ANO XXIV - No.10 - 29/04/2005

ÍNDICE


Um novo estado da matéria: entendendo o Universo pouco após o Big-Bang

O Laboratório Nacional de Bookhaven, EUA, durante uma reunião da American Physical Society, anunciou a descoberta de um novo estado da matéria. A descoberta foi realizada pelos 4 experimentos instalados no RHIC (Relativistic Heavy Ion Collider), capaz de acelerar núcleos de ouro a velocidades muito próximas a velocidade da luz. Esses núcleos de ouro, ao colidirem, formam um sistema em condições extremas de temperatura e densidade de energia, onde é possível observar a transição da fase da matéria nuclear hadrônica para um estado composto principalmente de quarks e gluons, conhecido como plasma de quarks e gluons (QGP). Acredita-se que esse estado da matéria tenha existido nos primeiros instantes da evolução do Universo, logo após o Big-Bang, e que também possa existir no centro de corpos celestes densos como estrelas de nêutrons.

A descoberta ainda mostra que a matéria criada apresenta características extremamente interessantes e que há muitos fenômenos observados que não são bem compreendidos teoricamente. Os resultados mostram que o estudo da colisão entre íons pesados a energias relativísticas propicia um amplo leque de oportunidades de novas descobertas científicas, permitindo explorar a fundo a natureza da matéria, além de ajudar a esclarecer as condições presentes no início da evolução do Universo. Essa descoberta redefine a fronteira do conhecimento na área de Física Nuclear e estabelece um novo patamar para investigações futuras como as que deverão ser desenvolvidas no Large Hadron Collider (LHC) no CERN e no RHIC-II, em Brookhaven.

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo está ativamente envolvido nesses estudos. Dois grupos de pesquisa do Instituto participam dos dois maiores experimentos do RHIC (PHENIX e STAR) e contribuem ativamente para o desenvolvimento tecnológico e análise dos dados que levaram à descoberta anunciada esta semana.

Para uma cópia completa do anuncio à imprensa divulgado pelo Laboratório Nacional de Brookhaven, acesse o endereço http://www.bnl.gov/bnlweb/pubaf/pr/PR_display.asp?prID=05-38 e também numa matéria na revista Nature, publicada online no endereço: http://www.nature.com/news/2005/050418/full/050418-5.html

Grupo de Íons Pesados Relativísticos do Departamento de Física Nuclear

http://www.dfn.if.usp.br/pesq/ipre/


Prof. Ernst Wolfgang Hamburger

Comunicamos que o Prof. Ernst Wolfgang Hamburger, foi um dos agraciados com a insígnia da Ordem Nacional do Mérito Científico, no último dia 26 de abril, às 15h30min, no Palácio do Planalto, em Brasília, DF. A cerimônia da Entrega das Insígnias, foi presidida pelo Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, conforme fax do Ministério da Ciência e Tecnologia, datado de 22 de abril de 2005.

Prof.a Dr.a Thereza Borello Lewin

Chefe do Departamento de Física Experimental


DIRETORIA

Prof. Renato de Figueiredo Jardim

Conforme cópia do Ofício GR/181, de 01.04.2005, comunicamos que o Prof. Dr. Renato de Figueiredo Jardim, foi indicado para compor o Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Diretor para o Desenvolvimento do Ensino Superior Público do Estado de São Paulo.


COLÓQUIO

"A NANO, a USP e o nosso IFUSP"

"Os princípios da física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo a átomo. Não seria uma violação da lei; é algo que teoricamente pode ser feito, mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes demais."

Richard Feynman (1959)

Prof. Dr. Adalberto Fazzio - Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, IFUSP

05 de maio, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Em um encontro da American Physical Society, dezembro de 1959, Feynman apresentou uma palestra intitulada "Há muito espaço lá em baixo". Foi uma palestra visionária com tons proféticos. Especulou sobre a possibilidade de criarmos os nossos materiais e não nos contentarmos com o que a natureza nos forneceu. Falou da necessidade de investigar as dimensões atômicas, trabalhando em partículas nanoatômicas. Hoje, essa palestra é considerada o marco inicial da nanociência/nanotecnologia. Mas a chamada área de nanociência teve seu avanço decisivo graças à invenção do microscópio de tunelamento (STM), inventado em 1981 por Gerd Binning e Heinrich Rohrer. Por esse trabalho receberam o prêmio Nobel de Física em 1986, juntamente com o inventor do microscópio eletrônico Ernst Roska. E o destaque na utilização desse equipamento foi o trabalho de Eigler e Schweizer (Nature – 1990). Pela primeira vez o átomo era manipulado em um material de forma controlada – as previsões de Feynman foram confirmadas.

