ANO XXIV - No.06 - 01/04/2005

ÍNDICE


Se eles querem o nosso apoio, eles têm que mostrar que o merecem!!

Alberto Villani*

Muitas vezes a gente fala e não consegue dizer o que pensa; outras vezes, ao contrário, a gente diz muito mais do que pensa . Por exemplo, a frase no título desta comunicação fornece indícios interessante do Imaginário impensável de quem a emite.

Numa primeira interpretação ela nos diz que o falante, em nome de um grupo bastante homogêneo de colegas, aponta para critérios na tomada de decisões sobre o pedido de apoio de um outro grupo, aparentemente estranho e pouco conhecido. Analisada com mais cuidado, pode revelar novos aspectos do Imaginário do falante.

Em primeiro lugar, sugere que o grupo pedinte não tem apresentado realizações capazes de colaborarem com a qualidade e as perspectivas do grupo do falante. Ou seja, no Imaginário do falante implicitamente seu grupo não precisa da colaboração do grupo pedinte para realizar tudo o que deseja. Em segundo lugar, também há a sugestão de que o grupo pedinte não oferece valores e critérios que poderiam tornar o grupo do falante mais apto a lidar com a complexidade das situações e dos desafios a serem enfrentados. Ou seja, o falante implicitamente se sente confortável numa posição de Mestre e, por isso, não precisa investir na disposição de busca e revisão da sua posição.

Podemos avançar um pouco mais e nos perguntarmos a Quem o falante está implicitamente prestando contas com sua intervenção, ou seja, Quem nessa situação representa a Referência do falante? A resposta a essa pergunta é mais complicada e precisaria de mais informações sobre o particular falante, mas podemos arriscar com alguns casos possíveis bastante diferentes.

O falante poderia ser um membro mais experiente do grupo, possivelmente um dos fundadores, que, lembrando passadas situações e experiências de magnanimidade da qual teve que se arrepender, estaria alertando os colegas para que não fossem tomadas decisões apressadas facilmente comprometedoras do futuro do grupo. Ou seja, Eles têm que mostrar que estão à altura de Nossos feitos e que não irão nos decepcionar. Neste caso, o falante implicitamente indicaria para si mesmo ou para seu Outro, que ele sabe o que é bom para o grupo e que está tomando conta e orientando direitinho seus colegas menos experientes.

O falante poderia também ser um membro mais novo do grupo, recentemente reconhecido como tendo status meritório e que então está preocupado em selecionar os que podem ser apoiados pelo grupo, mesmo que os critérios não estejam muito claros. Neste caso sua palavras soam como: Eles, até prova em contrário, não são de nosso nível; porém, se mostrarem que são, poderão ser apoiados. Neste caso o objeto de sua fala não é o perigo de fracasso do seu grupo, mas a defesa de uma elite na qual o falante recentemente foi reconhecido. Ou seja, é preciso estarmos abertos, como educados cidadãos, mas não nos comprometermos no escuro com algo de dúbia qualidade, que poderia contaminar o nosso brilho. Neste contexto o interlocutor do falante não estaria entre os colegas concretos, mas na Comunidade Ideal à qual ele se sente pertencer e com a qual está comprometido para que não seja desvirtuada.

Finalmente o falante poderia ser um membro mais esperto do grupo, interessado em adiar o mais possível qualquer mudança que pudesse tirá-lo de seus privilégios e de seu sossego. Ou seja, vamos ver se, com novas exigências, conseguimos que Eles cansem de nos incomodar com seus pedidos. Neste caso o falante tem como única referência sua própria vantagem, pouco se importando com eventuais ganhos e perdas do grupo.

As três situações apresentadas permitem ulteriores comentários. A primeira posição aponta para uma posição de liderança do grupo a partir de um saber e uma vivência experiencial mais refinados: trata-se de uma fala exigente, para permitir uma reflexão ponderada antes de assumir riscos. A segunda situação sugere que a posição de guardião do falante representa uma dramática tentativa para silenciar perguntas sobre o significado dos esforços até então realizados para conquistar o reconhecimento por parte da elite, como se a defesa e a seleção de uma minoria pudessem evitar de pensar no seu próprio significado. Finalmente, a terceira possibilidade, bem mais clara, representa o império do cinismo que perdeu qualquer esperança e abandonou qualquer esforço de enfrentar os problemas reais de seu grupo, apostando mais no tirar vantagens e mantê-las a qualquer preço.

