ANO XXVII - No.01 - 22/02/2008

ÍNDICE


X Semana de Recepção aos Calouros

A Diretoria, o CEFISMA, a Comissão de Graduação e a Diretoria de Ensino do Instituto de Física convidam todos os membros do IFUSP a participarem da X Semana de Recepção aos Calouros.

Programação – 2008

25 de Fevereiro – Segunda-feira

08h30 – 10h00 Abertura

Prof. Alejandro Szanto de Toledo (Diretor do IFUSP)

Prof. Hercílio R. Rechenberg (Vice-Diretor do IF e Vice-Presidente em
exercício da Comissão de Graduação)

Presidente do Cefisma

Diretor da AAAGW

10h00 – 10h30 Café de boas vindas

10h30 – 12h00 Aula Inaugural

Prof. Manoel Roberto Robilotta

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

12h00 Almoço no bandejão

13h30 – 14h00 Apresentação do Coral do IFUSP

14h00 – 15h00 Oficinas

15h00 – 18h00 Fistur

18h30 – 19h00 Apresentação do Coral do IFUSP

19h00 – 20h30 Abertura

Prof. Alejandro Szanto de Toledo (Diretor do IFUSP)

Prof. Hercílio R. Rechenberg (Vice-Diretor do IF e Vice-Presidente em
exercício da Comissão de Graduação)

Presidente do Cefisma

Diretor da AAAGW

20h30 – 21h00 Café de boas vindas

21h00 – 22h30 Aula Inaugural

Prof. Manoel Roberto Robilotta

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

26 de Fevereiro – Terça-feira

08h00 – 09h30 Apresentação do Curso de Bacharelado - Comissão Coordenadora do Curso

Local: Auditório Giuseppe Occhialini(Sul)

08h00 – 09h30 Apresentação do Curso de Licenciatura - Comissão Coordenadora do Curso

Local: Auditório Gleb Wataghin(Norte)

09h30 – 11h00 Atividades Extra-classe: Sala Pró-aluno, Colóquios, Biblioteca e CAP

11h00 – 12h00 Atividades Cefisma

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

12h00 Almoço no bandejão

14h00 – 15h30 Gincana

15h30 – 17h30 Show da Física

Local: Auditório Alessandro Volta

18h00 Atividades Culturais

19h00 – 20h30 Apresentação do Curso de Bacharelado - Comissão Coordenadora do Curso

Local: Auditório Giuseppe Occhialini(Sul)

19h00 – 20h30 Apresentação do Curso de Licenciatura - Comissão Coordenadora do Curso

Local: Auditório Gleb Wataghin(Norte)

20h30 – 21h30 Atividades Extra-classe: Sala Pró-aluno, Colóquios, Biblioteca e CAP

21h30 – 22h30 Atividades Cefisma

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

 

27 de Fevereiro – Quarta-feira

08h30 – 11h00 Mesa Redonda: "Perspectivas Profissionais" - Prof. Luis Carlos de Menezes e Prof. Renato de Figueiredo Jardim, Veteranos da Licenciatura e do Bacharelado

11h00 – 12h00 Aula Magna

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

12h00 Almoço no bandejão

14h00 – 16h00 Oficinas

16h00 – 18h00 Iniciação Científica: PIBIC e Ensinar com Pesquisa

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

Apresentação de disciplinas: Bacharelado

19h00 – 19h45 Física Experimental I – Prof. Paulo R. Pascholati

19h45 – 20h30 Introdução à Física – Profa. Lucy V.C.Assali

Local: Auditório Abrahão de Moraes

Apresentação de disciplinas: Licenciatura

19h00 – 19h45 Introdução às Medidas em Física – Prof. Marcelo G. Munhoz

19h45 – 20h30 Fundamentos de Mecânica – Prof. Vito R. Vanin

Local: Auditório Novo 2

20h30 – 21h30 Atividades Cefisma

21h30 – 22h30 Conversa com veteranos

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

 

