ANO XXV - No.38 - 24/11/2006

ÍNDICE


DIRETORIA

Ordem Nacional do Mérito Científico

O Prof. Adalberto Fazzio foi condecorado pelo Presidente da República na Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador, como publicado no Diário Oficial de 16 de novembro de 2006. Citando a nota do Diário Oficial, os indicados receberam a comenda "por suas contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia".

Mais uma vez, parabéns Adalberto.


COLÓQUIO

"A Matéria Condensada sob Condições Extremas: um Estudo da Termodinâmica de Materiais através de Simulações Computacionais"

Prof. Dr. Alex Antonelli, Instituto de Física Gleb Wataghin, Unicamp

hostn

30 de novembro, quinta-feira, Auditório Sul, às 16h

Nos últimos anos, simulações computacionais têm possibilitado o estudo da matéria condensada sob condições extremas de temperatura e pressão, em regiões do diagrama de fases de difícil acesso para experimentos. Esses estudos requerem a determinação da energia livre de sistemas complexos, cujas interações interatômicas devem ser descritas de forma precisa para que os resultados possam ter alguma utilidade preditiva. A energia livre é uma grandeza que depende do volume no espaço de fase ocupado pelo sistema, não podendo, portanto, ser obtida diretamente de simulações computacionais. Assim sendo, a obtenção da energia livre de sistemas complexos de forma realística requer técnicas especiais, que via de regra, demandam grande esforço computacional.

Neste seminário apresentaremos técnicas de simulação computacional, por nós desenvolvidas, que permitem a determinação da energia livre de sistemas complexos de forma muito eficiente, baseadas em simulações de processos de não-equilíbrio. Apresentaremos também aplicações dessas metodologias ao estudo da matéria condensada sob condições extremas, como por exemplo: a) o silício líquido super-resfriado, com ênfase em transições líquido-líquido e vítrea, b) o diagrama de fase do silício, em especial a emergência de uma nova fase a pressões negativas e c) fronteiras de fase entre carbono sólido e líquido a altíssimas pressões e temperaturas.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO

DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Física Hadrônica em Decaimentos de Mésons Pesados"

Profª. Drª. Carla Göbel Burlamaqui de Mello, PUC - RJ

27 de novembro, segunda-feira, Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h

A alta estatística e ótima qualidade dos dados em física de mésons D e, mais recentemente, mésons B, vem possibilitando o uso de seus decaimentos para estudos em física hadrônica. A produção de ressonâncias hadrônicas é bastante favorecida em decaimentos fracos de mésons pesados. Este ambiente vem complementando e elucidando diversos aspectos em espectroscopia hadrônica, em particular no setor dos mésons escalares leves, cujo papel e classificação dentro do Modelo de Quarks é um tema bastante aberto.

Neste seminário, vamos abordar estas questões, discutindo os aspectos relevantes nos decaimentos de mésons pesados, o contexto dos mésons escalares, os recentes resultados e perspectivas.

 


Convite à Física 2006

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"O Prêmio Nobel de Física 2006: a temperatura do Universo"

Prof. Dr. Thyrso Villela Neto, INPE

29 de novembro, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Um sinal eletromagnético, cuja intensidade máxima está na faixa de microondas, é observado hoje em todas as direções do céu. Este sinal, conhecido como Radiação Cósmica de Fundo em Microondas (RCFM), foi previsto por George Gamow e colaboradores na década de 1940, e seria um resquício de uma época em que altas temperaturas e densidades reinavam no universo. A RCFM foi detectada, de forma acidental, por Arno Penzias e Robert Wilson, em 1964. Por essa descoberta, eles receberam o Prêmio Nobel de Física de 1978. Para que a RCFM fosse efetivamente ligada a uma época primordial do universo, seria necessário que ela tivesse um espectro regido pela lei de Planck. O experimento FIRAS, a bordo do satélite COBE, liderado por John Mather, comprovou de forma espetacular esse fato: hoje, a temperatura da RCFM é de aproximadamente 3 K, ou cerca de -270º C. Para que fosse possível explicar a origem das estruturas de matéria observadas hoje no céu, a RCFM deveria apresentar pequenas diferenças de temperatura, da ordem de 10-5 K, o que foi observado pelo experimento DMR, também a bordo do COBE, liderado por George Smoot. Por esses resultados, Mather e Smoot ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2006.

Nesta palestra, serão mostrados esses resultados, que dão um grande suporte ao modelo cosmológico conhecido como 'Big Bang', assim como uma breve história dos demais experimentos que iniciaram uma nova era na Cosmologia, conhecida como era da precisão.

