ANO XXIII - No.39 - 10/12/2004

ÍNDICE


DIRETORIA

Colação de Grau

O Diretor do IF tem a honra de convidar toda a comunidade para a cerimônia de colação de grau dos formandos de Bacharelado e Licenciatura.

A cerimônia será realizada no próximo dia 17 de dezembro, às 19h30 no Anfiteatro Camargo Guarnieri.

12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo

Externamos nossos cumprimentos em nome da comunidade do IFUSP aos graduandos de nosso Instituto que receberam menção honrosa do 12o SICUSP e convidamos a comunidade para assistir à premiação no próximo dia 17 de dezembro, no Paço das Artes, a partir das 13h30. A programação pode ser acessada através do site: http://www.usp.br/siicusp/12osiicusp/index_2004.htm .


Assistência Administrativa

Comunicamos a saída do Sr. Marcos André de Almeida Santos, deste Instituto, para assumir novas e importantes funções na USP-Zona Leste a convite da Reitoria. A partir do último dia 6, assumiu a Assistência Técnica Administrativa a Sr.a Edilene Silva Meneguelli.

Lamentando a perda de um grande colaborador, expressamos ao Marcos André os nossos sinceros agradecimentos pela dedicação e serviços prestados durante o tempo que passou neste Instituto onde, contando com a sua colaboração, pudemos introduzir e efetivar muitos aperfeiçoamentos na área por ele chefiada.

Desejamos a ele, na nova função que vai assumir, a partir de 3 de janeiro próximo, o mesmo sucesso que obteve aqui.

Informamos, ainda, que a Sr.a Rosangela Trevisan Rodrigues passou a ser a nova secretária da Diretoria, contando com a colaboração da Sr.a Virgínia Gonçalves França (Gina) e a Sra. Kelma Lydis A. Guitman, estará secretariando as Assistências Técnicas Administrativa e Operacional.


Carta Aberta ao Instituto de Física da USP

O Instituto de Física já vem, há algum tempo (2 anos), discutindo os problemas na distribuição dos encargos didáticos do IFUSP. Após um longo processo, a Congregação de ABRIL decidiu, sem votos contrários, pela implementação, já no primeiro semestre de 2005, da portaria GR 3150 da USP de 22 de março de 1999 . Ela estabelece que as atividades docentes em sala de aula "deverão respeitar o limite mínimo de 6 horas/aula semanais". A mesma Congregação, incumbiu à Comissão de Graduação (CG) de elaborar uma proposta de implementação desta medida.

Porém, no dia 7/10/2004, o Vice-Reitor da USP, Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz, participou de uma reunião com os professores titulares do IFUSP, cujo motivo era a impossibilidade de concessão de novos cargos docentes para o IF em virtude da baixa carga didática do mesmo. Segundo e-mail enviado pela professora titular Coraci P. Malta aos seus prezados colegas:

"O Vice-Reitor deixou bem claro que a carga didática é apenas um dos indicadores olhados para conceder estes cargos, não se constituindo em pré-requisito. Fatores essenciais são: avaliação do departamento, plano de metas, plano diretor da unidade e, finalmente, o projeto acadêmico justificando o pedido de claro . O Vice-Reitor deixou claro que a nota 7 (CAPES) do IF é importante para a Universidade, e que o IF pode manter o sistema vigente de carga didática. Mais ainda, o professor [Renato] Jardim esclareceu que o modo como é feito o cálculo da carga didática não é apropriado para o nosso caso, daí as grandes distorções existentes(...)."

Então, não foi nenhuma surpresa quando, na Congregação de outubro (28/10), a proposta da CG para a implantação da nova carga didática foi colocada para apreciação, e uma parte dos membros, que esteve ausente durante a maior parte das discussões sobre o tema, se posicionou contrária à medida que já havia sido aprovada. Os discursos questionavam a eficácia da medida para a melhoria do ensino e o comprometimento do tempo para pesquisas com o acréscimo de (exorbitantes!) duas horas/aula.

A Congregação decidiu por bem encaminhar a proposta da CG aos Departamentos para discussão e apreciação. No entanto, nenhum prazo foi estabelecido, o que condena esta discussão a um futuro incerto.

Em reunião com o Diretor do IF, Gil da Costa Marques, ele nos informou que o próximo CTA (Conselho Técnico-Administrativos), deve encaminhar um pedido de 27 cargos (ou claros) à Comissão de Cargos da USP, presidida por nosso Vice-Reitor.

Ter 27 novos professores no IF seria, "claro", muito bom, tendo em vista um quadro de salas de aulas superlotadas, uma quantidade exorbitante de monitores dando aula (47 neste semestre), optativas não sendo oferecidas. Uma situação que se repete em diversas unidades da USP, como no IME e na FFLCH, por exemplo. Com a diferença de que nesses institutos a média de carga horária por docente é superior 7 créditos/aula por semestre e a nossa é em torno de 5 (5,35 em 2003).

