ANO XXV - No.33 - 20/10/2006

ÍNDICE


COLÓQUIO

"A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza"

Prof. Dr. Victor de Oliveira Rivelles, DFMA - IFUSP

26 de outubro, quinta-feira, Auditório Sul, às 16h

Um dos principais objetivos da física é compreender a imensa variedade de fenômenos encontrados na natureza da maneira mais simples possível. Os maiores avanços no passado mostram que a descrição unificada de fenômenos aparentemente diferentes é a chave para esse entendimento. A teoria de cordas é uma proposta para uma teoria unificada das forças básicas da natureza. Nela os objetos fundamentais deixam de ser pontuais e passam a ser estendidos. Entre outras coisas ela prevê a existência de novas simetrias, como a supersimetria, e dimensões extras, além de fornecer uma teoria quântica para a gravitação. Estes, e outros tópicos relacionados serão discutidos no colóquio.


ARTIGOS EM DESTAQUE

"Structure and Energetics of Molecular Point Defects in Ice Ih"

Maurice de Koning, Alex Antonelli, Antonio J. R. da Silva, and A. Fazzio

Physical Review Letters, v. 97, 155501 (2006)

 

A água é uma das substâncias mais abundantes na Terra. Do ponto de vista global a presença significativa das suas fases líquida e sólida nos oceanos, nos continentes e na atmosfera representa um fator central no desenvolvimento do nosso planeta, sendo co-responsável pelas condições climatológicas favoráveis ao desenvolvimento e à sobrevivência da vida. Nosso trabalho envolve um estudo teórico de defeitos pontuais moleculares no gelo Ih. Esta fase da água, que encontramos na geladeira, nos lagos congelados, nas nuvens e nas regiões Polares, é caracterizada por uma estrutura cristalina onde as moléculas ocupam as posições de uma rede hexagonal e estão ligadas a quatro moléculas vizinhas através de ligações de hidrogênio. A orientação das moléculas nas posições da rede é aleatória, sujeita apenas ao vínculo de que cada molécula deverá participar em 4 ligações de hidrogênio. Em um estudo anterior [Phys. Rev. Lett., v. 96, 075501 (2006)] estudamos os chamados defeitos Bjerrum, que controlam a magnitude e a taxa de polarização do gelo. No presente artigo investigamos as situações onde, respectivamente, há a falta (chamado de vacância) ou o excesso (chamado de interstício) de uma molécula na rede cristalina. Apesar de sabermos, em termos gerais, que estes defeitos controlam o transporte de matéria através de difusão no gelo Ih, ainda não está claro qual destes dois tipos de defeito seria dominante no gelo e qual seria a sua estrutura. Os nossos resultados, utilizando a Density Functional Theory (DFT), indicaram uma estrutura inesperada do interstício molecular, contrariando o consenso estabelecido na literatura de que a molécula intersticial prefere se posicionar nos centros das gaiolas da estrutura cristalina do gelo Ih sem formar ligações com as moléculas vizinhas. Os nossos resultados indicaram o oposto, demonstrando que a molécula intersticial de fato prefere se ligar às moléculas vizinhas, se inserindo na rede de ligações de hidrogênio do cristal sem defeitos. Esta descoberta é consistente com evidências experimentais de que, para temperaturas pouco abaixo do ponto de fusão, os interstícios representam a espécie dominante de defeito molecular e controlam a difusão no gelo Ih.


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

FÍSICA TAMBÉM É CULTURA

FÍSICA PARA TODOS NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

A programação completa do ciclo de palestras pode ser obtida no site http://www.if.usp.br/cultext/index.shtml.

 

"A natureza da luz: da antigüidade remota aos dias de hoje"

Profª. Drª. Suzana Salém Vasconcelos, Depto. de Física Geral do IFUSP

21 de outubro, sábado, às 14h30, na Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo,

Rua Vergueiro, 1000

 

Fiat Lux; et lux facta est3

Move. Não se move.
Está longe e está perto.
Está dentro de tudo isso,
E está fora de tudo isso4.

