bIFUSP

ANO XVII - No.06 - 13/02/1998


ÍNDICE


Assistência Financeira

A partir de 16/2/98 a Assistência Financeira estará aceitando guias de operação e pedidos de compra enviados através de e-mail. Os coordenadores de projetos interessados em utilizar esse meio deverão cadastrar-se previamente junto à Secretaria da ATF. Maiores detalhes estão à disposição dos interessados no site: http://www.if.usp.br/adm/financ.htm

Comissão de Graduação

As aulas do semestre letivo começam no dia 16 de fevereiro. Para os calouros haverá uma programação especial durante esta semana em que as aulas regulares (com algumas exceções) estarão suspensas. Maiores detalhes estão disponíveis no "Guia de Recepção aos Ingressantes" na Secretaria de Graduação. Todos estão convidados para a recepção no dia 16 de fevereiro as 9h e as 19:20h que contara com a presença do Diretor do IF, da CG e do CEFISMA entre outros. A CG deseja a todos um semestre profícuo e estimulante.

Luiz Carlos Gomes
Presidente da CG.

Comissão de Pós Graduação

1) DATAS DE MATRÍCULA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORAMENTO

As matriculas para o curso de pós-graduação e para o Exame de Qualificação de Doutoramento para o 1 semestre de 1998 serão realizadas no período de 02 a 05 de marco de 1998, no horário das 09:00 as 11:30 e das 14:00 as 16:00 horas.

As provas do exame de qualificação de doutoramento serão realizadas nas semanas de 17 a 27/03/98.

2) DOUTORAMENTO DIRETO

A Comissão de Pós-Graduação, em reunião realizada no dia 08/01/98, aprovou o ingresso de alunos no Doutorado Direto sem passar pelo mestrado. O candidato deve ser fortemente recomendado pelo seu orientador e as solicitações serão rigorosamente avaliadas pela CPG usando critérios de excelência acadêmica do candidato. Serão utilizados na análise da CPG: o histórico escolar, tempo de duração do programa de graduação, cartas de recomendação, plano de trabalho, recomendação do Orientador, habilitação em pesquisa básica, outras experiências: como iniciação científica.

3)TAXAS DE BANCADA DO CNPq

Em face das restrições orçamentarias que atingiram a rubrica de bolsas, o CNPq decidiu suspender a concessão de taxas de bancada aos cursos de Mestrado em 1998, com vistas a manutenção do maior numero possível de bolsas.

4)BOLSAS DO CNPq, CAPES E OUTROS INFORMES

Há alguns meses aguardamos as conseqüências do pacote fiscal de novembro e das anunciadas reduções e cortes orçamentarias que afetariam as agências federais de fomento à pesquisa. Estas conseqüências começam agora a ser conhecidas, no tocante aos programas de pós-graduação. A CAPES deve conceder às instituições de ensino em 1998, mil bolsas a menos do que ofereceu em 1997. O CNPq, por seu lado, deverá ter uma redução de mais de 1500 bolsas de mestrado que seriam distribuídas em 1998. Este corte afetará, principalmente, mas não somente, a concessão de bolsas novas. No caso de doutorado, a expectativa recente era que o CNPq fosse capaz de manter as renovações mas limitaria a concessão de bolsas novas para 1998 e isto, neste caso, de fato, é o que ocorreu.

As conseqüências destas medidas para o IFUSP, e outras informações pertinentes, são delineadas em seguida.

A tabela abaixo mostra os números de bolsas concedidas ao IFUSP nos anos de 1997 e 1998 pelas agências federais de fomento.

CAPESCNPq
1997 1998 1997 1998
Mestrado0808 5342
Doutorado2417 6760

No caso da CAPES foi mantida a quota de 8 bolsas de mestrado mas houve uma significativa redução no número de bolsas de doutorado. Para os 31 cursos de pós-graduação em física no país a CAPES concedeu apenas 121 bolsas de doutorado. Já no caso do CNPq, é possível observar que a quota de bolsas de mestrado teve uma redução de 20%. Com estas quotas totalizando 50 bolsas para o mestrado do IFUSP obtém-se um número inferior ao total atual de bolsistas que é 53 (8 da CAPES e 45 do CNPq). Assim, a quota do CNPq é insuficiente para manter os compromissos firmados. Claramente, isto compromete de forma séria a concessão de bolsas novas para o nosso programa de mestrado. Ao enfatizar o corte no mestrado o CNPq parece sinalizar para um fortalecimento do programa de doutorado e caminhar para um mestrado transitório. Esta parece ser uma tendência razoavelmente bem aceita pela nossa comunidade nacional de físicos. Ela não é, entretanto, uma solução sem riscos. Ao contrário do que ocorre nos países que inspiraram a idéia, não é possível um bolsista de doutorado apresentar uma tese de mestrado.

Note inclusive que as remunerações das bolsas de mestrado e doutorado são distintas. Com respeito às bolsas de doutorado, a situação é um pouco mais confortável. As renovações estão garantidas e existem bolsas novas para distribuição entre os candidatos. Ainda existe disponibilidade de bolsas de doutorado na quota da CAPES.

