ANO XXV - No.37 - 17/11/2006

ÍNDICE


COLÓQUIO

Prof. Dr. Gil da Costa Marques, CTI / IFUSP

23 de novembro, quinta-feira, Auditório Sul, às 16h

Simetrias desempenham um papel essencial na formulação das leis Físicas. As teorias modernas da Física das Partículas Elementares se baseiam em 3 tipos de simetrias: internas, do espaço-tempo e discretas. Algumas dessas simetrias são quebradas. Devem ser entendidas apenas como um ponto de partida.

Descrevemos as partículas através de campos. Os campos se transformam de acordo com certas regras e essas regras estão associadas às representações dos grupos de simetria.

Propomos uma nova teoria unificada para as três interações. Essa proposta é baseada em duas idéias: 1 - nova escolha de campos (uso de novas representações dos grupos) e 2 - nova forma de quebrar simetrias.

Explicaremos a diferença entre a nossa formulação e aquela proposta por S. Weinberg, A. Salam e S. Glashow, a qual é considerada a teoria padrão para descrever as interações eletromagnéticas e fracas.

Finalmente, apresentaremos as vantagens da nova formulação. Em particular, abordaremos a questão das diferenças entre Leptons e Quarks (suas cargas, por exemplo) e o problema das misturas: de gerações e leptonicas.


SEMINÁRIO DO DEP. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Fazendo Química com Nanocristais: Criando Novos Materiais"

Prof. Dr. Edson Roberto Leite, Depto. de Química da Universidade Federal de São Carlos

22 de novembro, quarta-feira, Ed. Alessandro Volta, Bl. C,

Sala de Seminários José Roberto Leite, às 16h

Neste seminário discutirei o uso de nanocristais como átomos artificiais e sua utilização em reações químicas para gerar materiais nanoestruturados e híbridos. Serão apresentados resultados experimentais mostrando que é possível prever o crescimento de nanocristais e nanocristais anisotrópicos, utilizando modelos cinéticos em que os nanocristais são tratados como átomos e moléculas.

Além disso, serão apresentadas propostas de como ligar nanocristais inorgânicos a macromoléculas orgânicas por intermédio de ligações químicas (covalente), gerando assim novos materiais híbridos.


CONVITE À FíSICA

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"A Poluição do Ar - Local e Global"

Prof. Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto, IFUSP

22 de novembro, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Aplicações da física a estudos de meio ambiente têm permitido entender questões científicas importantes como as alterações climáticas globais.

A emissão de poluentes atmosféricos deixou de ser um problema urbano, como na região metropolitana de São Paulo, para também se tornar uma questão crítica para a manutenção do clima de nosso planeta como o conhecemos hoje.

Em escala global, a humanidade está alterando o balanço radiativo e propriedades termodinâmicas da atmosfera que sustenta o clima de nosso planeta como o conhecemos. A Física tem muito a contribuir nestas questões, desde os mecanismos de emissão, o transporte atmosférico turbulento até a deposição no pulmão das pessoas.

Estratégias eficientes de redução dos efeitos climáticos globais passam pelo entendimento científico dos processos e possíveis ações globais e regionais de mitigação.

Os Organizadores


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso de Livre-Docência, junto ao Departamento de Física Aplicada, no qual está inscrito o Prof. Dr. Ruy Pepe da Silva (Edital IF-51/06) terá início no dia 21 de novembro de 2006, às 9h, na Diretoria.

A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na 207 da Ala 1.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Alessandro Alves da Silva
"Efeitos topográficos em espectros RBS"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Manfredo Harri Tabacniks (Orientador - IFUSP), Roberto Vicençotto Ribas (IFUSP),
Lucila Helena Deliesposte Cescato (Unicamp), Sebastião Gomes dos Santos Filho (EPUSP) e Paulo Fernando Papaleo Fichtner (UFRGS).
24/11, sexta-feira, Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Leonardo Sioufi Fagundes dos Santos
"Correlações e interferências de sistemas atômicos de Bose-Einstein frios"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza (Orientador – IFUSP), Arnaldo Gammal (IFUSP),
Frederico Firmo de Souza Cruz (UFSC), Maria Carolina Nemes (UFMG) e Roberto André Kraenkel (IFT / UNESP).
24/11, sexta-feira, Ed. Principal, Ala 2, Sala 209, às 14h

PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Lúcia Machado de Andrade
"Uso de termos personificadores por professores de química: uma análise qualitativa"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carmen Fernandez (Orientadora - IQUSP), Paulo Alves Porto (IQUSP) e Sônia Maria Dion (USJT).
24/11, sexta-feira, Ed. Principal, Ala 1, Sala 204, às 14h30