Por outro lado, é no mínimo estranho, se não duvidoso, o Vice-Reitor da Universidade de São Paulo dizer a um Instituto que sua pesquisa é mais fundamental e importante para a Universidade do que suas atividades de ensino. É exatamente esse pensamento que dita as práticas de muitos professores neste instituto. Mesmo que essa "promessa" do Vice-Reitor não seja apenas "fogo de campanha" para uma possível candidatura à Reitor, 27 novos cargos serão apenas um paliativo em um Instituto que tem uma boa parte dos seus professores podendo se aposentar dos quais alguns estão próximos da aposentadoria compulsória. O que alguns professores ainda não conseguiram entender que esta é uma questão essencial para o Instituto de Física...

RD´s do Instituto de Física da USP


COLÓQUIO

"Synchronization: A Universal Concept in Nonlinear Sciences"

Prof. Dr. Jürgen Kurths

Interdisciplinary Centre for Dynamics of Complex Systems and

Institute of Physics, Potsdam University

Am Neuen Palais 10, D-14415 Potsdam, Germany

jkurths@agnld.uni-potsdam.de

16 de dezembro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Synchronization phenomena are abundant in nature, science, engineering and social life. Synchronization was first recognized by Christiaan Huygens in 1665 for coupled pendulum clocks; this was the beginning of nonlinear sciences. First, several examples of synchronization in periodic systems are presented, such as in clocks, organ pipes, fireflies and even in the mechanics of bridges.

Second synchronization phenomena in coupled complex systems are discussed. Then it is explained how to identify such phenomena in experimental data and especially in physiological measurements, such as MEG, EEG or heart rate data.

Third I present two approaches to detect and quantify phase synchronization in coupled non-phase coherent oscillators. The first is based on the general idea of curvature and the second one on the concept of recurrence. It is shown that the second method is applicable even to noisy data. Applications to electrochemical experiments are given.


PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

Reunião dos orientadores e alunos do programa para definição de normas e critérios relativos ao curso.

14 de dezembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h


Convite à Física

A programação do "Convite à Física" de todo o ano de 2005 já se encontra disponível na página

http://fma.if.usp.br/convite

A programação é inteiramente devotada à comemoração dos cem anos dos trabalhos seminais de Einstein de 1905 e suas conseqüências para a Física.

Os organizadores


CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO VÁCUO - FNC0323

O curso de Ciência e Tecnologia do Vácuo é ministrado no IFUSP no primeiro semestre de cada ano. Assim como o Instituto este curso está completando 35 anos e foi o primeiro curso desse tipo a ser implantado no Brasil. A Tecnologia do Vácuo é ferramenta básica em várias áreas da Física Experimental e em vários setores da Indústria. No Brasil existem aproximadamente 3000 indústrias que utilizam essa tecnologia. O curso é recomendado aos alunos do terceiro e quarto anos que estejam interessados em Física Experimental ou em obterem uma iniciação profissional nessa tecnologia. Para maiores informações, consulte o site: http://www.labdid.if.usp.br/%7Eestrutura/download/dwl_vac.html

Prof. Dirceu Pereira (Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Vácuo)

Prof. Helcio Onusic

Prof. Nilberto H. Medina


COMISSÃO PAE

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - Avisos importantes

Prezados professores e estudantes de pós-graduação.

De 8 até 14/Dezembro estarão abertas as inscrições para monitoria no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para o próximo semestre letivo. As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Ensino.

Uma versão, ainda que preliminar, da carga didática deverá já ter sido divulgada pela CG. Todos os interessados devem fazer suas inscrições até a data limite, mesmo considerando que modificações nessa carga didática podem ainda ocorrer. A Comissão PAE, caso tenha que fazer alterações, tentará consultar os interessados.

Ressaltamos que a comissão PAE irá priorizar os projetos que contenham o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas. Projetos pedagógicos que contemplem somente a correção de listas de exercícios e/ou relatórios não serão considerados pela comissão PAE.

A comissão PAE decidiu que os monitores que estejam em débito (i.e., não entregaram relatórios anteriores e/ou cujos relatórios tenham sido considerados insatisfatórios) não serão elegíveis para a monitoria até que a pendência seja resolvida. Decidiu também a comissão PAE que não atribuirá monitores aos supervisores de monitores que estejam nas condições acima.

