ANO XXIV - No.13 - 20/05/2005

ÍNDICE


NOTA DE FALECIMENTO

Com grande pesar, noticiamos o falecimento do Sr. PAULO NAKATI, ocorrido subitamente no dia 14 do corrente.

O Sr. Nakati trabalhou no IFUSP, inicialmente, de 1987 a 1989. Trabalhou, a seguir, cinco anos no Instituto de Biociências e, a nosso pedido, retornou ao IFUSP em 1995, na função de diretor técnico de serviços como responsável pelo setor de Convênios. Desde julho de 1998 passou a ser um importante colaborador desta Diretoria na função de Assistente Financeiro, tendo sempre demonstrado a sua competência e dedicação ao Instituto.

Será realizada a Missa do 7º dia no dia 20/5/2005, às 19h, na Igreja Nossa Senhora dos Pobres, na saída do Instituto Butantã.

Prof. Gil da Costa Marques - Diretor


Você já está sabendo?

Vivemos em tempos difíceis, em que o Instituto se polarizou em facções. Em ocasiões como esta prolifera a fofoca, uma arma poderosa, pois semeia a insegurança e desconfiança no seio de grupos previamente unidos contra o "inimigo comum". A fofoca sobre determinada pessoa freqüentemente percorre um círculo e retorna à mesma, por vezes com certificado de origem, mas, em geral, distorcida. É que, ao aguçarem os ouvidos em lugares públicos para ouvir conversas, alguns dados escapam.

Em uma sociedade defeituosa, aquele que não tem defeito é o "defeituoso", diz Machado de Assis em "O Alienista". De fato, se dominam a malícia, o fingimento, a dissimulação, àqueles que anseiam por contatos reais se sentirão desmotivados, e serão levados a isolar-se. "Não suporto esse isolamento", escreveu David Bohm a Albert Einstein em 3/2/1954, período em que aqui esteve fugindo do macartismo. É que o culto da fofoca, que sempre dominou entre nós e agora atinge um apogeu, conduz a um ambiente vazio de dimensão humana, em que mesmo as atividades acadêmicas sofrem consideravelmente. Uma atitude contrastante, que consistiria em formular abertamente a crítica à pessoa em questão, possibilitaria a esta última aperfeiçoar-se, evoluir. Mas não é isso que almejam muitos fofoqueiros, cujo objetivo é a diminuição de outrem, o que os fazem sentir superiores, um efeito compensatório semelhante ao racismo e a preconceitos contra minorias.

A semelhança com esse último fenômeno reside também no fato de que a propagação de fofocas é uma atitude covarde, pois, dentro do seu anonimato, não permite defesa: "Caluniai, caluniai, sempre sobra alguma coisa" diz Beaumarchais em "As Bodas de Fígaro". De fato, o que sobra é, freqüentemente, um "rótulo". É comum ouvir, por exemplo, aqui no Instituto, alguém comentar que "fulano é tal coisa", e, mais tarde, outra pessoa dizer: "afinal, ele não é um orangotango que vem com quatro pedras nas mãos como dizem por aí". Se acreditarmos na premissa de Umberto Eco ("Em que crêem os que não crêem?", correspondência com o Cardeal Carlo Maria Martini), que "temos uma alma (ou algo que exerce tal função) em virtude da presença do outro", somos levados à conclusão de que uma sociedade que celebra a prática da fofoca tem até mesmo o poder de criar identidades falsas de pessoas, baseadas em rumores irresponsáveis, que conduzem a rótulos injustos, mas que, infelizmente, "grudam", segundo a máxima de Beaumarchais.

Muitas pessoas que disseminam fofocas não são maliciosas ou mal intencionadas, apenas perpetuam inconscientemente um hábito, uma "cultura". Entretanto, mesmo assim os efeitos podem ser igualmente perniciosos. Não é por acaso que os budistas condenam o "falar em vão!"

Walter F. Wreszinski


DIRETORIA

Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia

Os pesquisadores Aldo F. Craievich e Márcia C. A. Fantini, do Departamento de Física Aplicada do IFUSP, formam parte da equipe que recebeu o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - Ano 2004, promovido pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia - RECyT do Mercosul e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.

