ANO XXVII - No.33 - 31/10/2008

ÍNDICE


COLÓQUIO

"Uma Fronteira da Física no LHC"

Prof. Dr. Gustavo Burdman, DFMA, IFUSP

06 de novembro, quinta-feira, Auditório Norte, IFUSP, às 16h

Farei um resumo do estado da física de partículas hoje. A construção do Modelo Padrão durante as últimas décadas, e seus sucessos experimentalmente comprovados, nos levam a um momento de grandes expectativas. O LHC explorará pela primeira vez uma escala de energia além das possibilidades de descrição do Modelo Padrão: a escala da origem da massa. Descreverei brevemente algumas idéias além do Modelo Padrão propostas para explicar esse fenómeno.


COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Estudo da Quebra de Simetria Eletrofraca através do Espalhamento de Bósons Vetoriais, no Experimento CMS do CERN"

  • Prof. Dr. Andre Sznajder, UFRJ
  • 03 de novembro, segunda feira, Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h

    O experimento CMS do LHC/CERN iniciará sua tomada de dados no primeiro semestre de 2009. Entre seus principais objetivos figura a procura do Higgs e desvendar o mecanismo de quebra de simetria eletrofraca. Apresentamos uma análise, independente de modelos, do problema da quebra de simetria eletrofraca, baseada no estudo do espalhamento de bósons vetoriais.


    SEMINÁRIO DE FÍSICA ESTATÍSTICA - DFGE

    "Modelando a transmissão de doenças infecciosas: dinâmica e controle"

    Profa. Dra. Suani Tavares Rubim de Pinho, Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia

    04 de novembro, terça-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 14h.

    Ainda no século XXI, muitas doenças de transmissão direta e indireta constituem-se em problemas de saúde pública principalmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento como o Brasil. Atualmente o intenso fluxo de pessoas nos centros urbanos e entre tais centros tem intensificado a transmissão de doenças infecciosas. A modelagem matemática tem sido uma importante ferramenta para compreender a dinâmica destes sistemas complexos bem como seu controle. Neste seminário, faremos uma breve introdução ao tema, apontaremos aspectos relevantes e técnicas utilizadas na modelagem destes sistemas e apresentaremos um modelo dinâmico da dengue que desenvolvemos confrontando com dados de epidemias de dengue em centros urbanos brasileiros. O controle do vetor, única estratégia existente para evitar a ocorrência de epidemias de dengue, será também discutido do ponto de vista do citado modelo.


    SEMINÁRIO DE ENSINO

    "A formação de Professores em Geociências e Educação Ambiental"

    Profa. Dra. Ermelinda Moutinho Pataca, FE, USP

    04 de novembro, terça feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h

    Apesar da grande importância do conhecimento em Geociências na formação dos indivíduos para o exercício da cidadania, o espaço destinado a este campo do saber no currículo da Educação básica é mínimo. Nas últimas quatro décadas as geociências têm sido progressivamente retiradas do currículo do ensino de ciências da Educação Básica. A necessidade de criação de um curso de licenciatura em Geociências como possibilidade de inclusão dos conteúdos geocientíficos nos currículos do ensino fundamental e médio, já ressaltada desde 1981, se concretizou apenas em 2004 com a criação da Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental (LiGEA) na USP. Neste projeto, proponho um desenvolvimento das pesquisas em ensino de Geociências e Educação Ambiental na USP, numa articulação entre minha atividade docente junto ao LiGEA com as práticas de investigação em educação, de modo a contribuir com a consolidação das pesquisas na área, com a reestruturação curricular do LiGEA e com a consolidação do curso, o que, por conseguinte, auxiliará na inserção dos conteúdos geocientíficos na Educação Básica. Para tal, é necessário analisar os pressupostos históricos e epistemológicos da área, todo o contexto de implementação do curso, o corpo docente, o projeto pedagógico, a grade curricular, a condução das disciplinas, as práticas de estágio, as metodologias de ensino utilizadas e a inserção dos alunos no mercado de trabalho.  Esta pesquisa já está sendo desenvolvida, com a participação de bolsistas de iniciação científica, alunos do próprio LiGEA, que estão interessados em colaborar com a reestruturação do curso e que estão acompanhando as disciplinas introdutórias de Introdução à Educação Ambiental e de Sistema Terra. Acreditamos que a articulação entre essas disciplinas pode revelar alguns pressupostos históricos e epistemológicos da área que está se constituindo, o que é de extrema relevância para a delimitação do currículo e da atuação dos licenciandos. A metodologia utilizada é a de pesquisa etnográfica, onde os bolsistas acompanham pessoalmente as disciplinas, intervindo diretamente em alguns momentos, o que contribui para sua própria formação e para a análise mais contextualizada do currículo. Além disto, acreditamos que a história sobre as concepções de natureza, geociências e ambiente podem contribuir para a consolidação da área, numa articulação entre história das ciências e história ambiental. Tais estudos estão sendo utilizados na criação de metodologias de ensino, tanto em escolas quanto em espaços de educação não-formal, como ONGs, centros culturais, museus, etc.


    COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO

    Ciclo de Palestras Física para Todos – novembro/2008

    "Poluição do Ar – Problemas Locais, Impactos Globais"

    Prof. Dr. Américo A. F. S. Kerr, DFAP, IFUSP

    8 de novembro de 2008, quinta-feira, Centro Cultural São Paulo, Sala de Debates, 14h30

    Inscrições: www.if.usp.br/cultext

    As preocupações ambientais em centros urbanos têm dimensões e gravidade proporcionais à população humana que concentram. Atualmente a questão dos transportes tem representado o principal problema relacionado à poluição do ar, mas interliga-se diretamente com uma série de outros problemas sócio-ambientais que geram um grande caos urbano, particularmente em Metrópoles como São Paulo. Os reflexos das diferentes opções urbanas que vêm sendo adotadas, ou sofridas, não se limitam a comprometer a qualidade de vida de suas populações. Elas terminam tendo grande impacto sobre a Terra, comprometendo a sustentabilidade de seus recursos e possibilitando impactos globais que poderão ser bastante lesivos à vida como ela é hoje em nosso planeta.

    "Caos, Fractais, Complexidade: Até que ponto podemos prever a natureza?

    Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado, DFGE, IFUSP

    8 de novembro de 2008, quinta-feira, Estação Ciência, Auditório Ernst Hamburger, às 15h

    A evolução de alguns fenômenos da natureza, embora perfeitamente descrita por rigorosas equações matemáticas, torna-se imprevisível com o passar do tempo. Entender a origem desse problema é exatamente o objetivo da Teoria do Caos, uma das grandes conquistas científicas do século XX. Nessa palestra iremos apresentar de forma elementar e com muitos exemplos simples os fundamentos dessa teoria, mostrando como os sistemas caóticos se relacionam com os belos objetos geométricos chamados fractais. Veremos também como, embora sem a capacidade de previsão, podemos caracterizar, descrever e entender fenômenos caóticos e complexos.

    "Colisões: Uma maneira chocante de aprender Física de Partículas"

    Prof. Dr. Fernando Silveira Navarra, FEP, IFUSP

    27 de novembro, sábado, Museu Paulista, Anfiteatro, às 14h

    O ano de 2008 será marcado pela inauguração do Large Hadron Collider no laboratório CERN na Suíça. O mundo voltará seus olhos para as incríveis descobertas que podem surgir das colisões entre prótons e entre núcleos atômicos que ocorrerão nesse acelerador de partículas. Vamos fazer uma revisão da física de aceleradores de partículas, com ênfase nas interações fortes, que mantém os chamados quarks confinados dentro dos prótons e prótons e nêutrons unidos para formar os núcleos atômicos. Vamos descrever os principais resultados obtidos nos últimos trinta anos sobre a estrutura dos núcleos e dos prótons. Também discutiremos a formação de novos estados da matéria a partir dessas colisões, que podem reproduzir o estado em que se encontrava nosso Universo nos primeiros instantes da sua existência.


    ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

    No próximo dia 05/11, será realizada eleição do representante dos Antigos Alunos da Universidade de São Paulo junto ao Conselho Universitário.

    A eleição terá lugar na Seção de Alunos, sala 203/205 da Ala 2, das 9h às 12h.


