bIFUSP

ANO XVII - No.07 - 20/02/1998


ÍNDICE


Comissão de Pós Graduação

1) Datas de Matrículas no Curso de Pós-Graduação e Exame de Qualificação de Doutoramento

As matriculas para o curso de pós-graduação e para o Exame de Qualificação de Doutoramento para o 1 semestre de 1998 serão realizadas no período de 02 a 05 de marco de 1998, no horário das 09:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:00 horas.

As provas do exame de qualificação de doutoramento serão realizadas nas semanas de 17 a 27/03/98.

2) DOUTORAMENTO DIRETO

A Comissão de Pós-Graduação, em reunião realizada no dia 08/01/98, aprovou o ingresso de alunos no Doutorado Direto sem passar pelo mestrado. O candidato deve ser fortemente recomendado pelo seu orientador e as solicitações serão rigorosamente avaliadas pela CPG usando critérios de excelência acadêmica do candidato. Serão utilizados na análise da CPG: o histórico escolar, tempo de duração do programa de graduação, cartas de recomendação, plano de trabalho, recomendação do orientador, habilitação em pesquisa básica, outras experiências: como iniciação científica.

3)TAXAS DE BANCADA DO CNPq

Em face das restrições orçamentarias que atingiram a rubrica de bolsas, o CNPq decidiu suspender a concessão de taxas de bancada aos cursos de Mestrado em 1998, com vistas a manutenção do maior numero possível de bolsas.

4)BOLSAS DO CNPq, CAPES E OUTROS INFORMES

Há alguns meses aguardamos as conseqüências do pacote fiscal de novembro e das anunciadas reduções e cortes orçamentáreis que afetariam as agências federais de fomento à pesquisa. Estas conseqüências começam agora a ser conhecidas, no tocante aos programas de pós-graduação. A CAPES deve conceder às instituições de ensino em 1998, mil bolsas a menos do que ofereceu em 1997. O CNPq, por seu lado, deverá ter uma redução de mais de 1500 bolsas de mestrado que seriam distribuídas em 1998. Este corte afetará, principalmente, mas não somente, a concessão de bolsas novas. No caso de doutorado, a expectativa recente era que o CNPq fosse capaz de manter as renovações mas limitaria a concessão de bolsas novas para 1998 e isto, neste caso, de fato, é o que ocorreu.

As conseqüências destas medidas para o IFUSP, e outras informações pertinentes, são delineadas em seguida.

A tabela abaixo mostra os números de bolsas concedidas ao IFUSP nos anos de 1997 e 1998 pelas agências federais de fomento.

CAPESCNPq
1997 1998 1997 1998
Mestrado0808 5342
Doutorado2417 6760

No caso da CAPES foi mantida a quota de 8 bolsas de mestrado mas houve uma significativa redução no número de bolsas de doutorado. Para os 31 cursos de pós-graduação em física no país a CAPES concedeu apenas 121 bolsas de doutorado. Já no caso do CNPq, é possível observar que a quota de bolsas de mestrado teve uma redução de 20%. Com estas quotas totalizando 50 bolsas para o mestrado do IFUSP obtém-se um número inferior ao total atual de bolsistas que é 53 (8 da CAPES e 45 do CNPq). Assim, a quota do CNPq é insuficiente para manter os compromissos firmados. Claramente, isto compromete de forma séria a concessão de bolsas novas para o nosso programa de mestrado. Ao enfatizar o corte no mestrado o CNPq parece sinalizar para um fortalecimento do programa de doutorado e caminhar para um mestrado transitório. Esta parece ser uma tendência razoavelmente bem aceita pela nossa comunidade nacional de físicos. Ela não é, entretanto, uma solução sem riscos. Ao contrário do que ocorre nos países que inspiraram a idéia, não é possível um bolsista de doutorado apresentar uma tese de mestrado.

Note inclusive que as remunerações das bolsas de mestrado e doutorado são distintas.

Com respeito às bolsas de doutorado, a situação é um pouco mais confortável. As renovações estão garantidas e existem bolsas novas para distribuição entre os candidatos. Ainda existe disponibilidade de bolsas de doutorado na quota da CAPES.

O total de 60 bolsas de doutorado do CNPq significa, na realidade, 50 renovações e 10 bolsas novas. Estas 10 bolsas novas concedidas são o resultado de 46 bolsas novas solicitadas. A sistemática de descentralização das bolsas de doutorado, no caso do CNPq, onde as bolsas seriam concedidas diretamente ao orientador está sendo implementada. No entanto, isto ocorre de uma forma um pouco diversa daquela anunciada pelo próprio CNPq até o fim do ano passado. Mesmo no caso do mestrado, algumas mudanças importantes ocorreram. No caso do mestrado, o CNPq suspendeu as taxas de bancada (já não estamos recebendo desde dezembro de 1997), extinguiu a prorrogação de 6 meses limitando, de forma definitiva, a duração da bolsa ao máximo de 24 meses e, criou uma comissão de avaliação dos programas de mestrado. Já no caso do doutorado, a situação é mais complexa. O CNPq criou a "habilitação" de orientadores e a indicação de bolsas novas deve contemplar apenas alunos cujos orientadores tenham sido habilitados pelo CNPq. Outra novidade é que as bolsas novas estão sendo concedidas aos cursos. Apenas as renovações estão vinculadas aos orientadores e bolsistas. Cabe à CPG indicar o bolsista beneficiado com bolsa nova. As indicações de bolsistas novos enviadas na época da solicitação foram desconsideradas pelo CNPq. A CPG deve enviar a relação de bolsistas novos até 15/03/98 (para inclusão na folha de março) ou no prazo máximo de 15/04/98. É necessário portanto que as aplicações para utilização destas 10 bolsas novas do CNPq sejam enviadas à secretaria da CPG até o dia 09/03/98. No caso das renovações o termo de outorga se encontra na secretaria da CPG e deve ser assinado pelo bolsista e seu orientador até o dia 10/03/98.

