ANO XXV - No.15 - 26/05/2006

ÍNDICE


LANÇAMENTO DO LIVRO

Convidamos a comunidade do IFUSP a participar do lançamento do livro

"Notas de Física-Matemática: Equações Diferenciais,

Funções de Green e Distribuições"

Carmen Lys Ribeiro Braga

Editora Livraria da Física, 2006

a ser realizado no próximo dia 1 de junho, quinta-feira, às 16 horas, em frente à sala Jayme Tiomno do Departamento de Física Matemática.

A Profª. Carmen Lys Ribeiro Braga (1923-1989), foi uma das mais notáveis docentes do Instituto de Física da USP. Ministrou durante muitos anos os cursos de Física-Matemática e de Métodos de Física Teórica, contribuindo para a formação de várias gerações de estudantes de Física e de Matemática. Suas notas de aula, cuja edição aqui apresentamos, atestam o alto nível das disciplinas por ela ministradas.

O tratamento de numerosas aplicações da teoria, à Eletrodinâmica e à Teoria do Calor, sempre foi uma característica marcante das aulas da Profa. Carmen, sem dúvida em parte por influência do seu grande mestre, o Prof. Laurent Schwartz (1915-2002). Essa característica domina todo o texto, em particular, os notáveis capítulos sobre funções de Green e sobre a teoria elementar de distribuições, excepcionalmente ricos em importantes aplicações não-triviais.

O material apresentado procede de notas de aula da Profª. Carmen, distribuídas a seus estudantes em diversos cursos, notas essas que elaborou ao longo de vários anos com apoio de colegas. A transcrição preservou a vivacidade pedagógica dos textos originais, dedicados primordialmente à leitura e ao estudo de seus alunos. O núcleo central do livro são os dois capítulos finais, voltados às funções de Green e à Teoria das Distribuições, ambos dotados de qualidades raramente encontradas na literatura.

É nossa expectativa que a publicação desse curso contribua à perpetuação da sua memória e à preservação de uma cultura educacional legítima, em um país em que as contribuições mais importantes são rapidamente esquecidas.

Desejamos que o texto que apresentamos seja útil a docentes e estudantes!

Tendo-a conhecido bem, podemos afirmar que é a essa última qualidade que ela teria atribuído o maior valor.

Os editores do livro.


Dia Mundial da Metrologia

Prezados colegas do BIFUSP:

O dia 20 de maio é o dia Mundial da Metrologia e comemoramos, neste ano de 2006, os 131 anos da assinatura da "Convenção do Metro" (CM), em Paris, em 1875. O Brasil foi um dos 17 países participantes, desta cerimônia, devido ao interesse específico do Imperador D. Pedro II em Ciência, Tecnologia, Globalização e Modernidade. Infelizmente devido a entraves burocráticos o Governo do Brasil não referendou a referida assinatura e se desligou logo depois, só voltando a ser signatário, por um curto período de 1921 a 1931 e reintegrando-se ativamente a partir de 1954.

Atualmente, a convenção do Metro conta com 51 signatários, o que representa a quase totalidade dos países que participam do comércio internacional. A "Convenção do Metro" é um "Tratado Diplomático" cuja instância máxima é a "Conferência Geral de Pesos e Medidas - CGPM" que se reúne, atualmente, a cada 4 anos e é composta pelos delegados designados pelos governos dos países signatários da Convenção do Metro. Os principais instrumentos de atuação da CM são o Bureau Internacioanal de Pesos e Medidas (BIPM), e o Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM). As funções do BIPM e CIPM e sua evolução desde sua instituição estão descritos no texto abaixo preparado pelo Diretor do BIPM, Dr. Andrew Wallard, por ocasião do "Dia Mundial da Metrologia 2006" (este texto foi traduzido pelo Inmetro e se encontra no sítio do INMETRO www.inmetro.gov.br. O documento original se encontra no sítio do BIPM) O Brasil participa como membro do CIPM desde 1967 devendo-se notar que os três membros que participaram desde então foram todos da USP, a saber: Prof. Luís Cintra do Prado (Depto. de Física-Escola Politécnica) 1967-84; Prof. Oscar Sala (IF-USP) 1984-92; e Prof. Giorgio Moscati (IF-USP) 1995-presente (ocupando, atualmente, a Vice - Presidência do CIPM).

