ANO XXV - No.24 - 06/09/2007

ÍNDICE


SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FILMES FINOS

"Chemical functionalization of diamond and silicon surfaces"

Prof. John N. Russell Jr., Chemistry Division, U.S. Naval Research Laboratory, Washington DC

10 de setembro, segunda-feira, Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 15h

Organic and biologically functionalized surfaces have tremendous potential for use in sensors and electronics. Consequently, we have been examining the chemical and biological functionalization chemistries of diamond and silicon surfaces. The clean diamond (100)-2´1 surface, like the Si(100)-2x1 surface, is comprised of dimers linked by as bond and a highly-strained p bond. The weakness of the surface p bond causes the reactivity of this surface to be intermediate between that of an alkene and a bi-radical. The Si(114)-(2×1) is an unusually stable high-index surface that forms a monodomain consisting of oriented rows of dimers, rebounded (001) steps, and non-rebonded steps. Therefore, it is an excellent substrate for examining whether structure-specific reactivity can be used to create organic 1-D nanostructures on Si. Using FTIR spectroscopy, x-ray photoelectron spectroscopy, and STM, we examine the comparative reactivity of these diamond and silicon surfaces. While similarities in their surface chemistry are observed, there are noted differences in their reactivity and selectivity, which will be discussed.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Raios Cósmicos de Ultra-Altas Energias"

Prof. Marcelo A. Leigui de Oliveira, UFABC

10 de setembro, segunda-feira, Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

 

O Observatório Pierre Auger foi desenhado para aumentar em uma ordem de grandeza o poder de coleção dos experimentos anteriores de raios cósmicos de ultra-alta energia. Ele tem a característica única de combinar detectores de superfície e de fluorescência, que é sua natureza híbrida. Esta habilidade sem precedentes de estudar a detecção e a sistemática da reconstrução e a combinação de estatística e qualidade de dados levará certamente a novas descobertas sobre a origem dos raios cósmicos de energias mais altas, através de medidas do espectro de energia, composição mássica e direção de chegada. Nesta apresentação, eu faço um resumo de seus resultados mais recentes.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"Filmes de a-Si:H para a terceira geração de células fotovoltaicas"

William Makoto Nakamura, Kyushu University, Department of Electronics

12 de setembro, quarta-feira, Sala de Seminários do DFN (LINAC), às 16h

Um dos requisitos para aplicar silício amorfo hidrogenado (a-Si:H) nas promissoras células em cascata ("tandem"), que visam alta eficiência e baixo custo de produção, e superar a degradação induzida por luz ("light induced degradation"), que reduz significantemente a eficiência de conversão inicial com exposição a luz. Nossos resultados relacionaram a degradação induzida por luz com a incorporação de nanopartículas de silício amorfo (clusters) nos filmes de a-Si:H. Nós desenvolvemos um reator de plasma CVD multi-hollow, que nos permitiu depositar filmes com baixa ou nenhuma incorporação de clusters na região upstream distante do plasma. Filmes com baixa incorporação de clusters mostram melhor estabilidade contra exposição a luz. Nós esperamos que estes resultados indiquem a quantidade e tamanho mínimos de cluster que degradam a estabilidade do filme.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"A Busca Matéria Escura com Detectores Terrestres"

Prof. Rogério Rosenfeld, IFT, UNESP

12 de setembro, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

 

Existe um enorme conjunto de evidências resultantes de observações astronômicas indicando a existência de um novo tipo de matéria, que não interage com a luz e é portanto invisível aos telescópios. A esse novo tipo de matéria foi dado o nome Matéria Escura. De fato, medidas recentes mostram que cerca de 25% do Universo é composto de Matéria Escura. De acordo com o modelo mais aceito, estamos imersos em um mar de partículas que formam a Matéria Escura do Universo. Seria possível detectar essas partículas em laboratórios terrestres? Nesse Colóquio vou descrever alguns dos vários experimentos em curso ao redor do planeta para encontrar indícios aqui na Terra da existência dessas partículas em nossa galáxia. Mencionarei também a fascinante possibilidade de criar diretamente partículas de Matéria Escura nas colisões entre prótons de altas energias no Grande Colisor Hadrônico (Large Hadron Collider), que entrará em funcionamento em 2008.

