ANO XXIV - No.31 - 14/10/2005
ÍNDICE
Aula bombom e o prêmio Nobel: Educar é simples?
Alberto Villani
& Jesuína L.A. Pacca
É sempre com grande satisfação que
acompanhamos os debates e as sugestões que visam promover uma Educação de
qualidade; foi com este espírito que lemos a comunicação de um nosso colega no
BIFUSP, lamentando o precipício no qual tem caído a educação brasileira e
sugerindo alguns mandamentos para sair dele. Apesar de louvarmos a intenção da
intervenção, ficamos perplexos e até incomodados com alguns detalhes veiculados
no texto.
Lamentamos a situação desastrosa da escola,
objeto das queixas do ex-professor de matemática, entretanto, em nossos mais de
trinta anos de trabalho na área, nunca encontramos nenhum educador que
considerasse tal situação como um exemplo de uma educação de qualidade. O que
encontramos bastante vezes em nosso contato com o Ensino
Médio foram as queixas de professores em relação às pressões de algumas
autoridades educacionais para diminuir as exigências na sala de aula em prol de
uma progressão automática dos alunos: a provável razão dessa pressão é que ela
permitiria usar eleitoralmente as estatísticas resultantes atestando uma boa
atuação no campo da Educação.
A escolha da referência educacional que, se
utilizada, efetivamente salvaria a Educação brasileira da perdição, também nos
deixou perplexos. Qual a concepção de Educação veiculada pelos mandamentos? Em
nossa opinião nenhum Educador minimamente competente os recomendaria para dar
vitalidade à Escola brasileira. Preferimos substituí-los, por exemplo, por
estes outros:
1. Viver é resolver problemas. Vamos
juntos aprender a enfrentá-los.
2. Este mundo pode ser melhor e isso
depende de você também tornar-se melhor.
3. Aprender e
realizar são resultados bem significativos do crescimento humano. Podem ser
também muito satisfatórios.
4. Respeite o professor porque ele pode
lhe abrir as portas de um mundo novo.
5. Qualquer trabalho pode apresentar
surpresas interessantes.
6. Aprenda com os pais e com os erros.
Quem não ousa não erra e também não aprende.
7. Todos somos responsáveis pelo presente
e pelo futuro, pelo que está perto e pelo que está longe.
8. A escola que tem como meta reprovar,
também está reprovada. A meta melhor seria educar para a solidariedade e a cooperação
9. Quem ensina aprende ao ensinar e quem
aprende ensina ao aprender. (Paulo Freire)
10. Tudo o que nos cerca é a realidade,
até os cursos de física da USP. Aprenda a transformar até um limão em limonada.
11. Respeite seus colegas e será por eles
respeitado, agora e no futuro.
Um terceiro ponto intrigante é a mensagem
implícita do texto: por que atribui às teorias educacionais o fracasso de
nossas escolas, escolhe como antídotos mandamentos simplistas e os acopla a
sugestões de G. t'Hooft sobre como tornar-se
bom físico?
Uma possibilidade de leitura da mensagem
implícita veiculada pelo texto seria então: A educação produz
desastres, quando poderia resolver o problema simplesmente; então vamos
seguir as sugestões de G. t´Hooft para formar
nossos aluno! Isso vale também para os Licenciandos
Em nossa área, quando um problema complexo é
enfrentado com um raciocínio alternativo que simplifica tudo focalizando uma
única variável, dizemos que se trata de raciocínio monoconceitual
Será este o caso analisado?
O prêmio Bunge
No dia 26 de setembro passado estive no
palácio do Governo do Estado, no Morumbi, como convidado para a cerimônia de
entrega dos prêmios Bunge. A premiação deste ano teve
um caráter especial devido à comemoração dos 100 anos da presença das
Organizações Bunge no Brasil, e dos 50 anos de
existência da Fundação Bunge (e conseqüentemente da
outorga dos prêmios que se iniciou em 1955). Dentre as áreas escolhidas para
premiação, nesta data especial, estava a Física. Como tem sido praxe, foram
premiados um pesquisador "sênior" e um pesquisador jovem. No passado,
premiados em Física incluem, por exemplo, César Lattes
e Oscar Sala. Neste ano, o outorgado foi o Sérgio Rezende, e tenho certeza, é
uma escolha que reflete o grande prestígio do Sérgio na comunidade, e sua
contribuição à física brasileira.
O meu destaque aqui é para o pesquisador
jovem. Foi premiado o Pascoal Pagliuso, da Unicamp.