Prof. Dr. Giorgio Moscati

 

Dia Mundial da Metrologia 2006

O Universo da Metrologia a Serviço do Mundo

A Convenção do Metro foi assinada em 20 de maio de 1875, uma data celebrada hoje como o Dia Mundial da Metrologia. A Convenção criou o Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e estabeleceu a forma global para a colaboração na ciência das medições e na sua aplicação industrial, comercial e na sociedade. O objetivo original da Convenção do Metro - a uniformidade das medições em todo o mundo - permanece importante até hoje, em 2006, assim como era em 1875.

Contudo, nos últimos 130 anos, tem ocorrido mudanças muito significativas no mundo, familiarizando-nos com os efeitos da globalização, compartilhando preocupações sobre o meio ambiente e sobre a saúde, acompanhando as novas tecnologias e reconhecendo a importância do comércio mundial para o crescimento da economia. Estes são todos os campos nos quais a exatidão, a confiabilidade e a rastreabilidade das medições são vitais e trazem benefícios técnicos e econômicos para todos nós. Eles são a maior prioridade para os metrologistas do BIPM e dos Institutos Nacionais de Metrologia.

Durante mais de 100 anos o foco primordial do BIPM foi a metrologia na física e na engenharia. Este foco tem que ser ampliado uma vez que há sempre novas exigências: em áreas como a nanotecnologia, a medição mais precisa do tempo para o uso do comércio, para a navegação e uma faixa mais ampla para as medições ambientais, que exigiram a inclusão das medições na química, nos trabalhos do BIPM nos anos 90 e, mais recentemente, para estimular a expansão da metrologia química.

As necessidades de medição em novas áreas estão sendo continuamente consideradas como um estímulo à inovação tecnológica para o crescimento da economia, impondo ao BIPM a necessidade de criar parcerias com outros organismos intergovernamental e internacional. Estas parcerias, amparadas por Memorandos de Entendimento, incluem a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização de Alimentos e Agricultura (FAO) e a Agência Mundial Anti-Doping (WADA). Por exemplo, nos últimos anos, uma parceria com a OMS, a Federação Internacional para Clínica Química e Medicina Laboratorial (IFCC) e a Cooperação Internacional para Acreditação de Laboratórios (ILAC) promoveu a aplicação dos conceitos metrológicos essenciais: rastreabilidade ao Sistema Internacional de Unidades (SI) e incerteza de medição, no contexto da medicina laboratorial, área esta claramente de preocupação de todos nós.

A comunidade internacional de metrologia está realizando um bom progresso na compreensão e na redução das incertezas associadas às medições na área médica, tais como: o colesterol no sangue ou a detecção confiável de indicadores de doenças do coração, a exemplo da troponina. Baseado em informações mais precisas, os metrologistas podem trabalhar com os médicos especialistas e os usuários de clínicas, num sistema mundial, no qual as medições realizadas em áreas críticas são harmonizadas e que os resultados obtidos são os mesmos, para as mesmas amostras, em qualquer parte do mundo.

Conseqüentemente, os clínicos estarão habilitados a fazerem diagnósticos e prescreverem tratamentos baseados em medidas mais exatas e confiáveis do que nós conhecíamos anteriormente. Os pacientes podem ter confiança que, se precisarem de tratamento em outro lugar, as medições terão como base os mesmos padrões de referência metrológica. Certamente, há um grande benefício econômico e social, proveniente dos tratamentos médicos baseados em medições mais exatas e mais confiáveis. Um estudo recente nos Estados Unidos estimou que o impacto econômico de um programa associado à medição do colesterol, num período de 13 anos, foi da ordem de 3,5 bilhões de dólares (valor referente a 1999).

As necessidades mundiais do comércio requerem medições de âmbito mundial. Muitas dessas transações demandam a calibração de um dispositivo ou de um sistema. Muitas delas estão relacionadas com a avaliação da conformidade e outras têm que atender a uma legislação nacional ou regional. Se as medições feitas por um exportador não forem reconhecidas e aceitas por um importador, as medições devem ser repetidas de forma a atender os requisitos locais de rastreabilidade, ou para criar uma confiança entre o importador e o exportador, ou com os agentes reguladores.

