ANO XXIII - No.35 - 12/11/2004

ÍNDICE


Inaugurada Conexão Computacional de Alta Velocidade

O Brasil acaba de ganhar uma conexão acadêmica com velocidade inédita. Inaugurada no último dia 5 pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Internacional da Flórida, a linha, que ligará a Rede Acadêmica de São Paulo (ANSP) com a Rede Abilene (Internet 2), dos Estados Unidos, foi demonstrada pela primeira vez na quinta-feira (11/11), com demonstração no Instituto de Física da USP, e fez parte das comemorações dos 35 anos do Instituto.

A iniciativa tem financiamento da FAPESP, para a parte brasileira, e da National Science Foundation (NSF), para o lado norte-americano. A nova conexão aumenta em cerca de 14 vezes a velocidade média da comunicação entre as redes acadêmicas do Estado de São Paulo e dos Estados Unidos, passando dos atuais 45 milhões de bits por segundo (Mbps) para 622 Mbps. A velocidade pode ser ampliada sempre que necessário para até 2,5 bilhões de bits por segundo (Gbps).

A rede que está sendo inaugurada proporcionará também conectividade a projetos de pesquisa do Brasil e da América Latina, por meio da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). "A capacidade da nova conexão será extremamente útil para projetos de pesquisa nas mais variadas áreas, como a física de partículas em altas energias, televisão digital, astronomia ou meteorologia", conta Luiz Fernandez Lopez, Professor da Faculdade de Medicina da USP e Coordenador da rede ANSP.

*Redigido a partir de nota da Agência de Notícias da FAPESP, 10/11/04.


COLÓQUIO

"A Nanotecnologia das Moléculas e a Revolução do Invisível"

Prof. Dr. Henrique Toma, Instituto de Química, USP

18 de novembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

 

O mundo nanométrico tem sua maior expressão nos sistemas biológicos, onde sistemas moleculares organizados compõem as nanomáquinas que sustentam a vida. Inspirados nesses sistemas, podem ser exploradas novas estratégias em nanotecnologia, voltadas para a obtenção de medicamentos e materiais inteligentes, bem como de avançados dispositivos sensoriais, eletrônicos e de conversão de energia. Nesse processo, que poderá levar ao maior salto tecnológico de todos os tempos, todas as ciências estão envolvidas, embora, paradoxalmente a sociedade talvez mal consiga perceber esta revolução do invisível, que já está em curso.


SEMINÁRIO DE ENSINO

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

"Ciências da Natureza: Uma Proposta Multidisciplinar para o campus da USP Zona Leste"

 

Prof. Dr. Antonio Martins Figueiredo Neto, Departamento de Física Experimental

Grupo de Fluidos Complexos, IFUSP

16 de novembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

O ensino de Ciências na segunda etapa do ensino fundamental (3o e 4o ciclos, ou seja 5a a 8a séries) pode ser muito melhorado com a formação de professores com visão mais abrangente das Ciências da Natureza (Física, Química, Ciências da Vida e Ciências da Terra e do Universo), possuidores não só de uma compreensão das relações entre os processos e, portanto, os conceitos, físicos e químicos e a Natureza, tanto na sua expressão biológica como em sua expressão inanimada, mas também de estratégias e espírito de busca de estratégias para facilitar a apreensão, pelos alunos, do funcionamento da Natureza como um todo. Cidadãos formados neste contexto poderão exercer na plenitude a cidadania e a escola contribuirá, concretamente, para formar cidadãos conscientes, críticos, com responsabilidade econômica, social e ambiental. Esta situação não está sendo atingida atualmente, pois os conteúdos necessários à formação básica do cidadão, no que diz respeito à compreensão do funcionamento da Natureza que é apropriada pela Sociedade, não são desenvolvidos de forma integrada, resultando na desconexão entre conceitos da Física e da Química e a Natureza, e resultando também na desconexão entre os fenômenos biológicos e a natureza geológica, que lhe dá sustentação.