*Professor do Departamento de Física Aplicada, IFUSP

Passando da reflexão teórica para a vivência cotidiana, podemos lembrar que esta frase foi proferida na última reunião da Congregação do IFUSP por jovem e brilhante membro da mesma, mas dá conta das expressões de alguns outros membros que se manifestaram. Tratava-se da discussão sobre a implantação do nível de Doutorado na Pós-graduação em Ensino de Ciências (modalidade Física e Química), que ao entrar na pauta da Congregação contava já com três pareceres elogiando a proposta; além disso, os esclarecimentos dos Representantes durante a reunião tinham lembrado a excelente avaliação do programa pela CAPES e o esforço interno contínuo para melhorar sua qualidade. Na frase citada, Eles refere-se aos orientadores do IFUSP que atuam no programa, vários dos quais já eram pesquisadores e orientadores quando muitos dos membros presentes nem sequer haviam iniciado carreira acadêmica na Universidade, com experiências diferenciadas na Educação em Ciências, tendo participado da coordenação de projetos de pesquisa e de formação docente, financiados por Agências de fomento Nacionais e Internacionais, de Comissões do MEC, da CAPES e do CNPq, com bolsas de Pesquisa e pós-doc no exterior.

Será que as reflexões e interpretações apresentadas permitem compreender o Imaginário de alguns desses falantes?

 

Ainda sobre ensinar Física sem saber ensinar, ou Ensinar física sem saber física... E pesquisar em área interdisciplinar com o saber de apenas uma das metades...

"Não fala com pobre

Não dá mão a preto

Não carrega embrulho

Prá que tanta pose, doutor,

Prá que esse orgulho?

A vaidade é assim, põe o bobo no alto e retira a escada

Mas fica por perto esperando sentada,

Mais cedo ou mais tarde ele acaba no chão

Mais alto é o coqueiro, maior é o tombo do coco

Afinal, todo mundo é igual, quando o tombo termina,

Com terra por cima e na horizontal."

Samba brasileiro "Banca do Distinto", Billy Blanco

Cuidado com a soberba, professores!

Cuidado com o preconceito e com a discriminação!

Decisões serenas são tomadas quando as pessoas têm atitudes serenas, ponderadas e respeitosas.

Decisões responsáveis são conseguidas quando as pessoas conseguem se desapegar de seus interesses pessoais ou sectários, em prol do bem maior da comunidade.

Nenhuma virtude de caráter é exigida para fazermos parte de um quadro acadêmico. Contudo, para tomar decisões em uma congregação - decisões que afetarão a nossa comunidade interna e externa ao IF - é sempre bom nos vestirmos com o melhor que temos da nossa maturidade, humildade e bom senso...

Anne Scarinci - Representante Discente na Congregação do IFUSP


DIRETORIA

É com pesar que comunicamos à comunidade do IFUSP que o Sr. Paulo Nakati, Assistente Financeiro deste Instituto, irá assumir novas e importantes funções na CODAGE, a convite da Reitoria.

Comunicamos, ainda, que em 24 de março último, a Sra. Francisca de Franco Ferreira passou a responder pela Assistência Técnica Financeira.

Lamentando a perda de um grande colaborador e profissional, expressamos ao Paulo os nossos sinceros agradecimentos pela dedicação e serviços prestados durante o tempo em que passou neste Instituto.

Desejamos a ele na nova função o mesmo sucesso que obteve aqui.

Gil da Costa Marques, Diretor


SEMINÁRIO DE ENSINO

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

"Desafios dos Novos Tempos na Formação de Professores de Química"

Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverria, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás

5 de abril, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16 horas

A formação de professores será discutida, no marco das mudanças curriculares instituídas recentemente no País. Mais especificamente, como o IQ/UFG está vivenciando o segundo ano da implementação de um novo projeto político pedagógico, serão relatados alguns aspectos dessa experiência, vinculada à criação de um núcleo de pesquisa em ensino de ciências, o NUPEC.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Estrutura Eletrônica de Materiais de Carbono"

Profa. Maria Cristina dos Santos, IFUSP

6 de abril, quarta-feira, Sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (Bloco C), às 14h

