ANO XXVII - No.02 - 29/02/2008

ÍNDICE


DIRETORIA

Olacio Dietzsch

um intelectual comprometido com o conhecimento

O que faz andar a estrada? É o sonho. Enquanto a gente sonhar a estrada permanecerá viva. É para isso que servem os caminhos, para nos fazerem parentes do futuro.

Mia Couto, Terra Sonâmbula

Olacio completou 70 anos no dia 25 de fevereiro de 2008. Foram muitos anos dedicados à Universidade de São Paulo. Ingressou em 1956 no curso de Física da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e se formou em 1959. Ainda estudante, iniciou suas atividades de pesquisa em Física Nuclear no Laboratório do acelerador Van de Graaff da USP. Concluiu o seu doutorado - Um Estudo Experimental da Reação 24Mg(d,n)25Al - em 1965, na USP. De 1966 a 1968 fez pós-doutorado na Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos. Sua tese de livre-docência, Estados de Partícula-Buraco no 142Nd, foi apresentada na USP em 1969. Tornou-se professor adjunto em 1972 e professor titular do IFUSP em 1983. Foi professor e pesquisador visitante em diversas universidades e laboratórios no exterior. Participou da instalação do acelerador Pelletron do IFUSP, inaugurado em 1972, tendo sido responsável pelo projeto e construção de uma câmara de espalhamento e pela implantação de um espectrógrafo magnético de alta resolução. Tais equipamentos de grande porte destinados ao estudo de reações nucleares permanecem acoplados a "linhas de feixe" do acelerador "tandem". Coordenou um grupo de pesquisa e orientou dezenas de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado que utilizaram os dois instrumentos para estudos de Física Nuclear e projetaram vários outros dispositivos tais como detectores de partículas e de radiação.

No IFUSP, Olacio foi um pioneiro no desenvolvimento de Instrumentação Científica. Como excelente pesquisador que é, encontrou uma forma equilibrada e competente de combinar teoria, experiência e aplicações da física. Sempre insistiu na importância dos três aspectos no desenvolvimento de trabalhos em Física Experimental. Fundou o Laboratório de Instrumentação e Partículas (LIP) que sob sua liderança desenvolve projetos em Física de Altas Energias em colaboração com o Laboratório Nacional de Brookhaven (BNL) e realiza estudos na área de Espectrometria de Massa. Ambas as linhas de pesquisa envolvem Física Básica e desenvolvimento de sofisticada Instrumentação Científica. Iniciou seus trabalhos em Física Nuclear estudando reações com íons leves, passou a estudar estrutura e reações nucleares com íons pesados em energia de até algumas dezenas de MeV e atualmente, acompanhando o desenvolvimento da Física Nuclear, realiza estudos de colisões entre íons pesados relativísticos. O conjunto de sua obra nos permite acompanhar a evolução do conhecimento em Física Nuclear ao longo de muitas décadas. São dezenas de teses orientadas e mais de uma centena de artigos publicados na área.

Sempre preocupado com a formação dos estudantes, dedicou grande parte de seu tempo às atividades de ensino, sem dissociá-lo da pesquisa. Além de ministrar cursos de Graduação e de Pós-Graduação, foi membro, em mais de uma ocasião, das Comissões de Graduação e de Pós-Graduação do IFUSP. Participou de forma intensa de reformulações de currículos e propôs novos cursos. Foi membro da Comissão de Pesquisa do Instituto. Exerceu atividades administrativas como a chefia de departamentos sempre de forma transparente e democrática. Fora da universidade, atuou em âmbito mais geral participando, em duas gestões, da diretoria da Sociedade Brasileira de Física.