28 de Fevereiro – Quinta-feira

Calourada Unificada - Organizada pelo DCE e CAs da USP

29 de Fevereiro – Sexta-feira

Apresentação de disciplinas: Bacharelado

08h00 – 08h45 Física Experimental 1 – Prof. Paulo R. Pascholati

08h45 – 10h00 Introdução à Física – Profa. Lucy V.C. Assali

Local: Auditório Abrahão de Moraes

Apresentação de disciplinas: Licenciatura

08h00 – 08h45 Fundamentos de Mecânica – Prof. Vito R. Vanin

08h45 – 10h00 Introdução às Medidas em Física – Prof. Marcelo G. Munhoz

Local: Auditório Novo 2

10h00 – 12h00 Atividades da Atlética

As atividades acima serão realizadas no Auditório Abrahão de Moraes

12h00 Almoço no bandejão

14h00 – 18h00 Gincana Atlética

19h00 Festa de Confraternização Bixos e Veteranos

     

Maiores detalhes sobre a programação estarão disponíveis na abertura da semana, no saguão do auditório Abrahão de Moraes


DIRETORIA

Biblioteca

A Profa. Carla Goldman do Departamento de Física Geral foi designada, em 13/12/2007, Coordenadora da Comissão de Biblioteca do IFUSP. Nossos agradecimentos ao Prof. Ruy Pepe da Silva pelo período em que atuou como Coordenador da referida comissão.

Departamento de Física Matemática

Em reunião realizada em 8/2/2008, o Conselho do Departamento de Física Matemática elegeu o Prof. Oscar José P. Éboli como Chefe do Departamento, por dois anos, a partir de 11/2/2008.

E, ainda, em eleição realizada no dia 18/2/2008, o Conselho do Departamento de Física Matemática elegeu o Prof. Elcio Abdalla como Suplente do Chefe do Departamento, por dois anos, a partir de 19/2/2008.

Departamento de Física Experimental

O Prof. Marcos Nogueira Martins foi indicado para exercer o cargo de Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN.

Departamento de Física dos Materiais e Mecânica

Prof. Adalberto Fazzio foi indicado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, durante o ano de 2008 e nomeado, em 14 de janeiro de 2008, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, como novo integrante do Conselho Superior da Capes, para representar a área acadêmica.

Estação Ciência

A Estação Ciência está ganhando em 2008 uma nova diretoria, depois de quatro anos de gestão do Prof. Dr. Wilson Teixeira. A nova diretora será a Profa. Roseli de Deus Lopes, que além de docente da Escola Politécnica da USP também é coordenadora da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). A Profa. Roseli atuou na gestão anterior como vice-diretora da Estação Ciência, e no último ano coordenou no estado de São Paulo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Como vice-diretor, assume o Prof. Mikiya Muramatsu, professor do Departamento de Física Geral do Instituto de Física e coordenador de diversos projetos de popularização da ciência, sendo o mais recente destaque o "Arte & Ciência no Parque".


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor junto ao Departamento de Física Nuclear – Edital IF-49/07, no qual está inscrito o Prof. Dr. Alexandre Alarcon do Passo Suaide terá início no dia 26 de fevereiro de 2008, às 9h, na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 207, Ala I.


DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

1. Informamos que o Prof. Adalberto Fazzio foi indicado para exercer o cargo de Diretor do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC, durante o ano de 2008.

2. Novos Integrantes do Conselho Superior da CAPES

O ministro da Educação, Fernando Haddad, nomeou, em 14 de janeiro de 2008, novos integrantes para o Conselho Superior da Capes. Para representar a área acadêmica foram designados, entre outros, o Prof. Adalberto Fazzio, do DFMT.

O Conselho Superior da CAPES tem a função de estabelecer prioridades e linhas gerais orientadoras das atividades da entidade, analisar a Plano Nacional de Pós-Graduação, apreciar critérios, prioridades e procedimentos para a concessão de bolsas de estudos e auxílios. Além disso, os conselheiros aprovam o relatório anual das atividades da Capes e a respectiva execução orçamentária. A gestão dos novos conselheiros será até 2010.

É com grande prazer que o Departamento de Física dos Materiais e Mecânica parabeniza o Prof. Fazzio por estas indicações e lhe deseja sucesso em suas novas atribuições.


