ANO XXIV - No.31 - 14/10/2005

ÍNDICE


Aula bombom e o prêmio Nobel: Educar é simples?

Alberto Villani & Jesuína L.A. Pacca

É sempre com grande satisfação que acompanhamos os debates e as sugestões que visam promover uma Educação de qualidade; foi com este espírito que lemos a comunicação de um nosso colega no BIFUSP, lamentando o precipício no qual tem caído a educação brasileira e sugerindo alguns mandamentos para sair dele. Apesar de louvarmos a intenção da intervenção, ficamos perplexos e até incomodados com alguns detalhes veiculados no texto.

Lamentamos a situação desastrosa da escola, objeto das queixas do ex-professor de matemática, entretanto, em nossos mais de trinta anos de trabalho na área, nunca encontramos nenhum educador que considerasse tal situação como um exemplo de uma educação de qualidade. O que encontramos bastante vezes em nosso contato com o Ensino Médio foram as queixas de professores em relação às pressões de algumas autoridades educacionais para diminuir as exigências na sala de aula em prol de uma progressão automática dos alunos: a provável razão dessa pressão é que ela permitiria usar eleitoralmente as estatísticas resultantes atestando uma boa atuação no campo da Educação.

A escolha da referência educacional que, se utilizada, efetivamente salvaria a Educação brasileira da perdição, também nos deixou perplexos. Qual a concepção de Educação veiculada pelos mandamentos? Em nossa opinião nenhum Educador minimamente competente os recomendaria para dar vitalidade à Escola brasileira. Preferimos substituí-los, por exemplo, por estes outros:

1. Viver é resolver problemas. Vamos juntos aprender a enfrentá-los.

2. Este mundo pode ser melhor e isso depende de você também tornar-se melhor.

3. Aprender e realizar são resultados bem significativos do crescimento humano. Podem ser também muito satisfatórios.

4. Respeite o professor porque ele pode lhe abrir as portas de um mundo novo.

5. Qualquer trabalho pode apresentar surpresas interessantes.

6. Aprenda com os pais e com os erros. Quem não ousa não erra e também não aprende.

7. Todos somos responsáveis pelo presente e pelo futuro, pelo que está perto e pelo que está longe.

8. A escola que tem como meta reprovar, também está reprovada. A meta melhor seria educar para a solidariedade e a cooperação

9. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. (Paulo Freire)

10. Tudo o que nos cerca é a realidade, até os cursos de física da USP. Aprenda a transformar até um limão em limonada.

11. Respeite seus colegas e será por eles respeitado, agora e no futuro.

Um terceiro ponto intrigante é a mensagem implícita do texto: por que atribui às teorias educacionais o fracasso de nossas escolas, escolhe como antídotos mandamentos simplistas e os acopla a sugestões de G. t'Hooft sobre como tornar-se bom físico?

Uma possibilidade de leitura da mensagem implícita veiculada pelo texto seria então: A educação produz desastres, quando poderia resolver o problema simplesmente; então vamos seguir as sugestões de G. t´Hooft para formar nossos aluno! Isso vale também para os Licenciandos

Em nossa área, quando um problema complexo é enfrentado com um raciocínio alternativo que simplifica tudo focalizando uma única variável, dizemos que se trata de raciocínio monoconceitual

Será este o caso analisado?

O prêmio Bunge

No dia 26 de setembro passado estive no palácio do Governo do Estado, no Morumbi, como convidado para a cerimônia de entrega dos prêmios Bunge. A premiação deste ano teve um caráter especial devido à comemoração dos 100 anos da presença das Organizações Bunge no Brasil, e dos 50 anos de existência da Fundação Bunge (e conseqüentemente da outorga dos prêmios que se iniciou em 1955). Dentre as áreas escolhidas para premiação, nesta data especial, estava a Física. Como tem sido praxe, foram premiados um pesquisador "sênior" e um pesquisador jovem. No passado, premiados em Física incluem, por exemplo, César Lattes e Oscar Sala. Neste ano, o outorgado foi o Sérgio Rezende, e tenho certeza, é uma escolha que reflete o grande prestígio do Sérgio na comunidade, e sua contribuição à física brasileira.

