ANO XXV - No.33 - 09/11/2007

ÍNDICE


DIRETORIA

Transcrição da notícia da Agência FAPESP de 07/11/2007

"Heróis da Terra

Agência FAPESP – "A Terra não tem voz – então, alguém deve falar por ela." Com esse ponto de partida, a revista norte-americana Time decidiu homenagear o que chamou de "heróis do meio ambiente", homens e mulheres de diversos países que, por suas atuações em diversas áreas, têm destacado e colocado em discussão os principais problemas ambientais vividos pelo planeta.

Um dos escolhidos é brasileiro. Trata-se de José Goldemberg, professor do Instituto de Eletrotécnica e Engenharia da Universidade de São Paulo e presidente da Comissão Especial de Bioenergia de São Paulo. Na relação da revista, o físico está na categoria "Líderes e Visionários", ao lado de Al Gore, Mikhail Gorbachev, Angela Merkel, Robert Redford e do príncipe Charles"."

Agradecimento

Agradecemos ao Profº Dr. Adalberto Fazzio pelo empenho e dedicação como Vice-Diretor deste Instituto durante o período de out 2006 a out 2007.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Fenomenologia de Modelos Supersimétricos em Colisores da Próxima Geração"

Profº Dr. José Kenichi Mizukoshi, UFABC

12 de novembro, segunda-feira, Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

Até o presente, o Modelo Padrão (MP) das interações eletrofraca e forte tem explicado com grande sucesso os fenômenos na escala subatômica. Com a operação do Large Hadron Collider (LHC), é esperado que o último ingrediente fundamental desse modelo, o bóson de Higgs, seja descoberto. Contudo, mesmo diante desse cenário otimista, é um consenso que o MP seja apenas a "ponta do iceberg'' de uma teoria mais geral, como a supersimetria (SUSY). Neste colóquio, será feita uma breve revisão não técnica de SUSY, seguida de estudos de alguns sinais dessa nova física em futuros colisores, como o LHC e o International Linear Collider (ILC).

Os Organizadores


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Ciclo de Palestras

Física para Todos – 2007

O Instituto de Física encerra o Ciclo de Palestras FÍSICA PARA TODOS do ano de 2007, com temas contemporâneos que dizem respeito à vida dos cidadãos e sua visão de mundo, em linguagem acessível ao público não especialista em Física.

MAIS INFORMAÇÕES: www.if.usp.br/cultext/ce_fisica_todos.shtml

 

Próxima palestra:

  • 10 de novembro, sábado, 14h30, Centro Cultural São Paulo, Sala de Debates
 

RAIOS x – DA MEDICINA À NANOTECNOLOGIA

Palestrante: Profa. Dra. Márcia de Abreu Fantini – Departamento de Física Aplicada

Os raios X foram assim chamados em 1896 pelo seu descobridor Wilhelm Konrad Roentgen por causa de sua natureza então desconhecida. Nos anos que se seguiram a esta descoberta, grandes esforços foram feitos para se entender o que são os raios-X, ou seja, as propriedades dessa radiação. O grande impacto dessa descoberta foi, e ainda é, sua aplicação na área médica.  Em 1912, Max von Laue mostrou que os raios X podiam também desvendar o interior de certos materiais, chamados cristais. Com estes estudos foram estabelecidos os fundamentos científicos da estrutura cristalina da matéria. O fato do comprimento de onda dos raios X se situar na faixa de nanômetro os torna apropriados ao estudo de sistemas com estas dimensões, que têm sido mais recentemente tratados na Nanociência e suas aplicações, a Nanotecnologia. Na palestra apresentaremos como métodos experimentais cada vez mais sofisticados vêm ampliando a aplicação dos raios X na solução de problemas que envolvem várias ciências interligadas, como a Física, a Química, a Biologia e a Medicina.

  • 10 de novembro, sábado, 15h, Estação Ciência, Auditório Ernst Hamburger
 

A NOVA REVOLUÇÃO NO ENTENDIMENTO DO UNIVERSO ESTÁ CHEGANDO!