Depois de um doutoramento brilhante no grupo do Prof.
Carlos Rettori (1999), este moço se notabilizou em seu pós-doutoramento no Laboratório Nacional
de Los Álamos (Estados Unidos, entre 1999 e 2001) ao
descobrir e estudar uma nova família de materiais com correlações eletrônicas
fortes. Estes materiais exibem propriedades magnéticas e supercondutoras não
usuais, e sua física microscópica está por ser ainda completamente desvendada.
Atestam a importância do seu trabalho na área de materiais, as já mais de 1.300
citações às 130 publicações do Pascoal (Pagliuso PG,
no " web of science ").
Isto em tão pouco tempo!
De volta ao Brasil, o Prof.
Pagliuso ganhou um concurso na Unicamp (2003), e vem
assumindo a responsabilidade de liderar e dar continuidade aos trabalhos do
laboratório muito bem montado e, por três décadas, brilhantemente conduzido
pelo Prof. Rettori, já aposentado. Vale acrescentar
que parte da atividade de pesquisa do Prof.
Pagliuso se realiza no Laboratório de Baixas Temperaturas
do IFUSP, em colaboração comigo e com os pós-docs
Xavier Gratens (S. Paulo) e Letícia Ferreira
(Campinas e S. Paulo).
Prof. Nei F. Oliveira Jr.
COLÓQUIO
Dinâmica Quântica no Limite Semiclássico
Prof. Dr. Marcus Aguiar -Instituto de Física - UNICAMP
20 deoutubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes,
às 16h
Para tempos curtos, a evolução temporal de
um pacote de ondas quântico pode ser muito bem descrita pela
trajetória clássica correspondente ao centro do pacote. No entanto, para
tempos longos, efeitos quânticos sem análogo clássico inevitavelmente aparecem.
Mostraremos nesse seminário que efeitos como interferência e tunelamento podem
ser ainda descritos por trajetórias clássicas, desde que essas trajetórias
sejam estendidas ao plano complexo. Mostraremos que essas trajetórias complexas
aparecem naturalmente da aplicação do método do ponto de sela nas equações de
propagação quânticas. Ilustraremos esse método semiclássico
com exemplos simples de evolução temporal em problemas unidimensionais e também
em sistemas caóticos, discutindo a topologia das trajetórias complexas e o
fenômeno das cáusticas.
Seminário de Ensino
Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências
O Projeto Manhattan: as bombas atômicas e suas conseqüências"
Profa. Dra. Emico Okuno - Departamento de Física Nuclear - IFUSP
18 de outubro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h
No dia 6 de agosto de 2005 foram rememorados
os 60 anos da trágica explosão da bomba atômica na cidade de Hiroshima,
seguida, três dias depois, pelo lançamento da bomba sobre Nagasaki.
Para o projeto e construção dessas duas bombas, além de desenvolvimento de
pesquisas na área nuclear, o Projeto Manhattan
envolveu vários laboratórios americanos e centros de pesquisa próprios.
Milhares de cientistas trabalharam nesse projeto, entre eles 21 detentores do
prêmio Nobel em Física e Química. Todos os sobreviventes-vítimas dessas
tragédias foram catalogados e acompanhados, fazendo parte de um grande estudo
epidemiológico relacionado com os efeitos da radiação. Estudos dessa natureza
são a principal fonte para o estabelecimento dos limites
atuais de exposição às radiações.
Convite à Física 2005
Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos
ingressantes da USP
Organizados pelo Departamento de Física Matemática
"Einstein e a Bolsa de Valores"<
Prof.Rogério Rosenfeld, IFT/UNESP
19 de outubro, quarta-feira às 18h - Auditório Abrahão de Moraes
Home-page:http://fma.if.usp.br/convite
A bolsa de valores negocia
ativos que possuem um comportamento aleatório, errático<.
O processo estocástico usado para modelar o preço desses ativos é o movimento
browniano exponencial, uma variante do movimento browniano usual. Einstein, em
seu annus mirabilis de
1905, explicou o movimento browniano de uma partícula suspensa em água em
termos de colisões de um grande número de moléculas de água com essa partícula.
Porém, ele não sabia que 5 anos antes o francês Louis Bachelier
defendeu sua tese de doutorado em Paris sobre o movimento de ativos na bolsa
usando o mesmo processo do movimento browniano. Neste Colóquio discutiremos
como usar o movimento browniano para modelar ativos financeiros e suas
conseqüências para contratos sobre esses ativos, denominados derivativos,
técnicas largamente utilizadas no mercado financeiro.