O meu destaque aqui é para o pesquisador jovem. Foi premiado o Pascoal Pagliuso, da Unicamp. Depois de um doutoramento brilhante no grupo do Prof. Carlos Rettori (1999), este moço se notabilizou em seu pós-doutoramento no Laboratório Nacional de Los Álamos (Estados Unidos, entre 1999 e 2001) ao descobrir e estudar uma nova família de materiais com correlações eletrônicas fortes. Estes materiais exibem propriedades magnéticas e supercondutoras não usuais, e sua física microscópica está por ser ainda completamente desvendada. Atestam a importância do seu trabalho na área de materiais, as já mais de 1.300 citações às 130 publicações do Pascoal (Pagliuso PG, no " web of science "). Isto em tão pouco tempo!

De volta ao Brasil, o Prof. Pagliuso ganhou um concurso na Unicamp (2003), e vem assumindo a responsabilidade de liderar e dar continuidade aos trabalhos do laboratório muito bem montado e, por três décadas, brilhantemente conduzido pelo Prof. Rettori, já aposentado. Vale acrescentar que parte da atividade de pesquisa do Prof. Pagliuso se realiza no Laboratório de Baixas Temperaturas do IFUSP, em colaboração comigo e com os pós-docs Xavier Gratens (S. Paulo) e Letícia Ferreira (Campinas e S. Paulo).

Prof. Nei F. Oliveira Jr.


COLÓQUIO

Dinâmica Quântica no Limite Semiclássico

Prof. Dr. Marcus Aguiar -Instituto de Física - UNICAMP

20 deoutubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Para tempos curtos, a evolução temporal de um pacote de ondas quântico pode ser muito bem descrita pela trajetória clássica correspondente ao centro do pacote. No entanto, para tempos longos, efeitos quânticos sem análogo clássico inevitavelmente aparecem. Mostraremos nesse seminário que efeitos como interferência e tunelamento podem ser ainda descritos por trajetórias clássicas, desde que essas trajetórias sejam estendidas ao plano complexo. Mostraremos que essas trajetórias complexas aparecem naturalmente da aplicação do método do ponto de sela nas equações de propagação quânticas. Ilustraremos esse método semiclássico com exemplos simples de evolução temporal em problemas unidimensionais e também em sistemas caóticos, discutindo a topologia das trajetórias complexas e o fenômeno das cáusticas.


Seminário de Ensino

Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências

O Projeto Manhattan: as bombas atômicas e suas conseqüências"

Profa. Dra. Emico Okuno - Departamento de Física Nuclear - IFUSP

18 de outubro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

No dia 6 de agosto de 2005 foram rememorados os 60 anos da trágica explosão da bomba atômica na cidade de Hiroshima, seguida, três dias depois, pelo lançamento da bomba sobre Nagasaki. Para o projeto e construção dessas duas bombas, além de desenvolvimento de pesquisas na área nuclear, o Projeto Manhattan envolveu vários laboratórios americanos e centros de pesquisa próprios. Milhares de cientistas trabalharam nesse projeto, entre eles 21 detentores do prêmio Nobel em Física e Química. Todos os sobreviventes-vítimas dessas tragédias foram catalogados e acompanhados, fazendo parte de um grande estudo epidemiológico relacionado com os efeitos da radiação. Estudos dessa natureza são a principal fonte para o estabelecimento dos limites atuais de exposição às radiações.


Convite à Física 2005

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Einstein e a Bolsa de Valores"<

Prof.Rogério Rosenfeld, IFT/UNESP

19 de outubro, quarta-feira às 18h - Auditório Abrahão de Moraes

Home-page:http://fma.if.usp.br/convite

A bolsa de valores negocia ativos que possuem um comportamento aleatório, errático<. O processo estocástico usado para modelar o preço desses ativos é o movimento browniano exponencial, uma variante do movimento browniano usual. Einstein, em seu annus mirabilis de 1905, explicou o movimento browniano de uma partícula suspensa em água em termos de colisões de um grande número de moléculas de água com essa partícula. Porém, ele não sabia que 5 anos antes o francês Louis Bachelier defendeu sua tese de doutorado em Paris sobre o movimento de ativos na bolsa usando o mesmo processo do movimento browniano. Neste Colóquio discutiremos como usar o movimento browniano para modelar ativos financeiros e suas conseqüências para contratos sobre esses ativos, denominados derivativos, técnicas largamente utilizadas no mercado financeiro.