Há muitos exemplos da prática de repetição das medições que aumentam os custos e podem ser consideradas também como uma barreira técnica ao comércio. Estudos recentes mostraram que 70% do ônus da exportação de produtos manufaturados dos países em desenvolvimento, resultam de barreiras técnicas impostas por outros países. Mesmo nos países desenvolvidos, o custo para atender às barreiras técnicas pode ultrapassar 8% do custo da exportação. O reconhecimento da equivalência das medições e a sua aceitação pelas autoridades nacionais poderiam reduzir os efeitos das barreiras técnicas ao comércio.

O Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM) gerencia um Arranjo de Reconhecimento Mútuo (Mutual Recognition Arrangement - MRA) para a aceitação dos certificados de calibração e dos relatórios de ensaios emitidos pelos Institutos Nacionais de Metrologia (INM). O CIPM MRA auxiliará a eliminar muitas fontes de barreiras técnicas, disponibilizando uma base reconhecida de equivalência das medições para aceitação de certificados de calibração e de relatórios de ensaios de outros INM. As incertezas associadas às medições que foram registradas na Base de Dados das Comparações-chave do BIPM (Key Comparison Data Base - KCDB), foram todas acordadas numa avaliação internacional (peer review) e estão disponíveis nos níveis apropriados às necessidades locais. O CIPM MRA congrega mais de 160 laboratórios nacionais e laboratórios especializados que têm o amparo dos 51 Estados Membro da Convenção do Metro e os 20 Estados e Economias Associados que integram a Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM). Em conseqüência disso, é relevante a adoção da base de dados, pelos Estados e Economias, em todos os estágios do seu desenvolvimento industrial e metrológico, para a comercialização dos seus produtos.

Em janeiro de 2006, juntamente com a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML) e a Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC), o BIPM publicou uma declaração sobre a relevância do CIPM MRA e os instrumentos (meios) relacionados com a redução das barreiras técnicas. Esta declaração foi enviada aos Governos e aos organismos internacionais envolvidos com o comércio, bem como às instituições reguladoras e aos grupos e autoridades econômicos internacionais com o pedido de apoio e de sua adoção. Esta importante declaração está disponível no site do BIPM (www.bipm.org).

O CIPM MRA enfatiza a importância da rastreabilidade das unidades de medida do Sistema Internacional de Unidades (SI) e a sua aplicabilidade a todos os campos da ciência e da tecnologia. O BIPM é responsável pelo SI que está sendo continuamente adaptado às necessidades dos usuários e modificado em função do progresso da tecnologia. Neste sentido, é uma satisfação anunciar, no Dia Mundial da Metrologia - 2006, a publicação da 8a edição do livro do SI. Esta publicação substitui a edição de 1998 e apresenta a pesquisa mais recente das decisões da CGPM e do CIPM referentes às unidades de medida. O livro está disponível no site do BIPM e também pode ser obtido por intermédio da comunidade metrológica de todo o mundo.

Pela primeira vez, o livro do SI será complementado por um resumo simplificado de 4 páginas que poderá ser impresso a partir do site do BIPM. Este resumo destaca os elementos chave do Sistema Internacional e será utilizado pelos INM e toda a comunidade metrológica mundial, de modo a promover o mencionado Sistema a todos os usuários. A versão completa do Livro SI e o seu resumo estão disponíveis em francês e em inglês. Adicionalmente, haverá uma edição do tipo "livro de bolso", em inglês.

Os metrologistas têm o compromisso de servir o mundo melhorando e harmonizando as medições, no âmbito mundial. Este compromisso é destacado no slogan: "O Universo da Metrologia a Serviço do Mundo", assim como continuamos a prover amplos benefícios a todos os segmentos da sociedade.

