ANO XXVII - No.34 - 07/11/2008

ÍNDICE


COLÓQUIO

"Matéria e Energia Escuras: indicações de um Universo desconhecido ou a Teoria das Trevas"

Prof. Dr. Elcio Abdalla, DFMA, IFUSP

13 de novembro, quinta-feira, Auditório Norte, IFUSP, às 16h

Menos de cinco por cento do Universo é formado pela matéria que conhecemos. Este dado, obtido de observações recentes, nos remete à situação da física de outro final de século, quando cem anos antes se pensava que a física fosse toda conhecida. Novamente, após um período onde se pensou ser possível uma teoria de todas as coisas a realidade nos traz um grande desconhecido, ou melhor, dois: a Matéria e a Energia Escuras. Depois de relatar suas propriedades e descobertas descrevemos como estudá-las e até que ponto podem ser vistas como parte de uma física conhecida. A questão de se ter uma interação entre ambas pode se revelar em uma nova física.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"A informática e o processo de ensino e de aprendizagem: atualidades e perspectivas"

11 de novembro, terça-feira, Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h

Prof. Dr. Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Departamento de Física do ITA

O fenômeno da globalização tem exigido dos países que desejam inserir-se numa economia de trocas globais um esforço amplo na busca do desenvolvimento científico e tecnológico. Sob pena de intensificar o processo de exclusão social, a escola tem a difícil missão de contribuir para a inserção do indivíduo na realidade em que vive, divulgando criticamente a todos os membros da sociedade os bens culturais que todos ajudaram a construir, conscientizando-os de seus direitos e seus deveres. E para que a escola, em todos os níveis de formação, possa atingir níveis cada vez mais próximos de atender às necessidades urgentes de nossa sociedade, a utilização da informática e dos recursos multimídia é fundamental. Entretanto, além de estarmos distante da universalização do uso da informática na escola, sua utilização não tem significado, necessariamente, a melhoria da qualidade de ensino oferecido. O computador tem sido utilizado a partir de uma abordagem pedagógica tradicional e, portanto, conformando e fossilizando a escola. Por outro lado, o computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo de mudança na escola - a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Em nossa apresentação buscaremos abordar as iniciativas atuais e tendências futuras das pesquisas que estamos realizando no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) visam otimizar o processo de ensino e de aprendizagem a partir das novas tecnologias.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Hot Spots in Superconducting Bridges"

Prof. Dr. Ernesto Altshuler Alvarez, Superconductivity Laboratory at the Magnetism Laboratory IMRE (Institute of Materials and Reagents)-Physics Faculty, University of Havana, Cuba

12 de novembro, quarta-feira, Sala de Seminários José Roberto Leite, Ed. Alessandro Volta (bloco C), às 16h

Using a high resolution thermal imaging technique, we have been able to observe the temperature landscape of a superconducting YBCO bridge submitted to an increasing transport current. A "hot spot" first appears at a point where the superconducting properties are probably depressed, followed by a general heating of the bridge. The appearance of the hot spot coincides with a jump in the corresponding I-V curve. If the applied current is decreased, the whole thermal evolution shows to be hysteretic. The results are explained based on an equation of thermal propagation that includes an inhomogeneous region in the bridge with depressed superconducting properties. The equation reproduces the experimental images and I-V curves - including hysteresis –, using only two "free" parameters. It also provides a whole picture of the temporal evolution of the temperature along the bridge. All in all, results allow understanding in detail the thermal failure of an inhomogeneous superconducting sample submitted to a transport current.


SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"Energia Nuclear e Meio Ambiente"

Prof. Dr. Ernesto Silvio Rossi Júnior, UNIFIEO

12 de novembro, quarta-feira, Sala de Seminários do Linac, DFNC, IFUSP, às 16h

O seminário irá abordar a questão da Energia Nuclear no Brasil e no Exterior, assim como as fontes alternativas para a produção de energia elétrica. O custo dessas fontes alternativas e as emissões de CO2 na atmosfera. Também, serão discutidos os problemas dos rejeitos radioativos gerados pelas Usinas Nucleares e o Programa Nuclear Brasileiro (PNB2030).


CONVITE À FÍSICA

Colóquios dedicados ao público geral, em especial aos alunos ingressantes da USP.