Hoje o tema nanociência/nanotecnologia ocupa um grande destaque nas pesquisas em Física, Química, Biologia e Engenharia de Materiais. Nanotecnologia é a capacidade de criarmos coisas a partir do átomo, ou da molécula, manipulando-os de forma a colocá-los no lugar desejado, através de técnicas desenvolvidas ou algumas em desenvolvimento. Nesta área do conhecimento não há mudança no paradigma fundamental, a mecânica quântica continua sendo o "instrumento". Entretanto, a riqueza de novos fenômenos, a potencialidade de uma revolução tecnológica faz desse campo do conhecimento um dos mais excitantes.

O governo brasileiro, via MCT, dentro de seu Plano Plurianual, vem dedicando uma especial atenção a essa área. Junto com o apoio governamental, a universidade, nosso principal agente no desenvolvimento das pesquisas, deve estar atenta às grandes mudanças e, em especial, a formação de recursos humanos. É imperativo que nossos estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes áreas do conhecimento, como química, física e engenharia, tenham em sua formação disciplinas que contemplem os avanços mais recentes do conhecimento.

Nesse colóquio farei uma breve introdução da área de nanociência. Em seguida, pretendo apresentar minha visão: i) da política do MCT; ii) como a USP deveria atuar e, em que o nosso IFUSP vem contribuindo e pode contribuir para o desenvolvimento da área de NANO.


SEMINÁRIO DE ENSINO

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

"Aspectos práticos, estéticos e filosóficos da física para uma formação humanista de base"

Prof. Dr.Luiz Carlos de Menezes - Departamento de Física Experimental - Instituto de Física, USP

03 de maio, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÌSTICA

"Modelos simplificados para canais de cálcio"

Nara Guisoni – IFUSP

4 de maio – quarta-feira, Sala 204 – Ed. Principal, Ala I, às 16 h

O cálcio participa como regulador em múltiplas funções celulares, como a neurotransmissão, a plasticidade sináptica, a expressão gênica e a morte das células. Nas células que não são eletricamente excitáveis, o cálcio é armazenado no retículo endoplasmático, sendo liberado para o citoplasma através dos canais de cálcio. Resultados experimentais mostram que estes canais exibem um comportamento não-linear e cooperativo, com a formação de padrões espaço-temporais na liberação de cálcio intracelular. Várias ferramentas matemáticas e métodos usualmente empregados em física têm se mostrado eficientes na modelagem dos canais de cálcio. Apresentaremos os resultados obtidos com dois modelos estocásticos simplificados.


Convite à Física

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"O que é a Relatividade Geral de Einstein?"

Prof. George E.A. Matsas, IFT/UNESP

04 de maio, quarta-feira, às 18h

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

(com transmissão ao vivo para os auditórios Adma Jafet e Norte)

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

A Relatividade Geral passou a ser parte de nosso cotidiano, sendo usada em aparelhos tão mundanos como sistemas de localização GPS. Mas, afinal, do que trata a Relatividade Geral? Em que sentido ela é uma generalização da Relatividade Especial (formulada por Einstein em 1905)? Se a Relatividade Especial ensinou-nos que o espaço e o tempo são faces distintas de uma única estrutura que denominamos espaço-tempo, por que essa generalização nos levou a ver o espaço-tempo como curvo? E por falar nisso, em que sentido o espaço-tempo pode ser curvo? Tempo curvo?!?! Como é que uma teoria sobre o espaço-tempo acabou se tornando também uma teoria de gravitação mais completa que a de Newton? Nesse seminário pretendemos explicar para não-especialistas "O que e' a Relatividade Geral", a qual, como uma onda, varreu vários conceitos do século XIX, mas que, no refluxo, deixou, não devastação, mas um lindo bosque que cada vez mais tem sido desfrutado.