Neste quadro, a USP propõe um novo curso para a formação de professores de Ciências, na área Leste do campus da capital, com uma grade curricular e uma seqüência de atividades de formação que permitirão formar educadores com visão ampla e integrada das Ciências da Natureza, que será refletida em sua atividade profissional, contribuindo para a consecução dos objetivos da LDBEN e dos PCN.

Neste seminário será discutida a proposta do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental bem como serão apresentadas algumas informações a respeito da nova área (Leste) do campus da capital.


PAE

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Disciplina - PAE

 

A próxima palestra da disciplina PAE terá por título: "Avaliar: o que, como e quando" e será apresentada pelo Prof. Maurício Pietrocola, Faculdade de Educação - USP. A palestra será ministrada no dia 17 de novembro (quarta-feira) às 16 horas no Auditório Sul.

Celso L. Lima - Coordenador da Comissão PAE - IF


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes de 2004

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"O Mundo dos Quanta"

Prof. Luiz Davidovich, UFRJ

17 de novembro, quarta-feira às 18h

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Local:, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite/

O Século XX foi profundamente marcado pela Física Quântica, que teve repercussões tecnológicas importantes, através do transistor (fundamental para o desenvolvimento dos computadores), do laser, e da produção de novos materiais. Além disso, influiu de forma decisiva na Química, na Biologia e, de forma mais geral, na compreensão do mundo que nos cerca. Essa palestra abordará os conceitos básicos da Física Quântica, enfatizando as diferenças entre as propriedades clássicas e quânticas da informação. Será discutido ainda o fenômeno do emaranhamento quântico, bem como possíveis aplicações desses conceitos na Nanotecnologia, na transmissão de informação e em Computação Quântica.

Para mais informações sobre a programação do segundo semestre de 2004, visite a página web acima.

Os organizadores


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

BOLSISTAS E NÃO-BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 16 a 19/11/2004. Os relatórios de atividades devem ser entregues juntamente com o formulário para encaminhamento do relatório (modelo na home-page). Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido pela Comissão de Pós-Graduação:

  1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores.
  2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem.
  3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.
  4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação.

Procure não ultrapassar de uma página para apresentar o conteúdo do item 1; a CPG enviará ao parecerista o plano de pesquisa e os relatórios anteriores arquivados. No item 2, caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto longo como apêndice.

Os bolsistas de doutorado do CNPq e estudantes não-bolsistas, também devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG de 16 a 19/11/2004.

Os bolsistas FAPESP devem enviar à CPG cópia da carta de aprovação pela assessoria do último relatório.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Marcos Antonio Anacleto
"Correção não-comutativa para o efeito Aharonov-Bohm: uma abordagem da teoria quântica de campos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marcelo Otavio Caminha Gomes (orientador*^ÖIFUSP), Fernando Tadeu Caldeira Brandt (IFUSP), Victor de Oliveira Rivelles (IFUSP), Adriano Antônio Natale (IFT/UNESP) e José Roberto Soares do Nascimento (UFPB).
16/11, terça-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 9h.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 16.11.2004

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Ciências da Natureza: Uma Proposta Multidisciplinar para o campus da USP Zona Leste"
Prof. Dr. Antonio Martins Figueiredo Neto, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 17.11.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Information theory and the first law of thermodynamics"
Prof. Angel Plastino, Universidade de La Plata - Argentina
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 14h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Geração Dinâmica de Massa para os Gluons"
Prof. Adriano Natale, IFT/UNESP
Ed. Principal, Ala II, sala Jayme Tiomno, às 16h

PALESTRA DISCIPLINA - PAE
"Avaliar: o que, como e quando"
Prof. Maurício Pietrocola, FE-USP
Auditório Sul, às 16h

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"O Mundo dos Quanta"
Prof. Luiz Davidovich, UFRJ
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 18.11.2004

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Processos de fotoisomerização do copolímero pMMA-DR13 para alinhamento de cristais líquidos"
Dra. Leila Thomazelli Thiegui, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 11h

COLÓQUIO
"A Nanotecnologia das Moléculas e a Revolução do Invisível"
Prof. Dr. Henrique Toma, Instituto de Química - USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br