ANO XXVII - No.12 - 09/05/2008

ÍNDICE


COLÓQUIO

"O que é Econofísica?"

Prof. Rogerio Rosenfeld, Instituto de Física Teórica, UNESP

15 de maio, quinta-feira, Auditório Norte, IFUSP, às 16h

Nesse colóquio inicialmente farei um breve histórico do desenvolvimento dessa nova área nos últimos anos. Em seguida farei uma introdução ao uso de processos estocásticos para descrever o comportamento de índices financeiros, cuja aplicação mais simples é o modelo padrão de Black-Scholes-Merton para o apreçamento de certos contratos denominados derivativos. Mostrarei também a necessidade de ir além do modelo padrão para descrever processos financeiros de curto prazo.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Aspectos Estruturais e Dinâmicos da Correspondência AdS/CFT: uma Abordagem Rigorosa"

Dr. Pedro Lauridsen Ribeiro, Universität Hamburg

12 de maio, segunda-feira, Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

Apresentamos um estudo detalhado de alguns aspectos, independentes de modelos e passíveis de serem abordados de maneira matematicamente rigorosa, da Correspondência AdS/CFT. Esse estudo é baseado numa vasta generalização da dualidade de Rehren, uma contraparte rigorosa dessa correspondência no contexto da Teoria Quântica de Campos Algébrica, que visa principalmente a incorporar efeitos gravitacionais de maneira localmente covariante, superando e elucidando assim a principal limitação da dualidade de Rehren. Mostraremos, dentre as varias consequências, que isometrias assintóticas de espaços-tempos assintoticamente AdS são necessariamente implementadas dinamicamente em nível quântico na forma de um retorno ao equilíbrio, e que objetos não-perturbativos tais como D-branas (em codimensão 2) possuem um caráter universal decorrente da distorção da estrutura causal no interior provocada por perturbações da métrica, impondo obstruções a reconstrução holográfica da teoria no interior a partir da teoria dual no infinito. Este seminário é baseado na minha tese de doutorado de mesmo título, defendida no IFUSP em setembro de 2007.


SEMINÁRIO DE ENSINO DE FÍSICA

"Formação de Professores de Física e o Papel dos Projetos de Ensino de Física"

Profa. Dra. Jesuína L. A. Pacca, IFUSP

13 de maio, terça-feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h

Começando nos meados do século passado, proponho traçar uma trajetória das concepções sobre o professor das ciências, sua função pedagógica e social, e discutir o papel que têm desempenhado os grandes projetos de ensino (em particular os de Física) na formação inicial e continuada.


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Nucleosíntese: a origem dos elementos químicos"

Prof. Rogerio Rosenfeld, IFT, UNESP

14 de maio, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Há 60 anos atrás foi proposta a idéia de que os elementos químicos poderiam ter uma origem cosmológica. Nesse colóquio iremos mostrar os fatos científicos que levaram a essa proposta e como as previsões mais precisas desenvolvidas nas últimas décadas, juntamente com medidas da abundância de elementos químicos mais leves no universo, se transformaram em um dos pilares da cosmologia moderna.

Os Organizadores


COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

Física para Todos

"Gravação Magnética de Dados da Pesquisa à Aplicação e ao Prêmio Nobel"

Prof. Dr. Antonio Domingues dos Santos, FMT, IFUSP

15 de maio, quinta-feira, Museu Paulista, Parque da Independência, s/n, Ipiranga, Anfiteatro, 14h

