclear Experimental e Aplicações.

Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica, ramais 6902 e 7000.


DIRETORIA DE ENSINO

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, por meio do Programa de Aprimoramento de Pessoal - PAP, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para o preenchimento de vagas do Programa de Aprimoramento Profissional na Área da Saúde, a serem oferecidas em 2005 com o apoio de bolsas de estudo da Fundação do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP, em diversas áreas para os profissionais e estudantes que concluam a graduação até dezembro de 2004. Os cursos oferecidos para a Área de Física são: Estimulação Cardíaca Artificial, Física de Radioterapia, Informática Médica e Proteção Radiológica. As inscrições estarão abertas no período de 29/09 a 8/10/04. Maiores informações na Diretoria de Ensino do IF ou através dos sites: www.hcnet.usp.br/cap e www.vunesp.com.br.


PAE

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Disciplina - PAE

A primeira da série de palestras que constituirão a disciplina PAE no segundo semestre de 2004 terá por tema: "O que é necessário para formar um físico" e será apresentada pelos Profs. Manoel Roberto Robilotta e Nei Fernandes de Oliveira. A palestra será ministrada no dia 6 de outubro, quarta-feira, às 16h, na sala 207, Edifício Principal - Ala Central.

Celso L. Lima - Coordenador da Comissão PAE ^Ö IF


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

NOVAS NORMAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

Programa de Pós-Graduação em Física

Normas de Ingresso

I- DA INSCRIÇÃO

1. A inscrição na pós-graduação do IFUSP será aceita após análise pela CPG dos seguintes aspectos:

a. Projeto de Pesquisa;

b. Histórico escolar;

c. Curriculum vitae do candidato;

d. Carta de professor credenciado no curso aceitando orientar o candidato;

e. Cartas de recomendação de dois professores/pesquisadores;

f. Nota (normalizada) obtida no exame prévio ao ingresso na pós-graduação.

2. Podem inscrever-se candidatos que tenham diploma de Bacharelado ou Licenciatura Plena em qualquer área do conhecimento.

3. As inscrições são feitas na Secretaria de Pós-Graduação em Física do IFUSP nos prazos estabelecidos pela CPG, com apresentação dos documentos relativos aos itens de 1a a 1e.

4. A CPG poderá, a seu critério, agendar entrevistas com os candidatos, para permitir uma melhor avaliação.

 

II-DO EXAME PRÉVIO AO INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO

1. O exame prévio ao ingresso na pós-graduação tem os seguintes objetivos:

a. Servir de subsídio para a atribuição de bolsas pela CPG;

b. Permitir a avaliação do nível de preparação do futuro ingressante na pós-graduação, informação útil tanto para CPG quanto para o orientador.

2. O exame será realizado semestralmente em datas definidas pela CPG.

3. A CPG indicará uma comissão examinadora, constituída por orientadores credenciados no programa, encarregada de elaborar, aplicar e corrigir as provas do exame de ingresso.

 

III-DAS NORMAS PARA O EXAME PRÉVIO DE INGRESSO

1. Deverá ser um exame geral em nível de graduação, visando avaliar o candidato em conhecimentos básicos na área da Física. As provas serão baseadas nas seguintes disciplinas: Mecânica Quântica, Eletromagnetismo, Mecânica Clássica, Termodinâmica, Mecânica Estatística e Física Moderna.

2. As provas, além de questões contendo aspectos técnicos ligados à solução de problemas, deverão incluir também questões de cunho mais conceitual e de obtenção e interpretação de resultados numéricos. São também desejáveis, questões ligadas à interpretação de resultados ou situações experimentais.

3. A nota obtida nas provas deverá ser normalizada. Esse mecanismo permitirá que candidatos avaliados em um dado semestre e que não tenham sido contemplados com uma bolsa, possam concorrer em semestres subseqüentes, sem a necessidade de fazer novos exames.

4. Em caso de múltiplas tentativas, apenas a nota normalizada mais recente será considerada.

5. Os candidatos oriundos do programa de Mestrado do IFUSP e que já tenham prestado o exame anteriormente, poderão prestá-lo novamente para fins de obtenção de bolsa de doutorado.

6. Os candidatos cujas notas encontrem-se abaixo de 30% do aproveitamento normalizado, poderão ter sua inscrição na pós-graduação deferida, mediante apreciação pela CPG de solicitação circunstanciada do orientador.