Quem teve o privilégio de com Olacio conviver, testemunhou sua capacidade de liderança e sua imensa generosidade. Sempre compartilhou seu conhecimento com colegas e estudantes, dedicando atenção e tempo a quem quer que o procurasse para discutir. Nunca aspirou o poder e quando postulou algum cargo foi em defesa do seu ideal: uma universidade séria, que incentivasse o pensamento independente e o compromisso honesto com o saber. Crítico contundente da visão vesga e intelectualmente raquítica de uma universidade que incentiva a produção pela produção, em detrimento da qualidade e da relevância, e induz a submissão no lugar da liberdade de pensamento, Olacio nunca abandonou o sonho de fazer e ensinar ciência com ética e responsabilidade. Fez 70 anos e se aposentou. Espero que continue ao nosso lado no IFUSP ainda por muito tempo.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

O Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor junto ao Departamento de Física Geral – Edital IF-48/07, no qual está inscrita a Profa. Dra. Kaline Rabelo Coutinho terá início no dia 03 de março de 2008, às 9h, na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 207.

O Concurso Público de Títulos e Provas para provimento de um cargo de Professor Doutor junto ao Departamento de Física Experimental – Edital IF-46/07, no qual está inscrita a Profa. Dra. Ivone Freire da Mota e Albuquerque terá início no dia 06 de março de 2008, às 10h30m, na Diretoria. A seguir, os trabalhos terão prosseguimento na sala 207.


BIBLIOTECA

Para navegar de casa como se estivesse usando seu computador do IFUSP veja as instruções do CCIFUSP no seguinte endereço: http://www2.if.usp.br/~ccifusp/proxy/


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

 

"Introdução à Física e aos Físicos"

Profº Dr. Henrique Fleming, IFUSP

05 de março, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Exceto por casos muito raros, tudo o que um estudante que acaba de ingressar na USP viu sob o nome de Física, não era Física, mas um treinamento (pouco efetivo, talvez contraproducente) para a Física. Ora, o imortal bi-campeão do mundo Didi nos ensinou que 'Jogo é jogo, treino é treino'. No meu seminário vou tentar mostrar um pouco deste jogo que se chama Física. Como ele é feito por gente, alguns grandes mestres também serão apresentados.

Os Organizadores


Departamento de Física Experimental

 

O Conselho do DFEP, em reunião realizada em 27/02/08, elegeu o Prof. Dr. Fernando Silveira Navarra para a Chefia do Departamento pelo período de dois anos (de 27/02/08 a 26/02/10).

 


Informes dos estudantes

Estudantes do IF-USP e IFT-UNESP falam aos calouros sobre seus projetos de pesquisa e suas experiências com Programas da Universidade como o Curso de Ciências Moleculares e o Convênio com a École Polytechnique.

Programa:

04/03/2008, terça-feira, Auditório Gleb Wataghin

14:00 Introdução - Elton José Figueiredo de Carvalho

14:10 "Uma visão sobre o convênio com a École Polytechnique"- Caio Cícero Gomes

14:35 "O Sistema Operacional Linux" - Roberto Lopes Parra

15:00 "Magnetismo e nanocoisas" - Gabriel Teixeira Landi

15:25 "Separação de nanotubos de carbono: tornando útil tecnologia de ponta" – Elton

José Figueiredo de Carvalho

15:50 "Caracterização de materiais por raios X: desvendando a estrutura atômica" –

Rebeca Bacani

16:15 "Terapia Fotodinâmica: A física contra o câncer de pele" - Elisa Morandé Salles

16:40 "Bóson de Higgs: Eu acredito em papainoélion" - Flavia de Almeida Dias

17:05 -17:30 Mesa-redonda

06/03/2008, quinta-feira, Auditório Adma Jafet

14:00 Introdução - Daniel Carrasco Guariento

14:10 "O Curso de Ciências Moleculares" - Gabriel Weber Martins

14:35 "Divulgação Científica" - Roberto Lopes Parra

15:00 "Buracos negros, cosmologia e energia escura: gravidade levada a sério" – Daniel

Carrasco Guariento

15:25 "Interdisciplinaridade: um físico se metendo na biologia" - Francisco Mariano Neto