Organizados pelo Departamento de Física Matemática

"Conjectura de Poincaré - Geometria para entender o Universo"

Prof. Dr. Marcelo Viana, IMPA

12 de novembro, quarta-feira, Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP, às 18h

Home-page: http://fma.if.usp.br/convite

Os astrônomos e os cosmólogos observam o mundo à nossa volta procurando compreender as leis da matéria e da energia, as leis que regem a evolução do Universo. A partir da Teoria da Relatividade de Einstein sabemos que essas leis estão intimamente ligadas à geometria (a 'forma') do Universo. Sabemos, por exemplo, que se a densidade da matéria contida no Universo for suficientemente grande, então ele deverá ser um espaço fechado, limitado; caso contrário, deverá ser um espaço aberto. Qual dessas possibilidades ocorre realmente? Qual é a forma do Universo? Ao mesmo tempo os matemáticos analisam as formas puras do pensamento para entenderem que modelos são possíveis e permitir, portanto, identificar aqueles que melhor se adaptam às observações cosmológicas. A Conjectura de Poincaré, um dos mais famosos problemas da Matemática, insere-se naturalmente nesse estudo. Ela afirma que todo o espaço tridimensional fechado 'sem buracos' tem uma forma essencialmente esférica. Formulada no início do século XX pelo grande matemático francês Henri Poincaré (também um dos principais artífices da Teoria da Relatividade), essa Conjectura permaneceu um problema em aberto durante cerca de cem anos. Até que, no final de 2003, o matemático russo Gregori Perelman começou a publicar na internet uma série de artigos científicos que contêm a solução desse problema. Durante o século XX, a Conjectura de Poincaré foi um foco motivador para avanços notáveis na Geometria e na Topologia. A sua história, antes e depois da sua resolução, está recheada de personagens interessantes e episódios rocambolescos, que atraíram a atenção dos meios de comunicação mundial e do público em geral.

Os Organizadores


SEMINÁRIO DE FÍSICA ESTATÍSTICA - DFGE

"Predição e análise de estruturas protéicas por blocos locais de proteínas"

Prof. Dr. Everaldo Arashiro, Departamento de Física, Universidade Federal de Ouro Preto

13 de novembro, quinta-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 13h

O enovelamento de proteínas é muitas vezes descrito por suas estruturas secundárias, constituídas por alpha-hélices (30% dos resíduos protéicos), folhas beta (20%) e de regiões coil. Essas estruturas secundárias podem ser consideradas como um alfabeto estrutural formado por 3 estados. No entanto esse alfabeto não consegue descrever a ampla variedade de alpha-hélices irregulares, assim como as regiões coil presentes numa proteína.

Por esta razão, muitas pesquisas vêm sendo realizadas não empregando essa classificação de estruturas secundárias. Uma forma é analisar o enovelamento de proteínas através de pequenos conjuntos de fragmentos protéicos, mais freqüentes nos bancos de dados de proteínas (pdb). Esses pequenos fragmentos constituídos de 5 aminoácidos são chamados de blocos de proteínas e o conjunto das 20 estruturas mais freqüentes de alfabeto estrutural, e com ela é possível definir não apenas as estruturas regulares como muitas que não eram possíveis anteriormente, sendo portanto uma ferramenta para melhor compreender a estrutura protéica e também a sua predição.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Bolsistas e não-bolsistas de pós-graduação

Os pedidos de renovação de bolsas de mestrado e doutorado do CNPq, e de mestrado e doutorado da CAPES, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 24 a 28/11/2008. Os relatórios de atividades devem ser entregues juntamente com o formulário para encaminhamento do relatório (modelo na homepage). Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido pela Comissão de Pós-Graduação:

  1. Resumo do plano inicial e das etapas já descritas em relatórios anteriores.
  2. Detalhamento dos resultados obtidos no período e das eventuais dificuldades surgidas na realização do projeto, justificando alterações do projeto se houverem.
  3. Plano de trabalho e cronograma para as etapas seguintes.
  4. Atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período a que se refere o relatório, enumerando as disciplinas cursadas com os conceitos obtidos, os seminários ministrados, a participação no PAE, em workshops e em conferências, trabalhos publicados ou enviados para publicação.

Procure não ultrapassar de uma página para apresentar o conteúdo do item 1. No item 2, caso os resultados obtidos já existam como texto da tese, apresente apenas um resumo e anexe o texto longo como apêndice.

Os estudantes não-bolsistas, também devem encaminhar os seus relatórios de atividades a CPG de 24 a 28/11/2008.

Os bolsistas FAPESP devem enviar a CPG cópia da carta de aprovação pela assessoria do último relatório.