O trabalho premiado "Células de combustível de óxido sólido para geração de energia elétrica operáveis em mesclas metano-ar" foi feito em colaboração com pesquisadores do Centro de Investigaciones en Sólidos (CINSO), CONICET--CITEFA, Buenos Aires, Argentina.

Maiores informações podem ser encontradas na página Web: http://www.unesco.org.br/eventos/premiomercosul/mostra_evento.


SEMINÁRIO DE ENSINO

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

 

"Docência na Universidade"

 

Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

24 de maio, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

 

Será discutida a problemática profissional do professor do ensino superior, tanto no que se refere à identidade, que diz sobre o que é ser professor, quanto no que se refere à profissão, que diz sobre as condições do exercício profissional.

O que identifica um professor? E um professor universitário? Essa questão tem sido considerada em vários países, tanto no âmbito da pesquisa sobre os processos de formação, como nas formulações das políticas de ensino superior no que se refere ao ensino e à pesquisa, exigências que caracterizam o exercício da profissão de modo geral. No que se refere à formação, os estudos têm mostrado que:

(...) o professor universitário aprende a sê-lo mediante um processo de socialização em parte intuitiva, autodidata ou (...) seguindo a rotina dos 'outros'. Isso se explica, sem dúvida, devido à inexistência de uma formação específica como professor universitário. Nesse processo, joga um papel mais ou menos importante sua própria experiência como aluno, o modelo de ensino que predomina no sistema universitário e as reações de seus alunos, embora não há que se descartar a capacidade autodidata do professorado. Mas ela é insuficiente. (Benedito, 1995:131).

Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta:

Livre-Docente, pela Universidade de São Paulo;

Doutora e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Um dos focos de interesse de seu trabalho é a formação de professores.

Bibliografia sugerida: Selma Garrido Pimenta, "Docência no Ensino Superior", Ed. Cortez


Convite à Física

 

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP

 

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

 

"Ondas Gravitacionais"

Prof. Odylio Aguiar - INPE

25 de maio, quarta-feira às 18h

Local: Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

(com transmissão ao vivo para os auditórios Adma Jafet e Norte)

 

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

 

Previstas por Einstein em 1916, como conseqüência da sua Teoria da Relatividade Geral, a "primeira onda" gravitacional parece estar prestes a ser detectada, após cinco décadas de debate teórico e outras quatro décadas de busca experimental, esta última iniciada por J. Weber. A razão disto é que os detectores em operação estão obtendo sensibilidades com probabilidade de detecção em largas faixas de freqüência. Além disto, outros detectores em construção e operação inicial estão abrindo perspectivas ainda maiores de localização e detalhamento dos sinais. Nesta palestra você é convidado a conhecer os detectores mais competitivos existentes e em futuro próximo, entre os quais o detector brasileiro Mário Schenberg.

Bibliografia: [1] Russell Ruthen, "Catching the Wave", Scientific American, March 1992, p. 72-81. - [2] "Gravitational Waves", Sky & Telescope, October 2000, p. 40-64. - [3] "Na Onda do Gráviton", FAPESP Pesquisa, Jan/Fev 2001, p. 42-45. - [4] "Detectores para captar ondas gravitacionais", Scientific American Brasil, ano 1, n.o 1, Junho de 2002, Seção Bloco de Notas.

Outras informações, assim como a programação completa do ano, poderão ser encontradas na web-page acima.

Os Organizadores


DIRETORIA DE ENSINO

COMUNICADO DA COMISSÃO PAE

Avisos importantes

Prezados professores e estudantes de pós-graduação.

Estarão abertas até 02/06 as inscrições para monitoria no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) para o próximo semestre letivo. As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Ensino sala 212 da Ala Central do Edifício Principal, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17 horas.