Em 1988, foram publicados resultados científicos sobre uma nova classe de materiais magnéticos que apresentavam comportamento surpreendente, chamado de "magnetorresistência gigante". Este fenômeno foi descoberto simultaneamente em dois laboratórios científicos, sendo que um deles contava com um colaborador brasileiro em sua equipe, o Dr. Mario Baibich, da UFRGS, Porto Alegre. Naquele ano e nos seguintes, o tema da magnetorresistência gigante se tornou o mais importante na comunidade internacional de magnetismo, devido ao seu alto potencial de uso em aplicações tecnológicas. Já em 1994, foram lançados os primeiros discos rígidos para computador, onde a cabeça de leitura magnética passava a operar baseada no fenômeno da magnetorresistência gigante. Esta mudança no princípio operacional do dispositivo de leitura permitiu uma redução substancial do tamanho ocupado por cada unidade básica de informação (bit) e conseqüentemente uma explosão na capacidade de armazenamento de dados dos discos rígidos. Finalmente, em 2007, os Drs. Grünberg e Fert foram agraciados com o Prêmio Nobel de Física devido a esta importante contribuição científica e tecnológica. Neste seminário pretendemos apresentar uma visão geral sobre a técnica da gravação magnética de dados, os desenvolvimentos em torno da magnetorresistência gigante e outros fenômenos em uso nos dispositivos atuais de armazenamento magnético de dados.

Para a programação anual completa, consulte: http://www.if.usp.br/eventos.shtml.

Inscrições: Inscreva-se enviando seu nome, RG, o título e o local da palestra de interesse para o e-mail: fisicaparatodos@if.usp.br


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Inscrições para a Pós-Graduação em Física para o 2º semestre de 2008

Inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 12 a 21 de maio de 2008, na secretaria de pós-graduação do IFUSP.

Licenciatura – Propostas da CoC

A CoC-Licenciatura, ao longo da discussão que vem promovendo no IF, começa a definir algumas propostas concretas, em relação ao curso de Licenciatura. Neste debate, temos tentado envolver tanto a prática docente do IF, quanto as informações sobre estudos e experiências dos colegas, e de outras instituições e países. Apresentamos nossas idéias na Comissão de Graduação, na Congregação e visitamos os seis Conselhos de Departamento.

O curso, instalado a partir de 1993, atingiu o objetivo principal, proposto em seu projeto, que era o de aumentar a formação de docentes para o ensino básico. Atualmente, formamos em torno de 70 licenciandos por ano, e estimamos que cerca de 60% destes atuam na profissão.

No entanto, a avaliação do atual curso indica que há possibilidade de várias melhorias. A CoC-Licenciatura propõe-se a trabalhar em algumas direções:

  1. A partir da avaliação do curso básico, propomos introduzir algumas modificações na metodologia de ensino, bem como no conjunto de ementas, com alguma alteração na grade. Este trabalho deverá ser desenvolvido por quatro equipes de trabalho, organizadas por área de conhecimento: Mecânica, Eletromagnetismo (envolvendo Óptica, Relatividade e Oscilações e Ondas), Termodinâmica e Física Moderna e Práticas de Ensino. Propomos como modificações da metodologia a criação de material e infraestrutura para ensino com mais participação do aluno (salas de discussão e trabalho, com prateleiras de experimentos e computadores). As equipes serão integradas por professores com experiência nas disciplinas de Licenciatura, coordenadas pela CoC. As equipes são abertas à participação de docentes interessados. Estas equipes deverão avaliar a adequação, não só de ementas de disciplinas específicas, mas também a adequação do programa global, tempo de desenvolvimento do programa, programa de laboratório, formato de aulas (cursos de 2 horas, por exemplo), As equipes devem também levar em conta a flexibilidade que deve existir para transição entre os cursos de bacharelado e licenciatura, sem desconsiderar as especificidades dos dois cursos. Este trabalho poderá, se for o caso, indicar disciplinas básicas tangentes ou comuns aos dois cursos.
  2. Propomos flexibilizar o curso e introduzir maior interdisciplinaridade. A idéia é criar ou ampliar blocos de disciplinas optativas nas áreas de matemática, química e biologia, de forma que o licenciando possa optar por uma formação melhor em uma ou mais destas áreas.
  3. Propomos introduzir um programa de acompanhamento do aluno ingressante. A expansão recente do ensino médio, ainda sem qualidade, trouxe ao ensino superior alunos com deficiências de conhecimentos básicos, ou com dificuldades econômicas. Ao receber estes alunos, a instituição compromete-se com os mesmos a oferecer-lhes os instrumentos para que cheguem à conclusão do curso. É necessário efetuar um levantamento sistemático sobre desistência e evasão. Propomos um programa de reforço, orientado por professores e monitores, com atividades em horários fora da grade horária, e, por outro, buscar formas de apoio econômico aos alunos, quando necessário. A recente iniciativa da Capes, com a criação de Bolsas PIBID, de iniciação à docência, se ampliada para incluir instituições estaduais, poderá ser relevante.
  4. Propomos introduzir um programa de incentivo ao estudo no ambiente do IF. Uma possibilidade seria instituir monitorias de temas, com horário mais amplo. Propomos também melhorar as salas de estudo, com opção para salas de discussão e sala de estudo individual.
  5. Propomos introduzir um programa de convênio com escolas públicas da região, para intercâmbio que favoreça, de um lado, a formação prática de nossos alunos, de outro, a contribuição da universidade à escola, em termos de novos conhecimentos ou práticas.