Estudantes de doutoramento que tenham sido aprovados no Exame de Qualificação no corrente ano ou que tenham feito sua inscrição para o exame até 28/11 estão dispensados da entrega do relatório, devendo apenas entregar um arquivo.pdf com o material apresentado para o Exame, além da apreciação do orientador. O arquivo.pdf deve receber a denominação: sobrenomedoalunoEQ.pdf

(Obs.: Esta dispensa é válida apenas para o ano de aprovação do exame)

Inscrições para a Pós-graduação em Física para o 1º semestre de 2009

As inscrições na pós-graduação com projeto e documentação completa, deverão ser realizadas no período de 03 a 14 de novembro de 2008 na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.


COMISSÃO PAE

Estão abertas até o dia 19 de novembro as inscrições definitivas para o Estágio Supervisionado PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (antiga monitoria B) para o 1º semestre de 2009.

As inscrições devem ser efetuadas na Diretoria de Ensino do IFUSP, sala 200 da Ala Central do Edifício Principal, de segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h


I EMBio - I Escola de Moléculas e Biomoléculas

Estão abertas as inscrições para a I Escola de Moléculas e Biomoléculas - Experimento, Teoria Estatística e Modelagem - (I EMBio), voltada a alunos de Física, do final da graduação até início da pós. São 50 vagas e maiores informações poderão ser obtidas no site http://itec.if.usp.br/~ccultext/enbio/ As inscrições poderão ser feitas mediante preenchimento da Ficha constante do site e envio para ccultext@if.usp.br

Local: Instituto de Física da USP

Período do curso: 25 a 31 de janeiro de 2009


TV Cultura desvenda o universo da física quântica com a irreverência de Marcelo Tas

No dia 10 de novembro, a TV Cultura levará ao ar, às 19h30, o programa "O discreto charme das partículas elementares", que utiliza dramaturgia para simplificar este universo e torná-lo mais atrativo aos jovens. A data para a exibição da atração coincide com o "Dia Mundial da Ciência pela Paz e Pelo Desenvolvimento", que leva o selo da ONU.

O roteiro de "O discreto charme das partículas elementares" foi inspirado em livro homônimo da professora Maria Cristina Abdalla, IFT-UNESP - que contou com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da reitoria da Unesp (Universidade Estadual Paulista) - e escrito por Claudio Yosida ("Os 12 Trabalhos") e Dani Patarra (roteirista de Batismo de Sangue).


Fins de semana com Einstein

Dando seqüência à Programação Especial da exposição Einstein, a revista Pesquisa FAPESP gostaria de convidar a todos para as palestras do próximo fim de semana.

Sábado, 8 de novembro, 15h

"As contribuições e críticas de Einstein à física quântica", Silvio Chibeni, físico e professor de filosofia da Unicamp Chibeni tratará das contribuições de Einstein para o desenvolvimento da mecânica quântica: a introdução da hipótese do quantum de luz (1905), a explicação do movimento browniano (1905), a explicação das anomalias nos calores específicos dos sólidos (1906), o desenvolvimento da primeira estatística quântica (1924) e o reconhecimento dos aspectos ondulatórios da matéria (1925). "Formas de representação do tempo na dramaturgia", Sérgio de Carvalho, diretor teatral e professor da USP Carvalho vai explorar alguns exemplos sobre formas de representação da passagem do tempo na dramaturgia: o tempo do coro na tragédia grega, as linhas de ação especulares no teatro shakespeariano, o processo do indivíduo no drama, a crise da unidade do drama no fim do século 19 e a conjugação de tempos contraditórios no teatro épico.

Domingo, 9 de novembro, 11h

"Um cientista nos trópicos: a viagem de Einstein à América do Sul", Alfredo Tolmasquim, físico e diretor do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) do Rio de Janeiro Tolmasquim vai contar da viagem de Einstein ao Brasil, à Argentina e ao Uruguai em 1925. No Rio de Janeiro, fez palestras para um público diversificado, visitou o Jardim Botânico, o Museu Nacional, o Observatório Nacional e o Pão-de-Açúcar, provou comidas típicas e participou de recepções e jantares. Intensamente noticiada, sua visita gerou debates entre os positivistas, que se opunham às suas idéias, e seus defensores. Por escrito, Einstein deixou um comentário para um jornalista: "O problema que minha mente formulou foi respondido pelo luminoso céu do Brasil".

Consultar a programação: http://www.revistapesquisa.fapesp.br

Fazer inscrição: http://www.einsteinbrasil.com.br

Local: Pavilhão Armando de Arruda Pereira - antigo prédio da PRODAM, Parque do Ibirapuera - entrada pelo portão 10. Horários: Sábados - 15h, Domingos - 11h. Evento gratuito.