Os Organizadores


SEMINÁRIO DE FÍSICA ESTATÍSTICA

"Modelo Esférico e o papel da Geometria de uma trajetória do Grupo de Renormalização na dinâmica dos zeros de Lee-Yang"

Prof. Dr. Domingos Marchetti, IFUSP

13 de setembro, quinta-feira, Ed. Principal, Ala 1, sala 204, às 13h

Nos anos 50 e 60 tivemos duas contribuições importantes à Mecânica Estatística. A primeira, devido a Lee e Yang, deduz as propriedades de equilíbrio termodinâmico da distribuição dos zeros da função de partição. A segunda propõe estudar transições de fase pela dinâmica (de grupo de renormalização) gerada por mudanças de escala.  Neste seminário introduzirei um modelo esférico hierárquico cuja dinâmica de grupo de renormalização é dada por uma equação a derivadas parciais de primeira ordem e a dinâmica dos zeros de Lee-Yang será obtida por intermédio da teoria geométrica das funções, introduzida por Riemann, aplicada a uma trajetória desta equação.


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Ciclo de Palestras

Física para Todos – 2007

Próximas palestras:

  • 20 de setembro, quinta-feira, 14h, Museu Paulista, Anfiteatro

SUPERCONDUTIVIDADE: DA TELEFONIA CELULAR AO TREM QUE LEVITA

Palestrante: Prof. Dr. Renato de Figueiredo Jardim – Departamento de Física dos Materiais e Mecânica

Alguns elementos químicos, ligas inter-metálicas e compostos inter-metálicos e cerâmicos apresentam a propriedade de conduzir corrente elétrica com ausência de resistência elétrica abaixo de uma dada temperatura. Esses materiais são chamados de supercondutores e essa propriedade manifesta-se em temperaturas muito baixas, em geral abaixo de 120 graus Celsius. Alem da resistência elétrica nula, os materiais no estado supercondutor apresentam a propriedade de expulsar o fluxo magnético do seu interior quando submetidos a um campo magnético. Isso ocorre devido a uma propriedade conhecida como diamagnetismo perfeito. Essas duas características dos supercondutores, em conjunto com muitas outras, proporcionam o uso desses materiais em diversas aplicações tecnológicas. Neste seminário serão apresentadas algumas das propriedades interessantes de materiais supercondutores, suas aplicações tecnológicas e uma demonstração experimental da expulsão do fluxo magnético no estado supercondutor.

  • 29 de setembro, sábado, 14h30, Centro Cultural São Paulo, Sala de Debates

Desenvolvimento sustentável: usos, abusos, enganos e a inexorável flecha do tempo

Palestrante: Profa. Dra. Maria Regina Dubeux Kawamura – Departamento de Física Experimental

A proposta de desenvolvimento sustentável é aceita com quase unanimidade, mesmo envolvendo diferentes compreensões. Parece que todo mundo concorda, mas não sabe bem definir ou caracterizar. Será viável ou é apenas uma bandeira de ecologistas? E se viável, quanto tempo nos "restaria"? Quais previsões são confiáveis? Pretende-se discutir até que ponto essas questões são passíveis de respostas a partir da perspectiva da Física, utilizando conceitos como, por exemplo, energia, entropia e equilíbrio.

Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, São Paulo.

Estação Ciência, Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo, Inscrições: eventos@eciencia.usp.br/,

Tel. (11) 3675-8828.

Museu Paulista, Parque da Independência, s/n, Ipiranga, São Paulo, Tel. (11) 6165-8006.

Mais informações: http://www.if.usp.br/eventos.shtml


CAD – COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS DO IFUSP

Iniciaremos no dia 10/09, a 1ª Etapa do Processo de Avaliação Continuada do Segundo Semestre, os questionários devem ser preenchidos e entregues, pelos alunos até o dia 21/09. A CAD agradece a cooperação de todos os alunos e professores neste processo, e esperamos que todos se envolvam cada vez mais neste esforço conjunto.