CONVITE À FÍSICA 2008

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Aprender e Ensinar"

Prof. Antonio F.R. de Toledo Piza - IFUSP

27 de fevereiro, quarta-feira, às 18h, Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Física como conhecimento. Foco na aquisição ou transmissão conhecimentos versus foco nos objetos do conhecimento: Francis Bacon e Galileo Galilei. Outras questões de foco: Aprender física versus fazer física; regras metodológicas: necessárias ou tudo vale ? Teoria versus experiência: qual vem antes? Alguns casos: Newton e as regularidades do sistema solar; Einstein, a mecânica do átomo e o princípio de incerteza de Heisenberg.

Os Organizadores.


BIBLIOTECA

Títulos Eletrônicos - Regulamentação de uso

O CRUESP fornece acesso via Internet a diversos periódicos eletrônicos a partir de equipamentos existentes nas Universidades.

O acesso é efetivado mediante assinatura de contratos firmados junto aos fornecedores/Editores. O uso destes recursos é controlado e limitado, sob pena de suspensão ou cancelamento, entre outras penalidades referentes aos direitos autorais.

Portanto solicitamos atenção quanto as seguintes operações não permitidas;

* retirar, obscurecer ou alterar quaisquer notificações sobre direitos autorais ou de outra natureza, incluídas no banco de dados ou nos materiais;

* usar os materiais de maneira que infrinja os direitos autorais a eles relativos; copiar, descarregar ou tentar descarregar um ou mais fascículos inteiros de periódicos;

* usar mecanismos de cópia direta de base de dados, como utilitários de cópia de site ou robô de pesquisas/capturas seqüenciais.

Para conhecimento de todos os termos de cada editor é necessário consultar o link RIGHTS & PERMISSIONS nas respectivas Home pages.

CAPES - PROGRAMA DE APOIO À AQUISIÇÃO DE PERIÓDICOS (PAAP)

TERMO DE COMPROMISSO

Termo de compromisso que firma a Universidade de São Paulo–USP com a CAPES referente à sua participação no Programa de apoio à Aquisição de Periódicos PAAP), instituído através da Portaria n 34,de 19/07/2001.

A Universidade de São Paulo-USP,

CONSIDERANDO

a necessidade e a possibilidade de oferecer acesso a publicações eletrônicas científicas e tecnológicas internacionais e nacionais aos integrantes de seus programas acadêmicos, os benefícios diretos e imediatos para seus professores, pesquisadores e alunos, em termos de qualidade e produtividade, que advêm do acesso a publicações eletrônicas disponíveis através de suas estações de trabalho e a necessidade de participar do planejamento e da execução de ações de forma articulada, para que os serviços possam ser oferecidos nas melhores condições possíveis de custo e de facilidade de uso, firma o presente Termo de Compromisso com a CAPES, comprometendo-se a :


a) cumprir o Regulamento do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) e as Normas para Uso das Publicações Eletrônicas, documentos que integram o presente termo, bem como outros dispositivos legais que vierem a ser adotados durante a execução do Programa;


b) divulgar e promover o uso dos serviços oferecidos pelo Portal de Periódicos da CAPES nas instituições, mantendo programas semestrais de treinamento usuários para professores, pesquisadores,alunos e funcionários técnico-administrativos, com a colaboração da CAPES e dos fornecedores de publicações eletrônicas;


c) manter programa permanente de comunicação direta com os usuários, em colaboração com a Coordenação do Programa, com o objetivo de incentivar sua participação, de obter suas sugestões e recomendações e de avaliar seu nível de satisfação;


d) avaliar o uso das publicações eletrônicas disponibilizadas no Portal no âmbito institucional;


e) otimizar o compartilhamento de recursos entre as instituições participantes e a CAPES através do desenvolvimento de programas de aquisição planificada e cooperativa,em bases regionais ou temáticas, visando aumentar o número de publicações disponíveis;


f) informar a CAPES, até novembro do ano anterior, sobre as novas assinaturas da instituição previstas para o ano seguinte;


