ANO XXIV - No.25 - 02/09/2005

ÍNDICE


PARALISAR OS ESTUDANTES PARA QUÊ?

Embora seja um tanto doloroso admitir, cruzar os braços e parar de estudar nós já o fazemos em tempos normais. Paralisar os estudos é uma forma inócua de protesto. Somos jovens, criativos e impressionáveis. Por que não usamos essas qualidades ao invés da nossa outra grande característica dos tempos modernos: a preguiça?

Tal qual a greve de 2004, esta agora tem motivações orçamentárias. A greve, por seu caráter drástico, deve ser utilizada como um último recurso, quando todas as outras vias de negociação falharem. Embora tenha se usado desse recurso até a exaustão nos últimos anos, o que lhe tira o caráter drástico e torna a greve um alvo até de piadas, a paralisação é um instrumento legítimo, e, nos dias de hoje, aparentemente insubstituível nas mentes dos nossos líderes sindicais. Como forma de manifestação, é chamativa, porque prejudica o funcionamento de um órgão importante, como uma universidade, e isso não passa despercebido.

Agora, para que parar os estudantes? Vivemos em um tempo em que a doutrina "publish or perish" assombra nossas vidas acadêmicas, e a velocidade com que nos formamos, bem como quão bem o fazemos, determina o nosso destino de uma forma irreversível. Para que fazer algo que prejudica apenas a nós mesmos e não chama a atenção de ninguém? Parar os nossos estudos é como fazer uma greve de fome sendo que aqueles de quem queremos chamar a atenção nem se importam se comemos ou não.

Uma forma mais válida de protesto é algo que nos permita ser ouvidos. Na era da comunicação digital, é fácil mandar textos (como este) para os jornais e meios de comunicação, sem precisar interromper nossos cursos para isso. Nós temos uma visão privilegiada do que acontece na universidade, e não é necessário pararmos nossas atividades para fazermos barulho em tempos em que a mídia é o maior instrumento de pressão que temos disponível.

Passeatas, gritaria e manifestações na rua tiveram a sua função na época da ditadura, mas hoje os tempos são outros. Como a nova geração de manifestantes, devemos nos adaptar aos tempos atuais e usar da influência da tecnologia que alguns de nós tanto criticam. Fazer uma passeata que interrompe o trânsito, por exemplo, atrapalha uma minúscula parcela da população em geral, que nada vai fazer a respeito. Além disso, atrapalhar a vida dos envolvidos invadindo assembléias, piqueteando aulas, paralisando a biblioteca e a Pró-Aluno, apenas atrai antipatia à nossa causa.

Afinal, os professores que paralisarem a aula também vão paralisar voluntariamente a sua pesquisa, não publicar, e perecer? Se vão repor as aulas em dezembro, qual é a finalidade de parar, senão uma translação da grade horária para cima das férias? Os alunos vão deixar de estudar por conta? Impedir os que querem estudar de fazê-lo vai torná-los automaticamente a favor de tudo isso?

Daniel Carrasco Guariento e Carlos Eduardo Pellicer de Oliveira

Alunos de Pós-Graduação


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA

"O modelo de Lipkin"

Diógenes Galetti – IFT

06/08, terça-feira, Sala 204 do Ed. Principal, Ala I, às 14h

O modelo de Lipkin, inicialmente proposto para estudar famílias de aproximações em problemas de muitos corpos (em especial muitos férmions), revelou-se mais rico porque permite discussões mais amplas sobre simetrias e espectros de energia e, em particular, por apresentar uma transição de fase no limite de N -> infinito.

Tenure-Track Assistant Professor in Theoretical Nuclear Physics/Astrophysics

Arkansas State University invites applications for a Tenure-Track Assistant Professor position starting Aug.16, 2006 in Theoretical Nuclear Physics/Astrophysics. We are seeking a faculty member with an earned doctorate in physics, preferably with postdoctoral research experience in theoretical nuclear physics and/or astrophysics. The successful candidate will be expected to develop a research program strengthening existing programs in the department in nuclear reaction theories and/or nuclear astrophysics, establish an externally funded research program involving students, and demonstrate a commitment to teaching excellence and service. Review of applications will begin on Dec.1, 2005 and will continue until the position is filled. Applicants should submit electronically a letter of application, their resume, research plan and statements of teaching philosophy. At least three reference letters should be sent directly to: Dr. Bao-An Li (Bali@astate.edu), Chair, Physics Faculty Search Committee, Arkansas State University, P. O. Box 419, State University, AR 72467-0419, USA.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS

A CAD - Comissão de Avaliação de Disciplinas, está iniciando o processo de Avaliação Continuada das disciplinas de graduação e pós-graduação do nosso Instituto, referente ao segundo semestre de 2005.

Serão aplicados 2 questionários no semestre. Além disso, está disponível uma página na internet (http://www.if.usp.br/cad/) para os alunos fazerem comentários/sugestões, caso assim o desejem, a qual será verificada semanalmente pelos membros da CAD.

A primeira avaliação (Q-1) será realizada entre os dias 12/09 e 23/09 (duas semanas) e os alunos devem responder a um único questionário por turma.

Agradecemos, novamente, a colaboração de todos.

CAD


COMISSÃO DE PESQUISA

Iniciação Científica

A Comissão de Pesquisa do IF deverá realizar no dia 06 de outubro das 14 às 18h uma sessão de apresentações orais dos trabalhos de Iniciação Científica realizados por estudantes do IF.

Os contemplados com as bolsas PIBIC no período de agosto/2004 a julho/2005 estão convocados a participar e também a apresentar os pôsteres destinados ao SIICUSP.

Informações complementares encontram-se disponíveis na Secretaria da Comissão de Pesquisa, sala 211-A da Ala 02.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

PROPOSTAS DE CURSOS PARA O 1o SEMESTRE DE 2006

Informamos que o prazo para recebimento de propostas de cursos a serem ministrados no primeiro semestre do ano de 2006 se encerrará impreterivelmente em 30/09/05.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 05.09.2005

SEMINÁRIOS CAÓTICOS
"Movimentos do Pêndulo Duplo Paramétrico"
Prof. Dr. José C. Sartorelli – IFUSP
Auditório Norte, Ala Central, às 14:00h


3a. FEIRA, 06.09.2005

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"O modelo de Lipkin"
Diógenes Galetti – IFT
Sala 204, Ed. Principal - Ala I, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Virgínia Gonçalves França
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
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