O que é a luz? Como é produzida? O desejo de explicar a luz existe desde tempos remotos. Diferentes concepções e várias teorias sobre a natureza da luz foram formuladas ao longo da história humana.

Nesta palestra será discutida a evolução do conhecimento acerca da luz e apresentadas, de forma simples, as atuais teorias que procuram responder tais questões.

_____________________

3 Gênesis, I, 3

4 Upanishads


SEMINÁRIO CONJUNTO DE FÍSICA ESTATÍSTICA E INSTITUTO DO MILÊNIO DE FLUIDOS COMPLEXOS

O professor Maurice Kleman do Institut de Minralogie et de Physique des Milieux Condenss - Laboratoire Associé au CNRS (UMR 7590) - Universit Pierre-et-Marie-Curie – PARIS, estará no IFUSP visitando os Grupos de Fluidos Complexos e Mecânica Estatística. Como uma das atividades do Instituto do Milênio de Fluidos Complexos, ministrará o seminário:

"Quantified Singularities and Continuous Defects Of Ill-Condensed Matter"

Prof. Dr. Maurice Kleman

23 de outubro, segunda-feira, Ala 1, Sala 204, às 14h

The investigation of quantified defects (disclinations, dislocations, singular points, focal conics, etc.) in liquid crystals has contributed to emphasize the importance of geometrical and topological methods in illcondensed matter physics, far beyond the sole mesomorphic phases (for instance amorphous media, glasses, frustrated phases, etc).

On the other hand, continuous defects, which have been much studied in crystalline solids (Nye’s dislocation densities for instance), have hardly been considered in ill-condensed matter, although they play a dominant role in, e.g., the relaxation and mobility processes of liquid crystals, through their interplay with quantified defects.

This talk will show how the geometrical considerations employed for quantified defects can be extended to include continuous defects, and how the interplay can also be approached in geometrical terms. Applications to smectic, nematic, and cholesteric phases will be presented.


SEMINÁRIOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES

SEMINÁRIO DO ITA

"O Caminho para a Mecânica Quântica: na Contramão do Senso Comum"

Profª. Drª. Maria Carolina Nemes, UFMG

25 de outubro, quarta-feira, Prédio de Física do ITA, Sala 1614, às 14h


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Programa de Intercâmbio Internacional / Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica

Estão abertas, até 20 de novembro, as inscrições para as candidaturas a vagas para intercambistas de pós-graduação na Katholieke Universiteit Leuven (www.kuleuven.be), na Bélgica. Além de estar cursando a pós-graduação, o aluno deve ter bom rendimento acadêmico e ter fluência oral e escrita na Língua Inglesa. Os critérios de seleção serão a análise da documentação e entrevista pessoal. Para obter mais informações acesse www.ccint.usp.br ou (0xx11) 3091-3529.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Cesar Eduardo Garcia Trápaga
"Estudo de reações induzidas por prótons de energias intermediárias em núcleos de interesse biológico (CHONP+Ca)".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. João Dias de Toledo Arruda Neto (orientador – IFUSP), Dirceu Pereira (IFUSP),Vito Roberto Vanin (IFUSP), Brett Vern Carlson (ITA) e Paulo Roberto Silveira Gomes (UFF)
27/10, sexta-feira, Ed. Principal, Ala 2, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


SÁBADO, 21.10.2006

FÍSICA PARA TODOS
"A natureza da luz: da antigüidade remota aos dias de hoje"
Profª. Drª. Suzana Salém Vasconcelos, Depto. de Física Geral do IFUSP
Sala de Debates do Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, às 14h30