Os Organizadores


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

FÍSICA TAMBÉM É CULTURA

FÍSICA PARA TODOS NA ESTAÇÃO CIÊNCIA

A programação completa do ciclo de palestras pode ser obtida no site http://www.if.usp.br/cultext/index.shtml.

"A natureza da luz: da antigüidade remota aos dias de hoje"

Profª. Drª. Suzana Salém Vasconcelos, Depto. de Física Geral do IFUSP

02 de dezembro, sábado, na Estação Ciência, às 15h

Fiat Lux; et lux facta est3

Move. Não se move.

Está longe e está perto.

Está dentro de tudo isso,

E está fora de tudo isso4.

O que é a luz? Como é produzida? O desejo de explicar a luz existe desde tempos remotos. Diferentes concepções e várias teorias sobre a natureza da luz foram formuladas ao longo da história humana.

Nesta palestra será discutida a evolução do conhecimento acerca da luz e apresentadas, de forma simples, as atuais teorias que procuram responder tais questões.

_____________________

3 Gênesis, I, 3

4 Upanishads

 


SEMINÁRIOS DE OUTRAS INSTITUIÇÕES

Seminário do ITA

"O sistema GaN/MnxGa1-xN é promissor para spintrônica ?"

Marcelo Marques, Prof. Adjunto da Eletrônica, ITA

29 de novembro, quarta-feira, Sala 1614 do Prédio de Física, às 14h

 


II Escola de Verão do Instituto do Milênio de Fluidos Complexos

A Segunda Escola de Verão do Instituto do Milênio de Fluidos Complexos será realizada de 12 a 15 de fevereiro de 2007, no Instituto de Física da USP. O programa da Escola contará com minicursos envolvendo os cristais líquidos, colóides magnéticos e fluidos de interesse biológico. É dirigida, prioritariamente, a estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de física, química, biologia, ciências biomédicas, matemática e odontologia. Estamos convidando pesquisadores do exterior e do IMFCx para ministrar algumas das aulas.

As inscrições serão feitas através no portal http://fluidos.usp.br.

Prof. Dr. Antônio Martins Figueiredo Neto, DFEP


OPINIÕES

"Estudante não é bobo"

Todos nós, professores, já fomos estudantes. Assim, podemos dizer, no mínimo, que estudante nem sempre é bobo, em geral eles pensam, e muito bem. É claro que a idade eleva alguns e piora outros, mas o cerne do ser humano não difere (segundo alguns, o ápice do ser humano se dá aos 35 anos de idade, "nel mezzo del cammin di nostra vita", segundo outros aos 50 é que se dá a plenitude do "Eu", mas isto não muda a questão).

Não foi sem surpresa que recebemos a notícia de que o número de inscritos no próximo Curso de Verão do Instituto diminuiu de 1000 (mil) para 600 (seiscentos). Isto mostra um grave declínio. Se me for permitido colocar, sugiro que se veja com detalhe esta vitrine institucional. Em função das características de tal vitrine, o departamento de Física Matemática decidiu, este ano, se colocar de fora. É claro que estes são fatos, e como tais, incontestes. Sugiro aos colegas que examinem as questões e tirem suas conclusões. Os estudantes brasileiros já o fizeram.

Prof. Dr. Elcio Abdalla, DFMA


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Rogério Mazur

"Implementação de um protocolo "Dynamic Clamp" em sistema Linux Real-Time para a produção de sinapses e condutâncias artificais em neurônios biológicos e eletrônicos"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Reynaldo Daniel Pinto (orientador – IFUSP), Wanderley Pires de Sá (IFUSP) e Vander Baptista (UFMT).

28/11, terça-feira, Ed. Principal, Ala 2, Sala 209, às 14h

 

PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Anne Louise Scarinci Brandão

"Uma proposta para caracterizar a atuação do professor na sala de aula"

Comissão Examinadora: Profas. Dras. Jesuína Lopes de Almeida Pacca (orientadora – IFUSP), Maria Lúcia Vital dos Santos Abib (FEUSP) e Dominique Colinvaux (UFF).

27/11, segunda-feira, Ed. Principal, Ala 2, Sala 209, às 14h

 

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Paula Porto Brotero

"A subjetividade na química impressa por químicos e seu efeito no ensino"

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maria Eunice Ribeiro Marcondes (orientadora – IQUSP), Otávio Aloísio Maldaner (UNIJUÍ) e Maria José Pereira Monteiro de Almeida (Unicamp).

