ANO XXIV - No.32 - 21/10/2005

ÍNDICE


Educar é simples, educar com qualidade é outra história

É bastante positivo que as diferentes visões sobre a educação no IFUSP sejam apresentadas e contrapostas. Uma delas, "Aula bombom e o prêmio Nobel", apareceu no Bifusp No.29 deste ano e uma outra, "Aula bombom e o prêmio Nobel: Educar é simples?", no Bifusp No.31.

Bastante revelador este último. Colegas ficaram incomodados com o fato de que no primeiro texto eu tenha abordado apenas um aspecto do problema educacional, o mais importante deles, o da qualidade.  Apesar de meus comentários terem sido escritos de forma clara e direta eles procuraram interpretações ocultas e inexistentes e não compreenderam o cerne do exposto. A mensagem é simples: se quiser tornar-se um físico bem qualificado trabalhe muito, dentro e fora da sala de aula;  valorize os professores que instigam sua curiosidade, que exigem que você pense e que o forçam a trabalhar. Tornar-se um bom físico (de fato, um bom profissional em qualquer área) é árduo, muito árduo.

O curioso é que as onze lições do meu texto foram reescritas pelos colegas de maneira suave e amena, como se estivéssemos vivendo num mundo ideal e imaginário. Isto é simplesmente a confirmação do que escrevi: os estudantes não são preparados para a vida real. Afinal de contas, você prefere um professor que afirme: "A vida não é fácil, acostume-se com isso", ou um educador que professe: "Viver é resolver problemas. Vamos juntos aprender a enfrentá-los"? Você acha que tal educador estará junto de você, fora da escola, para enfrentar os seus problemas? Além disso, você não prefere um professor competente, que saiba de antemão as dificuldades a serem encontradas, a um educador que vai aprender a resolver os problemas junto com você?

Os colegas não só não captaram a essência do meu texto como demonstraram que meus comentários estão corretíssimos. Para finalizar, é bom lembrar as palavras de Einstein, "a tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer", e seguir o conselho de Paulo Freire, "deve-se dizer não àquela educação que domestica e acomoda".

E garanto, não há mensagens ocultas neste texto!

Prof. Victor Rivelles


DIRETORIA

No próximo dia 25 de outubro, 3a. feira, será realizado o 1o. turno da eleição para a composição da lista de nomes para a escolha do Reitor da USP. No Instituto de Física, o pleito será realizado na sala 207 da Ala 1, das 9 às 13h e fazem parte do Colégio Eleitoral todos os membros da Congregação.

Cópia da Resolução que dispõe sobre esta eleição já foi encaminhada aos membros da Congregação. Entretanto, a Assistência Acadêmica encontra-se à disposição para esclarecimentos através do ramal 7000.


COLÓQUIO

"O Núcleo Atômico: cerne da matéria, combustível das estrelas"

Prof. Dr. Alejandro Szanto de Toledo -Departamento de Física Nuclear - IFUSP

27 de outubro, quinta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

Este colóquio pretende, conforme sugestão da CPq-IFUSP, apresentar o estado da arte na área de Física Nuclear, suas principais questões e desafios, bem como as perspectivas e tendências futuras.

Mostraremos resultados recentes de pesquisas em altas energias, projetos em andamento na área de baixas energias, alguns envolvendo o estudo de núcleos exóticos, assim como aplicações atuais nas áreas de biomédica, energia, meio-ambiente, agricultura e materiais.

Discutiremos as possibilidades e mecanismos para a comunidade brasileira contribuir em pesquisas na fronteira do conhecimento, e apresentaremos elementos para uma possível reorganização da área no Brasil e, em particular no IFUSP, com possíveis desdobramentos em relação à formação de recursos humanos e maior competitividade na pesquisa.


Seminário de Ensino

Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências

"Einstein e a Cultura"

Prof. Dr. João Zanetic - Departamento de Física Experimental - IFUSP

25 de outubro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

Durante esse ano tive oportunidade de partilhar minha idéias sobre o tema "Einstein e a Cultura" com diferentes platéias em diversas cidades brasileiras. Quando me foi solicitado, enviei o resumo abaixo para fins de divulgação dos eventos e ele serve de sumário do conteúdo temático que pretendo tratar no seminário. Pretendo, também, expor brevemente as minhas impressões sobre a reação de diferentes públicos e locais para as palestras que aconteceram.

