ANO XXV - No.30 - 29/09/2006

ÍNDICE


DIRETORIA

Comunicamos que o Prof. Dr. Adalberto Fazzio foi designado para exercer a função de Vice-Diretor do IF, conforme publicação no Diário Oficial do dia 22/09/2006.

A data da posse será informada oportunamente. O mandato do Prof. Iberê Luiz Caldas, Vice-Diretor, terminará em 15/10/2006.


DIRETORIA DE ENSINO

Convidamos a comunidade do IFUSP a participar das atividades das "Jornadas de Física", que serão realizadas no período de 04 a 06 de outubro. A abertura será no dia 04, às 9h, no Auditório A. de Moraes, com a palestra "Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", proferida pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho, Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do MCT, representando o Ministro de Ciência e Tecnologia.

A programação completa do evento pode ser consultada no site www.if.usp.br/jornadas.

Comissão Organizadora das Jornadas de Física 2006


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

FÍSICA TAMBÉM É CULTURA

FÍSICA PARA TODOS NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

E NO MUSEU PAULISTA

A programação completa do ciclo de palestras pode ser obtida no site http://www.if.usp.br/cultext/index.shtml.

 

"Deus e o Diabo na Nanotecnologia"

Prof. Dr. Adalberto Fazzio, IFUSP / Presidente da

Sociedade Brasileira de Física

30 de setembro, sábado, às 14h30, na Sala de Debates do

Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000

 

O prefixo "nano" vem recebendo um destaque especial na mídia, associando-se à ciência (nanociência) e à tecnologia (nanotecnologia). A nanociência estuda os objetos na escala nanométrica (bilionésimo do metro) e a nanotecnologia explora suas aplicações. Esses estudos e aplicações da Nano são realizados por meio de um conjunto de técnicas capaz de manipular a matéria em nível atômico e molecular. A nanociência/nanotecnologia entra na agenda pública no ano de 2000, quando o presidente Bill Clinton aprova um financiamento de US$ 422 milhões para o programa National Nanotechnology Initiative (NNI). São inúmeros os cientistas que preconizam a nanotecnologia como a maior revolução industrial de todos os tempos. Sabemos que teremos grandes mudanças em vários ramos da indústria e sempre que grandes revoluções industriais ocorrem, a sociedade como um todo é atingida. Como essa revolução pode afetar os valores econômicos, éticos, políticos...? Essa nova tecnologia vem para o bem ou para o mal? Como escreveu Albert Einstein: "No templo da ciência existe mais de um altar".

Nesta palestra pretende-se mostrar o que é a nanociência e a nanotecnologia e como elas devem transformar a nossa vida no futuro.

 

 

"Mistérios da Água"

Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto, IFUSP

 

07de outubro, sábado, 14h30, na Sala de Debates do

Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000

 

A opinião do leigo indica que a água é um líquido absolutamente comum. Essa visão está muito longe da opinião dos cientistas. Por que não há vida onde não há água? Por que a água é líquida em condições normais e outras moléculas aparentemente semelhantes são encontradas como um gás? Por que o gelo flutua na água? Qual é mesmo a cor da água? Por que nela o açúcar se dissolve bem, mas água e óleo não se misturam? As respostas a essas perguntas mostram que a água é um líquido muito anômalo, cujas propriedades têm conseqüências essenciais em vários fenômenos em física, química e biologia.

Nessa apresentação mostraremos de forma simples e coloquial a origem e as conseqüências dessas e de muitas outras anomalias que fazem da água um líquido singular. Mostraremos também as razões que fazem a água ser de grande interesse científico.

 

"O Século das Partículas"

Prof. Dr. Marcelo Gameiro Munhoz, IFUSP

 

07 de outubro, sábado, na Estação Ciência, às 15h

 

Imagine a seguinte situação. Pegue um pedaço de qualquer material (madeira, borracha, plástico, metal, qualquer coisa mesmo) e divida-o ao meio. Tome uma de suas metades e divida-a novamente ao meio. Imagine a repetição dessa divisão milhões e milhões de vezes. Esquecendo por um instante as limitações puramente técnicas dessa empreitada, você já se perguntou onde isso iria parar? Ou melhor, será que isso teria um fim? Se tiver, o que restará em nossas mãos? O que será isso? Esse tipo de pergunta provoca a imaginação humana há milhares de anos. Até o início do século XX, muitos cientistas achavam que esse tipo de questionamento nem fazia o menor sentido. Uma revolução fantástica ocorreu durante esse século e, atualmente, acreditamos ter encontrado aqueles que são os menores "pedaços" de matéria que podem existir.

Nesta apresentação vamos discutir como ocorreu essa maravilhosa revolução do entendimento humano sobre os constituintes básicos da matéria, e quais são os grandes desafios ainda por vir nessa jornada.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Cientificismo da França para a Amazônia"

Prof. Dr. Jerônimo Alves, UFPa

03 de outubro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, às 16h

 

As teorias científicas não se introduzem em uma região isoladamente. Elas fazem parte de um conjunto de atividades que favorecem a sua recepção, tais como a criação de instituições de ensino e pesquisa científica e os discursos que promovem sua valorização. Durante a Primeira República novas atividades científicas de ensino e pesquisa foram introduzidas na Amazônia. Os discursos cientificistas, inclusive positivistas, estavam nas vozes de eminentes líderes intelectuais e políticos. Qual o teor desses discursos e as práticas que lhe acompanharam?


