ANO XXV - No.09 - 13/04/2006

ÍNDICE


Homenagem a Ettore Majorana

A maioria dos físicos, se indagados sobre quem inicialmente desenvolveu a teoria do núcleo atômico constituído por prótons e nêutrons, responderia, imediatamente: Werner Heisenberg. Porém, o que poucos sabem, é que a teoria que leva o nome do cientista alemão, já havia sido desenvolvida anteriormente por um jovem pesquisador e por ele relatada ao grande Enrico Fermi, que imediatamente percebeu a beleza do que lhe estava sendo apresentado e o incentivou a publicá-la. Contrariamente às expectativas, o jovem não só recuou como impediu que seus amigos relatassem suas idéias. Seu nome: Ettore Majorana.

Desde cedo demonstrou ser genial, embora se esquivasse de qualquer tipo de exibição pessoal. Enquanto as outras crianças contavam estórias e brincadeiras, o pequeno Ettore brincava com seus números. Ettore era admirado por todos que o conheciam. Em contrapartida, seus amigos do Instituto de Via Panisperna o consideravam um tipo esquisito. Tímido, misantrópico, esquivo, incompreensível, diferente de todos e indiferente a todos e a tudo (...), essas são as palavras de seu amigo Segrè ao descrevê-lo. Majorana realmente não tinha um tipo convencional de ser e, como surge no Instituto, também desaparece. Aos 26 de março de 1938 faz seu último contato através de um telegrama, no qual informa que está retornando a Nápoles, aparentemente após uma tentativa de suicídio frustrada. Religiosidade, inteligência, dilemas com a ciência, inquietude da alma, incapacidade de viver no mundo tal como ele é. Seriam esses elementos intrínsecos ao espírito do "Grande Inquisidor"?

No último dia 26, completou-se 68 anos do desaparecimento de Ettore Majorana, que foram relembrados em uma bela homenagem em Catânia (Itália) onde nasceu.

Suicídio físico ou científico? A pergunta ressurge mais forte do que nunca em vista do centenário de seu nascimento. O rapaz de olhos tristes, cliente cativo da Macedônia, em pouco tempo tornou-se um dos maiores físicos nucleares, que segundo Fermi, só comparável a Newton ou Galileu. Apesar disso, publicou apenas 9 trabalhos, sendo que um deles só se tornou público cerca de quatro anos após seu desaparecimento. Dentre estes podemos citar sua equação de infinitas componentes das partículas elementares, sua proposta dos "Neutrinos de Majorana" (com a representação de Majorana das matrizes de Dirac, imprevisivelmente, C. Becchi chama nossa atenção para a evidente formulação do princípio da ação quântica que aparece, logo nas páginas iniciais do referido artigo), as forças de troca nucleares de Heisenberg-Majorana, o efeito Majorana-Brossel.

Assim através dessas poucas palavras, presta-se uma singela homenagem a esse sensível e proeminente físico, que mesmo com sua breve passagem pela física, deixou uma marcante contribuição.

   

Viviane Morcelle

Mestranda em Física Nuclear do IFUSP


COLÓQUIO

"Uma excursão ao longo da história da Teoria dos Campos Quânticos e da Teoria das Cordas"

Prof. Dr. Bert Schroer

Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ

20 de abril, quinta-feira, Auditório Norte, às 16h

Uma maneira eficiente para entender o conteúdo conceitual da física das partículas é seguir como as idéias se desenvolveram historicamente. O berço da Teoria dos Campos Quantizados já está dentro da última parte do "trabalho dos três homens" (Born-Heisenberg-Jordan) de 1925, que foi apresentado por Pascual Jordan. É interessante notar que, depois de ter colaborado com Oscar Klein e com Wolfgang Pauli sobre este assunto, Jordan pensou que a quantização da Lagrangiana é uma formulação transitória e que a linha de chegada deve ser uma formulação intrínseca "sem bengalas clássicas". Este sonho de Jordan está finalmente começando a ser cumprido nos últimos anos.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Bose-Einstein Condensation: An Ab Initio Many-Body Approach"

Prof. Dr. Tapan K. Das

Department of Physics, University of Calcutta - Índia

19 de abril, quarta-feira, Ed. Alessando Volta, Bl. C, Sala de Seminários José Roberto Leite, às 16h

Abstract:

Bose-Einstein condensation (BEC) was predicted by Einstein in 1924, following Bose's treatment of photons. Below a critical temperature, a macroscopic fraction of bosons can be in the lowest single particle level, forming a BE condensate. The atomic cloud behaves as a single quantum system having a macroscopic size and exhibiting quantum effects on a macroscopic scale.

Experimental detection was possible only in 1995 due to difficulties of attaining temperatures of the order of nano-Kelvins and confining bosons in a gaseous state at such temperatures - conditions which are necessary for the formation of BEC. Since then, BEC has become a very hot topic - several Nobel Prizes were awarded in BEC related works.