IV- DA ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS

1. Para fins de atribuição de bolsas, a nota normalizada obtida no exame de ingresso contribuirá com 60% da avaliação, devendo os restantes 40% advir da análise pela CPG dos seguintes aspectos:

a. Projeto de Pesquisa;

b. Histórico escolar;

c. Curriculum vitae do candidato;

d. Cartas de recomendação.

2. A CPG poderá, a seu critério, agendar entrevistas com os candidatos, para permitir uma melhor avaliação.

   

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

1. Face à necessidade de garantir uma formação básica adequada dos futuros mestres e doutores, deve ser definido um conjunto mínimo de disciplinas a serem cursadas pelos alunos. Assim, das seguintes disciplinas:

a. Mecânica Quântica I e II,

b. Eletrodinâmica Clássica I e II,

c. Mecânica Estatística,

d. Mecânica Clássica,

Três deverão ser cursadas e aprovadas pelo candidato ao título de doutor e duas pelo candidato ao mestrado.

2. A disciplina Mecânica Quântica I é obrigatória.

3. A formação específica do estudante, seja no mestrado ou no doutorado, é da responsabilidade do orientador. Assim, o orientador deverá indicar, de comum acordo com o estudante, no ato da inscrição no programa de mestrado ou de doutorado as disciplinas de área relevantes para a formação do estudante, escolhidas a partir de uma relação de disciplinas indicadas pela CPG.

Exame de qualificação para o Doutorado

O exame de qualificação ao doutorado tem por objetivos avaliar os rumos e os progressos obtidos até então no projeto de doutorado, a maturidade e os conhecimentos científicos do estudante, bem como sua capacidade de articulação didática. Este exame poderá, inclusive, servir de base para o aperfeiçoamento do projeto de doutorado.

    1. A inscrição para o exame deverá ser feita no mínimo um ano e no máximo tendo o aluno cumprido 50% de seu prazo regimental para o doutorado.
    2. O orientador deverá encaminhar à Comissão de Pós-Graduação a solicitação para o exame de qualificação do seu aluno.
    3. No ato da inscrição, o candidato apresentará quatro cópias de um texto escrito contendo os progressos obtidos no seu projeto de doutorado.
      1. A inscrição deverá ser feita cerca de 60 dias da data pretendida para a realização do exame.

    4. O exame de qualificação deverá ser realizado dentro de, no máximo, trinta dias após a indicação da comissão examinadora.
    5. O exame será avaliado por uma banca constituída por três membros, dois dos quais necessariamente docentes credenciados na pós-graduação.
      1. O orientador ou o co-orientador não são elegíveis para participar da banca.

    6. O candidato disporá de aproximadamente 50 minutos para fazer a apresentação oral do seu trabalho. Após a apresentação oral cada examinador fará uma argüição de no máximo 30 minutos. Na avaliação do candidato, deverão ser levados em consideração os seguintes itens:
      1. O estágio de desenvolvimento do projeto.
      2. A adequação dos planos para o restante do projeto, bem como as propostas para solução das dificuldades encontradas.
      3. As perspectivas de conclusão do projeto dentro do prazo.
      4. A qualidade do seminário apresentado, devendo, em especial, ser considerada a capacidade do candidato de mostrar a inserção do seu problema no contexto da área em que trabalha.

    7. A banca deverá apresentar um parecer circunstanciado contendo a avaliação do candidato.
    8. Será considerado aprovado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.
    9. O candidato reprovado poderá submeter-se ao exame apenas mais uma vez, e dentro do prazo de seis meses após o exame realizado.

NORMAS DE TRANSIÇÃO PARA OS ALUNOS JÁ MATRICULADOS NA PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

I - Exame de Ingresso

  1. Os atuais alunos de mestrado e de doutorado que não tem bolsa de estudos e queiram concorrer a uma bolsa nos semestres seguintes (CAPES/CNPq), deverão fazer o exame de ingresso.
  2. Os atuais alunos de mestrado que venham a entrar no doutorado, não precisam fazer o exame de ingresso para admissão na pós-graduação. Deverão, porém fazê-lo, caso desejem solicitar bolsa de estudos CAPES/CNPq para o doutorado.

II - Exame de Qualificação de Doutorado

A fim de regularizar a situação dos atuais alunos de pós-graduação, haverá em março de 2005 a realização do último exame de qualificação de doutorado nos moldes atuais (aprovação em 3 disciplinas).