TESES E DISSERTAÇÕES

Dissertação de Mestrado

Alberto Torres Riera Junior
"Defeitos em nanofitas de Grafeno zigzag"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Antônio José Roque da Silva (orientador-IFUSP), Helena Maria Petrilli (IFUSP) e Rodrigo Barbosa Capaz (UFRJ).
10/11, segunda-feira, Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 209, às 14h.

Comunicados da Comissão de Pós-Graduação Interunidades

Dissertação de Mestrado
Luciana Caixeta Barboza
"O Diálogo Professor-Aluno em interações mediadas pela Internet"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Marcelo Giordan Santos (orientador - FE/USP), Cristiano Rodrigues de Mattos (IF/USP) e Paulo César Pinheiro (UFSJD).
10/11, segunda-feira, Auditório Gleb Wataghin, IFUSP, às 15h

Lailton Passos Cortes Junior
"As Representações Sociais de "QUÍMICA FUNDAMENTAL": contribuições para a formação de bacharéis e professores de Química"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carmen Fernandez (orientadora - IQ/USP), Carlos Alberto Marques (UFSC) e Maurício dos Santos Matos (FFCLRP/USP).
14/11, sexta-feira, Auditório Novo 01, IFUSP, às 10h

Esdras Viggiano de Souza
"Uma proposta de levantamento de perfis conceituais de ensinar e aprender"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Cristiano Rodrigues de Mattos (orientador - IF/USP), Alberto Villani (IF/USP) e Orlando Gomes de Aguiar Jr. (UFMG).
14/11, sexta-feira, sala 209 da Ala 2, IFUSP, às 15h


ATIVIDADES DA SEMANA


2ª. FEIRA, 10.11.2008

Seminário do Grupo de Hádrons e Física Teórica (GRHAFITE)
"Cosmologia moderna: o universo descascado"
Prof. Dr. Luis Raul W. Abramo, DFMA, IFUSP
Ed. Principal do IFUSP, Ala 2, Sala 335, às 17h


3ª FEIRA, 11.11.2008

Seminário de Ensino
"A informática e o processo de ensino e de aprendizagem: atualidades e perspectivas"
Prof. Dr. Marco Aurélio Alvarenga Monteiro, Departamento de Física do ITA
Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h


4ª FEIRA, 12.11.2008

Grupo de Física Molecular e Modelagem - DFGE
"Caraterização Fotofísica de bases nitrogenadas em meio aquoso"
Prof. Dr. Valdemir Ludwig, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET)
Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 9h30

Seminário do Departamento de Física dos Materiais e Mecânica - DFMT
"Hot Spots in Superconducting Bridges"
Prof. Dr. Ernesto Altshuler Alvarez, University of Havana, Cuba
Sala de Seminários José Roberto Leite, Ed. Alessandro Volta (bloco C), às 16h

Seminário do Departamento de Física Nuclear - DFNC
"Energia Nuclear e Meio Ambiente"
Prof. Dr. Ernesto Sílvio Rossi Júnior, UNIFIEO
Sala de Seminários do Linac, DFNC, IFUSP, às 16h

Convite à Física
"Conjectura de Poincaré - Geometria para entender o Universo"
Prof. Dr. Marcelo Viana, IMPA
Auditório Abrahão de Moraes, IFUSP às 18h


5ª FEIRA, 13.11.2008

Seminário de Física Estatística - DFGE
"Predição e análise de estruturas protéicas por blocos locais de proteínas"
Prof. Dr. Everaldo Arashiro, Departamento de Física, Universidade Federal de Ouro Preto
Ed. Principal do IFUSP, Ala 1, Sala 204, às 13h

COLÓQUIO
"Matéria e Energia Escuras: indicações de um Universo desconhecido ou a Teoria das Trevas"
Prof. Dr. Elcio Abdalla, DFMA, IFUSP
Auditório Norte, IFUSP, às 16h


6ª FEIRA, 14.11.2008

Seminário do GFCx - DFEP
"Propagações de ondas térmicas em meios com partículas de geometria esféricas ".
Messias de Souza Costa, Aluno de Doutorado, IFUSP
Auditório Adma Jafet, IFUSP, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal do Instituto de Física da USP
Editor: Prof. Dr. Antônio Domingues dos Santos
Secretária: Silvana Sampaio
Textos e informações assinados são de responsabilidade de seus autores
São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente
Tel: 3091-6900 - Fax: 3091-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br/bifusp  

 
Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-090 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05314-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br