2a. FEIRA, 23.10.2006

SEMINÁRIO CONJUNTO DE FÍSICA ESTATÍSTICA E INSTITUTO DO MILÊNIO DE FLUIDOS COMPLEXOS
"Quantified Singularities and Continuous Defects Of Ill-Condensed Matter"
Prof. Dr. Maurice Kleman, Institut de Minralogie et de Physique des Milieux Condenss
Ed. Principal, Ala 1, Sala 204, às 14h


3a. FEIRA, 24.10.2006

SEMINÁRIO DE ENSINO<
"Princípios de interdisciplinaridade no Ciclo Básico da EACH"
Prof. Dr. Ulisses Araújo, EACH – USP Leste
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Medidas da produção de charmônio no RHIC"
Cesar Luiz da Silva, IFUSP
Ed. Principal, Ala 2, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 25.10.2006

SEMINÁRIO DO GRUPO DE CRISTALOGRAFIA
"Filmes de Sílica Mesoporosa Ordenada"
Silvana L. de A. Maranhão, IFUSP
Edifício Basílio Jafet, Sala 105, às 11h

SEMINÁRIO TÓPICO EM FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, DFMT
"Sobre o comportamento magnético de cristais líquidos ferronemáticos"
Prof. Dr. Daniel Reinaldo Cornejo, Laboratório de Materiais Magnéticos, DFMT
Ed. Mário Schenberg, Sala de Reuniões, às 16h


5a. FEIRA, 26.10.2006

COLÓQUIO
"A Teoria de Cordas e a Unificação das Forças da Natureza"
Prof. Dr. Victor de Oliveira Rivelles, DFMA - IFUSP
Auditório Sul, às 16h


6a. FEIRA, 27.10.2006

SEMINÁRIO DO GFCx – DFEP
"Processos de difusão de DNA - soluções e fases condensadas"
Profª. Drª. Elisabeth Andreoli, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h


ENCARTE

DIRETORIA DE ENSINO

Criação da Comissão Gestora dos Laboratórios Didáticos

Entre as atribuições da Diretoria de Ensino está a gestão do funcionamento dos ambientes didáticos, incluindo salas de aulas, de informática, sala Pró-Aluno, laboratórios de caráter didático, assim como do funcionamento de suportes multimídia, bem como a promoção e desenvolvimento de projetos de incentivo à implantação de novas práticas educacionais e de modernização de ambientes didáticos.

Os laboratórios didáticos atendem, por semestre, um número expressivo de alunos (2100), tanto do Instituto de Física, quanto de outras Unidades através das diversas disciplinas experimentais. Tais disciplinas são desenvolvidas em 20 salas de aula-laboratório, que são utilizadas praticamente em todos os períodos, com equipamentos específicos e diversos em cada uma delas nos diferentes períodos. Para possibilitar o desenvolvimento dessas disciplinas os laboratórios didáticos possuem 3 funcionários de nível básico, 5 funcionários de nível médio e 2 funcionários de nível superior. O gerenciamento de tal estrutura exige o envolvimento direto de diferentes participantes dos vários laboratórios junto à Diretoria de Ensino.

Nesse contexto, após reunião com vários dos coordenadores das disciplinas experimentais, decidiu-se criar a Comissão Gestora dos Laboratórios Didáticos, que a partir desta data se encarregará do gerenciamento e planejamento das atividades desenvolvidas nos diversos laboratórios. Para compor a comissão, dentro do possível foram escolhidos professores atuantes de diferentes disciplinas experimentais, que não fossem os coordenadores das disciplinas, uma vez que estes já têm um papel fundamental na definição das atividades dos diversos laboratórios.

A primeira Comissão Gestora dos Laboratórios Didáticos está assim constituída:

Prof. Dr. Alexandre Alarcon do Passo Suaide
Prof. Dr. Álvaro Vannucci
Prof. Dr. Antonio Domingues dos Santos
Profa. Dra. Suhaila M. Shibli
Cláudio H. Furukawa, Chefe do Laboratório Didático

Os professores participantes da Comissão terão mandato de 2 anos.


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Lucimara Navarrete
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br