g) garantir a manutenção e a expansão adequadas das redes e dos equipamentos da instituição necessários para a utilização fácil e eficiente dos recursos disponíveis do Portal, incluindo a possibilidade de acesso remoto ao Portal pelos usuários da instituição, a habilitação de todas as estações da trabalho da instituição para acesso ao Portal e a disponibilidade de ilhas de acesso público nas bibliotecas da instituição;


h) garantir recursos humanos capacitados para a operacionalização do acesso ao Portal e para o bom funcionamento do Programa;


i) buscar recursos adicionais – orçamentários, próprios e de convênios com outras instituições de financiamento do ensino e da pesquisa - com a finalidade de complementar e ampliar, em nível institucional, local e estadual, os serviços oferecidos pelo Programa;


j) participar dos estudos técnicos propostos pela Coordenação e pelo Conselho Consultivo;


k) tomar todas as medidas razoáveis ao seu alcance para garantir a segurança no acesso às publicações eletrônicas e o uso apropriado da informação disponível por parte dos usuários autorizados, especialmente no que se refere aos direitos dos autores e editores e à utilização dos recursos exclusivamente para fins de ensino e pesquisa, cumprindo integralmente as Normas para Uso das Publicações Eletrônicas;


l) coibir o uso das publicações disponíveis no Portal para fins comerciais, de forma direta ou indireta, ou, ainda, para quaisquer finalidades que possam violar os direitos autorais aplicáveis;


m) permitir o serviço de intercâmbio entre bibliotecas oferecido pelas instituições participantes sob as normas a seguir relacionadas: m.1) As instituições poderão copiar itens para atender solicitações de intercâmbio entre bibliotecas desde que tal atendimento seja expressamente permitido pelas leis de direito autoral aplicáveis. m.2) Os documentos somente poderão ser fornecidos de forma impressa, como fotocópia transmitidos por fax ou Ariel. m.3) As instituições poderão cobrar do solicitante somente os custos referentes à reprodução do item e seu envio pelo correio ou transmissão por fax. m.4) Somente poderão ser atendidas solicitações provenientes de instituições de ensino e pesquisa e de instituições sem fins lucrativos localizadas no País. m.5) As instituições não poderão anunciar ou divulgar a possibilidade de fornecimento de cópias de documentos disponibilizados no Portal.


n) registrar créditos a CAPES em todos os portais mantidos pela instituição que oferecem acesso ao Portal de Periódicos da CAPES, bem como em todo o material impresso para divulgação e em todas as apresentações orais em que for mencionados o Programa e seus serviços.

O não cumprimento de algum dos itens descritos anteriormente reservará a CAPES o direito de suspender, a qualquer momento, o acesso às Publicações Eletrônicas à Instituição beneficiária.

Brasília-DF, 18 de outubro de 2007.

Suely Vilela - Reitora da USP e Jorge de Almeida Guimarães - Presidente da CAPES


Comissão de Pós-Graduação

DEFESAS OCORRIDAS NO PERÍODO EM QUE NÃO HOUVE BIFUSP

TESE DE DOUTORADO
Rodrigo Sérgio Wiederkehr
"Caracterização de uma microválvula fabricada usando o polímero piezoelétrico poli(fluoreto de vinilideno) (PVDF) integrada a saída de um microbocal sônico"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maria Cecilia B. da Silveira Salvadori (Orientadora - IFUSP), Sérgio Luiz Morelhão (IFUSP), José Nivaldo Hinckel (INPE), Rinaldo Gregório Filho (UFSCar), Felix Sharipov (UFPR)
17/12, segunda-feira, Sala 209, Ala 2 do Ed. Principal, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Adriana de Oliveira Delgado
"Estudo da formação de rastos nucleares em polímeros"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marcia de Almeida Rizzutto (Orientadora - IFUSP), Renato de Figueiredo Jardim (IFUSP), Ricardo Meurer Papaléo (PUC/RS)
18/12, terça-feira, Auditório Gleb Wataghin (Norte) do Ed. Principal, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Ruben Pampa Condori
"Obtenção de fatores espectroscópicos de reações (3He,d) utilizando o potencial de São Paulo"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Hélio Dias (Orientador - IFUSP), Dirceu Pereira (IFUSP), Sérgio José Barbosa Duarte (CBPF)
19/12, quarta-feira, Auditório Giuseppe Occhialini (Sul) do Ed. Principal, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Tiago de Paula Peixoto
"Criticalidade auto-organizada no modelo Olami-Feder-Christensen de terremotos: dinâmica dos epicentros"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carmen Pimentel Cintra do Prado (Orientadora - IFUSP), Nestor Felipe Caticha Alfonso (IFUSP), José Fernando Fontanari (IFSC/USP), Jorge Simões de Sá Martins (UFF), Giovani Lopes Vasconcelos (UFPE)
19/12, quarta-feira, Sala 209, Ala 2 do Ed. Principal, às 14h

