ANO XXV - No.16 - 06/06/2007

ÍNDICE


COLÓQUIO

"Quando começou a aceleração cósmica? Quão rápida foi a transição?"

Prof. Dr. Ioav Waga

Instituto de Física, UFRJ

14 de junho, quinta-feira, Auditório Norte, às 16h

Desde a descoberta da expansão acelerada do universo, grande parte dos esforços cientificos em cosmologia é direcionada à investigação sobre a possível fonte dessa aceleração. Duas possibilidade são amplamente discutidas na literatura: a existência de uma componente exótica com pressão negativa (energia escura) e modificações à Relatividade Geral em grandes escalas. Em nossa apresentação estaremos interessados em responder a seguinte questão: em que valor do desvio para o vermelho ocorreu a transição da expansão desacelerada para acelerada? Quão rápida foi essa transição? Para responder essa questão utilisamos uma parametrização para o chamado parâmetro de desaceleração, que depende do desvio para o vermelho em que ocorreu a transição e de sua duração. Mostramos que o teste envolvendo somente supernovas indica, com grande confiança, que uma transição ocorreu no passado, mas não é capaz de vincular fortemente o valor máximo do desvio para o vermelho em que ocorreu essa transição. Esse quadro modifica-se quando combinamos as observações de supernovas com medidas da radiação cósmica de fundo e do espectro de potência da matéria. Apresentaremos resultados bem gerais que não dependem se a aceleração cósmica é fruto de uma energia escura ou de uma gravitação modificada.

1o Simpósio Latino-americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação do Patrimônio Cultural – LASMAC 2007

http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/extras/lasmac/

11 a 16 de junho de 2007

MASP – São Paulo

O 1o Simpósio Latino-Americano sobre Métodos Físicos e Químicos em Arqueologia, Arte e Conservação do Patrimônio Cultural tem por objetivo debater o uso de métodos físicos e químicos no estudo de objetos arqueológicos, de arte e do patrimônio cultural. Essa é uma área de aplicações físicas e químicas relativamente recente na América Latina. Os primeiros trabalhos no Brasil foram realizados no início da década de 90 e em outros países, como o México, no final da mesma década. A evolução do envolvimento da comunidade científica nessa área foi acompanhada de vários eventos realizados a partir de 1996. Como o espectro de técnicas e metodologias empregadas neste campo de arte e arqueologia é bastante amplo, abarcando várias áreas do conhecimento e tipos de aplicações, ficou evidente aos diversos profissionais da área a necessidade da realização de fóruns específicos quanto à temática e amplos quanto à abrangência da comunidade envolvida. Este evento visa possibilitar maiores intercâmbios entre pesquisadores das várias disciplinas das ciências naturais envolvidas, químicos, físicos, biólogos, etc., com arqueólogos, restauradores, museólogos, arquitetos, e outros profissionais que atuam na área de arqueometria, arte e preservação de bens culturais.

Profa. Márcia A. Rizzutto

Coordenadora – LASMAC 2007

 


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Hard Thermal Effective Actions"

Prof. Ashok Das – University of Rochester

11 de junho, segunda-feira, Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

Hard thermal loop effective actions are quite useful in studying properties of quark-gluon plasma. They arise from loop corrections at high temperature have very unique properties. In this talk we will try to discuss using the proper time method of Schwinger how such interesting properties arise in the structure of the hard thermal loop effective action.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"De Eratóstenes a Foucault: os Filósofos Naturais e as Ciências da Terra"

Prof. Dr. Elcio Abdalla – IFUSP

13 de junho, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Será apresentada uma perspectiva histórica de medições das dimensões e movimentos da Terra, desde os primórdios da ciência na Grécia antiga até os experimentos de Foucault no século XIX.


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Física para Todos - 2007

O Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) dá prosseguimento ao Ciclo de Palestras Física para Todos no ano de 2007. As palestras, proferidas por alguns dos melhores professores e pesquisadores de Física do IFUSP em linguagem acessível ao público em geral, tratam de temas contemporâneos e relevantes e pretendem mostrar que a Física está presente em muitos aspectos na vida das pessoas. Mais informações: http://www.if.usp.br/eventos.shtml.

Palestra de junho

19 de junho, terça-feira, 14h, Museu Paulista

RAIOS X - DA MEDICINA À NANOTECNOLOGIA

Profa. Dra. Márcia de Abreu Fantini, Depto. de Física Aplicada, IFUSP

Os raios X foram assim chamados em 1896 pelo seu descobridor Wilhelm Konrad Roentgen por causa de sua natureza então desconhecida. Nos anos que se seguiram a essa descoberta, grandes esforços foram feitos para se entender o que são os raios-X, ou seja, as propriedades desta radiação. O grande impacto dessa descoberta foi, e ainda é, sua aplicação na área médica. Em 1812, Max von Laue mostrou que os raios X podiam, também desvendar o interior de certos materiais, chamados cristais. Com estes estudos, foram estabelecidos os fundamentos científicos da estrutura cristalina da matéria. O fato do comprimento de onda dos raios X se situar na faixa de nanômetro os torna apropriados ao estudo de sistemas com estas dimensões, que têm sido, mais recentemente, tratados na Nanociência e suas aplicações, a Nanotecnologia. Na palestra, apresentaremos como métodos experimentais, cada vez mais sofisticados, vêm ampliando a aplicação dos raios X na solução de problemas que envolvem várias ciências interligadas, como a Física, a Química, a Biologia e a Medicina.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

No próximo dia 19/06, das 9h às 19h30m, na sala 207 da Ala I, será realizada a eleição dos representantes e respectivos suplentes, das Categorias MS-3 e MS-5, junto à Congregação do Instituto de Física.


