ANO XXV - No.13 - 18/05/2007

ÍNDICE


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Resultados Recentes para o Diagrama de Fase de Modelos de 4-Fermions em Baixas Dimensões"

Prof. Rudnei Ramos – UERJ

21 de maio, segunda-feira, Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

Modelos com interação quartica entre fermions são modelos efetivos de campos que são úteis no entendimento de várias propriedades relacionadas com a cromodinâmica quântica (QCD). A simetria quiral é uma dessas propriedades que pode ser estudada via esses modelos, o mais simples deles sendo por exemplo o modelo de Gross-Neveu. Neste seminário mostro como a simetria quiral é afetada num meio denso e quente no modelo de Gross-Neveu estudado via o método da teoria de perturbação optimizada em duas e, em especial, o caso de três dimensões. Os resultados são comparados com aqueles obtidos via a expansão de 1/N e de recentes simulações numéricas. Uma estrutura de fase diferente, não acessível nesses estudos anteriores, é mostrada existir.


SEMINÁRIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

"Aquecimento global: implicações para o ensino na área das Ciências"

Profa. Dra. Maria Regina Kawamura

22 de maio, terça-feira, Auditório Adma Jafet , IFUSP, às 16h

As questões relativas ao aquecimento global têm ocupado a mídia e a atenção tanto de cientistas como do público em geral. De que maneira levar isso em conta, no ensino médio ou superior, especialmente nas áreas das ciências exatas? A proposta é apresentar  elementos que possam propiciar a discussão sobre diferentes enfoques  da questão ambiental, na perspectiva de uma educação científica crítica.

Cristiano Mattos

Departamento de Física Experimental


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Dynamic phase separation in manganites"

Prof. Dr. Luis Ghivelder, Instituto de Física – UFRJ

23 de maio, quarta-feira, Sala de Seminários:José Roberto Leite – Ed. Alessandro Volta - bloco C, às 16h

The phenomenon known as phase separation, the coexistence at different length scales of ferromagnetic metallic and antiferromagnetic charge and orbital ordered insulating domains, have recently dominated the literature on manganese oxides, the so called manganites. In this talk, after reviewing the basic aspects of the physics of manganites, we will show magnetization and transport measurements on samples of (LaPr)CaMnO, one of the prototype materials for the study of phase separation. We focused our attention on the dynamic properties of the phase separated state, with emphasis on time relaxation measurements which unveils the equilibrium ground state of the system. Within this framework we discuss some particular features of the phase separated state, such as its glass-like behavior and ultrasharp magnetization jumps. Finally, we construct an H-T phase diagram, where frozen and dynamic phase separation regions are clearly distinguished.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"O Mistério Não-Linear da Turbulência"

Prof. Milton da Costa Lopes Filho – UNICAMP

23 de maio, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Fluidos que se comportam de maneira errática, complexa e imprevisível são chamados de turbulentos. Em 1883, o engenheiro-físico irlandês Osborn Reynolds realizou o experimento com água e corante em um cano em que se identifica a transição entre escoamento laminar e turbulento. Nosso objetivo nesta palestra é examinar o experimento de Reynolds e suas conseqüências. Vamos explorar um pouco do esforço deste último século em entender o comportamento de fluidos turbulentos, as dificuldades centrais nessa empreitada e quão longe ainda estamos de uma teoria satisfatória de turbulência.

Os Organizadores


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Física para Todos – 2007

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) dá prosseguimento ao Ciclo de Palestras Física para Todos no ano de 2007. As palestras, proferidas por alguns dos melhores professores e pesquisadores de Física do IFUSP em linguagem acessível ao público em geral, tratam de temas contemporâneos e relevantes e pretendem mostrar que a Física está presente em muitos aspectos na vida das pessoas.

Mais informações: http://www.if.usp.br/eventos.shtml.

