ANO XXIV - No.23 - 19/08/2005

ÍNDICE


Formação no Ensino Superior

No dia 25 de junho de 2005 houve no ITA uma cerimônia de formatura de estudantes desligados da Escola pelo Ministério da Aeronáutica nas décadas de 60 e 70 do século XX. O reparo às punições que levou a essa formatura fazia parte de um processo de reestruturação do ITA liderado pelo Reitor Michal Gartenkraut e foi aprovado pela Congregação.

Compartilho com os membros dessa comunidade universitária, formadores e em formação, trechos do magnífico discurso de formatura de Antonio Oliveira Farias, Ezequiel Pinto Dias, Luiz Maria Guimarães Esmanhoto, Sergio Salazar e Osvair Trevisan que se referem à formação no ensino superior. A íntegra do discurso se encontra no endereço http://ita-rito-de-passagem.telecorp.com.br/.

 

"Afinal, como chegamos a este Rito de Passagem inusitado, um Rito de Passagem que é tardio demais para alterar nossas vidas, mas um Rito de Passagem muito oportuno para a vida do ITA?

Esta indagação nos obriga a entrar na máquina do tempo, e voltar ao campus nas décadas de 60 e 70, quando a paisagem em nosso entorno, certamente, não era tão graciosa como é hoje em seu primoroso verde por toda a parte. O terreno era bastante árido, avermelhado, sendo percorrido por muitos pedestres, poucos uniformes, um tanto de bicicletas e raros automóveis. Os prédios eram poucos, o auditório um simples barraco, coisa paroquial, bem mais modesto do que este que nos abriga.

Era neste cenário de campus em formação que construíamos coletivamente nossa vida à sombra de dois poderes: a Escola e o Centro Acadêmico Santos Dumont. Era uma vida particularmente rica. De um lado, a Escola nos trazia o que de melhor podia existir em tecnologia aeronáutica e eletrônica e nos exigia uma alucinada dedicação. Por outro lado, o Centro Acadêmico reverberava com intensidade as grandes questões nacionais da época, todas polarizadas no contexto de uma Guerra Fria que esquentava os diálogos nos intervalos das aulas.

E como era bom ter opinião, ser exigido a ter opinião!

Na perspectiva do tempo, podemos nos ver em acalorados debates que ainda não se encerraram, apesar do fim da Guerra Fria e da aparente pasteurização das questões políticas na era da globalização. Éramos cidadãos em formação. O terreno podia ser árido, mas não nossas cabeças. Animava-nos um sonho coletivo de um Brasil melhor que poderia ser feito por nossas próprias mãos. Com nossa prepotência juvenil, aconteceria logo ali, na primeira esquina da História. A posse da presidência do Centro Acadêmico era disputada pela esquerda e pela direita, com fervor igual ao da posse da Presidência da República.

Alguém pode deduzir de nossa narrativa sobre estas punições políticas no ITA e seu efeito deletério sobre o ambiente estudantil, e, em particular, sobre o Centro Acadêmico, de que estamos expondo mais um dilema, além daquela dúvida sobre a que programa de Governo recorrer na próxima segunda-feira. Desta vez uma escolha entre hierarquia militar e organização civil. Propor esta escolha é propor um falso dilema. O verdadeiro dilema é escolher entre liberdade e opressão.

Afinal, para que servem as escolas? Escolas são feitas para aprimorar a sociedade e não para reproduzi-la, diz a placa entregue ao Reitor. Se não garantimos liberdade de expressão aos alunos corremos o risco de apequenar corações e mentes de sucessivas gerações até construirmos uma nação de nanicos.

Os alunos precisam se sentir livres para questionar seus mestres e ir alem deles se necessário.

Paradoxalmente, os ambientes de maior liberdade são aqueles que mais ensinam responsabilidade. São os ambientes onde a relação não é de opressão entre o mestre e o aluno, e nem de desafio gratuito entre o aluno e a autoridade.

Os ambientes de liberdade são inspiradores da criatividade e do respeito.

Foi a quebra deste lema que fez o Centro Acadêmico definhar no seu papel de formação democrática, cultural e cívica. Isto não aconteceu apenas no ITA, aconteceu de forma geral em todo o ensino superior. Primeiro como reflexo direto da intervenção do Estado nos Centros Acadêmicos. Mais recentemente, seu definhamento está diretamente ligado à falta de projetos de país, ao abandono do sonho coletivo, em troca do Estado Mínimo e do Máximo Eu.

Fazemos votos que os alunos atuais continuem a acreditar no Centro Acadêmico como uma rica referência para o resto de suas vidas. Um Centro Acadêmico voltado para a diversidade do ser humano e para a grandeza dos sonhos coletivos que seremos capazes de realizar como Nação".

O Reitor Michael foi demitido pelo Ministério da Aeronáutica no final de julho, sem explicações. Os formandos se manifestaram sobre o episódio em artigo no jornal Folha de São Paulo intitulado Diálogo partido no qual constatam que "a tentativa de renovação do diálogo estava quebrada". Algumas instituições acadêmicas se manifestaram sobre o surpreendente desfecho desse episódio no ITA. Outras permaneceram caladas.