A possibilidade de fazer ligações covalentes múltiplas e de formar ligações bastante estáveis com diversos átomos da tabela periódica são características do átomo de carbono que o distinguem dos outros elementos químicos. São conhecidos da ordem de dez milhões de compostos de carbono - mais do que o número de compostos de todos os outros elementos juntos. As propriedades físico-químicas dos materiais de carbono são diversas: as formas alotrópicas mais comuns do carbono, grafite e diamante, são o exemplo clássico dessa diversidade. Nas últimas duas décadas foram intensificados os estudos das relações estrutura/propriedades de compostos de carbono como conseqüência da descoberta de novos materiais, entre os quais os polímeros orgânicos conjugados e as nanoestruturas de carbono conhecidas por fulerenos e nanotubos. Na primeira parte desse seminário vamos descrever as propriedades mais marcantes dos polímeros conjugados, as possibilidades de aplicações em eletrônica e alguns resultados de cálculos de estrutura eletrônica para a interpretação de resultados experimentais e para a previsão de novos dispositivos. Na segunda parte, descreveremos a busca por um novo material super-duro e como a combinação de resultados teóricos e experimentais dessa busca levaram, possivelmente, à síntese de fulerenos menores de nitreto de carbono.


Convite à Física 2005

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

De Galileu a Einstein. O Nascimento da Relatividade Especial em 1905

Prof. Fernando T. C. Brandt, IFUSP

6 de abril, quarta-feira às 18h, Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

(com transmissão ao vivo para os Auditórios Adma Jafet e Norte)

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

 

Um aspecto central e profundo do legado de Einstein para a Física, até os dias de hoje, é a possibilidade de se desvendar as leis fundamentais da natureza utilizando princípios unificadores de simetria. Nesta palestra apresentarei a descoberta do Princípio de Relatividade, de Galileu a Einstein, dando destaque a este aspecto, bem como as principais conseqüências físicas e alguns desenvolvimentos que se seguiram.

Outras informações, assim como a programação completa do ano, poderão ser encontradas na web-page acima.

Os Organizadores


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Estarão abertas de 29 de abril a 13 de maio de 2005, na Assistência Acadêmica, as inscrições para o Concurso de Livre-Docência junto aos Departamentos de Física Aplicada, Física Experimental, Física Geral, Física Matemática, Física dos Materiais e Mecânica e Física Nuclear.

Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica, ramais 6902 e 7000.


COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS

A CAD - Comissão de Avaliação de Disciplinas, está iniciando o processo de Avaliação Continuada das disciplinas de graduação e pós-graduação do nosso Instituto, referente ao primeiro semestre de 2005.

Serão aplicados 2 questionários no semestre. Além disso, já está disponível uma página na internet (http://www.if.usp.br/cad/) para os alunos fazerem comentários/sugestões, caso assim o desejem, a qual será verificada semanalmente pelos membros da CAD.

A primeira avaliação (Q-1) será realizada entre os dias 4/04 e 15/04 (duas semanas) e os alunos devem responder a um único questionário por turma.

Agradecemos, novamente, a colaboração de todos.


Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Disciplina PAE

A primeira atividade da disciplina PAE no primeiro semestre de 2005 ocorrerá no dia 27/Abril às 16 horas no Auditório G. Occhialini.

Relatórios

Lembramos aos ex-monitores que é obrigatório apresentar o relatório de atividades. Os formulários encontram-se no sítio www.if.usp.br, escolha graduação, selecione monitoria e procure o link para o relatório no título Monitor B. A Comissão PAE deliberou não aceitar futuras inscrições para o programa daqueles monitores que estejam em débito.

Celso L. Lima, Coordenador da comissão PAE - IF


Material didático

Prezados Professores,

A Comissão Coordenadora do Bacharelado (COC-B) gostaria de montar um banco de dados com o material didático das disciplinas oferecidas pelo IFUSP. Este banco de dados ficará disponível para consulta, auxiliando os professores na preparação de suas disciplinas; preservando também a memória acadêmica.

Portanto, solicitamos aos professores que nos enviem os arquivos do programa, listas, provas, apostilas, textos, etc., das disciplinas ministradas no segundo semestre de 2004.

Os responsáveis pelas disciplinas com página no sistema Plato não precisam enviar o material solicitado.

Os arquivos podem ser enviados ao e-mail:coc@if.usp.br ou entregue em disquete, CD, na secretaria da Comissão de Graduação.

Esperando contar com a colaboração de todos.