Andrew Wallard, Diretor do BIPM


COLÓQUIO

"Bactérias Multicelulares Magnéticas"

Prof. Dr. Henrique Lins de Barros, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – RJ

01 de junho, quinta-feira, Auditório Norte, às 16h

O estudo de águas hipersalinas da costa brasileira mostrou a existência de um organismo multicelular constituído por cerca de 25 células procariotas. Este organismo apresenta resposta magnetotáctica e produz mais de mil cristais de sulfeto de ferro magnético (greigita). A distribuição destes cristais nas células, o momento magnético total, o movimento coordenado observado além de junções entre células e outras características biológicas permitem afirmar tratar-se de um organismo multicelular e não de uma colônia ou agregado. Medidas do momento magnético permanente, da velocidade de migração, do raio do organismo, e observações em microscopia ótica confocal e eletrônica (varredura e transmissão), mostram que este organismo tem um ciclo de vida que nunca passa pelo estágio unicelular, de 25 células para cerca de 50, e ocorre a divisão fornecendo dois novos organismos de 25 células. Observa-se uma região central acelular que parece ser responsável pela comunicação intercelular.


SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA ATMOSFÉRICA

"Aerosol/cloud interactions: The importance of chilling out, finding the right chemistry,

and why size really matters"

Dr. Kevin Noone, Diretor Executivo do International Biosphere-Atmosphere Programme (IGBP)

31 de maio, quarta-feira, Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 14h

Results from a couple of experiments looking at

a) chemical effects on ice formation;

b) organic aerosols and cloud droplet formation, and

c) cloud drop formation on Aitken mode particles.


Convite à Física 2006

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Neutrinos: 50 anos"

Profª. Drª. Renata Zukanovich Funchal, IFUSP

31 de maio, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Onipresentes desde o início do universo, os neutrinos apareceram para a Física de forma singular, primeiro como partículas teóricas. Inventados por W. Pauli em 1930, como solução ad-hoc ao problema da aparente não-conservação da energia no decaimento beta, tiveram que esperar até 1956 para serem observados experimentalmente.

Hoje sabemos que existem pelo menos três tipos de neutrinos distintos, que são copiosamente produzidos pelas estrelas, por decaimentos na atmosfera terrestre, no interior da Terra ou dentro de nossos corpos. São de fato, depois dos fótons, as partículas conhecidas mais abundantes do universo!

Possuímos diversas evidências, especialmente nos últimos 8 anos, de que essas partículas possuem um comportamento inusitado relacionado a um fenômeno quântico denominado oscilação de sabor.

Nesse colóquio traçaremos um percurso através dos mistérios e descobertas que têm guiado nosso entendimento da Física de neutrinos nos últimos 50 anos.

Os Organizadores


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

A programação completa do ciclo de palestras pode ser obtida no site http://www.if.usp.br/cultext/index.shtml.

 

"Máquinas de acelerar partículas"

Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins, IFUSP

03 de junho, sábado, Estação Ciência, às 15h

O que são e para que servem os aceleradores (não naturais) de partículas? Os primeiros aceleradores foram construídos na década de 1920 e, de lá para cá, não pararam de crescer em número e tipos, de se sofisticarem e, também, de se popularizarem. Hoje, aceleradores são instrumentos comuns em vários ramos da atividade humana, notadamente na indústria e na saúde, além de serem cada vez mais usados na atividade que lhes deu origem: a pesquisa científica. Nessa palestra será apresentado um pouco da história dessas máquinas, com uma descrição breve dos tipos que existem e seus princípios de funcionamento. Serão tratadas algumas aplicações atuais dos aceleradores, na vida diária de parte da sociedade e na pesquisa científica, e no que está sendo pensado para o futuro.


PROGRAMA PAE NA USP LESTE

As inscrições para Estágio em Docência na USP Leste para o segundo semestre de 2006, estarão abertas no período de 15 de maio a 5 de junho de 2006, de segunda a sexta-feira, das 14 às 17 horas, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (R. da Reitoria 109 - térreo, sala 18, São Paulo). O Prof. Dr. Dante de Rose Junior, Diretor da EACH/USP, convida os docentes e alunos deste campus a participarem do seminário "USP Leste e o programa PAE", a realizar-se no dia 29 de maio de 2006, no auditório Prof. Francisco R. Landi, no prédio da Administração da Escola Politécnica.

Segue abaixo a programação:

14h: Prof. Dr. Dante De Rose Junior, Diretor da EACH/USP

Apresentação do Projeto USP Leste.

14h30: Profª. Drª. Zélia Maria Mendes Biasoli Alves, Coordenadora da Comissão Central do PAE

Apresentação do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino.