We tackle the challenging problem of an ab initio investigation of a large number of interacting bosons by approximating an exact many-body theory to a highly manageable form, utilizing the diluteness of BEC. The talk will present a brief overview of the theory, its results and the modifications now being carried out at the USP.


CONVITE À FÍSICA 2006

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"As dimensões da natureza e a natureza das dimensões"

Prof. Daniel Augusto Turolla Vanzella – Instituto de Física de São Carlos / USP

19 de abril, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

 

A idéia de dimensão encontra aplicações nos mais diversos ramos da Ciência, em particular na Física. Apesar de comumente associarmos as dimensões com noções de espaço e tempo, veremos que elas são muito mais gerais, acomodando inclusive dimensões fracionárias e até mesmo "espaços" de dimensões infinitas. Nesse Colóquio vamos discutir como a compreensão da natureza expandiu nossas idéias do que constitui uma dimensão.

Os Organizadores


COMISSÃO DE PESQUISA

Programa de Pós-Doutorado

A participação de pesquisadores com doutorado recente tem importância crescente no desenvolvimento das atividades de pesquisa da USP. Ciente disso, a Universidade oferece a pesquisadores, pós-doutores e coordenadores vantagens semelhantes às ofertadas a seus estudantes de pós-graduação. Incluem-se aí benefícios dos serviços de saúde da Universidade, acesso a bibliotecas e recursos computacionais. Têm acesso a tais benefícios tanto os bolsistas de Pós-Doutorado das agências de fomento quanto os Jovens Pesquisadores da FAPESP, e os bolsistas dos Programas PROFIX, do MCT e PRODOC da CAPES. Aceitam-se, também, pesquisadores que trabalham sem o apoio de agências de fomento, desde que seus projetos de pesquisa sejam reconhecidos pelos Conselhos Departamentais e pelas Comissões de Pesquisa das Unidades da USP, ou órgão equivalentes.

A inscrição no Programa de Pós-Doutorado da Pró-Reitoria de Pesquisa deve ser feita na Comissão de Pesquisa da Unidade em que o trabalho será desenvolvido. Mais informações podem ser obtidas no endereço http://www.usp.br/prp .


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO.
Ricardo Elgul Samad.
"Desenvolvimento de um amplificador de pulsos ultracurtos de Cr:LiSAF para um sistema laser híbrido de alta potência"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Nilson Dias Vieira Junior (orientador – IPEN), Antonio Martins Figueiredo Neto (IFUSP), Paulo Alberto Nussenzveig (IFUSP), Carlos Schwab (IEAv/CTA) e Sérgio Carlos Zílio (IFSC/USP).
20/04, quinta-feira, Ala 2 do Ed. Principal do IFUSP, Sala 209, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Valdenir Orides da Silva
"Estudo das propriedades de termoluminescência e de ressonância paramagnética eletônica da cordierita natural"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Shigueo Watanabe (orientador – IFUSP), Sônia Hatsue Tatumi (FATEC/SP) e Letícia Lucente Campos Rodrigues (IPEN).
20/04, quinta-feira, Ed. Oscar Sala do IFUSP, Sala de Seminários do LAFN, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 17.04.06

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Oscilação de neutrinos como novo paradigma para uma nova física de precisão"
Dr. Pedro Cunha de Holanda – IFUSP
Ed. Principial, Sala Jayme Tiomno, às 16h


3a. FEIRA, 18.04.06

EMINÁRIO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Expansões em série para processos estocásticos"
Carlos Eduardo Fiore
Ala 1, Sala 204, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Produção de J/Psi no Regime de Saturação"
Prof. Dr. Francisco de Oliveira Durães, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Ed. Principal – Ala 2, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 19.04.06

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Bose-Einstein Condensation: An Ab Initio Many-Body Approach"
Prof. Dr. Tapan K. Das, Department of Physics, University of Calcutta - Índia
Ed. Alessandro Volta, Bl. C, Sala de Seminários José Roberto Leite, às 16h

CONVITE À FÍSICA 2006
"As dimensões da natureza e a natureza das dimensões"
Prof. Dr. Daniel Augusto Turolla Vanzella, Instituto de Física de São Carlos / USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 20.04.06

COLÓQUIO
"Uma excursão ao longo da história da Teoria dos Campos Quânticos e da Teoria das Cordas"
Prof. Dr. Bert Schroer, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - RJ
Auditório Norte, às 16h


ENCARTE

ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

Informamos que Ednéia Alves Rezende foi incluída na lista de nomes componentes da Comissão Setorial do Sistema de Arquivos da Universidade de São Paulo (SAUSP) no IFUSP, em substituição a Ailton de Souza Coelho.

Monica Pacheco

Assistente Administrativa

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS - CAD

Iniciaremos no dia 17/04 a 1ª etapa do processo de Avaliação Continuada. Os questionários devem ser preenchidos e entregues pelos alunos até o dia 28/04.

Esperamos que um grande número de alunos participe desta etapa.

A CAD agradece a cooperação dos alunos e professores no processo. Desejamos que todos se envolvam cada vez mais neste esforço conjunto.


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Lucimara Navarrete
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br