ANO XXV - No.25 - 25/08/2006

ÍNDICE


DIRETORIA

Em reunião realizada em 21 de agosto, o Conselho do Departamento de Física Geral elegeu a Profª. Drª. Maria Teresa Moura Lamy como Suplente do Chefe do Departamento de Física Geral, com um mandato de dois anos, a partir daquela data.


COLÓQUIO

"Radiação ultravioleta: efeitos carcinogênicos e

medidas realizadas em Ilhéus e Itabuna"

Profª. Drª. Emico Okuno, IFUSP e

Prof. Dr. Marcelo de Paula Corrêa,

Instituto de Recursos Naturais – Univ. Federal de Itajubá

31 de agosto, Auditório Sul, às 16h

A incidência de câncer de pele é a maior dentre todos os tipos de câncer, e continua aumentando a cada ano, não só no Brasil, mas no mundo todo. Vários organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), estão extremamente preocupados com essa questão. Pesquisas mostram que há forte correlação entre câncer de pele e exposição à radiação ultravioleta solar, principalmente se ela ocorrer desde a infância.

O projeto PIU, envolvendo pesquisadores do IFUSP, UNIFEI, UESC, CPTEC/INPE, é um programa multidisciplinar de pesquisa e tem como objetivos: a) medir os níveis de radiação UV nas cidades de Ilhéus e Itabuna e avaliar a influência que fatores atmosféricos exercem sobre os fluxos de radiação; b) realizar levantamento de casos de câncer de pele; c) avaliar a conscientização da população sobre o assunto; e d) propor atividades para divulgação de informações sobre proteção à exposição excessiva ao sol. Deve-se destacar que o projeto não se trata de uma atividade isolada para a região, mas sim parte de intensas atividades de pesquisa que vêm sendo realizadas nos últimos anos em outras regiões do Brasil e da América do Sul. As medições realizadas na Bahia durante o verão de 2006 mostraram que o Índice UV atinge valores sugeridos como muito altos ou extremos, pela OMS, durante, praticamente, o dia todo em Ilhéus e Itabuna. Tais resultados justificam a necessidade de programas de conscientização da população local e dos turistas que freqüentam a região durante as férias de verão.


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

FÍSICA TAMBÉM É CULTURA

FÍSICA PARA TODOS NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

"Água, Ar, Terra e Fogo: Do que são feitas as coisas?"

Prof. Dr. Manfredo Harri Tabacniks, IFUSP

26 de agosto, sábado, no Centro Cultural São Paulo, às 14h30

A programação completa do ciclo de palestras pode ser obtida no site http://www.if.usp.br/cultext/index.shtml.

   

Na Grécia antiga alguns ensinavam que a matéria é composta pelos elementos: água, ar, terra e fogo, envoltos por amor e ódio. O amor une os elementos, o ódio os separa. Outros, por outro lado, acreditavam serem as coisas feitas de minúsculas partículas em movimento perpétuo, os átomos. Uma vez compreendido que qualquer matéria é resultado da combinação de apenas 92 elementos químicos, que por sua vez são compostos por prótons, nêutrons e elétrons, a pergunta persistiu no tempo: do que são feitos os prótons, nêutrons e os elétrons? Existe algum limite inferior? Esse é um dos objetos das pesquisas da Física Nuclear. Com o desenvolvimento da tecnologia nuclear e da própria química foram criados instrumentos cada vez mais sensíveis para a determinação dos elementos químicos na matéria. Assim, além da pergunta "Do que são feitas as coisas?", se acrescentou a questão "Qual a quantidade do elemento X no material Y?" Isto resultou numa nova pergunta e um formidável quebra-cabeças: "Qual a função do elemento X no material Y?" aplicada a todas as coisas, inclusive aos seres vivos e ao meio ambiente. É nesse contexto que atualmente se busca relacionar a composição microquímica dos materiais com possíveis processos e funções.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"A Biodiversidade na Educação Não Formal"

Profª. Drª. Marta Marandino, Faculdade de Educação - USP

29 de agosto, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

Apresentamos aqui resultados preliminares de pesquisa financiada pela FAPESP e CNPq, realizada em parceria com o Museu de Zoologia da USP, na qual buscamos analisar sobre que biodiversidade as exposições de museus falam.