"Einstein, além de ter sido a maior personalidade da física do século XX, foi um dos mais importantes intelectuais da primeira metade desse mesmo século. No campo mais específico da atividade científica ele não se restringiu às contribuições revolucionárias nos diferentes campos da Física em que atuou, ele também deixou muitas reflexões de natureza metodológica e epistemológica que influenciaram cientistas, filósofos e escritores.

Em parte, devido ao mito em que se transformara ainda em vida, principalmente após a confirmação da relatividade geral, por ocasião do eclipse de 1919, Einstein sempre era convidado a manifestar-se sobre aspectos da educação e da cultura de seu tempo e sobre as conjunturas políticas e sociais de sua época. Seus comentários sobre esses temas continuam extremamente vivos e atuais.

Nesta breve palestra, pretendo abordar algumas dessas contribuições de Einstein focalizando, em particular, possibilidades interdisciplinares que favoreçam a inserção de suas idéias para um público muito mais amplo, exemplificando seu papel na análise da educação, da epistemologia, da política e da literatura.

Destacarei alguns exemplares da literatura universal que influenciaram e/ou se inspiraram no modo de pensar de Einstein, em particular, os escritos de Fiódor M. Dostoievski, H. G. Wells e Friedrich Dürrenmatt. Por exemplo, Dostoievski, em um de seus romances, chegou a desprezar a tão desejada paz e harmonia universal caso ela fosse conquistada às custas do menosprezo a destinos individuais; por outro lado, por meio de uma interpretação menos rigorosa da obra de Einstein, encontramos nela a busca de uma harmonia cósmica que, embora baseada no coletivo das partículas, não queria ignorar o "destino" de uma única partícula individual. Afinal, "Deus não joga com dados", teria afirmado Einstein".


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Estudos Estruturais de Glicosil Hidrolasas em Cristais e em Solução"

Dr. Igor Polikarpov - Instituto de Física de São Carlos/USP, SP

26 de outubro, quarta-feira, às 14h - Sala de Seminários José Roberto Leite

Nesta palestra apresentaremos nossos recentes resultados em estudos de glicosil hidrolases das famílias 3, 27, 32 e 35 por cristalografia de proteínas e espalhamento de raios X à baixo ângulo (SAXS). Introduziremos, primeiramente, a nova técnica de derivatização "crio-derivatização rápida" utilizada para a resolução de estruturas de proteínas inéditas, que foi desenvolvida com nossa participação. Descreveremos as estruturas de alpha-galactosidase do fungo Trichoderma reesei, exo-inulinase do Aspergillus awamori, beta-galactosidase do Penicillium sp. resolvidas ab initio por este método. Além disso, apresentaremos os resultados dos estudos em solução da beta-manosidase e da beta-xilosidase obtidos pela técnica de SAXS. Argumentaremos que o uso integrado das técnicas estruturais aplicadas às proteínas em cristais e em solução aumenta nossa capacidade de estudos e a riqueza das informações obtidas.


Convite à Física 2005

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Da Ordem ao Caos: Um Panorama da Física de Sistemas Complexos"

Profa. Carmen C.P. do Prado - IFUSP

26 de outubro, quarta-feira, às 18h - Auditório Abrahão de Moraes,

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

A física teórica do século XX floresceu a partir da revolução introduzida pelas idéias da teoria da relatividade e da mecânica quântica, às quais Einstein deu contribuições fundamentais. Sua principal ferramenta foi o cálculo e uma de suas expressões mais importantes foi a teoria de campos. Apoiava-se no conceito de continuidade, na busca por simplicidade e por simetrias. Parte dos novos desafios a serem enfrentados pelos físicos do nosso século estão surgindo de uma nova revolução, desta vez introduzida pelas idéias da teoria do caos. Nesse colóquio apresentaremos alguns conceitos fundamentais ligados à teoria do caos (um conceito matemático), aos fractais e aos chamados sistemas complexos, descontínuos por sua própria natureza, exigindo o desenvolvimento de novos conceitos e novas ferramentas. A termodinâmica e a mecânica estatística, às quais Einstein também deu contribuições fundamentais, têm papel importante nesse cenário.