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 21.11.2006

SEMINÁRIO DE ENSINO
"Políticas, pesquisas e perspectivas sobre o livro didático na área de ciências"
Prof. Dr. Jorge Megid, Unicamp
Auditório Adma Jafet, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)
"Fatores de Forma Eletromagnéticos na Frente de Luz"
Prof. Dr. João Pacheco Bicudo Cabral de Melo, CETEC / UNICSUL
Ed. Principal, Ala 2, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 22.11.2006

SEMINÁRIO DO GRUPO DE CRISTALOGRAFIA
"Terras raras e a incorporação de complexos em sílicas mesoporosas ordenadas"
Drª. Tereza da Silva Martins, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 11h

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Fazendo Química com Nanocristais: Criando Novos Materiais"
Prof. Dr. Edson Roberto Leite, Depto. de Química da Universidade Federal de São Carlos
Ed. Alessandro Volta, Bl. C, Sala de Seminários José Roberto Leite, às 16h

CONVITE À FÍSICA
A Poluição do Ar – Local e Global"
Prof. Dr. Paulo Eduardo Artaxo Netto, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 18h


5a. FEIRA, 23.11.2006

COLÓQUIO
"Uma Nova Teoria Unificada"
Prof. Dr. Gil da Costa Marques, CTI / IFUSP
Auditório Sul, às 16h


6a. FEIRA, 24.11.2006

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA
"Potenciais e suas Implicações Topológicas em Espectroscopia e Espalhamento Molecular Reactivo"
Prof. Dr. Antonio Joaquim Campos Varandas, Universidade de Coimbra, Portugal
Ed. Alessandro Volta, Bl. C, Sala de Seminários José Roberto Leite, às 11h

SEMINÁRIO DO GFCx - DFEP
"Um Rota de Aproximação Experimental ao Nanomagnetismo"
Prof. Dr. Antonio Domingues dos Santos, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 14h


ENCARTE

COMISSÁO PAE

Inscrições para Estágio PAE e Monitores-Bolsistas

Estão abertas, no período de 10 Novembro a 1º. de Dezembro de 2006, as inscrições para estágios remunerados no programa PAE e para monitores-bolsistas. As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Ensino, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

Considerando: (a) o atraso na distribuição da carga didática para o primeiro semestre de 2007, (b) a impossibilidade de adiar por mais tempo as inscrições para o programa PAE, cujo calendário é definido pela Reitoria para toda a USP, a comissão PAE, de comum acordo com a CG, redefiniu as regras para a inscrição de estagiários e monitores (de pós-graduação) para o primeiro semestre de 2007.

Essas inscrições (estagiários PAE e monitores-bolsistas) serão feitas em conjunto pela Diretoria de Ensino. Não existirão mais monitores A. Fica para um segundo momento, a depender de disponibilidade financeira e do término da distribuição da carga didática, a abertura de inscrições para monitores-bolsistas de graduação, antigos monitores C.

Os alunos de pós-graduação interessados em complementar sua formação com atividades didáticas deverão fazer sua inscrição nas disciplinas em que pretendem fazer o estágio ou a monitoria, independentemente do docente que irá ministrar essa disciplina. Cada aluno preencherá um formulário com até duas opções. Uma lista das disciplinas disponíveis, bem como maiores esclarecimentos sobre o tipo de atividade que se espera do estagiário PAE e do monitor-bolsista estão à disposição dos interessados na Diretoria de Ensino. Caso a carga didática não esteja disponível até 1º. de dezembro (final das inscrições), a comissão PAE, excepcionalmente, se encarregará de elaborar os projetos de trabalho, dentro do espírito do programa PAE e da tradição do Instituto.

Como sempre, será dada prioridade a disciplinas onde a atividade dos estagiários não se resuma a corrigir listas e fazer plantões de dúvidas; disciplinas obrigatórias com 6 horas de atividades em sala de aula; disciplinas com muitos alunos em cada sala, disciplinas com professores em carga-dupla e disciplinas de último ano, onde a colaboração de alunos de pós-graduação seja essencial.

Os monitores-bolsistas terão função similar a de estagiários PAE, mas poderão atuar em algumas disciplinas onde, em função da proposta pedagógica, seja necessária uma carga horária ligeiramente maior (média de 8 horas semanais, com até 4 horas em salas com alunos). Serão remunerados na mesma base que os monitores PAE, de forma proporcional às horas trabalhadas. Os alunos estarão auxiliando e sendo todo o tempo supervisionados por um professor, que será o responsável pela turma. Atuarão em cursos onde haja uma proposta pedagógica clara envolvendo a participação de estudantes. A atividade difere, portanto, em concepção, da atual monitoria A.

No próximo semestre, teremos um número bem menor de monitores pagos pelo Instituto colaborando com as atividades didáticas, recomendamos, portanto, a TODOS os alunos de pós-graduação interessados em completar sua formação e em receber uma complementação financeira através desse tipo de atividade, a se inscreverem.