CoC-Licenciatura do IFUSP: Cristiano Mattos; Elisabeth Andreoli; Frederique Grassi; Maria Lucia Abib (FE); Vera Henriques


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Marcia Regina Pereira Attie
"Estudo dos mecanismos responsáveis pela passivação de metais: cobre".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Manfredo Harri Tabacniks (orientador – IFUSP), Helena Maria Petrilli (IFUSP), José Fernando Diniz Chubaci (IFUSP), Marcelo Nelson Paez Carreño (EPUSP) e Elidiane Cipriano Rangel (UNESP/Sorocaba).
16/05, sexta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2ª. FEIRA, 12.05.2008

Colóquio do Departamento de Física Matemática
"Aspectos Estruturais e Dinâmicos da Correspondência AdS/CFT: uma Abordagem Rigorosa"
Dr. Pedro Lauridsen Ribeiro, Universität Hamburg
Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

Seminário Conjunto de Física Molecular e Física Estatística - DFGE
"Sintonizando Propriedades Óticas de Fulerenos via Hidroxilação"
Prof. Dr. Roberto Rivelino, Instituto de Física, UFBA
Ed. Principal, Ala 1, Sala 204 (Sala de Seminários do DFGE), às 16h


3ª. FEIRA, 13.05.2008

Seminário de Ensino de Física
"Formação de Professores de Física e o Papel dos Projetos de Ensino de Física"
Profa. Dra. Jesuína L. A. Pacca, IFUSP
Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE)
"Grupo de Renormalização de Similaridade: Desacoplando Escalas de Alta e Baixa Energia"
Prof. Sérgio Szpigel, Mackenzie
Ed. Principal, Ala 2, Sala 335, às 17h


4ª. FEIRA, 14.05.2008

Seminário do Departamento de Física Nuclear
"Dosimetria de radiações - realizações e novos desafios"
Profa. Elisabeth Yoshimura, DFN, IFUSP
Sala de Seminários do DFN (Linac), às 16h

Convite à Física
"Nucleosíntese: a origem dos elementos químicos"
Prof. Rogério Rosenfeld, IFT, UNESP
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h


5ª. FEIRA, 15.05.2008

Física para Todos
"Gravação Magnética de Dados da Pesquisa à Aplicação e ao Prêmio Nobel"
Prof. Dr. Antonio Domingues dos Santos, FMT, IFUSP
Museu Paulista, Parque da Independência, s/n, Ipiranga, Anfiteatro, 14h

COLÓQUIO
"O que é Econofísica?"
Prof. Rogério Rosenfeld, Instituto de Física Teórica, UNESP
Auditório Norte, IFUSP, às 16h


6ª. FEIRA, 16.05.2008

Seminário do Departamento de Física Aplicada
"Fusion of model lipid membranes: timescales and some applications"
Dra. Rumiana Dimova, Max Planck Institute of Colloids and Interfaces, Potsdam, Alemanha
Ed. Principal, Auditório Novo 1, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br/bifusp  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br