Convite à Física 2006

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"C&T no Brasil"

Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da FAPESP

30 de agosto, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Analisamos as atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) realizadas no Brasil, focalizando a atenção no papel de cada uma das instituições: universidade, empresa e governo. Para isto analisamos o pessoal envolvido em P&D no país, os investimentos realizados e alguns resultados facilmente documentáveis como o número de publicações científicas e de patentes realizadas. Destacamos que o principal desafio estrutural para o sistema brasileiro de P&D é aquele de se levar atividades de P&D para dentro das empresas, transformando-as em verdadeiros motores da inovação tecnológica no país. Verifica-se que, enquanto a capacidade brasileira de fazer Ciência tem crescido, aumentando sua penetração internacional, a partir de um forte sistema de pós-graduação baseado principalmente em algumas universidades públicas, a capacidade de fazer Tecnologia está ainda aquém das possibilidades e das necessidades.

Os Organizadores


Física: Horizontes e Perspectivas

31 de agosto, quinta-feira, Auditório Superior TUCA - PUC/SP, Rua Monte Alegre, 984, Perdizes

   

O século XXI inicia-se com a expectativa de mudanças de paradigmas em várias áreas do conhecimento.

A ciência ainda busca compreensão sobre antigos mistérios: a origem do Universo e qual o papel do ser humano nesse Universo, por que existimos e qual nosso destino.

Em particular, na Cosmologia, na Física de Partículas e na Filosofia da Ciência, uma nova revolução está em marcha aguardando os resultados de experimentos, planejados ou já em execução, com o potencial de aprimorar nosso conhecimento a respeito da existência de dimensões extras , da composição da matéria escura, da natureza da energia escura, dos aspectos cosmológicos do universo primitivo e mesmo da veracidade da teoria de cordas e a relevância da supersimetria.

Telescópios ultramodernos em experimentos com satélites (WMAP, Planck, CMBPol dentre outros) e gigantescos aceleradores de partículas (Fermilab, LHC) podem ratificar ou, até mesmo, desbancar teorias existentes sobre como entendemos nosso Universo e a nós mesmos.

Este evento pretende ser o primeiro de uma série que, através de palestras ministradas por especialistas em cada área de conhecimento e direcionadas ao público em geral, buscará proporcionar uma ampla abordagem sobre esses novos experimentos e seus resultados, além de suas possíveis conseqüências no pensamento científico contemporâneo.

Programação:

* 14h: Abertura: Prof. Dr. Eduardo Cruz, Diretor Científico CECREI – PUC/SP.

* 14h15 às 15h: Palestra "Modos de Criação do Universo", Prof. Dr. Mário Novello, ICRA – CBPF/RJ (10 min para perguntas & respostas).

* 15h10 às 15h55: Palestra "Uma Revolução a caminho em Física de Partículas", Prof. Dr. Oscar Pinto Éboli, FMA / IFUSP (10 min para perguntas & respostas).

* 16h05 às 16h50: Palestra "Física Quântica & Visão de Mundo", Prof. Dr. Osvaldo Pessoa Jr. FFLCH/ USP (10 min para perguntas & respostas).

* 17 às 18h30: Sessão de autógrafos do livro "O que é Cosmologia? A Revolução do Pensamento Cosmológico", de Mário Novello, publicado pela Jorge Zahar Editor.