Bolsistas FAPESP

A FAPESP flexibilizou a cláusula relativa à dedicação exclusiva, permitindo um máximo de até oito horas semanais dedicadas a outras atividades, desde que compatíveis com o projeto de bolsa. Assim, bolsistas FAPESP poderão ampliar seu período de dedicação às atividades do programa PAE para seis horas. Entretanto, é necessária a autorização explícita da FAPESP, mediante solicitação assinada pelo bolsista e orientador (maiores detalhes encontram-se no sítio http://www.fapesp.br/). Essa autorização deve ser solicitada imediatamente e não após a inscrição.

Ex-monitor(a) que pretenda obter o certificado de participação no PAE

Lembramos que é obrigatório apresentar o relatório para obter o certificado. Os formulários encontram-se no sítio www.if.usp.br, escolha graduação, selecione monitoria e procure o link para o relatório no título Monitor B. Os monitores deste semestre devem entregar um relatório na secretaria de pós-graduação até 15 de fevereiro próximo.

Celso L. Lima - Coordenador da Comissão PAE - IF


DIRETORIA DE ENSINO

MONITORIAS A e C

Abertura de inscrições para monitorias A e C para o 1º semestre de 2005

Período de inscrição: 10-12 a 21-12-2004 (segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas)

Local de inscrição: Diretoria de Ensino, sala 212 do Ed. Principal ^Ö Ala Central

Os formulários para inscrição encontram-se disponíveis no site:

http://www.if.usp.br/grad/graduacao/monitoria/index.html

Em caso de dúvidas favor contatar a Sra. Ellen ^Ö ramal 6666


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO PELA INTERNET

AOS ALUNOS, ORIENTADORES E PROFESSORES DE DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Conforme divulgado, as matrículas dos alunos já inscritos nos programas de mestrado e doutorado da pós-graduação do IFUSP, referentes ao primeiro semestre de 2005, serão efetuadas pela Internet através do site: http://www.fenix.usp.br.

Os alunos que se matricularem pela primeira vez no mestrado ou doutorado farão sua matrícula na forma tradicional, ou seja, através de formulários a serem entregues na Secretaria de Pós-Graduação, de 07 a 11/02 de 2005. A matrícula dos alunos especiais se dará de 14 a 18 de fevereiro de 2005.

O calendário e os procedimentos das matrículas pela Internet se dará da seguinte forma:

Janeiro/05: Consulta ao menu Disciplinas Oferecidas;

17/01/05: Alunos, orientadores e ministrantes de disciplina receberão um e-mail informativo.

24/01 a 13/02/05: Pré-matrícula dos estudantes regulares

14 a 18/02/05: Aval dos orientadores

21 a 25/02/05: Deferimento dos ministrantes

PROCEDIMENTO BÁSICO

Endereço Internet: http://www.fenix.usp.br. Você está agora no programa Fênix/Web. Aqui deve-se entrar com código de acesso. Entrando no sistema, o menu do lado esquerdo da tela indicará os procedimentos a serem seguidos. As disciplinas oferecidas neste semestre aparecem no botão "Disciplinas Oferecidas". Surge uma tela onde o estudante poderá verificar a relação das disciplinas dando um click no final da tela em "Comissões de Pós-Graduação". Em seguida click na lista "Instituto de Física". Em seguida, na tela sobre Programa e Áreas de Concentração, click somente a área 43134 ^Ö Física que aparecerá a relação das disciplinas. Desde 1999 o Instituto de Física só tem uma área de concentração.

Menu específico:

  • "Pré-matrícula em disciplinas" (24/01 a 13/02/05) para os alunos que cursarão disciplinas no 1o semestre de 2005.
  • "Solicitar matrícula de acompanhamento" (24/01 a 13/02/05) para os alunos que não cursarão disciplinas no 1o semestre de 2005.
  • "Avalizar pré-matrícula em disciplinas" e "Aceitar matrícula de acompanhamento" (14 a 18/02/05) aval dos orientadores para a matrícula de seus orientandos.
  • Deferir pré-matrícula em disciplinas" (21 a 25/02/05) deferimento feito pelos ministrantes das disciplinas para os alunos inscritos.

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

As inscrições serão aceitas no período de 07 a 11 de março de 2005. Os exames serão realizados na 2a quinzena de março de 2005.

RELATÓRIO DA PÓS-GRADUAÇÃO PARA A CAPES

A CPG está iniciando a coleta de informações sobre os trabalhos de pesquisa realizado no IF durante o ano de 2004 a fim de elaborar o relatório anual da Pós-Graduação conforme requerido pela CAPES. A equipe encarregada da coleta é composta por Evaldo Araújo de Oliveira Filho, Ferenc Diniz Kiss e Kleto Michel Zan. Um destes membros da equipe estará contatando cada um dos professores do seu Departamento para colher as referidas informações e atualizar os dados necessários.