ATENÇÃO: A distribuição dos estágios PAE e de monitorias será mais complicada esse semestre pelo atraso na definição da carga didática e pelas modificações ocorridas, que têm gerado dúvidas entre os alunos e professores. Alertamos, porém para o fato de que que NÃO HAVERÁ OUTRA OPORTUNIDADE PARA A INSCRIÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS PAE E NÃO ESTÁ PREVISTA NOVA INSCRIÇÃO PARA MONITORES-BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. As vagas remuneradas PAE não preenchidas até 1º. de dezembro serão perdidas, talvez em caráter definitivo. Pedimos, portanto, a colaboração ativa de todo o corpo docente do Instituto, no sentido de ajudar a divulgar para seus estudantes essas informações, mobilizando-os para essa inscrição (se tiverem interesse), mesmo sem a definição da carga didática.

Comissão PAE do IFUSP

 

Ciência e Tecnologia do Vácuo (FNC0323)

O curso de Ciência e Tecnologia do Vácuo no IFUSP foi o primeiro curso desse tipo a ser implantado no Brasil. A Tecnologia do Vácuo é ferramenta básica em várias áreas da Física Experimental e em vários setores da Indústria. No Brasil existem aproximadamente 3000 indústrias que utilizam essa tecnologia. A descoberta dos raios-X, do elétron e de inúmeras partículas elementares ocorreram a partir de experimentos em vácuo. Esses estudos são realizados até hoje em grandes aceleradores de partículas, que utilizam tecnologia de ponta para mantê-los num regime de ultra-alto vácuo. Todos os processos para a fabricação de transístores, que deram origem aos circuitos integrados e à microeletrônica, dependem fortemente da tecnologia do vácuo. Essa tecnologia é utilizada também no estudo de superfícies e na fabricação de fármacos, lâmpadas incandescentes, micro-circuitos eletrônicos (chips), garrafas térmicas, tubos de televisão, filmes ópticos, materiais utilizados em atividades espaciais, metalização (brinquedos, faróis, espelhos e lanternas), etc.

A disciplina FNC0323 é ministrada no IFUSP no primeiro semestre de cada ano, sendo recomendada aos alunos do terceiro e quarto anos que estejam interessados em Física Experimental ou em obterem uma iniciação profissional nessa tecnologia. A disciplina consta de duas aulas teóricas semanais e uma atividade experimental de quatro horas a cada 15 dias, totalizando 6 créditos. Nesta disciplina são apresentados os conceitos da teoria cinética dos gases, necessários para o estudo de vácuo, assim como conceitos de velocidade de bombeamento, escoamento de gases nos diferentes regimes, bem como cálculo e conceito de condutâncias para o projeto de sistemas de vácuo. São discutidos sistemas de vácuo, medidores de pressão, bombas de vácuo, vazamentos reais e virtuais, materiais e fontes de gases associadas com seus respectivos modelos, tais como: gás do volume, desorpção térmica, difusão, permeação, vaporização, backstreaming, etc. As aulas teóricas são complementadas através da realização de experimentos específicos, vitais para a interação dos alunos com sistemas de vácuo, bem como para o aprendizado de tomada de atitudes durante o processo de escoamento de gases nos diferentes regimes. As atividades práticas são divididas em três ciclos de experimentos. No primeiro ciclo são estudados medidores de pressão: pré-vácuo e alto-vácuo. No segundo ciclo são feitas medições de velocidade de bombeamento e condutâncias de tubos. Nesta etapa é dada uma atenção especial na metrologia das medidas das velocidades de bombeamento. No terceiro ciclo de experimentos é estudada a detecção de vazamentos reais e virtuais com o auxílio de Detectores de Vazamentos. Os estudantes verificam os modelos teóricos e determinam as condutâncias dos vazamentos real e virtual. São apresentadas também técnicas de confecção e medida da espessura de filmes finos. Essas películas são produzidas através da evaporação de um material, em alto-vácuo.

Para maiores informações, consulte os sites:
http://www.labdid.if.usp.br/~estrutura/download/dwl_vac.html
http://www.sbvacuo.org.br/.

Prof. Dirceu Pereira, Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Vácuo, IFUSP

Prof. Helcio Onusic, IFUSP

Prof. Nilberto H. Medina, IFUSP

 

 

Eleição da Nova Gestão CIPA

Prezados servidores deste Instituto, a eleição dos representantes dos empregados para a nova Gestão CIPA será realizada em escrutínio secreto, no dia 07/12/2006, das 9 às 18h, na entrada coberta do Edifício Principal – Ala Central.

Marcos Santos de Souza

Presidente da Comissão Eleitoral


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Lucimara Navarrete
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br