Os Organizadores


COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINA

Comissão de Avaliação de Disciplinas (CAD) comunica que estão disponíveis na sua página, www.if.usp.br/cad, os resultados dos 1º e 2º questionários do 1º semestre/2005, referentes às avaliações das disciplinas de graduação e pós-graduação.

CAD


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrições para a Pós-Graduação em Física para o 1º semestre de 2006

As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 24 de outubro a 04 de novembro de 2005 na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso de Provas e Títulos para provimento de um cargo de Professor Doutor, junto ao Departamento de Física Nuclear - Edital IF-33/05, no qual está inscrita a Profa. Dra. Márcia de Almeida Rizzutto terá início no dia 25 de outubro de 2005, às 9h00m, na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 209 da Ala II.

Encerram-se dia 31 de outubro de 2005, as inscrições para os seguintes Concursos de Provas e Títulos para provimento de um cargo de Professor Titular: junto ao Departamento de Física dos Materiais e Mecânica - Edital (IF-17/05) e  junto ao Departamento de Física Matemática - Edital (IF-18/05).

Maiores informações poderão ser obtidas na Assistência Acadêmica nos ramais 6902 e 7000.


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

Resultado da Eleição dos Representantes Não-Docentes junto ao CTA - Realizada em 17.10.2005

Antonio Carlos Tromba

David Bärg Filho

Tarsis Mendes Germano

Votos em Branco

Votos Nulos

Total de Eleitores

93

29

23

1

2

148


ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

Solicitamos a atenção de todos,  no sentido de observar que as correspondências enviadas ao serviço de protocolo (carta simples, Sedex, AR, etc.), deverão estar acompanhadas da respectiva Guia de Operação.

Esta medida se faz necessária a fim de otimizar a rotina interna da área financeira.

Francisca de Franco Ferreira

Assistente Financeira do IFUSP


IAG/USP

SEMINÁRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE ASTRONOMIA

"O UNIVERSO BEBÊ"

Prof. Jorge E. Horvath - IAG/USP

24 de outubro, segunda-feira, às 13h

Local: IAG, Auditório 1, Bloco Principal


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 24.10.2005

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Mecânica Quântica em Espaços Curvos"
Dr. Celso de Camargo Barros Jr. – IFUSP
Sala Jayme Tiomno, Edificio Principal, às 16h


3a. FEIRA, 25.10.2005

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA
"Aplicações da Holografia Interferométrica usando Cristais Fotorrefrativos"
Prof. Dr. Mikiya Muramatsu - IFUSP
Auditório Gleb Wataghin (Norte), às 15h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Einstein e a Cultura"
Prof. Dr. João Zanetic - Departamento de Física Experimental - IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Tunelamento de Spins"
Prof. Dr. Diógenes Galetti, IFT - UNESP
Sala 335, Ed. Principal – Ala 2, às 17h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE DOSIMETRIA
"Luminescência opticamente estimulada: busca de novos materiais dosimétricos"
Profa. Dra. Elisabeth Mateus Yoshimura - IFUSP
Sala de Seminários do LAFN, Ed. Oscar Sala, ás 17h


4a. FEIRA, 2610.2005

CONVITE À FÍSICA 2005
"Da Ordem ao Caos: Um Panorama da Física de Sistemas Complexos"
Prof.a Carmen C.P. do Prado - IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes às 18h


5a. FEIRA, 27.10.2005

COLÓQUIO
"O Núcleo Atômico: cerne da matéria, combustível das estrelas"
Prof. Dr. Alejandro Szanto de Toledo -Departamento de Física Nuclear - IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Nelson Fiedler-Ferrara
Secretária: Virgínia Gonçalves França
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br