    XV Escola de Verão J. A. Swieca de Partículas e Campos

    Até seis alunos de graduação do IFUSP poderão ter suas despesas para participar da Escola custeadas pela CG. Para tanto, devem inscrever-se no formulário eletrônico da Escola em http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/evjas-pc/xv/, e devem solicitar auxílio à Comissão de Graduação do IFUSP, anexando histórico escolar, plano de pesquisa de iniciação científica e carta do orientador justificando a participação do aluno. Será dado preferência aos alunos do último ano em atividades de iniciação científica em partículas elementares, teoria de campos ou cosmologia e com ótimo desempenho escolar. Mais informações sobre a Escola podem ser obtidas no site acima.

    Prof. Dr. Victor Rivelles pela Comissão Organizadora da Escola


    Mini-curso de Pós-Graduação sobre Estrutura Nuclear

    Estão abertas as inscrições para o mini-curso de pós-graduação intitulado "Mirror symmetry in nuclei: a good tool to investigate nuclear structure". Este mini-curso será proferido pela profa. Silvia Lenzi do Departamento de Física Galileo Galilei, da Universidade de Pádua, Itália. O mini-curso será realizado nos dias 11 e 13 de novembro de 2008, das 10h às 12h, na sala de seminários do Departamento de Física Nuclear.

    The concept of symmetry in physics is a very powerful tool to understand the behavior of Nature. Symmetries are intimately related to conservation laws and to conserved quantities which, in quantum mechanics, translate into good quantum numbers. In nuclear physics, several symmetries have been identified, in particular, the isospin symmetry which is related to the identical behavior of protons and neutrons in the nuclear field. The study of isospin symmetry in mirror nuclei as a function of angular momentum has now become established as a very powerful tool to understand nuclear properties in rotating nuclei. These studies have become feasible in the last decade due to recent experimental developments in the identification of proton-rich nuclei produced with very low cross sections. Contemporaneously, state-of-the-art shell-model codes and effective interactions have been produced for the description of these data. The synergy between theory and experiment for the study of energy differences of mirror and isobaric analogue nuclei in the mass region between A~30 and A~60 has allowed the investigation of the evolution of the nuclear wave functions with increasing spin. The alignment process, changes of the nuclear shape and the intrinsic configuration, together with the evidence of isospin-non-conserving terms of the nuclear interaction are examples of the type of phenomena that can be studied from the analysis of Coulomb energy differences in mirror nuclei.

    Maiores informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP


    COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

    Bolsistas e não-bolsistas de pós-graduação

    Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado e doutorado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 24 a 28/11/2008. Os relatórios de atividades devem ser entregues juntamente com o formulário para encaminhamento do relatório (modelo na homepage). Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido pela Comissão de Pós-Graduação:

    1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores.
    2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem.
    3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.
    4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação.

    Procure não ultrapassar de uma página para apresentar o conteúdo do item 1. No item 2, caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto longo como apêndice.

    Os estudantes não-bolsistas, também devem encaminhar os seus relatórios de atividades a CPG de 24 a 28/11/2007.

    Os bolsistas FAPESP devem enviar a CPG cópia da carta de aprovação pela assessoria do último relatório no mesmo período.

    Estudantes de doutoramento que tenham sido aprovados no Exame de Qualificação no corrente ano ou que tenham feito sua inscrição para o exame até 28/11 estão dispensados da entrega do relatório, devendo apenas entregar um arquivo.pdf com o material apresentado para o Exame, além da apreciação do orientador. O arquivo.pdf deve receber a denominação: sobrenomedoalunoEQ.pdf

    (Obs.: Esta dispensa é válida apenas para o ano de aprovação do exame)

    Inscrições para a pós-graduação em física para o 1º semestre de 2009

    As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 03 a 14 de novembro de 2008 na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.


    Fins de semana com Einstein

    Dando seqüência à Programação Especial da exposição Einstein, a revista Pesquisa FAPESP convida a todos para a palestra deste fim de semana.