Profa. Márcia C.A. Fantini (COC-B)


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Física para Todos

No Ano Mundial da Física, o Instituto de Física da Universidade de São Paulo promove um ciclo de palestras voltado para o público em geral, com temas relevantes e contemporâneos das Ciências Físicas. Serão nove palestras, de Professores do IFUSP, cada uma delas proferida em três locais: Estação Ciência, Museu Paulista e Centro Maria Antonia. Seguem a Programação e os Resumos das Palestras, que também estão no site: http://www.cepa.if.usp.br/anomundial/fisicaparatodos.php.

Nanotubos, nanofios e a engenharia do futuro - Prof. Antônio José Roque da Silva

Locais:

Estação Ciência: 02/07 (sábado) às 15h

Museu Paulista: 14/07 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 16/12 (sexta-feira) às 18h

Na última década, as pesquisas no campo da nanociência e nanotecnologia vêm recebendo uma atenção especial em várias áreas do conhecimento, como Física, Química, Biologia e Engenharia. Esse grande interesse pode ser atribuído ao fato de que sistemas físicos apresentam novos comportamentos quando manipulados em escalas nanométricas. Isso, com certeza, alterará de forma substancial a engenharia e a medicina do futuro, talvez em uma proporção até maior do que a ocorrida devido à física do silício e a microeletrônica no século XX. Essas idéias serão abordadas durante a palestra, exemplificando com materiais específicos, como nanotubos de carbono e nanofios metálicos.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O absoluto, Einstein e a relatividade - Prof. Manoel Roberto Robilotta

Locais:

Estação Ciência: 07/05 (sábado) às 15h

Museu Paulista: 12/05 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 20/05 (sexta-feira) às 18h

Discutimos, inicialmente, o que são teorias de relatividade, porque tais teorias são importantes e de que modo elas incorporam idéias absolutas. Introduzimos, em seguida, numa linguagem simples, as bases da teoria da relatividade restrita proposta por Einstein, bem como algumas das suas conseqüências e evidências experimentais. Finalmente, mostramos de que modo essa teoria mudou a nossa visão do que é e como se comporta o mundo material.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Admirável mundo quântico - Prof. Celso Luiz Lima

Locais:

Estação Ciência: 06/08 (sábado) às 15h

Museu Paulista: 11/08 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 19/08 (sexta-feira) às 18h

O século passado foi marcado pelo aparecimento da mecânica quântica. Seu desenvolvimento determinou profundas alterações na maneira como nos relacionamos com o mundo que nos cerca; a mecânica quântica teve impactos na química, na biologia e está na raiz de grande parte da tecnologia moderna. A interpretação oferecida pela mecânica quântica aos fenômenos do mundo do muito pequeno difere dramaticamente daquela sugerida pela nossa intuição, alterando, portanto, nossa visão de mundo. Esta palestra abordará conceitos básicos da mecânica quântica, focalizando, em especial, aspectos em que a interpretação quântica difere da nossa intuição clássica.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Elementar, minha cara partícula - Profa. Marina Nielsen

Locais:

Estação Ciência: 02/04 (sábado) às 15h

Museu Paulista: 14/04 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 15/04 (sexta-feira) às 18h

Os constituintes dos átomos: os prótons, nêutrons e elétrons, foram por muito tempo considerados como partículas elementares. Hoje em dia acreditamos que, dessas três partículas, apenas os elétrons sejam elementares. Os prótons e nêutrons são constituídos de outras partículas chamadas quarks. Sobre os quarks e as partículas formadas por quarks, os hádrons, estaremos falando nesta palestra. Os quarks, além de terem carga elétrica como os elétrons e prótons, possuem também uma outra propriedade, que chamamos cor, que os tornam muito diferentes: eles estão sempre confinados dentro dos hádrons, e não podem andar livremente por aí, como os elétrons.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cosmologia: de onde viemos e para onde vamos - Prof. Victor de Oliveira Rivelles

Locais:

Estação Ciência: 05/11(sábado) às 15h

Museu Paulista: 10/11 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 18/11 (sexta-feira) às 18h

A cosmologia busca responder a uma das mais antigas questões colocadas pela humanidade: a origem e o destino do Universo. Serão discutidos vários sistemas cosmológicos, desde a antiguidade até os dias de hoje, e será explicado porque estamos na idade de ouro da cosmologia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Homem agredindo o meio ambiente local e global - Prof. Paulo Eduardo Artaxo Netto