MAIO / 2007: dia 22, terça-feira, 14h, Museu Paulista, Anfiteatro

estudos das moléculas da vida

Profa. Dra. M. Teresa Lamy – Departamento de Física Geral, IFUSP

São quatro as grandes moléculas presentes nos seres vivos: proteínas, ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios, sendo estes últimos os constituintes básicos das membranas das células. As funções destas moléculas nos organismos estão relacionadas às suas estruturas. Porém, o conhecimento destas estruturas não é fácil, pois mesmo uma molécula grande, como uma proteína, é muito pequena para ser "enxergada" facilmente em um laboratório. Vamos discutir como técnicas físicas contribuem para o conhecimento da estrutura e função de moléculas biológicas.

JUNHO / 2007: dia 02 , sábado, 15h, Estação Ciência

FÍSICA NUCLEAR, CONHECIMENTO, TECNOLOGIA, VISÃO DE MUNDO E PODER

Prof. Dr. Luis Carlos de MenezesDepartamento de Física Experimental, IFUSP

Há cerca de cem anos físicos "dialogam" com o interior dos núcleos, interpretando as radiações ionizantes, entrevendo estruturas submicroscópicas e identificando partículas componentes do núcleo e forças fundamentais da natureza. Nesse último século, isso se tornou instrumento para compreender como funcionam as estrelas (porque Deus não precisa "trocar as baterias" delas ), para destruir cidades inteiras ( Hiroshima e Nagazaki...), para energizar cidades (usinas nucleoelétricas...) ou para salvar muitas vidas (medicina nuclear...). Hoje, a energia nuclear é vista como alternativa energética que não produz efeito estufa, mas não se tem saída efetiva para os rejeitos nucleares. Também hoje, falta uma política mundial efetiva para evitar a proliferação das armas nucleares, muito menos para eliminar as milhares de ogivas existentes, capazes de varrer a vida humana do planeta. A conversa que propomos é: partir de uma compreensão mínima de como essas coisas funcionam, pensarmos juntos o que fazer com este conhecimento para que o futuro seja um tempo em que valha a pena estar vivo...

Estação Ciência, Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo. Podem ser feitas inscrições: eventos@eciencia.usp.br/, Tel: (11) 3675 8828. Auditório Ernst Hambúrguer.

Museu Paulista, Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo. Anfiteatro.


BIBLIOTECA

Novo sistema de empréstimos

O novo subsistema de circulação e empréstimo – ALEPH, foi implantado na biblioteca do IF e o cartão USP passará a ser utilizado. A partir do dia 21/05 os alunos da graduação IF já terão seus empréstimos efetuados neste subsistema. Portanto, solicitamos a todos os graduandos que tragam seus cartões USP para efetuar retirada, reserva e renovação de livros.


CIÊNCIA NO PARQUE

Esse evento tem a finalidade de difundir e popularizar a Ciência e Tecnologia para a população em geral, particularmente para crianças e jovens. As atividades serão realizadas por professores e estudantes do Instituto de Física da USP.

Coordenação: Prof. Mikiya Muramatsu

Data: 19 e 20 de maio

26 e 27 de maio

Local: Parque da Previdência – Rua Pedro Peccinini, 88 – Jardim Ademar –

Km 10 da Rodovia Raposo Tavares – Butantã


OPINIÕES

Magnífica Reitora

Profa. Dra. Suely Vilela

Universidade de São Paulo

Prezada Professora,

Vimos nesta exigir desta Universidade o cumprimento de seus deveres assim como pedir providências no sentido de viabilizar o pleno exercício do Ensino, da Pesquisa, assim como da Extensão destes à sociedade. Passamos a relatar ponto a ponto as questões que norteiam nossa manifestação.

1. Exigimos que se mantenham íntegras as instâncias universitárias, a reitoria, os institutos, as salas de aulas e os laboratórios de pesquisa. Não se pode abrir diálogo com os novos SA, que usam da força para chegar a seus objetivos. Somos professores e pesquisadores na defesa de um ideal, e grupos de desclassificados devem ser tratados com o rigor da lei ainda vigente neste país.

2. Há bons e maus policiais, como há bons e maus acadêmicos, bons e maus médicos, bons e maus cidadãos. Vimos exigir que policiais sejam selecionados para dar proteção a bons professores, bons funcionários e bons estudantes que estão na Universidade cumprindo seu dever e usufruindo seu direito como cidadãos. A Polícia Militar é uma instituição com muitos homens e mulheres íntegros cujo serviço é para o bem estar da população civil na qual nos incluímos. Sentimo-nos protegidos pelas instituições e ameaçados por um grupo de desclassificados que vagueiam pela Universidade.