Convite à Física 2006

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Astronomia com Grandes Telescópios"

Prof. Dr. João E. Steiner, IAG - USP

4 de outubro, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Será apresentada uma visão sobre o desenvolvimento das principais idéias da Cosmologia, onde questões fundamentais continuam em aberto. São essas questões que justificam a construção de novos telescópios como o SOAR e o Gemini.

O telescópio SOAR (SOuthern Observatory for Astrophysical Research) é um telescópio óptico de 4.1 m de diâmetro construído pelo consórcio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, o National Optical Observatories e as universidades da Carolina do Norte e do Estado de Michigan.

O observatório Gemini consiste de 2 telescópios ópticos/infravermelhos de 8 m localizados em dois dos melhores lugares do planeta para observar o universo. Foi construído com a colaboração de 7 países: Estados Unidos, Inglaterra, Canada, Chile, Austrália, Brasil e Argentina.

Discutiremos alguns dos resultados recentes desses grandes telescópios.

 

Os Organizadores


SEMINÁRIOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES

Seminário do ITA

"Modelagem Estatística da Eletrodeposição de Filmes de ZnO com Aditivos Orgânicos"

Prof. Dr. Fábio Reis, Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense

04 de outubro, quarta-feira, Prédio de Física do ITA, Sala 1614, às 14h

Informações: malheiro@ita.br ou lana@ita.br


ATIVIDADES DA SEMANA


SÁBADO, 30.09.2006

FÍSICA PARA TODOS
"Deus e o Diabo na Nanotecnologia"
Prof. Dr. Adalberto Fazzio, IFUSP / Presidente da Sociedade Brasileira de Física
Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo, Rua: Vergueiro, 1000, às 14h30


2a. FEIRA, 02.10.2006

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Geometric Theory of Defects"
Prof. Dr. Mikhail Katanaev, Steklov Math. Institute, Moscow
Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h


3a. FEIRA, 03.10.2006

SEMINÁRIO DE ENSINO
Prof. Dr. Jerônimo Alves, UFPa
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Energia livre na QED não-comutativa"
Cleber Muramoto, IFUSP
Ed. Principal, Ala 2, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 04.10.2006

CONVITE À FÍSICA
"Astronomia com Grandes Telescópios"
Prof. Dr. João E. Steiner, IAG - USP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


6a. FEIRA, 06.10.2006

SEMINÁRIO DO GFCx - DFEP
"Determinação de energia de ancoramento - aplicação para substratos com microtextura"
Estudante de Doutoramento Bruno Silveira de Lima Honda, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h


SÁBADO, 07.10.2006

FÍSICA PARA TODOS
"Mistérios da Água"
Prof. Dr. Sylvio Roberto Accioly Canuto, IFUSP
Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo, Rua: Vergueiro, 1000, às 14h30

"O Século das Partículas"
Prof. Dr. Marcelo Gameiro Munhoz, IFUSP
Estação Ciência, às 15h


ENCARTE

COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

Será lançado no próximo dia 02/10 o Programa Ensinar com Pesquisa 2006/2007. O Edital no 01/2006, que dispõe sobre o Programa encontra-se disponível no site da Pró-Reitoria de Graduação, onde é possível verificar o número de bolsas destinado a cada Unidade, aprovado pelo CoG em reunião de 29 de agosto de 2006.

Os docentes interessados em participar do Programa deverão inscrever seu projeto no período de 02 a 31/10/06 na Comissão de Graduação. A pré-seleção dos projetos será do período de 06 a 09/11/06.

A finalidade do Programa do Programa é contribuir parra o desenvolvimento do conhecimento no campo do ensino de graduação e investir no desenvolvimento das competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa, com dois enfoques

  • Ensinar com pesquisa: investe nos desafios de mobilizar pesquisas de uma área no processo formativo de alunos de graduação, desenvolvendo suas habilidades de pesquisar e questionar o conhecimento, tornando-os aptos para incorporar permanentemente o desenvolvimento científico e tecnológico à prática profissional e, eventualmente, tomarem-na como objeto de pesquisas. Busca apoiar o uso da pesquisa no ensino.

  • Pesquisar o ensinar: volta-se para as pesquisas sobre o ensino de graduação praticado na Universidade, em suas múltiplas possibilidades e aspectos, envolvendo desde a sala de aula, o curso, as questões curriculares, as modalidades de ensinar e aprender, presenciais ou a distância, o estágio curricular ou profissional, as tecnologias, os resultados do ensino, a inserção profissional dos egressos, a evasão, entre outros. Investiga o desenvolvimento profissional dos docentes inseridos nos cursos de graduação e a ampliação do campo de conhecimento da pedagogia universitária. Busca apoiar atividades de pesquisa diretamente relacionadas com o ensino.

    A duração da bolsa será de um ano, podendo ser renovada por mais um, mediante a apresentação de relatório do período e comprovação do bom desempenho acadêmico do aluno

    Maiores informações poderão ser obtidas junto à Comissão de Graduação.

    ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

    Foram eleitos, no último dia 25 de setembro, os três representantes titulares dos servidores não docentes junto à Congregação do IFUSP, com mandato a partir de 26 de outubro de 2006. São eles:

    Elisabeth Ethiene Varella - 58 votos

    Wanda Gabriel Pereira Engel - 57 votos

    Demóstenes José de Melo - 56 votos

    Votos em Branco - 51 (cinqüenta e um)

    Votos Nulos - 3 (três)

    Total de votantes - 75 (setenta e cinco)

    Não houve suplentes.

    Monica Pacheco

    Assistente Administrativo


    B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
    Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
    Secretária: Lucimara Navarrete
    Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
    São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
    Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

  •  
    Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
    Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
    Email: if@edu.usp.br