PÓS-GRADUAÇÃO

A perda do funcionário encarregado do gerenciamento das bancas de teses e dissertações, força a CPG a, emergencialmente, tomar as seguintes medidas:

  1. Ampliar o prazo de depósito de teses e dissertações para 60 e 45 dias, respectivamente, prévios à data desejada para a defesa.
  2. Aumentar de 5 para 7 o número de datas sugeridas pelo orientador para a defesa da tese ou dissertação.
  3. Bloquear o período de 16 a 27 de julho como datas possíveis de defesa de tese ou dissertação. No mesmo período, a secretaria não receberá teses ou dissertações para fins de formação de bancas.

A CPG espera poder retornar aos prazos anteriormente praticados o mais rápido possível.


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
CARLOS EDUARDO PELLICER DE OLIVEIRA
"Perturbações de sistemas gravitacionais dependentes do tempo".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Elcio Abdalla (orientador - IFUSP), Alberto Vazquez Saa (UNICAMP) e Frank Michael Forger (IME/USP)
13/06, quarta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 10h


OPINIÕES

Prof. Mahir Saleh Hussein

O Prof. Mahir Saleh Hussein aposentou-se no dia 3 de maio de 2007, depois de mais de 35 anos de atividades no Instituto de Física da USP. Ele esteve ligado ao Departamento de Física Nuclear durante mais de 32 anos, transferindo-se apenas recentemente, há três anos, para o Departamento de Física Matemática.

Por esta razão é natural que os pesquisadores do Departamento de Física Nuclear manifestem seu reconhecimento por suas atividades, tanto na esfera da pesquisa como no de ensino e na administração, como chefe de Departamento. Ele sempre foi e continua sendo uma liderança científica no nosso Departamento, e sua visão e entusiasmo foram essenciais para a implementação da nova facilidade de feixes radioativos RIBRAS. Ele organizou um workshop internacional de feixes radioativos no IFUSP em 1997, convidando especialistas da área com a intenção de discutir opções de facilidades experimentais para o futuro. Foi coordenador do primeiro projeto da FAPESP que permitiu a compra dos solenóides supercondutores do RIBRAS. Entre os resultados de suas colaborações com os pesquisadores experimentais devemos destacar o modelo de potencial óptico de dupla convolução, não-local, que passou a ser chamado de Potencial de São Paulo. Continua interagindo ativamente com vários grupos de pesquisa em Física Nuclear do DFN. Ele sempre foi um excelente professor, e seus cursos de pós-graduação de Física Nuclear fizeram escola. Alguns trabalhos de curso propostos por ele resultaram em publicações em revistas internacionais de repercussão como por exemplo o Phys. Lett. B114,(1982)1 publicado em co-autoria com alunos do curso de Reações Nucleares da época.

Sua atuação como Chefe no Departamento de Física Nuclear também foi marcante do ponto de vista de transparência e preocupação com a divulgação das atividades de pesquisa do Departamento e do Laboratório Pelletron, publicando pela primeira vez um Annual Report do Departamento de Física Nuclear.

Sentimos muito sua transferência de Departamento e sua recente aposentadoria, mas confiamos que ele continuará ativo e continuaremos a ter o prazer de conviver e discutir Física com ele.

Alinka Lepine-Szily - Diretora do Laboratório Aberto de FÍsica Nuclear do DFN-IFUSP

Rubens Lichtenthäler Filho - professor do DFN

Dirceu Pereira - professor do DFN

Luiz Carlos Chamon - professor do DFN

Valdir Guimarães - professor do DFN

José Roberto Brandão de Oliveira - professor do DFN


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 11.06.2007

Colóquio do Departamento de Física Matemática
"Hard Thermal Effective Actions"
Prof. Ashok Das, University of Rochester
Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h


3a. FEIRA, 12.06.2007

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE)
"O potencial gluon-quark-antiquark estático medido em QCD na rede."
Prof. Dr. Orlando de Oliveira, Universidade de Coimbra, Portugal
Sala 335, Ed. Principal – Ala 2, às 17h


4a. FEIRA, 13.06.2007

Convite à Física
"De Eratóstenes a Foucault: os Filósofos Naturais e as Ciências da Terra"
Prof. Dr. Elcio Abdalla, DFMA, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h


5a. FEIRA, 14.06.2007

Seminário de Física Estatística
"Transições de molhamento fora do equilíbrio"
André Cardoso Barato, estudante doutorado, IFUSP
Sala de Seminários do DFGE (sala 204), Ala 1, às 13h

Colóquio
"Quando começou a aceleração cósmica? Quão rápida foi a transição?"
Prof. Dr. Ioav Waga - Instituto de Física, UFRJ
Auditório Norte, às 16h


6a. FEIRA, 15.06.2007

Seminário do Grupo de Biofísica no DFGE
"Aplicação da técnica de "patch clamp" para o entendimento da participação de canais iônicos na sinalização celular em músculo liso intestinal"
Profa. Dra. Viviane Nouailhetaf , Departamento de Biofísica/UNIFESP
Sala de Seminários do DFGE (sala 204), Ala 1, às 13h

Seminário do GFCx - DFEP
"The effect of the concentration of hydrophobic fumed silica on the rheology of FeCu suspensions"
Dra. Sarah Isabel P. M. do N. Alves, pós doc do IFUSP
Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br