    Sábado, 1º. de novembro, 15h

    "De Galileu a Einstein: do tempo da física ao tempo vivido", Pablo Rubén Mariconda, filósofo e professor da USP

    Mariconda mostrará as ligações de Galileu Galilei e Albert Einstein em torno de três aspectos: a questão do tempo físico e da organização espaço-temporal dos eventos naturais; a idéia de relatividade e a caracterização físico-matemática do movimento; a finitude do movimento da luz e a infinitude do Universo. Essas três características no pensamento de Galileu convergem para a concepção relativista de Einstein. Mariconda falará também sobre a aceleração do tempo cultural e suas relações com o tempo da física e com o tempo psicológico (ou vivido). "É possível produzir um Einstein? Algumas reflexões sobre Einstein e a Educação", Antônio Augusto Videira, filósofo, pesquisador do CBPF e professor da UERJ Videira discutirá as idéias de Einstein sobre educação de jovens e crianças - muitas delas opostas ao pensamento dominante - e as possibilidades de educação e formação dos físicos atualmente. Ao longo da apresentação, ele antecipa, "procurarei refletir sobre a seguinte pergunta: poderiam as idéias de Einstein ser aplicadas com sucesso em nosso tempo?"

    Local: Pavilhão Armando de Arruda Pereira - antigo prédio da PRODAM Parque do Ibirapuera - entrada pelo portão 10, Horário: Sábado - 15h

    Fazer inscrição: www.einsteinbrasil.com.br

    Consultar a programação: www.revistapesquisa.fapesp.br


    TESES E DISSERTAÇÕES

    DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
    Leandro de Andrade Silva
    "Propriedades vibracionais de defeitos de nitrogênio em nanotubos de carbono".
    Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antônio José Roque da Silva (orientador - IFUSP) , Luísa Maria Scolfaro Leite (IFUSP) e Ado Jório de Vasconcelos (UFMG).
    03/11, segunda-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 10h.

    TESE DE DOUTORADO
    Mariana Pojar
    "Estudo das propriedades magnéticas de um objeto microestruturado através do SNOM-MO".
    Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antonio Domingues do Santos (orientador – IFUSP), André Bohomoletz Henriques (IFUSP), Flavio Garcia (LNLS), Ado Jório de Vasconcelos (UFMG) e Luiz Fernando Schelp (UFSM).
    03/11, segunda-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h.


    ATIVIDADES DA SEMANA


    2ª. FEIRA, 03.11.2008

    Colóquio do Departamento de Física Matemática
    "Estudo da Quebra de Simetria Eletrofraca através do Espalhamento de Bósons Vetoriais, no Experimento CMS do CERN"
    Prof. Dr. Andre Sznajder, UFRJ
    Auditório Jayme Tiomno, IFUSP, às 16h


    3ª FEIRA, 04.11.2008

    Seminário de Física Estatística - DFGE
    "Modelando a transmissão de doenças infecciosas: dinâmica e controle"
    Profa. Dra. Suani Tavares Rubim de Pinho, Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia
    Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 14h.

    Seminário de Ensino
    "A formação de Professores em Geociências e Educação Ambiental"
    Profa. Dra. Ermelinda Moutinho Pataca, FE, USP
    Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h


    5ª FEIRA, 06.11.2008

    Seminário do Lab. de Manipulação Coerente de Átomos e Luz - LMCAL
    "Studies of security in Quantum Key Distribution"
    Carlos Wiechers, Max-Planck Institute for the Science of Light, Erlangen, Germany
    Sala de Seminários do DFEP, Ala 2, Sala 335, IFUSP, às 14h

    COLÓQUIO
    "Uma Fronteira da Física no LHC"
    Prof. Dr. Gustavo Burdman, DFMA, IFUSP
    Auditório Norte, IFUSP, às 16h


    6ª FEIRA, 07.11.2008

    Seminário do GFCx - DFEP
    "Estudo das propriedades mecânicas e da dinâmica molecular via espectroscopia de RMN de elastômeros de PU/PBDO".
    Cleidilane de Oliveira Sena, Aluno de Doutorado, IFUSP
    Auditório Adma Jafet , IFUSP, às 16h


    SÁBADO, 08.11.2008

    Física para Todos
    "Poluição do Ar – Problemas Locais, Impactos Globais"
    Prof. Dr. Américo A. F. S. Kerr, DFAP, IFUSP
    Centro Cultural São Paulo, Sala de Debates, 14h30

    Física para Todos
    "Caos, Fractais, Complexidade: Até que ponto podemos prever a natureza?
    Profa. Dra. Carmen Pimentel Cintra do Prado, DFGE, IFUSP
    Estação Ciência, Auditório Ernst Hamburger, às 15h


    B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
    Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos
    Secretária: Silvana Sampaio
    Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
    São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
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