Outras informações, assim
como a programação completa do ano, poderão ser encontradas
na web-page acima.
Os Organizadores
COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO
FÍSICA PARA TODOS
"As radiações na medicina – aplicações da física à
saúde"
Profa. Elisabeth Mateus Yoshimura
21 de outubro, sexta-feira, às 18h
Centro Universitário Maria Antonia - R. Maria Antonia, 294
As radiações foram
descobertas no final do século XIX, e, desde então, as aplicações à área médica
não param de crescer. No princípio, a simples visualização de partes internas
do corpo humano, com o uso dos raios X, possibilitou o diagnóstico, e cura, de
muitas doenças. Hoje as radiações ionizantes são
empregadas em exames corriqueiros e também em ensaios bastante sofisticados
(como tomografia e PET), e em tratamentos bem sucedidos de diversos tumores,
cânceres e outras enfermidades. O que vamos abordar são os princípios físicos
que tornam possíveis essas aplicações da Física à Medicina.
COMISSÃO DE PESQUISA
PROGRAMA DE CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR - PROCONTES
Encontra-se disponível na página
da Pró-Reitoria de Pesquisa:http://www.usp.br/prp o edital e as diretrizes do
PROCONTES.
Cronograma: Prazo para recebimento das propostas
na Unidade: até 24/10/05; Prazo para recebimento das propostas na Pró-Reitoria: até 03/11/05;
Divulgação do
resultado da primeira fase (lista dos pedidos qualificados): 11/11/05;
Prazo final para pedidos de reconsideração: 30/11/05; Divulgação do
resultado definitivo: 12/12/05.
IAG/USP
SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA
"O Estudo de Estrelas Jovens no Brasil"
Profa. Jane Gregorio-Hetem - IAG/USP
17 de outubro, segunda-fera, às 13h
Local: IAG, Auditório 1, Bloco Principal
TESES E DISSERTAÇÕES
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
José Guilherme de Oliveira Brockington
"A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para alunos do Ensino Médio"
Comissão Examinadora:
Profs. Drs. Mauricio Pietrocola (orientador – FEUSP),
Osvaldo Frota Pessoa Júnior (FFLCH/USP)
e Fernanda Ostermann (UFRGS)
21/10, sexta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h
ATIVIDADES DA SEMANA
3a. FEIRA, 18.10.2005
SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Anfíbios e seus venenos: uma abordagem integrativa"
Marta M. Antoniazzi - Instituto Butantan
Auditório Gleb Wataghin (Norte), às 15h
SEMINÁRIO DE ENSINO
"O Projeto Manhattan: as bombas atômicas e suas
conseqüências"
Profa. Dra. Emico Okuno - Departamento de Física Nuclear - IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h
SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Origens da especificidade da interação entre proteína e DNA no operon
lac"
Roberto Salinas - IQ-USP
Sala 204, Ed. Principal – Ala I, às 17h
SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Saturação e Perda de Energia"
Arthur Luciano Vezzoni Ramos dos Reis - GRHAFITE – IFUSP
Sala 335, Ed. Principal – Ala 2, às 17h
4a. FEIRA, 19.10.2005
SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Programação Genética, Redes Neurais e o Jogo da Minoria"
Fabiano Leme Ribeiro - IFUSP
Sala 204, Ed. Principal - Ala I, às 14h
CONVITE À FÍSICA 2005
"Einstein e a Bolsa de Valores"
Prof. Rogério Rosenfeld - IFT/UNESP
Auditório Abrahão de Moraes às 18h
5a. FEIRA, 20.10.2005
COLÓQUIO
"Dinâmica Quântica no Limite Semiclássico"
Prof. Dr. Marcus Aguiar -Instituto de Física - UNICAMP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h
SEMINÁRIO DO LABORATÕRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Indian Synchrotron Sources,
Indus-1 and Indus-2"
Dr.R.V. Nandedkar - Diretor Científico do Center for Advanced Technology, Indore, Índia
Sala 105 do Ed. Basílio Jafet, às 17h
6a. FEIRA, 21.10.2005
SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFEP
"Estudos
da Indução de Birrefringência em Cristais Líquidos Liotrópicos na Fase
Isotrópica"
Líria Cássia dos Santos - IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h
B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Virgínia Gonçalves França
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br
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