III - Alunos atualmente matriculados no Doutorado

  1. Aqueles que já foram aprovados no atual exame de doutorado estão dispensados do novo exame de qualificação.
  2. Aqueles que já foram aprovados no atual exame de qualificação e que completaram o número de créditos em disciplinas estão dispensados de cumprir a nova exigência de disciplinas obrigatórias.
  3. Alunos com aprovação parcial no atual exame de qualificação, caso queiram se aproveitar dos itens 1 e 2, poderão realizar o último exame em março de 2005.
  4. Alunos que não completem o exame de doutorado antigo até março de 2005, estarão automaticamente sob as novas normas da pós-graduação.

IV - Alunos atualmente matriculados no Mestrado

  1. Os atuais alunos de mestrado que já foram aprovados no atual exame de qualificação de doutorado, se ingressarem no doutorado, são dispensados do novo exame de qualificação de doutorado.
  2. Os alunos de mestrado que tem aprovação parcial no atual exame de qualificação, poderão realizar mais uma vez o exame em março de 2005, pois caso sejam aprovados se enquadrarão na situação do item 1.
  3. Os alunos de mestrado que já tiverem completado os créditos em disciplinas estão dispensados de cursar as disciplinas obrigatórias das novas normas.
  4. Os alunos de mestrado que não completaram o número de crédito em disciplinas devem fazê-lo dentro das novas normas de disciplinas obrigatórias.

EXAME DE INGRESSO

O exame de ingresso está previsto para ser realizado nos dias 11 e 12 de janeiro de 2005. Como divulgado as inscrições serão realizadas de 4 a 22/10/2004.


CIPA

 

Inscrição para representantes da

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA

Informamos que estarão abertas as inscrições para os representantes dos funcionários do Instituto de Física para formação da nova gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)2004/2005 até 13/10/04, na Seção de Pessoal, das 8h às 17h.

Quem é consciente partiCIPA!


II EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS

Convidamos a comunidade do IFUSP para a Segunda Exposição Fotográfica, que será inaugurada em 20 de outubro, no saguão do edifício Ala Central e estará aberta à visitação até o dia 29. Participem expondo suas fotografias! O tema é livre. Os interessados poderão se inscrever até o dia 12 de outubro, por telefone (ramais: 6760, 6979, 6719 e 7075) ou por correio eletrônico (fisicacultural@yahoo.com.br).


II SARAU LITERÁRIO MUSICAL

Será realizado, no dia 29 de outubro, o II Sarau Literário Musical, a partir das 18h30, no prédio anexo ao Edifício Oscar Sala (o acesso será pela porta lateral do corredor do conjunto Alessandro Volta, em frente ao Bloco F e ao lado do Bloco C). Dessa forma, gostaríamos de contar com a participação da comunidade do IFUSP nas apresentações literárias (poesia/prosa) e musicais. Serão bem-vindas as produções de autoria própria! Os interessados poderão se inscrever até o dia 22 de outubro, por telefone (ramais: 6760, 6979, 6719 e 7075) ou por correio eletrônico (fisicacultural@yahoo.com.br).


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 04.10.2004

SEMINÁRIO CAÓTICO
"Bistability in bubble formation"
Viviane Mendes Piassi, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 13h


3a. FEIRA, 05.10.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Saturação e perda de energia em colisões próton-próton"
Arthur L. V. R. dos Reis, GRHAFITE-IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 06.10.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Termodinâmica da água e polimorfismo líquido - modelos estatísticos"
Profa. Dra. Vera B. Henriques, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

PALESTRA DISCIPLINA - PAE
"O que é necessário para formar um físico"
Profs. Manoel Roberto Robilotta e Nei Fernandes de Oliveira, IFUSP
Ed. Principal, Ala Central, sala 207, às 16h

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"A Analogia como Instrumento de Descobertas na Física"
Prof. Henrique Fleming, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 07.10.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Estudo de Fibras de Carbono de Poliacrinolitrila (PAN) através de Difração de Raios X "
Cristiano Rocha Paes, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 11h

COLÓQUIO
"O Sol em Múltiplas Freqüências"
Profa. Dra. Adriana V. R. Silva, Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie ^Ö CRAAM, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


6a. FEIRA, 08.10.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Proteínas tirosina-fosfatases: Simulação computacional dos mecanismos de catálise"
Dr. Guilherme Menegon Arantes, Bioquímica - IQ-USP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br