Locais:

Estação Ciência: 3/12(sábado) às 15h

Museu Paulista: 15/09 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 22/07 (sexta-feira) às 18h

A Humanidade adquiriu a capacidade de alterar o meio ambiente local e global, com conseqüências que podem não ser muito positivas para nós. A poluição do ar em São Paulo afeta a saúde de milhões de paulistanos, enquanto o efeito estufa global pode alterar o clima da terra de modo bastante significativo. O impacto no meio ambiente físico dessas alterações, como o aumento da temperatura global, terá implicações sociais e econômicas importantes para o Brasil e nosso planeta. Esses impactos podem alterar desde a ocupação de nosso litoral, a produção agrícola, e todo o sistema econômico global, com perspectivas que vamos discutir nesta conferência.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As radiações na medicina - aplicações da física à saúde - Profa. Elisabeth Mateus Yoshimura

Locais:

Estação Ciência: 01/10 (sábado) às 15h

Museu Paulista: 13/10 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 21/10 (sexta-feira) às 18h

As radiações foram descobertas no final do século XIX, e, desde então, as aplicações à área médica não param de crescer. No princípio, a simples visualização de partes internas do corpo humano, com o uso dos raios X, possibilitou o diagnóstico, e cura, de muitas doenças. Hoje as radiações ionizantes são empregadas em exames corriqueiros e também em ensaios bastante sofisticados (como tomografia e PET), e em tratamentos bem sucedidos de diversos tumores, cânceres e outras enfermidades. O que vamos abordar são os princípios físicos que tornam possíveis essas aplicações da Física à Medicina.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O mundo (do) não-linear - No princípio era o caos - Prof. Reynaldo Daniel Pinto

Locais:

Estação Ciência: 04/06(sábado) às 15h

Museu Paulista: 16/06(quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 17/06 (sexta-feira) às 18h

Faz cerca de três décadas que matemáticos e físicos apropriaram-se da palavra "caos", tornando-a um termo bastante popular em Ciência. O caráter vago do termo caos, por um lado, trouxe um grande conforto para a ciência reducionista, permitindo atribuir uma classificação matematicamente adequada e uma noção sucinta da complexidade, associada à imprevisibilidade encontrada nos fenômenos naturais que não se conseguia tratar, até então, de maneira convincentemente formal. Há até quem diga que o não-linear implicou em um renascimento da Mecânica Clássica. Entretanto, pode-se atribuir à "ciência do não linear" uma outra virtude: ao trazer a imprevisibilidade e a complexidade para o domínio das ciências "exatas", chocou-se com os limites do reducionismo, aproximando-as das ciências ditas "não-exatas". Nesta palestra vamos introduzir algumas noções de não-linearidade, caos e sistemas complexos e mostrar alguns exemplos multidisciplinares de sua utilidade: da engenharia de fornos de microondas, dinâmica populacional e controle de epidemias, comportamento do mercado financeiro e de animais, até uma melhor compreensão do funcionamento do sistema nervoso.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fabricando Estrelas - Prof. Alejandro Szanto de Toledo

Locais:

Estação Ciência: 03/09(sábado) às 15h

Museu Paulista: 15/12 (quinta-feira) das 14 às 16h

Centro Universitário Maria Antonia: 23/09 (sexta-feira) às 18h

Uma questão que a humanidade se coloca é a da origem e evolução do Universo. A Física Nuclear desempenha um papel importante no entendimento dessa questão, em particular no processo de evolução do Universo. Em pesquisas recentes têm-se conseguido, em laboratório, reproduzir situações semelhantes às que presumivelmente ocorreram bilhões de anos atrás. É nesse sentido que em laboratórios modernos se "fabricam estrelas". Apresentaremos as idéias básicas desses estudos e alguns dos resultados mais recentes. Esses estudos são também aplicados nas áreas da medicina, energia, agricultura, materiais e meio ambiente, entre outras, trazendo grandes benefícios à sociedade.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Endereços:

Estação Ciência - Rua Guaicurus, 1394

Museu Paulista - Parque da Independência, s/n

Centro Universitário Maria Antonia - Rua Maria Antonia, 294


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

EXAME DE QUALIFICAÇÃO

O EXAME DE QUALIFICAÇÃO para o doutoramento será realizado no horário das 14 às 18 horas, na sala 202 da Ala Central do Edifício Principal do IFUSP.