Palestrante: Prof. Dr. Oscar José Pinto Éboli - Departamento de Física Matemática

Há milhares de anos a humanidade pergunta-se quais  são os blocos fundamentais que compõem toda a matéria, e eventualmente o Universo. A resposta a esta questão variou muito ao longo dos tempos, conforme a  capacidade de observação e a tecnologia de cada época.  A Física de Partículas moderna é o mais ambicioso e organizado esforço humano para compreender a matéria no seu nível mais básico. Entrará em operação em 2007 um novo acelerador de partículas, o Large Hadron Collider (LHC) do CERN, o qual será o maior "microscópio" já construído. Os experimentos do LHC, que têm colaborações internacionais que incluem brasileiros, poderão responder a algumas das questões fundamentais sobre a matéria, entre elas, qual é a origem da massa das partículas, bem como do que é feita a matéria escura, ou ainda as possibilidades das forças fundamentais da natureza poderem ser unificadas em uma única força. Não se sabe o que o futuro nos reserva, mas com certeza teremos uma revolução no nosso entendimento da matéria com a entrada em operação do LHC.

Nesta palestra discutiremos, em linguagem acessível, o entendimento atual da Física de Partículas, bem como o que pode ser aprendido utilizando este novo acelerador, avançando, assim, a nossa visão do Universo físico.

Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, São Paulo.

Estação Ciência, Rua Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo, Inscrições: eventos@eciencia.usp.br/, Tel. (11)3675-8828.


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

Resultado da Eleição para o representante e respectivo suplente dos servidores não-docentes no CTA do IFUSP:

1) Antônio Sérgio Joaquim - titular (82 votos);

2) Demóstenes José de Melo - suplente (56 votos);

3) Branco: 4 votos;

4) Nulo: 1 voto.

Total de votos: 143


BIBLIOTECA

SPIE DIGITAL LIBRARY – TRIAL de acesso até 15 novembro de 2007.

A empresa oferece a toda USP o trial de acesso à SPIE Digital Library, pelo endereço:

http://SPIEDigitalLibrary.org

A SPIE é uma sociedade internacional interdisciplinar para o avanço das ciências de aplicação da luz.

Apresenta mais de 242.000 artigos publicados desde 1990 até hoje. Desde 1955, a SPIE oferece uma variedade de publicações, desde materiais tradicionais impressos até recursos eletrônicos online.

Nas publicações da SPIE você encontrará conteúdo relevante das áreas temáticas que envolvem Ótica e Fotônica no formato de periódicos, livros, procedimentos, conferências etc.

Áreas Temáticas

- Micro e Nanotecnologia; Tecnologia de sensores; Biomedicina Ótica; Defesa e Segurança;

Comunicação; Imagens; Luz & Energia e Astronomia


SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA

O ensino básico vai mal em São Paulo, assim como em nosso país. Os dados da tabela abaixo apontam para deficiências no ensino de ciências.

PISA – avaliação internacional - ciências (www.pisa.oecd.org)

Brasil: 380/750 (atrás da média mundial 500/750 e próximo de Turquia, Uruguai e Tunísia)

SAEB – avaliação nacional – matemática (www.inep.gov.br)

São Paulo: nível 5 de 10 níveis (atrás de Minas Gerais e Santa Catarina)

Podemos contribuir para transformar essa realidade?

A Coc-Licenciatura vem trabalhando em um projeto de avaliação do nosso curso de licenciatura em física. A elaboração deste projeto requer levar em conta dois grupos de questões: 1) quem estamos formando? como estamos formando? 2) que educação em física queremos dar aos jovens brasileiros? como devemos preparar professores de física para estes jovens?

A avaliação da questão 1) é mais fácil de realizar. Um primeiro levantamento junto a ex-alunos do curso, formados entre 2003 e 2007, revelou que cerca de 60% transformaram-se em professores de física em escolas de ensino médio. A avaliação do curso por parte destes ex-alunos está em andamento. Uma avaliação por parte dos professores do IF envolvidos com este curso está sendo preparada.

A questão 2) é muito mais complexa, e não pode ser respondida sem um debate na comunidade. Contudo, é a resposta a esta pergunta que deve nortear qualquer proposta de revisão do curso. A Coc-Lic está estudando e preparando material que possa subsidiar essa discussão, e estará disponível em breve em página da Coc-Lic, ainda em construção. O ensino de ciências tem sido revisto em vários países, como é o caso do Brasil (ver Parâmetros Curriculares Nacionais - http://portal.mec.gov.br) e dos EUA (ver National Standards for Science Education – http://www.nap.edu). Essas revisões baseiam-se em estudos relatados nas publicações especializadas. A proposta americana é uma das mais abrangentes, no que diz respeito à formação de professores de ciências, e sintoniza com a proposta brasileira.