Departamento de Física dos Materiais e Mecânica - FMT

O Prof. Paul Koenraad, do Departamento de Física da Universidade Tecnológica de Eindhoven, Holanda, estará visitando o Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do IFUSP durante o período 9-20 de março próximo.

O Prof. Koenraad é um especialista bem conhecido na área de física de semicondutores. Durante a sua estadia o Prof. Koenraad ira oferecer uma serie de palestras introdutórias sobre desenvolvimentos recentes em estudos das propriedades ópticas, propriedades de transporte e a microscopia de tunelamento (STM) de estruturas semicondutoras de baixa dimensionalidade.

Maiores informações podem ser obtidas na Secretaria do Lab. de Estado Solido e Baixas Temperaturas (LESBT) ou pelo telefone 818-6891.

Prof. Dr. André B. Henriques

Departamento de Física Aplicada - FAP

Minicurso

"Structure and dynamics of ill-organised materials"

IFUSP, 8 a 16 de junho de 1998

Professor: José Teixeira, LLB, Saclay, France

O Dr. José Teixeira, do Laboratório Leon Brioullin, Saclay, França, participará do XXI Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada e visitará o IFUSP. Durante a visita ele ministrará um Minicurso sobre "Structure and dynamics of ill-organised materials" cujo programa é o seguinte:

1- Introduction. Definitions. Spatial and time "windows".

2- Shape determination. Form factor. Typical cases. Radius of gyration. Polidispersivity. Solvent structure. Notion of contrast.

3- The structure. Pair correlation function. Connection with the interaction potential. Density and concentration fluctuations. Polymer solutions.

4- Neutron scattering. Technical aspects. Incoherent scattering. Calibration. Absolute units. Multiple scattering. Time of flight techniques. Polarisation

5- Dynamical properties. Van Hove function. Correlation function. Diffusion. The diffusion model by jumps. Langevin dynamics. Comparison between neutron scattering, NMR, Raman, infrared absorption and dielectric relaxation. Density of vibration states. Collective modes. The sound.

O minicurso terá um total de 10 horas e será ministrado de 8 a 16 de junho. O horário das aulas será fixado de comum acordo com os participantes numa reunião preliminar.

Solicito aos interessados em participar do Minicurso informar-me por e-mail (acraievi@fap01.if.usp.br); Assunto Minicurso Teixeira. Em caso de ser aluno de pós-graduação favor indicar se cursa o mestrado ou doutorado. Havendo um número razoável de alunos interessados o Curso será submetido à Comissão de Pós-Graduação do IFUSP para sua inclusão na programação formal.

Prof. Dr. Aldo Craievich

Instituto de Física Teórica

TURBULENCE AND SYMMETRY

Lectures by Uriel Frisch

Observatoire de la Cote d'Azur

Nice, France

About fifteen hours of lecturing will be devoted to an introduction to modern theoretical an experimental work on high Reynold number turbulence (fully developed turbulence). Part of the material will be based on the book by Frisch, U. 1995 "Turbulence: the Legacy of A.N.Kolmogorov, 300 pp. Cambridge University Press (new revised printing 1996).

MAIN TOPICS COVERED:

* From laminar to chaotic and turbulent flow : a sequence of broken symmetries.

* Need for a probabilistic description of turbulence.

* The Kolmogorov 1941 (K41) theory and the scaling symmetry.

* Phenomenology of fully developed turbulence.

* Intermittency as a broken scaling symmetry.

* Phenomenological models of intermittency.

* Towards a systematic theory of intermittency : the case of passive scalars.

Horário das Aulas: Segundas, Quartas e Sextas , das 9 às12h30min

Início: 2 de marco

Término: 13 de marco

Local: Auditório Maior, Instituto de Física Teórica

End.: Rua Pamplona, 145 - CEP 01405-900 São Paulo, Fone: (011) 251.5155


ATIVIDADES DA SEMANA


3ª FEIRA, -03.3.98

Seminário do Departamento de Física Matemática

"Os Projetos Gemini e SOAR"

Prof. Dr. João Evangelista Steiner, Laboratório Nacional de Astrofísica

Ed. Principal, Ala Central, Sala Jayme Tiomno, às 16h


4ª FEIRA, 04.3.98

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"A Procura da Matéria Estranha"

Marcelo Gameiro Munhoz, IFUSP

Ed. Pelletron, Sala 156, às 16h