  • 05/04/05 - terça-feira - Mecânica Clássica
  • 08/04/05 - sexta-feira - Eletromagnetismo


ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

Em face do Ofício Circular da CODAGE, a partir de 1º de abril passa a vigorar a nova Tabela de Diárias.

A tabela contém os valores MÁXIMOS, podendo ser determinado o pagamento de valores menores, conforme o caso.

Francisca de Franco Ferreira, Assistente Financeiro

TABELA DE DIÁRIAS

Docentes que não pertencem à USP

Categoria

Valor

Auxílio a Professor Visitante (c/pernoite) Completa

240,00

Auxílio a Professor Visitante (s/pernoite) Simples

96,00

Docentes - USP

Valor

Diária Completa (c/pernoite)

180,00

Diária Simples (s/pernoite)

72,00

Técnico Nível Médio

Categoria

Valor

Diária Completa (c/pernoite)

120,00

Diária Simples (s/pernoite)

48,00

Técnico Nível Superior

Categoria

Valor

Diária Completa (c/pernoite)

180,00

Diária Simples (s/pernoite)

72,00

Diária no Exterior (No Máximo 10, em Dólares)

220,00

Categoria

Diária no Exterior (No Máximo 10, em Dólares)

220,00

Banca de Mestrado

290,00

Banca de Doutorado

292,00

Banca de Livre Docência e Titular

730,00

Banca de Ingresso na Carreira

290,00

Seminário

250,00

Colóquio

250,00

As diárias a serem pagas a servidores de nível básico são equivalentes às pagas aos técnicos de nível médio.

A tabela contém os valores MÁXIMOS, podendo ser determinado o pagamento de valores menores, conforme o caso.

Diária no Exterior a ser convertido em Reais no ato do pagamento.

A tabela de diárias entrará em vigor a partir de 01/04/05


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Miriam Possar do Carmo
"Um estudo sobre a evolução conceitual dos estudantes na construção de modelos explicativos relativos a conceitos de solução e o processo de dissolução"
Comissão Examinadora: Profas. Dras. Maria Eunice Ribeiro Marcondes (orientadora - IQUSP), Adelaide Faljoni-Alario (IQUSP) e Agustina Rosa Echeverría (UFG).
04/04, segunda-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Fabiano Lemes Ribeiro
"Programação genética, redes neurais e o jogo da minoria"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Nestor Felipe Caticha Alfonso (orientador - IFUSP), Alessandro Paulo Sérvio de Moura (IFUSP) e Marcus Vinícius Chrysostomo Baldo (ICB/USP).
04/04, segunda-feira, Sala 207, Ala I do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 04.04.2005

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Canais de cálcio: cooperatividade e não-linearidade dentro das células"
Dra. Nara Guisoni, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 15h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Em busca de resultados da Física Hadrônica a partir da dualidade entre teoria de cordas e teorias de calibre"
Prof. Nelson Ricardo de Freitas Braga, UFRJ
Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h


3a. FEIRA, 05.04.2005

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Desafios dos Novos Tempos na Formação de Professores de Química"
Profa. Dra. Agustina Rosa Echeverria, Instituto de Química - Universidade Federal de Goiás
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HADRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"O potencial de Cornell para o charmonium e o meson D"
Diogo Boito, IFUSP - GRHAFITE
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 06.04.2005

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Estrutura Eletrônica de Materiais de Carbono"
Profa. Maria Cristina dos Santos, IFUSP
Sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (Bloco C), às 14h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Nucleossíntese dos elementos leves"
Prof. Valdir Guimarães, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Dinâmica do modelo esférico com interações competitivas"
Masayuki Hase, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 16h

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"De Galileu a Einstein. O Nascimento da Relatividade Especial em 1905"
Prof. Fernando T. C. Brandt, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


6a. FEIRA, 08.04.2005

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
"Alinhamento de cristais líquidos por superfícies texturizadas de ordem micrométrica e submicrométrica"
Dr. Ivan Helmuth Bechtold, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTAIS IÔNICOS FILMES FINOS E DATAÇÃO - LACIFID
"Correlação entre as taxas de nucleação e de crescimento máximo do cristal e a temperatura de transição"
Dr. Márcio Luís Ferreira Nascimento, UFSCar
Ed. Oscar Sala, sala de seminários, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br