3. A representação discente deve ser uma representação oficial e não uma representação de um diretório. Os estudantes honestos reclamam que só podem ser candidatos aqueles que participarem dos órgãos estudantis ligados ao chamado DCE. Isto forma algo parecido com as famigeradas Rote Armée Faction que impõem seu querer através da força. A Universidade deve gerir o processo de escolha dos representantes como fazia no passado.

4. A Universidade não é uma democracia. Isto deve ser muito claro para nós, para os estudantes e para todos os interessados em uma Universidade decente. Qualquer estudante pode ter mais razão que qualquer professor, e isto deve ser sempre levado em conta. No entanto, não se processam decisões pelo voto na Universidade, e sim pelo convencimento direto daqueles que se propuseram ao pensamento íntegro como forma de agir.

5. Qualquer forma de intimidação deve ser respondida com total força, dentro da legitimidade. O diálogo de Chamberlain com o Nazismo levou às primeiras grandes agressões deste câncer que mudou a face da história no século XX. Nossa atitude deve se pautar pela mais forte defesa de ideais não importantes a que nível, com força total, dentro da lei.

Atenciosamente,

Elcio Abdalla; Raul Abramo; Sylvio Ferraz Mello; Renata Zukanovich Funchal; Mahir Saleh Hussein; Antonio F. R. de Toledo Piza; Antonio Martins Figueiredo Neto; Mário José de Oliveira; João Carlos Alves Barata.

Ver comentários na Veja on-line, blog do Reinaldo Azevedo (http://veja.abril.com.br/)

 


Prof. Mahir Saleh Hussein

Consumou-se, através de publicação no Diário Oficial do último dia 3 de maio, a aposentadoria do Prof. Mahir Saleh Hussein de seu cargo de professor titular deste Instituto, após mais de trinta e cinco anos de atividade. O fato não sinaliza, na realidade, uma opção pela inatividade. Em particular, em futuro próximo o prof. Hussein estará se dirigindo ao Max Planck Institut-Dresden, de onde recebeu a Martin Gutzwiller Fellowship para o ano letivo 2007/2008, atividade essa que seria viabilizada por um processo de afastamento, cuja tramitação foi agora interrompida por já desnecessária. Por outro lado, no mesmo dia 3 de maio submeteu, através do Departamento de Física Matemática, os documentos referentes à celebração de Termo de Adesão e Permissão de Uso, em que propõe dar prosseguimento às atividades de pesquisa, extensão, orientação de bolsistas e supervisão de pós-doutores, além de se dispor a ministrar disciplinas de graduação e pós-graduação de sua especialidade.

As contribuições científicas do Prof. Hussein, tanto em em sua área de atuação como em âmbito mais geral, foram e continuam sendo particularmente decisivas para a concretização de oportunidades de trabalho atualmente abertas para este Instituto de Física. A modernização da pesquisa experimental local em física nuclear através da instalação de uma linha de trabalho com núcleos instáveis, para a qual forneceu e fornece também indispensável estímulo e apoio teórico, teve em sua liderança, entusiasmo e apoio elementos imprescindíveis para a efetiva implementação. Sua atividade é marcada igualmente pela extensão dos benefícios da experiência acumulada para outros ramos de atividade, concretizada até mesmo em patentes. Sua atuação em posições de responsabilidade administrativa, como chefe do Departamento de Física Nuclear e Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto, foi fundamentalmente pautada pela busca do aprimoramento institucional e pela inserção internacional da atividade local.

O fato de que a intenção de dar prosseguimento a atuação dessa natureza tenha exigido ou, pelo menos, recomendado suficientemente a desvinculação legal proporcionada por uma aposentadoria possível mas não obrigatória, deve ser motivo de extremo alarme para o Instituto de Física. Quando a conveniência de mentalidades faustianas chega a pressionar em direção ao ostracismo reais capacidades individuais de contribuição, o aparato institucional deixa de se constituir em um recurso para o progresso, e passa a desempenhar funções de instrumento malévolo.

