ANO XXIV - No.08 - 15/04/2005

ÍNDICE


Marcelo Francisco de Oliveira

O Marcelo chegou aqui menino de alma e de idade há exatos vinte anos. Veio para ser técnico no Laboratório de Estrutura da Matéria e logo mostrou que não havia problemas que não fossem dele. Para todos buscava e encontrava soluções, fossem questões técnicas ou de outra natureza, as que lhe cabiam resolver, e as de alçada de colegas funcionários, docentes ou estudantes. Logo estava contribuindo na solução de questões de laboratórios de pesquisa que surgiam em conversas com docentes no laboratório didático. Por essas suas características foi "laçado" para fazer parte do corpo técnico do Laboratório Pelletron. A complexidade maior do Laboratório Pelletron não mudou sua maneira de encarar o trabalho e nem as relações pessoais. Ao contrário, quanto mais desafio, maior o entusiasmo do Marcelo; quanto mais complicadas as pessoas e/ou estruturas, maior a sua simplicidade em lidar com elas. Ele gostava do mundo do trabalho no qual se iniciou aos oito anos de idade, e de uma boa convivência, sempre ativo e falando alto como era sua característica, e ouvindo bastante, como é característica de poucos. Marcelo gostava das pessoas, por isso se comunicava tão bem no trabalho e fora dele. Talvez o coração de menino tenha se atrapalhado quando se deu conta que batia em corpo de adulto. E agora será preciso de todos nós um pouco mais de meninice, e muito mais de riso aberto, espírito festeiro, disponibilidade para com os outros e evidente prazer em viver, para honrarmos o que ele compartilhou conosco nestas duas décadas.

Mazé


DIRETORIA

Prof. Paulo Eduardo Artaxo Netto

Conforme notícia veiculada no JC e-mail 2739, do último dia 4 de abril, o Prof. Paulo Eduardo Artaxo Netto, docente do Departamento de Física Aplicada do IF, foi eleito como novo acadêmico junto à Academia Brasileira de Ciências, em Assembléia Geral da entidade, ocorrida em 28 de março de 2005.

 

Prof. Marcos Nogueira Martins

Conforme Portaria do Pró-Reitor, de 29-3-2005, publicada no D.O.E de 31-3-2005, o Prof. Marcos Nogueira Martins, docente do Departamento de Física Experimental e Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IF, foi designado para integrar o Conselho Deliberativo do Museu de Ciências da Universidade de São Paulo, com mandato de dois anos, admitindo-se uma recondução.


SEMINÁRIO DE ENSINO

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

"Pesquisa educacional em museus de ciências: algumas reflexões"

Profa. Dra. Martha Marandino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

19 de abril, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h30

É cada vez maior importância dos museus de ciências enquanto espaços de educação. Por essa razão, é fundamental o desenvolvimento de investigações que possam compreender as possibilidades e os desafios desses espaços na perspectiva de aprimorar a qualidade do atendimento ao público que o freqüenta. Nessa palestra, abordaremos algumas características da educação em museus e exemplos de pesquisas desenvolvidas nesses espaços.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Criptomagnetismo do Fe em compostos AFe2"

Prof. Dr. Hercílio R. Rechenberg, IFUSP

20 de abril, quarta-feira, Sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (Bloco C), às 16h

O ferro é conhecido como o elemento magnético por excelência, estando presente na quase totalidade dos materiais magnéticos de uso tecnológico, tanto metálicos (aços e ligas em geral) quanto isolantes (ferritas). Por isso, pode causar estranheza encontrar situações em que átomos de ferro são não-magnéticos - sobretudo quando este elemento é um constituinte normal do material, não uma impureza isolada. Tais ocorrências, embora relativamente incomuns, estão bem explicadas teoricamente. Um caso mais surpreendente é o das fases de Laves AFe2 antiferromagnéticas (A = Ti ou determinadas misturas de elementos não magnéticos). Nesses materiais, que têm a estrutura hexagonal C14, o Fe ocupa dois sítios cristalográficos, sendo que um deles (6h) é magnético e o outro (2a) é, aparentemente, não-magnético. O sítio 2a situa-se no vértice comum de dois tetraedros de Fe 6h - esta é uma situação típica de frustração topológica, quando há interações antiferromagnéticas envolvidas. Para desvendar a natureza do magnetismo desse sítio de Fe, realizamos experiências de espectroscopia Mössbauer em campo externo, cujos resultados serão apresentados e discutidos neste seminário.