15:50 "Sexo, Drogas e Cadeias de Markov: amostragem guiada por entrevistados para

investigar populações ocultas" - Alexandre Hannud Abdo

16:15 "Desvendando o peixe elétrico" - Caroline Garcia Forlim

16:40 "Caos e entropia: O Paradoxo da Seta do tempo" - André Martin Timpanaro

17:05 "Antártica: Gelada ou sem gelo?" - Francisco de Assis Nascimento Junior

17:30 - 18:00 Mesa Redonda

Elton Carvalho – seminário.calourada@gmail.com

Estudante do IFUSP


Bolsa de doutorado na Espanha

IFISC (CSIC-UIB) - Ed. Mateu Orfila - Campus Universitat Illes Balears - E-07122 Palma de Mallorca, Spain - http://ifisc.uib.es

Ph D fellowship

Candidates are sought for a 4 year PhD fellowship at the Institute for Crossdisciplinary Physics and Complex Systems (IFISC), joint center of the University of the Balearic Islands (UIB) and the Spanish National Research Council (CSIC), located in Palma de Mallorca, Spain. The fellowship is associated with the project Consolider C: FIS2007-60327, FISICOS: Crossdisciplinary Physics of Complex Systems.

The FISICOS project aims at developing interdisciplinary and strategic research from a common background of studies in nonlinear physics and complex systems, with methodologies taken from statistical physics, dynamical systems theory and computational methods. The research is organized in a unifying transverse line of exploration and fundamental nature and four targeted research lines which focus on more specific fields:

-Transversal line: complex systems: statistical and nonlinear physics.

-Line 1: nonlinear optics, quantum optics and dynamics of optoelectronic devices.

-Line 2: fluid dynamics, biofluids and geophysical fluids.

-Line 3: biophysics and nonlinear phenomena in ecology and physiology.

-Line 4: dynamics and collective phenomena in social systems.

Details on the conditions of the fellowship and administrative procedures will appear very soon at the website of the Ministerio de Educación y Ciencia (www.mec.es), but interested candidates are advised to contact immediately any of the possible PhD advisors: Pere Colet, Victor M. Eguíluz, Damià Gomila, Emilio Hernández-García, Cristóbal López, Claudio Mirasso, Manuel Matías, Tomás Sintes, Maxi San Miguel (Researcher in charge of the project), Alessandro Scirè, Raúl Toral and Roberta Zambrini. Email addresses of these researchers as well as detailed information on the activities of the scientific team can be found at the web page of the institute: http://ifisc.uib.es


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Adriana Ramos de Miranda
"Estudo comparativo de soluções ultra diluídas de LiCl: espectroscopia de impedância no intervalo de frequência entre 1kHz e 13MHz".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Álvaro Vannucci (orientador – IFUSP), Márcia Carvalho de Abreu Fantini (IFUSP), Maria Cristina Batoni Abdalla (IFT/UNESP), Carlos Renato Zacharias (FEG/UNESP) e José Fernando Gregori Faigle (UNICAMP).
06/03, quinta-feira, Sala 209, Ala 2, Ed. Principal do IFUSP, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Mauro Rogério Cosentino
"Medidas de J/ψ e Υ em colisυes p+p a √s =200 GeV no experimento STAR".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Alexandre Alarcon do Passo Suaide (orientador – IFUSP), Olácio Dietzsch (IFUSP), Fernando Silveira Navarra (IFUSP), Marcio José Menon (UNICAMP) e Ignácio Alfonso de Bediaga e Hickman (CBPF).
07/03, sexta-feira, Sala de Seminários do DFN (Linac), IFUSP, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


3ª. FEIRA, 04.03.2008

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE)
"Decaimento D+ -> pi + pi + k-"
Prof.º Dr. Manuel Roberto Robilotta, IFUSP
Ed. Principal, Ala 2, Sala 335, IFUSP, às 17h


4ª. FEIRA, 05.03.2008

Seminário do Departamento de Física Nuclear
"Utilização da radiação gama para conservação de alimentos"
Profº. Dr. Gilberto Ribeiro Furlan, CENA-USP
Sala de Seminários do DFN (Linac), IFUSP, às 16h

Convite à Física
"Introdução à Física e aos Físicos"
Profº. Dr. Henrique Fleming, IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br