Ao que parece, estes formandos tardios do ITA continuam honrando sua juventude e praticando com base em sua excelente formação.

Prof.a Mazé Bechara

Docente


DIRETORIA

Em 22 de agosto, segunda-feira, às 18h, no Auditório Abrahão de Moraes, do IFUSP, o jornal Folha de S. Paulo, o Instituto de Física da USP e a Sociedade Brasileira de Física promoverão o terceiro evento da série de seminários sobre o físico Albert Einstein, que discute a importância de seus estudos e descobertas.

O tema deste evento é "Einstein: do micro ao macrocosmo", com palestras sobre mecânica quântica e astrofísica estelar, galáxias, quasares e astronomia ótica. Estarão à mesa Luiz Davidovich, professor titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e diretor da Academia Brasileira de Ciências e João E. Steiner, professor titular do Instituto de Astronomia e Geofísica da USP, ex-presidente da Sociedade Astronômica Brasileira e diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA). Ao final das exposições, o público presente poderá fazer perguntas. A apresentação dos expositores será feita pelo professor Adalberto Fazzio, presidente da Sociedade Brasileira de Física.


COLÓQUIO

"MÉTODOS FÍSICOS PARA ESTUDAR A HISTÓRIA DA FÍSICA"

Prof. Dr. Osvaldo Pessoa Jr. – Dep. de Filosofia, FFLCH - USP

25 de agosto, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

A história da ciência pode ser descrita a partir de uma rede de relações causais que ligam unidades de conhecimento científico, chamadas "avanços", que incluem idéias, experimentos, técnicas, formulações de problemas, dados, etc. Um certo conjunto de avanços pode ser visto como "causando" o surgimento de um novo avanço, com uma certa probabilidade. O estudo de episódios científicos em que ocorrem descobertas independentes permite a formulação de um único "modelo causal" que dê conta das semelhanças e diferenças entre as duas histórias independentes. Como estudos de caso, examinamos o início da ciência do magnetismo na China e Europa, a descoberta da indução eletromagnética por Faraday e Henry, e as investigações do aspecto granular da luz por Thomson e Einstein. O ponto de partida para a construção desses modelos causais são o conhecimento e a intuição do historiador da ciência. Uma vez postulado um modelo, apresentam-se critérios para se atribuírem probabilidades para as relações causais. O tempo que de fato transcorreu entre dois eventos é tomado com a vida média associada à função de distribuição subjacente, que se supõe exponencial, como nos decaimentos radioativos, apesar de tal suposição ser passível de discussão. Investiga-se como calcular as probabilidades para mais de dois eventos, levando em consideração a composição, disjunção e conjunção de causas. O objetivo geral do método é a representação computacional da base de informações da história da ciência, para posterior teste de teses da área de "teorias de mudança científica".


SEMINÁRIO DE ENSINO

Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

"Formación Continua de Profesores en el Seno de una Comunidad Académica de Profesores de La Ciudad de Salta, Argentina – Comportiendo Experiencias Concretas"

Prof.a Dr.a María Cecilia Gramajo

Departamento de Física - Facultad de Ciencias Exactas - Universidad Nacional de Salta

23/08, terça-feira - Auditório Adma Jafet, às 16h

En el trabajo de tesis de doctorado que hemos llevado adelante, y cuyos resultados serán presentados en el Seminario, nos hemos concentrado solo en un aspecto muy particular: el campo del desarrollo profesional del profesor de Física que forma parte de una comunidad académica de profesores de Física. Se trata de un trabajo con incursión en las ideas más recientes sobre formación continua de profesores de Física; de una investigación de naturaleza cualitativa, con un análisis adecuado de datos empíricos obtenidos a través de una investigación-acción, que involucró a profesores de Física del nivel medio de la ciudad de Salta (Argentina) y de la ciudad de San Pablo (Brasil). En el Seminario se presentarán particularmente los avances y compartirán las experiencias de dos profesoras del grupo de Salta. Se comentará sus experiencias y logros como miembros de una comunidad académica de profesores de Física.


Convite à Física 2005

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Einstein e os Fótons"

Prof. H. Moysés Nussenzveig, UFRJ

24 de agosto, quarta-feira, às 18h - Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Será feito um apanhado das contribuições fundamentais de Einstein à Mecânica Quântica, tendo como tema central o conceito de fóton, mas incluindo as contribuições à teoria da matéria condensada, flutuações quânticas, teoria quântica da radiação, quantização semiclássica e caos, estatística quântica, discussões com Bohr e interpretação da mecânica quântica.

Bibliografia: - A. Pais, "Subtle is the Lord" - P. A. Schilpp, ed., "Albert Einstein, Philosopher-Scientist" - W. H. Zurek, Rev. Mod. Phys. 75, 715 (2003).

Outras informações, assim como a programação completa do ano, poderão ser encontradas na web-page acima.