Outras informações, assim como a programação completa do ano, poderão ser encontradas na web-page acima.

Os Organizadores


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

FÍSICA PARA TODOS

"As radiações na medicina – aplicações da física à saúde"

Profa. Elisabeth Mateus Yoshimura

21 de outubro, sexta-feira, às 18h

Centro Universitário Maria Antonia - R. Maria Antonia, 294

As radiações foram descobertas no final do século XIX, e, desde então, as aplicações à área médica não param de crescer. No princípio, a simples visualização de partes internas do corpo humano, com o uso dos raios X, possibilitou o diagnóstico, e cura, de muitas doenças. Hoje as radiações ionizantes são empregadas em exames corriqueiros e também em ensaios bastante sofisticados (como tomografia e PET), e em tratamentos bem sucedidos de diversos tumores, cânceres e outras enfermidades. O que vamos abordar são os princípios físicos que tornam possíveis essas aplicações da Física à Medicina.

COMISSÃO DE PESQUISA


PROGRAMA DE CONTRATAÇÃO DE TÉCNICOS DE NÍVEL SUPERIOR - PROCONTES

Encontra-se disponível na página da Pró-Reitoria de Pesquisa:http://www.usp.br/prp o edital e as diretrizes do PROCONTES.

Cronograma: Prazo para recebimento das propostas na Unidade: até 24/10/05; Prazo para recebimento das propostas na Pró-Reitoria: até 03/11/05; Divulgação do resultado da primeira fase (lista dos pedidos qualificados): 11/11/05; Prazo final para pedidos de reconsideração: 30/11/05; Divulgação do resultado definitivo: 12/12/05.


IAG/USP

SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA

"O Estudo de Estrelas Jovens no Brasil"

Profa. Jane Gregorio-Hetem - IAG/USP

17 de outubro, segunda-fera, às 13h

Local: IAG, Auditório 1, Bloco Principal


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
José Guilherme de Oliveira Brockington
"A realidade escondida: a dualidade onda-partícula para alunos do Ensino Médio"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Mauricio Pietrocola (orientador – FEUSP), Osvaldo Frota Pessoa Júnior (FFLCH/USP) e Fernanda Ostermann (UFRGS)
21/10, sexta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 18.10.2005

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Anfíbios e seus venenos: uma abordagem integrativa"
Marta M. Antoniazzi - Instituto Butantan
Auditório Gleb Wataghin (Norte), às 15h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"O Projeto Manhattan: as bombas atômicas e suas conseqüências"
Profa. Dra. Emico Okuno - Departamento de Física Nuclear - IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Origens da especificidade da interação entre proteína e DNA no operon lac"
Roberto Salinas - IQ-USP
Sala 204, Ed. Principal – Ala I, às 17h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Saturação e Perda de Energia"
Arthur Luciano Vezzoni Ramos dos Reis - GRHAFITE – IFUSP
Sala 335, Ed. Principal – Ala 2, às 17h


4a. FEIRA, 19.10.2005

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Programação Genética, Redes Neurais e o Jogo da Minoria"
Fabiano Leme Ribeiro - IFUSP
Sala 204, Ed. Principal - Ala I, às 14h

CONVITE À FÍSICA 2005
"Einstein e a Bolsa de Valores"
Prof. Rogério Rosenfeld - IFT/UNESP
Auditório Abrahão de Moraes às 18h


5a. FEIRA, 20.10.2005

COLÓQUIO
"Dinâmica Quântica no Limite Semiclássico"
Prof. Dr. Marcus Aguiar -Instituto de Física - UNICAMP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

SEMINÁRIO DO LABORATÕRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Indian Synchrotron Sources, Indus-1 and Indus-2"
Dr.R.V. Nandedkar - Diretor Científico do Center for Advanced Technology, Indore, Índia
Sala 105 do Ed. Basílio Jafet, às 17h


6a. FEIRA, 21.10.2005

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFEP
"Estudos da Indução de Birrefringência em Cristais Líquidos Liotrópicos na Fase Isotrópica"
Líria Cássia dos Santos - IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Virgínia Gonçalves França
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
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