ANO XXV - No.35 - 01/11/2006

ÍNDICE


Sociedade Brasileira de Física – SBF

Convite

A SBF - SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA convida a comunidade científica, acadêmica e a sociedade em geral para a cerimônia de assinatura, pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Dr. Sérgio Rezende e pelo Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Dr. Odair Dias Gonçalves, do ato de criação da REDE NACIONAL DE FUSÃO, a ser realizada no dia 07 de novembro de 2006, às 10 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da USP. A Rede Nacional de Fusão tem por objetivo promover o avanço da pesquisa em fusão nuclear controlada no país, coordenando, consolidando e ampliando as atividades dos grupos e instituições a ela associados, de forma a desenvolver a capacitação científica e técnica necessárias para a viabilização da fusão nuclear de núcleos leves, como fonte de energia ecologicamente aceitável.

 

Prof. Dr. Adalberto Fazzio

Presidente da SBF


CONVITE

A Associação dos Amigos da Estação Ciência – AAEC, convida professores e estudantes do IFUSP para conhecerem as atividades realizadas por essa Associação na área da difusão cientifica, capacitação de professores, elaboração e produção de materiais instrucionais, etc. Novas atividades estão sendo programadas tendo em vista que a AAEC foi qualificada como uma OSCIP (Organizacao da Sociedade Civil de Interesse Publico). A reunião será realizada no dia 10/11/06, sexta feira, às 14h, no Instituto Geociências da USP, na sala de reuniões do Centro de Pesquisas Geocronológicas, 1º. andar.

 

Prof. Dr. Mikiya Muramatsu

Depto. de Física Geral


COLÓQUIO

"Prêmio Nobel de Física de 2006:

Cosmologia de Precisão com a Radiação Cósmica de 2,7 K"

Prof. Dr. Thyrso Villela, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT

Divisão de Astrofísica

09 de novembro, quinta-feira, Auditório Sul, às 16h

 

A concessão do Prêmio Nobel de Física de 2006 a John Mather (Goddard Space Flight Center/NASA) e George Smoot (University of California, Berkeley) coroa um esforço experimental/observacional sem precedentes na história da Cosmologia. Vítima de críticas constantes em razão da baixa qualidade dos dados que utilizava e da liberdade que eles permitiam aos modelos cosmológicos, a Cosmologia ressurgiu a partir da década de 1980: os dados atingiram precisão comparável a dos dados obtidos em laboratório. Era o início da era conhecida como Cosmologia de Precisão. Em particular, as medidas da Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (RCFM) tiveram um papel preponderante no estabelecimento dessa era. A RCFM é um sinal eletromagnético, com intensidade máxima na faixa de microondas, que é observado em todas as direções do céu. Este sinal foi previsto por George Gamow e colaboradores na década de 1940 e seria um resquício de uma época em que altas temperaturas e densidades reinavam no universo. A RCFM foi detectada, de forma acidental, por Arno Penzias e Robert Wilson, em 1964. Por essa descoberta, eles receberam o Prêmio Nobel de Física de 1978. Para que a RCFM fosse efetivamente ligada a uma época primordial do universo, seria necessário que ela, além de permear todo o universo, tivesse um espectro térmico. O experimento FIRAS, a bordo do satélite COBE, liderado por John Mather, comprovou de forma espetacular esse fato: a RCFM segue a lei de Planck e tem, hoje, temperatura de aproximadamente 2,7 K. Para que fosse possível explicar a origem das estruturas de matéria observadas no céu, a RCFM deveria apresentar pequenas flutuações no valor dessa temperatura na sua distribuição angular (da ordem de 10-5 K), que foram observadas pelo experimento DMR, liderado por George Smoot, também a bordo do COBE. Por esses resultados, Mather e Smoot ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2006.

Neste colóquio, serão mostrados esses resultados, assim como uma breve história dos demais experimentos que iniciaram a era da Cosmologia de Precisão com a Radiação Cósmica de 2,7 K.


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

FÍSICA TAMBÉM É CULTURA

FÍSICA PARA TODOS NA ESTAÇÃO CIÊNCIA

A programação completa do ciclo de palestras pode ser obtida no site http://www.if.usp.br/cultext/index.shtml.

"Ora Bolhas! O que é a Matéria Mole?"

Profª. Drª. Elisabeth Andreoli de Oliveira, IFUSP

04 de novembro, sábado, na Estação Ciência, às 15h

Bolhas de sabão, clara em neve, manteiga, chocolate, cremes e plásticos são apenas alguns exemplos de materiais que não são completamente sólidos e nem completamente líquidos. De fato, esses materiais passaram a ser classificados como matéria mole, que é um estado da matéria onde as propriedades físicas são comuns aos líquidos e aos sólidos. O estudo desses materiais ganhou importância com a utilização de plásticos na fabricação de vários produtos, tais como embalagens plásticas e tecidos sintéticos, e atualmente é muito difícil olhar ao nosso redor e não encontrar um produto que não seja um material desse tipo, sobretudo na natureza.