A carga didática ainda está sendo elaborada pela CG, embora algumas disciplinas em que o docente fez uso da sua prioridade em ministrá-las já sejam conhecidas. Todos os interessados devem procurar fazer suas inscrições até a data limite, mesmo considerando que modificações nessa carga didática podem ainda ocorrer. A Comissão PAE, caso tenha que fazer alterações, tentará consultar os interessados.

Ressaltamos que a comissão PAE irá priorizar os projetos que contenham o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas. Projetos pedagógicos que contemplem somente a correção de listas de exercícios e/ou relatórios não serão considerados pela comissão PAE.

A comissão PAE decidiu que os monitores que estejam em débito (i.e., não entregaram relatórios anteriores e/ou cujos relatórios tenham sido considerados insatisfatórios) não serão elegíveis para a monitoria até que a pendência seja resolvida. Decidiu também a comissão PAE que não atribuirá monitores aos supervisores de monitores que estejam nas condições acima.

Bolsistas FAPESP

A FAPESP flexibilizou a cláusula relativa à dedicação exclusiva, permitindo um máximo de até oito horas semanais dedicadas a outras atividades, desde que compatíveis com o projeto de bolsa. Assim, bolsistas FAPESP poderão ampliar seu período de dedicação às atividades do programa PAE para seis horas. Entretanto, é necessária a autorização explícita da FAPESP, mediante solicitação assinada pelo bolsista e orientador (maiores detalhes encontram-se no sítio http://www.fapesp.br/). Essa autorização deve ser solicitada imediatamente e não após a inscrição.

Ex-monitor(a) que pretenda obter o certificado de participação no PAE

Lembramos que é obrigatório apresentar o relatório para obter o certificado. Os formulários encontram-se no sítio www.if.usp.br, escolha graduação, selecione monitoria e procure o link para o relatório no título Monitor B. Os monitores deste semestre devem entregar um relatório na secretaria de pós-graduação até 30 de julho próximo.

Alteração na regulamentação do PAE

A Comissão Central do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, atendendo à decisão da Comissão de Legislação e Recursos do Conselho Universitário, informa que o artigo 5º da Portaria que regulamenta o PAE passa a ter a seguinte redação:

"Artigo 5º - É permitido ao estagiário, sob a supervisão do docente responsável, participar de seminários, experimentos de laboratório, estudos dirigidos e discussão de tópicos em pequenos grupos, bem como organizar e participar de plantões para elucidar dúvidas e aplicar provas e exercícios, estando terminantemente vedado substituir o docente nas aulas teóricas".

Prof. Celso L. Lima

Coordenador da comissão PAE - IF


PAE

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino

Disciplina PAE

A próxima palestra da disciplina PAE terá por tema: "A função do Laboratório Didático" e será apresentada pelos Profs. Drs. Manfredo H. Tabacniks e Antonio Domingues dos Santos. A palestra será ministrada no dia 25 de maio (4ª feira) às 16 horas no Auditório Giuseppe Occhialini.

Prof. Celso L. Lima

Coordenador da Comissão PAE ^Ö IF


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 23.05.2005

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Teoria Cinética Não-Extensiva: Resultados Básicos e Outras Aplicações Físicas"
Prof. José Ademir Sales de Lima - IAG-USP
Edifício Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h


3a. FEIRA, 24.05.2005

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Preparação de amostra para observação da medula de cabelo por MEV"
Rita Comis Wagner - IQ/UNICAMP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 15h

SEMINÁRIO DE ENSINO
Docência na Universidade
Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta - Faculdade de Educação - USP
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 25.05.2005

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Estudos de Primeiros Princípios de MnN e de Heteroestruturas GaN/MnN"
Marcelo Marques - DFMT/IFUSP
Sala de Seminários do Edifício Alessandro Volta (bloco C), às 14h

PALESTRA DA DISCIPLINA PAE
"A função do Laboratório Didático"
Profs. Drs. Manfredo H. Tabacniks e Antonio Domingues dos Santos
Auditório Giuseppe Occhialini, às 16h.

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
Ondas Gravitacionais
Prof. Odylio Aguiar - INPE
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Rosangela Trevisan Rodrigues
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br