01/12, sexta-feira, Ed. Principal, Ala 2, Sala 209, às 14h

 


ATIVIDADES DA SEMANA

2a. FEIRA, 27.11.2006

  • COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Física Hadrônica em Decaimentos de Mésons Pesados"

Profª. Drª. Carla Göbel Burlamaqui de Mello, PUC - RJ

Ed. Principal, Sala Jayme Tiomno, às 16h

3a. FEIRA, 28.11.2006

  • SEMINÁRIO DE ENSINO

"Educação em Ciências, Imagens e Perspectivas Pós-Estruturalistas"

Prof. Dr. Antonio Amorin, Unicamp

Auditório Adma Jafet, às 16h

  • SEMINÁRIO DO GRUPO DE HÁDRONS E FÍSICA TEÓRICA (GRHAFITE)

"Seções de choque de captura direta (16O(n,gama)17O e 16O(p,gama)17F em energias astrofísicas Empregando as reações de transferência 16O(d,p)17O e 16O(d,n)17F"

Marlete Assunção, Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema

Ed. Principal, Ala 2, Sal 335, às 17h

4a. FEIRA, 29.11.2006

  • SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA

"Caracterização de dispositivos opto-eletrônicos baseados em pontos quânticos via difração múltipla de raios-x síncrotron"

Raul de Freitas, IFUSP

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 11h

  • SEMINÁRIO TÓPICO EM FÍSICA DA MATÉRIA CONDENSADA, DFMT

"Micromagnetismo Experimental através do SNOM-MO"

Mariana Pojar, Estudante de Doutorado do Laboratório de Materiais Magnéticos, DFMT

Sala de Reuniões do Edifício Mário Schenberg, às 16h

  • SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"Física de Íons Pesados anos 70: De volta para o futuro"

Prof. Dr. Dirceu Pereira, IFUSP

Ed. Oscar Sala, Sala de Seminários, às 16h

  • CONVITE À FÍSICA 2006

"O Prêmio Nobel de Física 2006: a temperatura do Universo"

Prof. Dr. Thyrso Villela Neto, INPE

Auditório Abrahão de Moraes, às 18h

5a. FEIRA, 30.11.2006

  • COLÓQUIO

"A Matéria Condensada sob Condições Extremas: um Estudo da Termodinâmica de Materiais através de Simulações Computacionais"

Prof. Dr. Alex Antonelli, Instituto de Física Gleb Wataghin, Unicamp

Auditório Sul, às 16h

6a. FEIRA, 01.12.2006

  • SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA

"Cationic lipids: from nucleic acids delivery to anti-inflammatory activity"

Dr. Jean-Marie Ruysschaert, Centre de Biologie Structurale et de Bioinformatique (CBSB), Structure et Fonction des Membranes Biologiques (SFMB), Université Libre de Bruxelles

Ed. Principal, Ala 1, Sala 204, às 10h30

  • SEMINÁRIO DO GFCx E DO INSTITUTO DO MILÊNIO DE FLUIDOS COMPLEXOS (fluidos de interesse Biológico) - DFEP

"Uso de peptídeos sintéticos no estudo da especificidade de proteases"

Profª. Drª. Maria Aparecida Juliano, Escola Paulista de Medicina

Auditório Adma Jafet, às 14h

SÁBADO, 02.12.2006

  • FÍSICA PARA TODOS

"A natureza da luz: da antigüidade remota aos dias de hoje"

Profª. Drª. Suzana Salém Vasconcelos, IFUSP

Estação Ciência, às 15h


ENCARTE

ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Conselho Técnico-Administrativo (CTA) do Instituto de Física da USP, em sua 187ª. Sessão Ordinária realizada em 23/11/06, discutiu e aprovou que, devido ao grande número de pedidos de licenças-prêmio apresentados pelos docentes em atendimento à Lei Complementar nº. 857, de 20/05/1999, e visando o planejamento das atividades didáticas do Instituto, os docentes que fiquem devedores de carga didática em decorrência de pedidos de licença-prêmio aprovados a partir de 23/11/06 deverão saldá-la tão logo reassumam suas atividades. Este pagamento poderá ser feito utilizando-se o bônus noturno, devendo o docente, nesse caso, explicitar o uso desse crédito. Esta medida deverá vigorar até o segundo semestre de 2008, quando então será reavaliada.


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP

Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva

Secretária: Lucimara Navarrete

Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente.

Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br

 

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br