Nessa palestra veremos como a organização das moléculas nesses materiais está relacionada às suas propriedades físicas (fluidez, temperatura de fusão, etc.) e como a auto-organização das moléculas pode levar à formação de estruturas complexas, fundamentais para atividades biológicas dos seres vivos.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"Pelletron: SF6, Correntes de Carga, Resistores, ..."

Prof. Dr. Roberto Vicençotto Ribas, IFUSP

08 de novembro, quarta-feira, Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários, às 16h

Será apresentado um relato das conclusões a respeito das causas dos problemas recentes do acelerador Pelletron que resultaram em sucessivas quebras de correntes de carga, das atitudes tomadas a respeito. Apresentarei também estudos preliminares para a futura substituição do sistema de escalonamento de tensão, atualmente baseado em agulhas de efeito corona, para resistores.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso de Livre-Docência, junto ao Departamento de Física Aplicada, no qual está inscrito o Prof. Dr. Sérgio Luiz Morelhão (Edital IF-51/06) terá início no dia 06 de novembro de 2006, às 9h, na Diretoria.

A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na 207 da Ala I.

Ficam convocados os antigos alunos, graduados e pós-graduados que tenham cursado parte preponderante de seu currículo no Instituto de Física, para comparecerem no dia 07 de novembro, das 9 às 12h, na Seção de Alunos do IFUSP, para a eleição de delegado titular e suplente, para que, numa segunda etapa, participem da eleição do representante dos antigos alunos da Universidade de São Paulo, junto ao Conselho Universitário.


ATIVIDADES DA SEMANA

SÁBADO, 04.11.2006

FÍSICA PARA TODOS
"Ora Bolhas! O que é a Matéria Mole?"
Profª. Drª. Elisabeth Andreoli de Oliveira, IFUSP
Estação Ciência, às 15h

3a. FEIRA, 07.11.2006

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Produção de Estranheza em Colisões de Íons Pesados Relativísticos a 62GeV"
Estudante de Doutoramento Karin Fornazier, IFUSP
Ed. Principal, Ala 2, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 08.11.2006

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA
"Interação de drogas fenotiazínicas com sistemas miméticos: um estudo por espalhamento de RX a baixos ângulos e modelagem molecular"
Dr. Leandro Barbosa, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 11h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Pelletron: SF6, Correntes de Carga, Resistores, ..."
Prof. Dr. Roberto Vicençotto Ribas, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários, às 16h

CONVITE À FÍSICA 2006
"Física e Informação"
Prof. Dr. Nestor Caticha, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 09.11.2006

COLÓQUIO
"Prêmio Nobel de Física de 2006: Cosmologia de Precisão com a Radiação Cósmica de 2,7 K"
Prof. Dr. Thyrso Villela, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE/MCT, Divisão de Astrofísica
Auditório Sul, às 16h


6a. FEIRA, 10.11.2006

SEMINÁRIO DO GFCx – DFEP
"Formação de Agregados em um meio Anisotrópico"
Estudante de Doutoramento Sandra Nakamatsu, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h


ENCARTE

ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

O Sistema Mercúrio estará indisponível a partir das 18h do dia 20 de dezembro de 2006 com abertura prevista para o dia 09 de janeiro de 2007. Como já vem ocorrendo nos últimos anos, não será necessária a antecipação de requisições de compra e guias de operação.

Recomendamos, entretanto, que sejam evitadas despesas para este período. As despesas que forem emergenciais, principalmente as com valores superiores a R$ 500,00, solicitamos que sejam comunicadas à ATF até o dia 12.12.2006, impreterivelmente, para que os recursos sejam provisionados. A comunicação poderá ser feita através do e-mail atf@if.usp.br ou chicaff@if.usp.br. Atentamos que valores reservados e não utilizados não recompõem o saldo inicial do próximo exercício.

A Seção de Tesouraria manterá recursos para cobrir as despesas urgentes e as de pronto pagamento, bem como, aquelas reservadas pelos usuários.

Os saldos orçamentários remanescentes em 31.12.06 serão automaticamente transferidos para o exercício seguinte, exceto para valores reservados e não utilizados.

As requisições de compras e as guias de operação que não puderem ser atendidas até o dia 15.12.06 serão automaticamente reativadas no início de 2007.

Francisca de Franco Ferreira

Assistente Téc. Financeira


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Lucimara Navarrete
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br