A National Academy of Sciences dos EUA publicou sua proposta em documentos que incluem longas listas de referências. No documento National Standards for Science Education, de 1996, são propostas mudanças em todo o sistema de formação de professores de ciências para o ensino básico. Essa proposta, no que concerne ensino de ciências para formação de professores, pode ser resumida no seguinte quadro:

MENOR ênfase em

MAIOR ênfase em

aprendizado de ciência através de aulas e leituras

aprendizado de ciências através de investigação e da indagação

separação de conhecimento de ciências e pedagógico

integração do conhecimento científico e pedagógico

aprendizado individual

aprendizado coletivo e colaborativo

sessões fragmentadas

planos de longo-prazo coerentes

Esta orientação para a formação de professores de ciências é reforçada pelo documento da mesma National Academy of Sciences, "How students learn" (também no http://www.nap.edu), elaborado em 2005 pelo National Research Council, que enuncia três princípios fundamentais do aprendizado:

1. Os estudantes chegam à sala de aula com concepções anteriores sobre como o mundo funciona. Se a sua compreensão inicial não for levada em conta no processo de aprendizagem, os estudantes podem aprender os novos conceitos e informações apenas para passar nas provas e depois, fora da sala de aula, voltam às suas concepções iniciais.

2. Para desenvolver competência em alguma área de pesquisa, os estudantes devem: (a) ter uma base profunda de conhecimento factual, (b) entender fatos e idéias no contexto de um quadro conceitual e (c) organizar o conhecimento sob formas que facilitem a rememorização e a aplicação.

3. Uma abordagem metacognitiva do ensino pode ajudar os estudantes a aprender a ter controle de seu próprio aprendizado, através da definição de metas de aprendizado e monitoramento de seu progresso na conquista destas metas.

A preocupação com a educação em ciências nos EUA reflete-se também no surgimento de Physical Review – Special Topic Physics Education Research, em 2005. A preocupação também existe entre nós, e há mais tempo, pois a Revista Brasileira de Ensino de Física iniciou sua publicação em 1979.

Estamos propondo aos nossos colegas uma discussão sobre estes temas. Qual é a possibilidade de contribuirmos para a educação em ciências? Qual a nossa responsabilidade frente à formação de professores de física brasileiros?

Acreditamos que a análise de nosso curso de Licenciatura em Física não pode ocorrer sem esse debate no IF. Estamos dispostos a visitar os conselhos de departamento para uma apresentação mais detalhada dos dados e documentos que recolhemos para discussão desta questão.

Coc-Licenciatura: Vera B. Henriques – presidente; Cristiano Mattos; Elizabeth Andreolli; Frederique Grassi;

Lucília D. Borsari- IME e Maria Lúcia Abib – Faculdade de Educação


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

PROGRAMA ENSINAR COM PESQUISA - EDITAL 2008

Prezado Professor,

Encontram-se abertas as inscrições para bolsas Ensinar com Pesquisa relativas a 1ª chamada do Edital 2008. Os projetos devem ser encaminhados à Comissão de Graduação até o dia 21 de novembro de 2007. Maiores informações no site http://naeg.prg.usp.br/siteprg/.

Profa.Dra. Rosangela Itri

Presidente da Comissão de Graduação


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

BOLSISTAS E NÃO-BOLSISTAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado e doutorado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 26 a 30/11/2007. Os relatórios de atividades devem ser entregues juntamente com o formulário para encaminhamento do relatório (modelo na homepage). Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido pela Comissão de Pós-Graduação:

1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores.

2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem.

3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.

4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação.

Procure não ultrapassar de uma página para apresentar o conteúdo do item 1; a CPG enviará ao parecerista o plano de pesquisa e os relatórios anteriores arquivados. No item 2, caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto longo como apêndice.

Os estudantes não-bolsistas, também devem encaminhar os seus relatórios de atividades a CPG de 26 a 30/11/2007.

Os bolsistas FAPESP devem enviar a CPG cópia da carta de aprovação pela assessoria do último relatório.

Estudantes de doutoramento que tenham sido aprovados no Exame de Qualificação no corrente ano ou que tenham feito sua inscrição para o exame até 30/11 estão dispensados da entrega do relatório, devendo apenas entregar um arquivo.pdf com o material apresentado para o Exame, além da apreciação do orientador. O arquivo.pdf deve receber a denominação: sobrenomedoalunoEQ.pdf

(Obs.: Esta dispensa é válida apenas para o ano de aprovação do exame)

 

INSCRIÇÕES PARA A PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA PARA O 1º SEMESTRE DE 2008

As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 05 a 14 de novembro de 2007 na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.