ECT* Junior Research 2005

The ECT* (European Center for Theoretical Studies in Nuclear Physics and Related Areas) invites applications for Junior Research Associates (postdoctoral level). Applicants from all scientific domains covered at ECT* are welcome.

The initial appointmment is for 2 years with a possibility of extension depending on scientific policy considerations and availability of resources.

Applications, including a curriculum vitae, a list of publications, a statement of research interest and a summary of research activities should be sent to ECT* director, at the address below. Electronic appplications (ps or pdf files) are welcome. Applicants should arrange for three letters of reference to be sent directly to the Director.

Prof. J.-P. Blaizot, ECT* Director

strada delle Tabarelle, 286 - 38050 Villazzano (Trento) ^Ö Italy

e-mail : dona@ect.it - fax: +39 0461 314747

Deadline for applications and receipt of recommendation letters is January 15, 2005.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Ivan Jankov
"Modificação de superfícies metálicas via implantação iônica para Tochas de Plasma e outras aplicações"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Iuda Dawid Goldman Vel Lejbman (Presidente da Banca - IFUSP), Hercílio Rodolfo Rechenberg (IFUSP), Adalberto Fazzio (IFUSP), Jean Albert Bodinaud (IEE/USP) e Maximo Siu Li (IF/SC/USP).
13/12, segunda-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

TESE DE DOUTORADO
Viviane Moraes Alves
"Dispersões coloidais em cristais líquidos liotrópicos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elisabeth Andreoli de Oliveira (orientadora - IFUSP), Márcia Carvalho de Abreu Fantini (IFUSP), Carlos Eugênio Imbassahy Carneiro (IFUSP), Manuel Simões Filho (UEL) e Carlos Frederico de Oliveira Graeff (FFCLRP/USP)
14/12, terça-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

TESE DE DOUTORADO
Marcilei Aparecida Guazzelli da Silveira
"58Co: Estudo de um núcleo ímpar-ímpar na camada pf"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Nilberto Heder Medina (orientador^ÖIFUSP), Celso Luiz Lima (IFUSP), Vito Roberto Vanin (IFUSP), Cibele Bugno Zamboni (IPEN) e Brett Vern Carlson (ITA).
14/12, terça-feira, Sala 211, LAFN, IFUSP, às 14h.

TESE DE DOUTORADO
Eudes Eterno Fileti
"Moléculas em aglomerados e em meio líquido"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Sylvio Roberto Accioly Canuto (orientador - IFUSP), Antônio José Roque da Silva (IFUSP), José Manuel Riveros Nigra (IQUSP), Rogério Custódio (UNICAMP) e Marcos Antônio de Castro (UFG).
15/12, quarta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

TESE DE DOUTORADO
Edson Akira Asano
"Aspectos perturbativos do modelo CPN-1 não-comutativo: extensões minimal e supersimétrica"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Adilson José da Silva (orientador - IFUSP), Fernando Tadeu Caldeira Brandt (IFUSP), Victor de Oliveira Rivelles (IFUSP), José Francisco Gomes (IFT/UNESP) e Clóvis José Wotzasek (UFRJ).
15/12, quarta-feira, Sala Jayme Tiomno, entre a Ala Central e a Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

TESE DE DOUTORADO
Alberto Carlos Bertuola
"Teoria das matrizes aleatórias e o formalismo da entropia generalizada"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maurício Porto Pato (orientador - IFUSP), Iberê Luiz Caldas (IFUSP), Mário José de Oliveira (IFUSP), Valdecir Marvulle (UNIFEI) e Alfredo Miguel Ozório de Almeida (CBPF).
16/12, quinta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Luiz Tomaz Filho
"Estudo das propriedades EPR, TL e de absorção ótica de um cristal natural de fenacita brasileiro"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Shigueo Watanabe (orientador^ÖIFUSP), Walter Maigon Pontuschka (IFUSP) e Letícia Lucente Campos Rodrigues (IPEN).
16/12, quinta-feira, Auditório Gleb Wataguin, ente a Ala Central e a Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 13.12.2004

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS
"A new coordinate system for ICRH calculations in general tokamak geometry"
Ernesto A. Lerche, Laboratoire de Phisique des Plasmas, Ecole Royale Militaire / Koninklijke Militaire School (ERM/KMS), Brussels - Belgium
Ed. Basílio Jafet, sala 105, às 14h


4a. FEIRA, 15.12.2004

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Aplicações da Espectrometria de Massas e de Isótopos Estáveis nas Ciências Forenses"
Prof. Dr. Osvaldo Negrini Neto, Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h


5a. FEIRA, 16.12.2004

COLÓQUIO
"Synchronization: A Universal Concept in Nonlinear Sciences"
Prof. Dr. Jürgen Kurths, Interdisciplinary Centre for Dynamics of Complex Systems and Institute of Physics, Potsdam University, Germany
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br