Convite à Física 2005

Colóquios dedicados aos alunos ingressantes

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Do Flogisto a E=mc2: Uma História da Energia na Física"

Profa. Renata Zukanovich Funchal, IFUSP

20 de abril, quarta-feira às 18h, Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

(com transmissão ao vivo para os Auditórios Adma Jafet e Norte)

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

A idéia de que a matéria era composta pela combinação de apenas quatro elementos (água, ar, terra e fogo ou flogisto) dominou a ciência ocidental por quase 1500 anos. Os gregos queriam com isso explicar as propriedades qualitativas da matéria, não as quantitativas.

Os conceitos de momento, massa e energia surgiram na Física relacionados ao estudo quantitativo do movimento dos corpos materiais. E muito devem à introdução do método científico por Galileu Galilei (1564-1642).Os estudos quantitativos desses conceitos permitiram a constatação de três leis de conservação de fundamental importância: a lei de conservação do momento, introduzida pelo filósofo René Descates (1596 - 1650), a lei de conservação da massa, proposta pelo químico Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), e a lei da conservação da energia, aventada pelo médico Robert Julius von Mayer (1814-1878) e posteriormente generalizada pelo físico Hermann von Helmhotz (1821-1894).

Até 1905 essas três leis eram vistas como completamente independentes. Einstein em seu trabalho "A inércia de um corpo depende de seu conteúdo de energia?" (Annalen der Physik, vol. 18, p. 639 (1905)) as transformou em uma única lei. Discutiremos, nesse colóquio, de que forma isso ocorreu e algumas das conseqüências dramáticas, que podem afetar nosso cotidiano, dessa unificação.

Outras informações, assim como a programação completa do ano, poderão ser encontradas na web-page acima.

Os Organizadores


LABORATÓRIO DE FILMES FINOS

 

O Laboratório de Filmes Finos, entre os dias 14 e 29 de abril, estará recebendo a visita do Professor Ian Brown, Senior Physicist de Lawrence Berkeley National Laboratory, Berkeley- CA, Estados Unidos.

Cecília Salvadori


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROPOSTAS DE CURSOS PARA O 2o SEMESTRE DE 2005

Informamos que o prazo para recebimento de propostas de cursos a serem ministrados no segundo semestre do ano de 2005 será, impreterivelmente, de 15 a 29/04/05.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Andréa Dardes de Almeida Castanho
"Propriedades ópticas das partículas de aerossol e uma nova metodologia para a obtenção de espessura óptica via satélite sobre São Paulo"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Paulo Eduardo Artaxo Netto (orientador-IFUSP), Mikiya Muramatsu (IFUSP), Pedro Leite da Silva Dias (IAG/USP), Maria de Fatima Andrade (IAG/USP) e Juan Carlos Ceballos (INPE).
18/04, segunda-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 10h.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 18.04.2005

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Carga superficial de partículas coloidais em meio aquoso: teoria e experimento"
Dr. Mário N. Tamashiro, Grupo de Biofísica e Física Médica - IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 15h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Procurando Supersimetria no Gelo"
Profa. Ivone Freire Mota Albuquerque, IFUSP
Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h


3a. FEIRA, 19.04.2005

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Viabilidade extendida de leveduras aderidas em asbestos"
Dra. Flávia Maria Cassiola, ICB-USP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 15h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Pesquisa educacional em museus de ciências: algumas reflexões"
Profa. Dra. Martha Marandino, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo
Auditório Adma Jafet, às 16h30

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HADRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Enhancement of Critical Slowing Down near Chiral Phase Transition"
Dr. Tomoi Koide, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 20.04.2005

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Criptomagnetismo do Fe em compostos AFe2"
Prof. Dr. Hercílio R. Rechenberg, IFUSP
Sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (Bloco C), às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Modelagem do mecanismo de abertura e fechamento dos estômatos"
Marcus Cima Ferraz , IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 16h

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"Do Flogisto a E=mc2: Uma História da Energia na Física"
Profa. Renata Zukanovich Funchal, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br