A. F. R. de Toledo Piza

Elcio Abdalla


ARTIGOS EM DESTAQUE

nd Transport Properties of Boron-Doped Graphene Nanoribbons

Thiago B. Martins, Roberto Hiroki Miwa, Antonio José Roque da Silva e Adalberto Fazzio

Physical Review Letters 98, 196803, 2007

O recente sucesso experimental em se isolar uma única folha de grafite, um cristal bi-dimensional chamado de grafeno, tornou o estudo desse sistema uma área extremamente ativa em matéria condensada. O grafeno possui propriedades interessantíssimas, como, por exemplo, uma relação de dispersão linear para a propagação de excitações elementares com energias próximas à energia de Fermi. A partir das folhas de grafeno tem sido possível criar fitas de grafeno, as quais têm um enorme potencial para aplicações como nanodispositivos. Nesse artigo é apresentado um estudo detalhado das propriedades estruturais, eletrônicas e de transporte de carga de nanofitas de grafeno dopadas com boro. O boro causa uma assimetria nas propriedades de transporte de carga para diferentes canais de spin, o que sugere que ele pode ser utilizado para o desenho de dispositivos de spintrônica baseados em fitas de grafeno.


PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrições para a Pós-graduação em Física para o 2º semestre de 2007

As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 14 a 25 de maio 2007, na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Maria Simone Kugeratski Souza
"Dipolos de cor e interações a altas energias".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Fernando Silveira Navarra (orientador – IFUSP), Ivone Freire da Mota Albuquerque (IFUSP), Adriano Antonio Natale (IFT/UNESP), Álvaro Leonardi Ayala Filho (UFPel) e Sérgio Szpigel (Universidade Presbiteriana Mackenzie).
21/05, segunda-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Viviane Morcelle de Almeida
"Estudo do espalhamento elástico de projéteis exóticos por alvo de massa intermediária"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Alinka Lépine (orientadora – IFUSP), Nemitala Added (IFUSP) e Luiz Felipe Alvahydo de Ulhoa Canto (UFRJ).
22/05, terça-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 21.05.2007

Colóquio do Departamento de Física Matemática
"Resultados Recentes para o Diagrama de Fase de Modelos de 4-Fermions em Baixas Dimensões"
Prof. Rudnei Ramos – UERJ
Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h


3a. FEIRA, 22.05.2007

Física Para Todos
"Estudos das Moléculas da Vida"
Profa. Dra. Maria Teresa Lamy, IFUSP
Anfiteatro do Museu Paulista, às 14h
Museu Paulista, Pq. da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo

Seminário do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
"Aquecimento global: implicações para o ensino na área das Ciências"
Profa. Dra. Maria Regina Kawamura, IFUSP
Auditório Adma Jafet , IFUSP, às 16h

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE)
"Física das Astropartículas: Os Raios Cósmicos de Ultra-Alta Energia."
Prof. Dr. Marcelo Augusto Leigui de Oliveira - Universidade Federal do ABC
Ed. Principal, Sala 335, Ala 2, às 17h


4a. FEIRA, 23.05.2007

Seminário do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica
"Dynamic phase separation in manganites"
Prof. Dr. Luis Ghivelder, Instituto de Física – UFRJ
Sala de Seminários:José Roberto Leite – Ed. Alessandro Volta - bloco C, às 16h

Convite à Física
"O Mistério Não-Linear da Turbulência"
Prof. Milton da Costa Lopes Filho – UNICAMP
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h


5a. FEIRA, 24.05.2007

Seminário de Física Estatística
"Problemas e técnicas para modelos com estados absorventes"
Wellington G. Danta, Pós doutorando do IFUSP
Ed. Principal, Sala 204, Ala 1, às 13h


6a. FEIRA, 25.05.2007


Seminário do GFCx - DFEP
"Interações em interfaces sólido-líquido e membranas"
Profa. Dra. Elisabeth Andreoli de Oliveira, IFUSP
Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 14h

B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br