Os Organizadores


SEMINÁRIOS DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Method for Analyzing Second-Order Phase Transitions: Application to the Ferromagnetic Transition of a Polaronic System"

José Antonio Souza, Pós-Graduando - Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, IFUSP

24 de agosto, quarta-feira, às 14h, Sala de Seminários José Roberto Leite, Ed. Alessandro Volta (Bloco C)

A new method for analyzing second-order phase transitions is presented and applied to the polaronic system La0.7Ca0.3MnO3. It utilizes heat capacity and thermal expansion data simultaneously to correctly predict the critical temperature's pressure dependence. Analysis of the critical phenomena reveals second order behavior and an unusually large heat capacity exponent.


COMISSÃO DE PESQUISA

13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - SIICUSP

Estão abertas até 18/09/05 impreterivelmente, as inscrições dos resumos para o 13º SIICUSP.

O evento na área de Engenharias e Exatas acontecerá em São Carlos nos dias 09 e 10 de novembro de 2005.

Lembramos aos bolsistas PIBIC/CNPq 2004/05 e Projeto 4, 2004/05, que a participação neste evento é obrigatória.

Informações complementares e instruções para o processo de inscrição encontram-se disponíveis no site: http://www.usp.br/siicusp


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrições para a Pós-Graduação em Física para o 1º semestre de 2006

As inscrições para o exame de ingresso na Pós-Graduação em Física para o 1º semestre de 2006 serão realizadas de 22 de agosto a 02 de setembro de 2005.

O exame de ingresso será realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2005 no Instituto de Física da USP.

As inscrições para o exame de ingresso deverão ser feitas pela Internet enviando e-mail para cpgusp@if.usp.br ou na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP no período indicado.

Relacionar os seguintes dados no pedido de inscrição:

- Inscrição pretendida: Mestrado ou Doutorado/Doutorado Direto

- Número de RG ou Passaporte - Endereço residencial – Telefone - E-mail - Instituição de origem

Obs.: Verificar normas de ingresso (disponíveis no site da CPG: http://www.if.usp.br/~pg/exame.htm).

As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 24 de outubro a 04 de novembro de 2005 na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso de Livre-Docência, junto ao Departamento de Física Aplicada, em que está inscrito o Prof. Dr. Manfredo Harri Tabacniks terá início no dia 24 de agosto de 2005, às 9h, na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 207 da Ala I.


IAG/USP

SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA

"Os Braços Espirais da Nossa Galáxia"

Prof. Jacques Lépine - IAG/USP

22/08, segunda-feira, às 13h - IAG, Auditório Principal, Bloco G


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Simone Maria de Andrade Medeiros
"As interações discursivas nas telesalas de química: o ensino do telecurso 2000 no projeto viva educação em uma escola estadual do Maranhão"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marcelo Giordan (orientador – FEUSP), Silvia Luzia Frateschi Trivelato (FEUSP) e Murilo Cruz Leal (UFSJ).
24/08, quarta-feira, Auditório Adma Jafet, do IFUSP, às 10h

TESE DE DOUTORADO
Edivaldo Moura Santos
"Determinação da razão de ramificação e dos fatores de forma do decaimento semi-leptônico KL → π0πe v "
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Renata Zukanovich Funchal (Orientadora - IFUSP), Ivone Freire da Mota e Albuquerque (IFUSP), Rogério Rosenfeld (IFT/UNESP), Sérgio Ferraz Novaes (IFT/UNESP) e Ronald Cintra Shellard (CBPF).
24/08, quarta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Valdemar Bellintani Junior
"Diagnóstico bolométrico no TCABR"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Ricardo Magnus Osório Galvão (Orientador - IFUSP), Álvaro Vanucci (IFUSP), Munemasa Machida (UNICAMP), Marisa Roberto (ITA) e Mário Ueda (INPE).
26/08, sexta-feira, sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 22.08.2005

"Einstein do Micro ao Macrocosmo"
Palestras sobre Mecânica Quântica e Astrofísica Estelar, Galáxias, Quasares e Astronomia Ótica
Profs. Luiz Davidovich (IF/UFRJ) e João Steiner (IAG/USP e IEA)
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


3a. FEIRA, 23.08.2005

Seminário de Ensino
"Formación Continua de Profesores en el Seno de una Comunidad Académica de Profesores de La Ciudad de Salta, Argentina – Comportiendo Experiencias Concretas"
Prof.a Dr.a María Cecilia Gramajo - Departamento de Física - Facultad de Ciencias Exactas - Universidad Nacional de Salta
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 24.08.2005

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Method for Analyzing Second-Order Phase Transitions: Application to the Ferromagnetic Transition of a Polaronic System"
José Antonio Souza, Pós-Graduando - Departamento de Física dos Materiais e Mecânica, IFUSP
Sala de Seminários José Roberto Leite, Ed. Alessandro Volta (Bloco C), às 14h

COLÓQUIO CONVITE À FÍSICA
"Einstein e os Fótons"
Prof. H. Moysés Nussenzveig, UFRJ
Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física, às 18h


5a. FEIRA, 25.08.2005

COLÓQUIO
"Métodos Físicos para Estudar a História da Física"
Prof. Dr. Osvaldo Pessoa Jr. – Dep. de Filosofia, FFLCH - USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Virgínia Gonçalves França
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
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