bIFUSP

ANO XVII - No.08 - 27/02/1998


ÍNDICE


Comissão de Pós Graduação

1) DATAS DE MATRÍCULA NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DOUTORAMENTO

As matriculas para o curso de pós-graduação e para o Exame de Qualificação de Doutoramento para o 1 semestre de 1998 serão realizadas no período de 02 a 05 de marco de 1998, no horário das 09:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:00 horas.

As provas do exame de qualificação de doutoramento serão realizadas nas semanas de 17 a 27/03/98.

2) DOUTORAMENTO DIRETO

A Comissão de Pós-Graduação, em reunião realizada no dia 08/01/98, aprovou o ingresso de alunos no Doutorado Direto sem passar pelo mestrado. O candidato deve ser fortemente recomendado pelo seu orientador e as solicitações serão rigorosamente avaliadas pela CPG usando critérios de excelência acadêmica do candidato. Serão utilizados na análise da CPG: o histórico escolar, tempo de duração do programa de graduação, cartas de recomendação, plano de trabalho, recomendação do Orientador, habilitação em pesquisa básica, outras experiências: como iniciação científica.

3)TAXAS DE BANCADA DO CNPq

Em face das restrições orçamentarias que atingiram a rubrica de bolsas, o CNPq decidiu suspender a concessão de taxas de bancada aos cursos de Mestrado em 1998, com vistas a manutenção do maior numero possível de bolsas.

4)BOLSAS DO CNPq, CAPES E OUTROS INFORMES

Há alguns meses aguardamos as conseqüências do pacote fiscal de novembro e das anunciadas reduções e cortes orçamentários que afetariam as agências federais de fomento à pesquisa. Estas conseqüências começam agora a ser conhecidas, no tocante aos programas de pós-graduação. A CAPES deve conceder às instituições de ensino em 1998, mil bolsas a menos do que ofereceu em 1997. O CNPq, por seu lado, deverá ter uma redução de mais de 1500 bolsas de mestrado que seriam distribuidas em 1998. Este corte afetará, principalmente, mas não somente, a concessão de bolsas novas. No caso de doutorado, a expectativa recente era que o CNPq fosse capaz de manter as renovações mas limitaria a concessão de bolsas novas para 1998 e isto, neste caso, de fato, é o que ocorreu.

As conseqüências destas medidas para o IFUSP, e outras informações pertinentes, são delineadas em seguida.

A tabela abaixo mostra os números de bolsas concedidas ao IFUSP nos anos de

1997 e 1998 pelas agências federais de fomento.

CAPESCNPq
1997 1998 1997 1998
Mestrado0808 5342
Doutorado2417 6760

No caso da CAPES foi mantida a quota de 8 bolsas de mestrado mas houve uma significativa redução no número de bolsas de doutorado. Para os 31 cursos de pós-graduação em física no país a CAPES concedeu apenas 121 bolsas de doutorado. Já no caso do CNPq, é possível observar que a quota de bolsas de mestrado teve uma redução de 20%. Com estas quotas totalizando 50 bolsas para o mestrado do IFUSP obtém-se um número inferior ao total atual de bolsistas que é 53 (8 da CAPES e 45 do CNPq). Assim, a quota do CNPq é insuficiente para manter os compromissos firmados. Claramente, isto compromete de forma séria a concessão de bolsas novas para o nosso programa de mestrado. Ao enfatizar o corte no mestrado o CNPq parece sinalizar para um fortalecimento do programa de doutorado e caminhar para um mestrado transitório. Esta parece ser uma tendência razoavelmente bem aceita pela nossa comunidade nacional de físicos. Ela não é, entretanto, uma solução sem riscos. Ao contrário do que ocorre nos países que inspiraram a idéia, não é possível um bolsista de doutorado apresentar uma tese de mestrado.

Note inclusive que as remunerações das bolsas de mestrado e doutorado são distintas.

Com respeito às bolsas de doutorado, a situação é um pouco mais confortável. As renovações estão garantidas e existem bolsas novas para distribuição entre os candidatos. Ainda existe disponibilidade de bolsas de doutorado na quota da CAPES.

O total de 60 bolsas de doutorado do CNPq significa, na realidade, 50 renovações e 10 bolsas novas. Estas 10 bolsas novas concedidas são o resultado de 46 bolsas novas solicitadas. A sistemática de descentralização das bolsas de doutorado, no caso do CNPq, onde as bolsas seriam concedidas diretamente ao orientador está sendo implementada. No entanto, isto ocorre de uma forma um pouco diversa daquela anunciada pelo próprio CNPq até o fim do ano passado. Mesmo no caso do mestrado, algumas mudanças importantes ocorreram. No caso do mestrado, o CNPq suspendeu as taxas de bancada (já não estamos recebendo desde dezembro de 1997), extinguiu a prorrogação de 6 meses limitando, de forma definitiva, a duração da bolsa ao máximo de 24 meses e, criou uma comissão de avaliação dos programas de mestrado. Já no caso do doutorado, a situação é mais complexa. O CNPq criou a "habilitação" de orientadores e a indicação de bolsas novas deve contemplar apenas alunos cujos orientadores tenham sido habilitados pelo CNPq. Outra novidade é que as bolsas novas estão sendo concedidas aos cursos. Apenas as renovações estão vinculadas aos orientadores e bolsistas. Cabe à CPG indicar o bolsista beneficiado com bolsa nova. As indicações de bolsistas novos enviadas na época da solicitação foram desconsideradas pelo CNPq. A CPG deve enviar a relação de bolsistas novos até 15/03/98 (para inclusão na folha de março) ou no prazo máximo de 15/04/98. É necessário portanto que as aplicações para utilização destas 10 bolsas novas do CNPq sejam enviadas à secretaria da CPG até o dia 09/03/98. No caso das renovações o termo de outorga se encontra na secretaria da CPG e deve ser assinado pelo bolsista e seu orientador até o dia 10/03/98.


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. feira, Dia 03/03/98


TESE DE DOUTORAMENTO

"Algoritmos de Cluster e Percolação"

Maurício Borges Bouabci

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carlos Eugênio Imbassahy Carneiro (Orientador), Vera Bohomoletz Henriques, Walter Felipe Wreszinski, Roberto Nicolau Onody, Sabino José Ferreira Neto

Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 14h


TESE DE DOUTORAMENTO

"Defeitos Nativos e Impureza de Berilio em Nitreto de Boro Cubico"

José Luis Petricelli Castineira

Comissão Examinadora: Profs. Drs. José Roberto Leite (Orientador), Valdir Bindilatti, Luiz Marco Brescansin, Laercio Gomes, Tome Mauro Schmidt

Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


4a. feira, Dia 04/03/98


TESE DE DOUTORAMENTO

"Métodos e Aplicações da Dinâmica de Subsistemas Quânticos"

Karen Milena Fonseca Romero

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Maria Carolina Nemes (Orientadora), Walter Felipe Wreszinski, Carlos Seihiti Orii Yokoi, Amir Ordaggi Caldeira, Nicim Zagury

Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


DISSERTACAO DE MESTRADO

"O Ensino da Óptica e as Concepções sobre Luz e Visão"

José Paulo Gircoreano

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Jesuina Lopes de Almeida Pacca (Orientadora), Hercilia Tavares de Miranda, Yassuko Hosoume

Ed. Basilio Jafet, Sala 105, às 14h


SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS

"Targeting in Complex Systems"

Prof. Dr. Elbert Neher Macau, LIT, INPE

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 14h