Coordenação: Patricia Rebello (FMA - IFUSP, sala 315): patrebel@fma.if.usp.br

Maiores Informações: http://www.pucsp.br/cecrei


XXIX Congresso Paulo Leal Ferreira de Física

O CPLF de Física é um evento anual que transcorre nas dependências do Instituto de Física Teórica (IFT) da UNESP. Esta é sua 29ª edição. Coordenado pela direção do IFT, ele é totalmente organizado pelos estudantes de pós-graduação e pós-docs da instituição, os quais têm autonomia para elaborar o programa e o formato do Congresso. O evento é de âmbito nacional. O CPLF tem o objetivo de complementar a formação de jovens pesquisadores na área de Física, tendo em vista sua futura vida acadêmica. Renomados cientistas do país são convidados para apresentarem palestras e discutir perspectivas e oportunidades em seus respectivos campos. O CPLF se distingue de outras iniciativas similares pelo incentivo a estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes instituições do país a inscreverem trabalhos para serem apresentados em comunicações orais ou painéis.

A programação e maiores informações são obtidas no endereço: http://www.ift.unesp.br/users/trtomei/congresso.php.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrições para a Pós Graduação em Física para o 1º semestre de 2007

As inscrições para o exame de ingresso na Pós Graduação em Física para o 1º semestre de 2007 serão realizadas de 21 de agosto a 01 setembro de 2006. O exame de ingresso será realizado nos dias 19 e 20 setembro de 2006. As inscrições para o exame de ingresso deverão ser feitas pela internet enviando e-mail para cpgusp@if.usp.br ou na Secretaria de Pós Graduação do IFUSP no período indicado.

Verificar normas de ingressos em www.if.usp.br/pg.

As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 23 de outubro a 01 de novembro de 2006, na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Fabio Stucchi Vannucchi
"O modelo de sznajd em redes complexas"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carmen Pimentel Cintra do Prado (orientadora – IFUSP), Tânia Tomé Martins de Castro (IFUSP), José Soares Andrade Junior (UFC).
31/08, quinta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA

SÁBADO, 26.08.2006

FÍSICA PARA TODOS
"Água, Ar, Terra e Fogo: Do que são feitas as coisas?"
Prof. Dr. Manfredo Harri Tabacniks, IFUSP
Centro Cultural São Paulo, às 14h30


2a. FEIRA, 28.08.2006

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"O Problema da Hierarquia no Modelo Padrão: o Higgs como Bóson de Goldstone em Teorias com Dimensões Extras"
Prof. Dr. Alex Gomes Dias, IFUSP / UFABC
Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h


3a. FEIRA, 29.08.2006

SEMINÁRIO DE FÍSICA ESTATÍSTICA
"Interpolação conforme entre os Ensembles de Matrizes Aleatórias Normais e Hermitianas"
Alexei Veneziani
Ala 1, Sala 204, às 14h

SEMINÁRIO DE ENSINO
"A Biodiversidade na Educação Não Formal
Profª. Drª. Marta Marandino, Faculdade de Educação - USP
Auditório Adma Jafet, às 16h


4a. FEIRA, 30.08.2006

CONVITE À FÍSICA 2006
"C&T no Brasil"
Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da FAPESP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 31.08.2006

COLÓQUIO
"Radiação ultravioleta: efeitos carcinogênicos e medidas realizadas em Ilhéus e Itabuna"
Profª. Drª. Emico Okuno, IFUSP e Prof. Dr. Marcelo de Paula Corrêa, Instituto de Recursos Naturais – Universidade Federal de Itajubá
Auditório Sul, às 16h


6a. FEIRA, 01.09.2006

SEMINÁRIO DO GFCx E DO INSTITUTO DO MILÊNIO DE FLUIDOS COMPLEXOS (fluidos de interesse biológico) - DFEP
"Mecanismos imunológicos e inflamatórios envolvidos no desenvolvimento da aterosclerose"
Prof. Dr. Magnus Ake Gidlund, Instituto de Ciências Biomédicas - ICB / USP
Auditório Adma Jafet, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Lucimara Navarrete
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br