Bibliografia

[1] R. Geroch, General Relativity from A to B.

[2] R. Wolfson, Simply Einstein. (Breve em portugues.)

[3] A. Natale e C. Vieira, O Universo sem Misterio.

Outras informações, assim como a programação completa do ano, poderão ser encontradas na web-page acima.

Os Organizadores.


SEMINÁRIO EXTRA DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÌSTICA

"Interplay between phase ordering and roughening on growing films"

Barbara Drossel - Institute of Solic State Physics, Technical University of Darmstadt

6 de maio – sexta-feira, Sala 204 - sala 204 - Ed. Principal, Ala I, às 11h30min

We study the interplay between surface roughening and phase separation during the growth of binary films, using computer simulations and renormalization group calculations. We find a larger roughness exponent at the critical point of the order parameter compared to the disordered phase, and an increase in the upper critical dimension for the surface roughening transition from two to four. For a range of parameters not accessible to perturbative analysis, we find non-universal behavior with a continuously varying dynamic exponent.


Convite à Física Especial

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Einstein, sua personalidade, seu tempo, suas revoluções"

Prof. Roberto Salmeron - École Polytéchnique, Paris – França

06 de maio, sexta-feira, às 18h

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

(com transmissão ao vivo para os auditórios Adma Jafett e Norte)

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Outras informações, assim como a programação completa do ano, poderão ser encontradas na web-page acima.

Os Organizadores.


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Física para Todos

"O absoluto, Einstein e a relatividade"

Prof. Manoel Roberto Robilotta (IFUSP)

07 de maio, sábado, às 15h

Local: Estação Ciência - R. Guaicurus, 1394

Discutimos, inicialmente, o que são teorias de relatividade, porque tais teorias são importantes e de que modo elas incorporam idéias absolutas. Introduzimos, em seguida, numa linguagem simples, as bases da teoria da relatividade restrita proposta por Einstein, bem como algumas das suas conseqüências e evidências experimentais. Finalmente, mostramos de que modo essa teoria mudou a nossa visão do que é e como se comporta o mundo material

 


PAE

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Disciplina PAE

A primeira da série de palestras que constituirão a disciplina PAE no primeiro semestre de 2005 terá por tema: "O que é necessário para formar um físico" e será apresentada pelos professores. Manoel R. Robilotta e Aldo F. Craievich. A palestra será ministrada no dia 04 de Maio (4a. feira) às 16h no Auditório Giuseppe Occhialini

Celso L. Lima

Coordenador da comissão PAE - IF


COMISSÃO DE PESQUISA

PROGRAMA PIBIC/CNPq-USP – PERÍODO 2005-2006

(BOLSAS NOVAS E RENOVAÇÕES)

Estão abertas até 27/5/2005 impreterivelmente, as inscrições para bolsa de Iniciação Científica, período agosto/2005 a julho/2006. Os procedimentos para classificação terão como base a Resolução Normativa do CNPq 015/2004, de 19/04/2004, disponível no site do CNPq, http://www.cnpq.br/bolsas_auxilios/normas/rn1504.htm. Será concedida apenas uma (1) bolsa por orientador. As fichas de inscrição podem ser obtidas nas secretarias dos departamentos, e o pedido de inscrição deverá ser encaminhado à secretaria da Comissão de Pesquisa, Edifício Principal, Ala II, sala 211-A.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Estarão abertas de 29 de abril a 13 de maio de 2005, na Assistência Acadêmica, as inscrições para o Concurso de Livre-Docência junto aos Departamentos de Física Aplicada, Física Experimental, Física Geral, Física Matemática, Física dos Materiais e Mecânica e Física Nuclear. Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica, ramais 6902 e 7000.

