ANO XXVII - No.14 - 21/05/2008

ÍNDICE


Réquiem para um Departamento

O Departamento de Física Geral tem atualmente 23 docentes: 7 Professores Titulares, 11 Associados e 5 Doutores. A distribuição na carreira é aparentemente razoável, mas a nossa faixa etária é absolutamente problemática. Estamos envelhecendo juntos, com oportunidades mínimas de renovação.

Apenas quatro docentes do DFGE têm menos do que 50 anos de idade. Nesse grupo há um Professor Titular, que acaba de ganhar concurso compartilhado com outro departamento. Há também "jovem" físico experimental – o único físico experimental contratado nos últimos quinze anos – que está sendo convidado para se transferir para o Instituto de Física de São Carlos.

Nos últimos quinze anos o Departamento teve algumas perdas internas e pelo menos meia dúzia de aposentadorias. As reposições foram mínimas. Nesse longo período conseguimos contratar apenas quatro docentes, realizando concursos competitivos, em temas de ponta na ciência contemporânea (nas áreas de biofísica e sistemas não lineares). Agora surge novo problema: justamente esses docentes mais jovens recebem ofertas externas, e nós ficamos de novo sem nenhuma garantia de reposição. Nas atuais circunstâncias uma seleção rigorosa pode se tornar elemento negativo, pois estamos perdendo 50% dos jovens docentes contratados: além da eventual transferência para São Carlos, no ano passado perdemos para a Inglaterra um físico teórico, professor e pesquisador brilhante, e até agora não conseguimos um claro docente para a sua reposição.

O nosso envelhecimento se traduz em 13 docentes, mais de 50% do corpo docente do Departamento, na faixa etária entre 50 e 60 anos, na sua maior parte com tempo de serviço suficiente para a aposentadoria. De qualquer forma, é bem provável que cursos, laboratórios e serviços ainda sejam mantidos por algum tempo, pois os físicos são marinheiros que não abandonam a profissão do mar. Também temos seis docentes com mais de sessenta anos, resultando em uma média de idade superior a 55 anos. Alguns laboratórios continuam funcionando, mais ou menos precariamente, na base do "trabalho voluntário" de colegas aposentados há vários anos. A aposentadoria compulsória acabou de atingir um dos nossos Professores Titulares, que há tempo já esgotara a sua disposição para participar de atividades político-administrativas, mas que foi um dos pioneiros da física nuclear no país, e que ao longo dos anos conseguia manter produção científica exemplar, com direito à bolsa de pesquisa nível IA do CNPq. Não há nem sinal de que essa posição poderia ser eventualmente reposta.

Com o passar dos anos, o Instituto de Física se transformou num celeiro importante de novos quadros para o país. Além de ambiente acadêmico favorável, o esforço para manter esse padrão demanda um corpo docente altamente qualificado, em sintonia com a ciência internacional, e com forte dose de renovação. Tenho a impressão de que no Instituto de Física essas condições vão aos poucos se esgotando. Não é trivial manter anos a fio um bom ritmo de produção científica, a mesma energia, nas áreas básicas das ciências, principalmente na área de física. Há uns quinze anos, no início das avaliações departamentais, o DFGE foi bem avaliado, entre os melhores departamentos da USP. Apesar do caráter artesanal das nossas atividades de pesquisa, e dos sinais de decadência, é bem provável que os nossos "indicadores de produção" ainda se mantenham em patamares aceitáveis. No momento, todos os Professores Titulares do DGFE mantêm a "estranhíssima" bolsa de "produtividade científica" do CNPq.

Mas o envelhecimento e a decadência estão à espreita, agravados agora pelas novas perdas sem reposição, com todas as suas conseqüências nas atividades de formação de pessoal.

Tenho a impressão de que estamos na contramão de uma política velada, privilegiando certas áreas e setores, em detrimento de grupos mais tradicionais. A USP-Leste e as expansões no interior, ou a reposição de quadros docentes face à pressão dos alunos, talvez apontem nesse sentido. No nosso departamento parece que estamos frente a uma asfixia, gradual e inexorável. Se ainda houvesse uma política clara e bem conduzida, teria pouco sentido qualquer oposição a um enxugamento de quadros, privilegiando aspectos de qualidade ou maior inserção na sociedade contemporânea. Mas o pior é que aparentemente estamos entregues ao casuísmo de plantão.