TESE DE DOUTORADO
André Carlos Lehum
"Quebra de simetria de calibre no modelo de Chern-Simons supersimétrico"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Adilson José da Silva (Orientador - IFUSP), Josif Frenkel (IFUSP), Adriano Antonio Natale (IFT/UNESP), Clovis José Wotzasek (UFRJ), José Roberto Soares do Nascimento (UFPB)
20/02, quarta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Marcelo Alves dos Santos
"Estudo atomístico da formação de interfaces orgânico-inorgânico: Tiofenos sobre óxido de titânio"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marília Junqueira Caldas (Orientadora - IFUSP), Lucy Vitoria C. Assali (IFUSP), Osvaldo Novais de Oliveira Junior (IFSC/USP), Douglas Soares Galvão (UNICAMP), Luiz Alberto Cury (UFMG)
21/02, quinta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 17h

TESE DE DOUTORADO
Ivan Ramos Pagnossin
"Pontos-quânticos: fotodetectores, localização-fraca e estados de borda contra-rotativos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Euzi Conceição Fernandes da Silva (Orientadora - IFUSP), Lucy Vitoria C. Assali (IFUSP), Antonio Carlos Seabra (EPUSP), Eliermes Arraes Meneses (UNICAMP), Fernando Iikawa (UNICAMP)
15/02, sexta-feira, Sala 209, Ala II do Ed. Principal, às 14h


TESES E DISSERTAÇÕES

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
René Rojas Rocca
"Estudo comparativo entre as propriedades dos centros luminescentes e paramagnéticos da antigorita e da lizardita do grupo da SERPENTINA: Mg3[Si2O5](OH)4"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Sonia Hatsue Tatumi (Orientadora - FATECSP/UNESP), Ana Regina Blak (IFUSP), Linda V. Ehlin Caldas (IPEN)
25/02, segunda-feira, Sala 209, Ala 2 do Ed. Principal, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Jefferson Stafusa Elias Portela
"Descrição dos campos magnéticos em tokamaks por mapas hamiltonianos"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Iberê Luiz Caldas (Orientador - IFUSP), Álvaro Vannucci (IFUSP), Marisa Roberto (ITA), Renato Pakter (UFRGS), Felipe Barbedo Rizzato (UFRGS)
27/02, quarta-feira, Sala 209, Ala 2 do Ed. Principal, às 14h  

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Eduardo Roberto De Lascio
"Transporte caótico em plasmas"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Iberê Luiz Caldas (Orientador - IFUSP), Mauro Sergio Dorsa Cattani (IFUSP), Felipe Barbedo Rizzato (UFRGS)
28/02, quinta-feira, Sala 209, Ala 2 do Ed. Principal, às 9h


ATIVIDADES DA SEMANA

3ª. FEIRA, 26.02.2008

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Contribuição Eletrostática na Interação de Peptídeos Líticos com Membranas Modelo"
Thais Azevedo Enoki – IFUSP
Ed. Principal, Ala I, sala 204, às 15h
4ª. FEIRA, 27.02.2008

CONVITE À FÍSICA 2008
"Aprender e Ensinar"
Prof. Antonio F. R. de Toledo Piza - IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, Instituto de Física, às 18h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br