 

O Processo Seletivo para contratação de um docente, na categoria de Auxiliar de Ensino (claro temporário), Ref. MS-1, em RTC, junto ao Departamento de Física Aplicada, onde estão inscritos os candidatos Francisco Eugenio Mendonça, Ana Paula Mousinho dos Santos, Marco Aurélio Granero Santos, Márcia Ribeiro, Gesil Sampaio Amarante Segundo e Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho será realizado nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2005, com início às 13h00 do dia 03, na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 207 da Ala I.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Fernando Goldenstein Carvalhaes
"O papel da virulência na evolução da adaptabilidade de uma população de parasitas"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carla Goldman (orientadora – IFUSP), Carmen Pimentel Cintra do Prado (IFUSP) e Marcus Aloizio Martinez de Aguiar (UNICAMP).
03/05, terça-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h.

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Maria Clara Maia Ceolin
"Uma proposta alternativa para o ensino de química usando a pintura como contexto"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Bayardo Baptista Torres (orientador – IQUSP), Liliana Marzorati (IQUSP) e Attico Inácio Chassot (UNISINOS).
06/05, sexta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal do IFUSP, às 14h30.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 02.05.2005

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Interação de polímeros com membranas"
Dr. Carlos Marques - Institut Charles Sadron - Strasbourg, França
Edifício Principal, Ala I, Sala 204, às 15h

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Dark matter and Yukawa Unification in Supergravity theories"
Dra. Solveig Skadhauge - IFUSP
Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h


3a. FEIRA, 03.05.2005

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Síntese de cimento obtidos a partir de cinzas de cascas de arroz"
Prof. Dr. Flávio Rodrigues - Universidade de Mogi das Cruzes
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 15h

  • SEMINÁRIO DE ENSINO
    "Aspectos práticos, estéticos e filosóficos da física para uma formação humanista de base"
    Prof. Dr.Luiz Carlos de Menezes - Departamento de Física Experimental - IFUSP
    Auditório Adma Jafet, às 16 horas

    SEMINÁRIO DO GRUPO DE HADRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
    "Algumas propriedades hadronicas em meio denso e quebra espontâneade simetria em modelos sigma"
    Fabio Braghin - IFUSP
    Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


    4a. FEIRA, 04.05.2005

    SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
    Modelos simplificados para canais de cálcio"
    Nara Guisoni – IFUSP
    Ed. Principal, Sala 204, Ala I, às 16 h

    PALESTRA DA DISCIPLINA PAE
    "O que é necessário para formar um físico"
    Prof. Manoel R. Robilotta e Prof. Aldo F. Craievich.
    Auditório Giuseppe Occhialini, às 16h

    COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
    "O que é a Relatividade Geral de Einstein?"
    Prof. George E.A. Matsas, IFT/UNESP
    Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


    5a. FEIRA, 05.05.2005

    COLÓQUIO
    A NANO, a USP e o nosso IFUSP"
    Prof. Dr. Adalberto Fazzio - Departamento de Física dos Materiais e Mecânica - IFUSP
    Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


    6a. FEIRA, 06.05.2005

    SEMINÁRIO EXTRA DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
    "Interplay between phase ordering and roughening on growing films"
    Barbara Drossel - Institute of Solic State Physics, Technical University of Darmstad
    Ed. Principal, Ala I, Sala 204, às 11h30min

    SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUÍDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFEP
    "Fibras de carbono de poliacrilonitrila (PAN), parâmetros e propriedades estruturais"
    Cristiano Rocha Paes – IFUSP
    Auditório Adma Jafet, 14h

    SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE DOSIMETRIA
    "Algumas considerações sobre a utilização do LiF: Mg, Cu, P (TLD100H) para medida de dose de entrada na pele em exames radiodiagnósticos infantis"
    Livia Alves Ribeiro - IFUSP
    Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários do LAFN, às 14h30

    COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA ESPECIAL

    "Einstein, sua personalidade, seu tempo, suas revoluções"
    Prof. Roberto Salmeron - École Polytéchnique, Paris – França
    Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


    SÁBADO, 07.05.2005

    FÍSICA PARA TODOS
    O absoluto, Einstein e a relatividade"
    Prof. Manoel Roberto Robilotta (IFUSP)
    Estação Ciência - R. Guaicurus, 1394, às 15h


    B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
    Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
    Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
    Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
    São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
    Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

  •  
    Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
    Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
    Email: if@edu.usp.br