 

CURSOS DE ATUALIZAÇÃO PARA PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

PROPOSTA PARA JANEIRO DE 2008

 

A Comissão de Cultura e Extensão tem como projeto criar uma Escola de Formação Continuada para Professores de Física do Ensino Médio, nos moldes de uma "Escola de Inverno/Verão", com periodicidade e estrutura permanentes e oferecimentos regulares, por exemplo, em janeiro e julho de cada ano. O objetivo do projeto é criar uma cultura, no IFUSP, de realização de cursos e atividades regulares voltadas para professores de Física do ensino médio, contribuindo para complementar sua formação e promover a atualização de seus conhecimentos, além de permitir uma troca de experiências entre as práticas educacionais desses professores e as diferentes propostas desenvolvidas no IF, estabelecendo um diálogo entre pesquisadores e professores de Física em vários níveis de ensino

Em julho deste ano iniciamos a realização deste projeto, com três cursos simultâneos, com trinta horas de duração, ministrados, paralelamente, mantendo propostas independentes, com temas e estratégias diversificados, e com alguns espaços comuns, de atividades conjuntas. Essas atividades de articulação têm o objetivo de promover o intercâmbio entre todos os professores-alunos, através de vivências, práticas e atividades voltadas à sala de aula. Da mesma forma, contaram com divulgação e infra-estrutura comuns.

Nessa perspectiva, estamos organizando um segundo curso. Definiu-se o período de sua realização para os dias 21 a 24 de janeiro de 2008, com uma estrutura de horário comum, perfazendo 30 horas. Desse total de 30 horas, cinco seriam concentradas em atividades comuns. Definiu-se tal período por ser o mais conveniente para professores da rede pública. Já há três propostas sendo formuladas: 1) Termodinâmica, Eletromagnetismo e Física Moderna – Experimentos e Conceitos (Prof.ª Vera B. Henriques); 2) Ótica (Profº. Mikiya Muramatsu); 3) Física do Meio Ambiente (Profº. Américo Sansigolo Kerr). Qualquer proposta precisará ser encaminhada via Departamentos para aprovação na Congregação, devendo estar pronta para inclusão na pauta da reunião que ocorrerá no final do mês.

Os colegas que tiverem interesse em fazer alguma proposta, ou em participar no desenvolvimento e realização destes projetos, por favor entrem em contato com a coordenação, Vera Bohomoletz Henriques (vera@if.usp.br)

Profº Dr. Américo Sansigolo Kerr

Departamento de Física Aplicada


TESES E DISSERTAÇÕES

Comissão de Pós-Graduação Interunidades

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Jonny Nelson Teixeira
"Categorização do nível de letramento científico dos alunos de ensino médio"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Mikiya Muramatsu (orientador–IFUSP), Martha Marandino (FEUSP) e Tomaz Catunda (IFSC/USP).
12/11, segunda-feira, Ed. Principal, Ala 2, sala 209, IFUSP, às 14h.


ATIVIDADES DA SEMANA


SÁBADO, 10.11.2007


Física para Todos
"Raios X – da Medicina à Nanotecnologia"
Profª. Dra. Márcia de Abreu Fantini, DFAP, IFUSP
Centro Cultural São Paulo, Sala de Debates, às 14h30

Física para Todos
"A Nova Revolução no Entendimento do Universo está chegando!"
Profº. Dr. Oscar José Pinto Éboli, DFMA, IFUSP
Estação Ciência, Auditório Ernest Hamburguer, às 15h


2a. FEIRA, 12.11.2007

Colóquio do Departamento de Física Matemática
"Fenomenologia de Modelos Supersimétricos em Colisores da Próxima Geração
Profº. Dr. José Kenichi Mizukoshi, UFABC
Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h


3ª. FEIRA, 13.11.200

Seminário do Laboratório de Microscopia Eletrônica
"Morfologia, Área Específica e Caracterização dos Cristais de Alumina formados à partir de um novo Precursor Gibsítico"
Profº. Dr. Pérsio de Souza Santos, EPUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 201, às 15h

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE)
"Efeito de aproximações normalmente utilizadas em cálculos de canais acoplados sobre seções de
choque de espalhamento de íons pesados."
Profº. Dr. Luiz Carlos Chamon, IFUSP
Ed. Principal, Ala 2, sala 335, às 17h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor:
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br