DIRETORIA DE ENSINO

No período de 1 a 5 de outubro próximo será realizado no IFUSP o evento 'Jornadas de Física', com atividades voltadas aos alunos de graduação e pós-graduação. Seguindo o modelo adotado no ano anterior serão oferecidas Oficinas em grupos de pesquisa. Nesse contexto, gostaríamos de convidá-lo(a) a oferecer uma Oficina de cerca de 2 a 4 horas de duração. Estas Oficinas podem ser organizadas de forma que os alunos possam participar de atividades, experimentos (com tomada e/ou análise de dados) e/ou realizar simulações, de maneira semelhante às atividades desenvolvidas em seu grupo de pesquisa. Seria interessante que cada Oficina fosse oferecida em pelo menos dois períodos, com exceção do dia 02/10, das 14h00 as 18h30, quando será realizada a III Reunião de Iniciação Científica. As inscrições dos alunos nas Oficinas serão coordenadas pela Diretoria de Ensino. Se houver disponibilidade para oferecer Oficina em seu grupo de pesquisa, favor responder a este e-mail, até o dia 12/09, impreterivelmente, preenchendo as informações solicitadas abaixo:

1.Titulo da Oficina 2. Pequeno resumo das atividades 3. Datas e horários 4. Número de participante (mínimo e máximo) 5. Local 6. Professor Responsável.

Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail jornadasdefisica@if.usp.br.

 

Visita do Profº. Angelo Cunsolo ao IFUSP

O Profº. Angelo Cunsolo, da Universidade de Catânia e do Laboratori Nazionali Sud (INFN), Itália, estará no IFUSP no período de 6 a 13 de setembro. O Profº. Cunsolo é colaborador do grupo de Espectroscopia Nuclear com Íons Leves do DFEP, em programa de pesquisa em andamento. Ministrará também minicurso de pós-graduação: FEP780 - Radiation Detectors Applied to MAGNEX Facility, com a primeira aula marcada para às 12h do dia 10/09, na sala 105 do Ed. Basílio Jafet.

Boas vindas ao Profº. Cunsolo em mais uma visita produtiva ao IFUSP.

Profa. Thereza Borello Lewin

Coordenadora do Grupo de Espectroscopia Nuclear com Íons Leves


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Charles da Rocha Silva
"Estudo das interações magnéticas em nanofios de Ni obtidos por eletrodeposição AC".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Daniel Reinaldo Cornejo (orientador – IFUSP), Márcia Carvalho de Abreu Fantini (IFUSP), Marcelo Knobel (UNICAMP)
14/09, sexta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h.


ATIVIDADES DA SEMANA


2ª. FEIRA, 10.09.2007

Seminário do Laboratório de Filmes Finos
"Chemical functionalization of diamond and silicon surfaces"
Prof. John N. Russell Jr., Chemistry Division, U.S. Naval Research Laboratory, Washington DC
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 15h

Colóquio do Departamento de Física Matemática
"Raios Cósmicos de Ultra-Altas Energias"
Prof. Marcelo A. Leigui de Oliveira, UFABC
Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h


4a. FEIRA, 12.09.2007

Seminário do Departamento de Física Nuclear
"Filmes de a-Si:H para a terceira geração de células fotovoltaicas"
William Makoto Nakamura, Kyushu University, Department of Electronics
Sala de Seminários do DFN (LINAC), às 16h

Convite à Física
"A Busca Matéria Escura com Detectores Terrestres"
Prof. Rogério Rosenfeld, IFT, UNESP
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h


5a. FEIRA, 13.09.2007

Seminário de Física Estatística
"Modelo Esférico e o papel da Geometria de uma trajetória do Grupo de Renormalização na dinâmica dos zeros de Lee-Yang"
Prof. Domingos Marchetti, DFGE, IFUSP
Ed. Principal, Ala 1, sala 204, às 13h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio José Roque da Silva
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br