O total de 60 bolsas de doutorado do CNPq significa, na realidade, 50 renovações e 10 bolsas novas. Estas 10 bolsas novas concedidas são o resultado de 46 bolsas novas solicitadas. A sistemática de descentralização das bolsas de doutorado, no caso do CNPq, onde as bolsas seriam concedidas diretamente ao orientador está sendo implementada. No entanto, isto ocorre de uma forma um pouco diversa daquela anunciada pelo próprio CNPq até o fim do ano passado. Mesmo no caso do mestrado, algumas mudanças importantes ocorreram. No caso do mestrado, o CNPq suspendeu as taxas de bancada (já não estamos recebendo desde dezembro de 1997), extinguiu a prorrogação de 6 meses limitando, de forma definitiva, a duração da bolsa ao máximo de 24 meses e, criou uma comissão de avaliação dos programas de mestrado. Já no caso do doutorado, a situação é mais complexa. O CNPq criou a "habilitação" de orientadores e a indicação de bolsas novas deve contemplar apenas alunos cujos orientadores tenham sido habilitados pelo CNPq. Outra novidade é que as bolsas novas estão sendo concedidas aos cursos. Apenas as renovações estão vinculadas aos orientadores e bolsistas. Cabe à CPG indicar o bolsista beneficiado com bolsa nova. As indicações de bolsistas novos enviadas na época da solicitação foram desconsideradas pelo CNPq. A CPG deve enviar a relação de bolsistas novos até 15/03/98 (para inclusão na folha de março) ou no prazo máximo de 15/04/98. É necessário portanto que as aplicações para utilização destas 10 bolsas novas do CNPq sejam enviadas à secretaria da CPG até o dia 09/03/98. No caso das renovações o termo de outorga se encontra na secretaria da CPG e deve ser assinado pelo bolsista e seu orientador até o dia 10/03/98.

Comissão de Pós-Graduação
IFUSP

Centro de Computação do IFUSP

1) ARQUIVOS QUE ESTAVAM no VAX

Atendendo a pedidos de vários usuários, colocamos em disco no servidor mestre o conteúdo dos discos DISK$USER, DISK$FREE e DISK$GRUPO do Vax. Caso queira recuperar alguma coisa, contate Marcos Yamaguti (R,6810). Vamos manter estes arquivos ate meados de marco, após o que os discos serão apagados. Claro, as fitas com backups serão guardadas por mais tempo.

2) Recadastramento de endereços IP.

O Instituto vai ter que trocar TODOS os endereços internet. O nome fica mas o número vai mudar. A razão disto é que o espaço de endereços alocados (1024 números) tornou-se insuficiente. Vamos trocar estes 1024 números contíguos por 2048 novos números. Esta troca devera ser feita ate 30 de junho, data em que os antigos números não funcionarão mais.

Queremos aproveitar esta ocasião para cadastrar os equipamentos ligados a rede. Este cadastro esta previsto nas portarias que definem as atribuições do Centro de Computação do IF e da Comissão de Informática. Ele deve permitir entre outras coisas responder rapidamente a solicitações feitas com freqüência por diversos órgãos, de quantos PCs temos, quantas impressoras, etc... Com a troca da rede de cabo coaxial para par trancado que deve começar nos próximos dias, somente equipamentos registrados poderão ser ligados a rede, dai a importância deste cadastramento.

3) Ainda existem algumas centenas de fitas de 9 trilhas (rolo) no CCIFUSP.

Estas fitas serão descartadas em breve pois não temos mais como le-las aqui nem espaço para guarda-las em ambiente controlado. Quem quiser retirar as suas, que o faca logo...

Philippe Gouffon
Coordenador do CCIFUSP


ATIVIDADES DA SEMANA


2ª feira, 16/02/98

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS

"Equilíbrio MHD Estacionário de Plasmas em Rotação"

Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana - UFPR

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 14h


3ª feira, 17/02/98

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS

"Sincronização em Redes de Osciladores Não-Lineares Acoplados"

Prof. Dr. Ricardo Luiz Viana - UFPR

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 13h

DISSERTACAO DE MESTRADO

"Medidas de Efeitos Óticos Não-Lineares por Reflexão de Luz Polarizada"

Marcelo Martinelli

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Ricardo Josué Horowicz (Orientador), Nilson Dias Vieira Jr, Iuda Dawid Goldman vel Lejbman Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


4ª FEIRA, 18/2/98

SEMINÁRIO INFORMAL DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA

"Phase Field Modelling of Eutectic Growth"

Prof. J.M. Kosterlitz, Brow University

Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 14h30min

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR

"Instalaciones Existentes en Cuba para las Investigaciones y Aplicaciones Nucleares: Situación Actual, Perspectivas de Explotación y Colaboración"

Profa. Grizel Perez Zayas, Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Nucleares, Havana, Cuba

Sala de Seminários do Laboratório do Acelerador Linear, às 15h

 

5ª feira, 19/02/98

TESE DE DOUTORAMENTO

"Modelo de Transportador Ativo Baseado no Reconhecimento e Aproveitamento de Flutuações"

Niels Fontes Lima

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Joaquim Procopio de Araújo Filho (Orientador), Amando Siuiti Ito, Mário José de Oliveira, Eloi Feitosa, José Antonio Fornes

Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h