15h30: Exposição da experiência de aluno de pós-graduação na Etapa de Estágio Supervisionado

em Docência realizado na EACH/USP.

16h: Perguntas.


COMISSÃO DE PESQUISA

Programa de Bolsa Especial para Estudantes de Graduação Projeto 4 (BEEG)

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Bolsa Especial para Estudantes de Graduação.

Informações complementares e instruções para o processo de inscrição encontram-se disponíveis no site: http://www.usp.br/prp.

Cronograma: Prazo para recebimento das propostas na Comissão de Pesquisa da Unidade: até 14/06/06, impreterivelmente; Divulgação do resultado: 03/07/06; Início da bolsa: 01/08/06.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Gabriel Rocha de Santana Zarnauskas
"Os termos sigma do núcleon e da delta"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Manoel Roberto Robilotta (orientador– IFUSP), Adilson José da Silva (IFUSP) e Tobias Frederico (ITA/CTA).
02/06, sexta-feira, Ed. Principal, Ala 2, Sala 209, às 14h.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 29.05.2006

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR
"Estudo da função resposta de detetores HPGe com fótons da reação19F(p,alpha gamma)16O"
Diogo B. Tridapalli
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 14h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Dispersão e Incerteza em experiências de difração com macromoléculas"
Profª Drª. Carolina Nemes, UFMG
Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h


4a. FEIRA, 31.05.2006

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA ATMOSFÉRICA
"Aerosol/cloud interactions: The importance of chilling out, finding the right chemistry, and why size really matters"
Dr. Kevin Noone, Diretor Executivo do International Biosphere-Atmosphere Programme (IGBP)
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 14h

CONVITE À FÍSICA 2006
"Neutrinos: 50 anos"
Profª. Drª. Renata Zukanovich Funchal, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 01.06.2006

COLÓQUIO
"Bactérias Multicelulares Magnéticas"
Prof. Dr. Henrique Lins de Barros, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – RJ
Auditório Norte, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS
"Espectroscopia de impedância de liquido iônico: o papel da condutividade hômica dos eletrodos"
Dr. Fernando Batalioto
Auditório Adma Jafet, às 15h


SÁBADO, 03.06.2006

FÍSICA PARA TODOS
"Máquinas de aceleras partículas"
Prof. Dr. Marcos Nogueira Martins, Instituto de Física – USP
Estação Ciência, às 15h


ENCARTE

DIRETORIA

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES NO ESTATUTO DA USP

A Comissão de Reforma Estatutária, do Conselho Universitário da USP, está na fase de colher e sistematizar sugestões temáticas. Por esse motivo, essa Comissão solicitou ao Instituto de Física manifestação, a ser encaminhada para a Secretaria Geral da USP até o dia 12 de junho de 2006, sobre:

  1. Óbices estatutários e regimentais à consecução das atividades-fins;
  2. Propostas que aperfeiçoem esses diplomas legais.

Para sistematizar e encaminhar as propostas elaboradas no Instituto de Física foi formada uma comissão composta pelos Profs. Iberê L. Caldas, Hercílio R. Rechenberg e Roberto V. Ribas.

Assim, solicitamos que as propostas elaboradas pelos órgãos colegiados, por comissões institucionais ou por grupos de funcionários, docentes ou alunos, ou mesmo individuais, sejam entregues na Diretoria até o dia 5 de junho de 2006.

Prof. Dr. Alejandro Szanto de Toledo

Diretor

COMISSÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE DISCIPLINAS – CAD

Iniciamos no dia 25/05/06 a 2ª etapa do processo de Avaliação Continuada. Os questionários devem ser preenchidos e entregues, por alunos e professores, até o dia 09/06/06. Esperamos que um número ainda maior de alunos e professores participe desta etapa, para que possamos ter mais condições de melhorar a qualidade do nosso ensino.

Finalmente, a CAD agradece a cooperação de todos os alunos e professores que participaram neste processo e esperamos que todos se envolvam cada vez mais neste esforço conjunto.

CAD – IFUSP

PROGRAMA PAE / IFUSP

PRORROGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES

O término do período de inscrição para o Estágio em Docência no IFUSP (programa PAE) foi prorrogado até as 17 horas do dia 8 de junho de 2006.


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Lucimara Navarrete
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br