Silvio R. A. Salinas

Professor Titular do DFGE do IFUSP


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Integrabilidade Quântica"

Prof. Marcio Martins, UFSCar

26 de maio, segunda-feira, Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

Integrabilidade em sistemas quânticos é uma maneira não perturbativa de descrever corretamente as propriedades físicas no caso de baixa dimensionalidade. Exemplificaremos tais características no modelo de Hubbard o qual misteriosamente aparenta ser relevante na recente dualidade AdS/CFT.


COMISSÃO PAE

Estágio PAE - 2º semestre de 2008

Estão abertas, no período de 16 de maio a 06 de junho de 2008, as inscrições para estágio remunerado no Programa PAE referentes ao 2º semestre de 2008. Maiores informações referentes ao Programa, bem como os formulários necessários para inscrição podem ser obtidos através da página da CPG (http://www.if.usp.br/pg/PAE) ou da página da Diretoria de Ensino (http://www.if.usp.br/diensino/). As inscrições devem ser realizadas na Diretoria de Ensino, Sala 212 da Ala Central do Edifício Principal, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Obs.: Alertamos os estudantes que, devido a mudanças implementadas pela Reitoria, a partir de 2009 não será mais permitido aos alunos realizarem o estágio no mesmo semestre em que cursam a disciplina de preparação pedagógica.


TESES E DISSERTAÇÕES

TESE DE DOUTORADO
Marcio Fernando Cornelío
"Estados emaranhados quânticos tri-partidos com um qubit".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antonio Fernando Ribeiro de Toledo Piza (orientador – IFUSP), Arnaldo Gammal (IFUSP), Paulo Alberto Nussenzveig (IFUSP), Roberto Menezes Serra (UFABC) e Marcos Cesar de Oliveira (UNICAMP).
27/05, terça-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h

TESE DE DOUTORADO

Pedro Valadão Carelli

"Modelagem estocástica de neurônios e sua interação em tempo real com neurônios biológicos".
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Reynaldo Daniel Pinto (orientador – IFUSP), Mário José de Oliveira (IFUSP), Joaquim Procópio de Araújo Filho (ICB/USP), Antonio José Roque da Silva Filho (FFCLRP/USP) e Rita Maria Zorzenon dos Santos (UFPE).
29/05, quinta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h


ATIVIDADES DA SEMANA


2ª. FEIRA, 26.05.2008

Colóquio do Departamento de Física Matemática
"Integrabilidade Quântica"
Prof. Marcio Martins, UFSCar
Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h


3ª. FEIRA, 27.05.2008

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE)  
"Squeezed hadronic particle-antiparticle pairs and their correlations"  
Profª. Sandra Padula, IFT, UNESP  
Ed. Principal, Ala 2, Sala 335, IFUSP, às 17h


4ª. FEIRA, 28.05.2008

Departamento de Física dos Materiais e Mecânica
Seminário Tópico em Física da Matéria Condensada
"Caracterização física e altas diluições de LiCl - um estudo comparativo através da espectroscopia de impedância"
Dra. Adriana Ramos de Miranda, DFAP, IFUSP
Sala de Reuniões do Edifício Mário Schenberg, IFUSP, às 16h


5ª. FEIRA, 29.05.2008

Seminário de Física Estatística – DFGE
"Desordem e enovelamento de proteínas"
Masayuki Hase, DFGE, IFUSP
Ed. Principal, Ala 1, Sala 204, IFUSP, às 13h


6ª. FEIRA, 30.05.2008

Seminário do Grupo de Fluidos Complexos - DFEP
"Estudo da Impedância das soluções KCl e LiCl + água em baixas frequências (0,01 Hz a 1kHz)" Alexsander Ramos Duarte, Aluno de iniciação científica
Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br/bifusp  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br