bIFUSP

ANO XVII - No.09 - 06/03/1998


ÍNDICE


DIRETORIA

MCT LANÇA PRONEX-3

O Ministério de Ciência e Tecnologia está convocando candidatos para a terceira versão do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), através de edital publicado no Diário Oficial de 02 de fevereiro. A quantia total destinada a esta fase do programa é R$ 32 milhões. O apoio a cada projeto selecionado será de R$ 400 mil a 2 milhões, para um período de quatro anos.

Nos termos do edital, um núcleo de excelência é "constituído por um grupo de pesquisadores de comprovada competência, de reputação técnico-científica reconhecida nacional e internacionalmente, organizados para desenvolver projetos de pesquisa científica ou tecnológica, que possam contribuir significativamente para o avanço e a difusão de conhecimento".

Propostas devem ser encaminhadas à sede da FINEP até 5 de maio, e os formulários podem ser obtidos nos seguintes locais: MCT, CNPq, FINEP e Capes, ou via internet: ftp://ftp.mct.gov.br. O endereço da FINEP é: Praia do Flamengo 200, 22210-030 Rio de janeiro, RJ.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

1) O calendário das reuniões ordinárias do CTA e da Congregação do IFUSP no ano de 1998 é o seguinte:

CTA - Sala 207 da Ala I, as 10h nos dias:19 de março, 23 de abril, 21 de maio, 18 de junho, 13 de agosto, 17 de setembro, 22 de outubro, 19 de novembro e 03 de dezembro.

CONGREGAÇÃO - Aud. Adma Jafet, as 9h, nos dias 26 de março, 30 de abril, 28 de maio, 25 de junho, 27 de agosto, 24 de setembro, 29 de outubro, 26 de novembro e 10 de dezembro.

2) Os docentes que necessitarem utilizar aparelhos audiovisuais devem fazer suas reservas, com antecedência, na Seção de Audiovisual, a fim de que todos possam ser atendidos sem problemas, principalmente no caso das aulas às 21h20min.

3) A eleição do representante dos antigos alunos junto ao Conselho Universitário será realizada no dia 19 de março de 1998, das 9h às 12h, na Seção de Alunos, sala 201 do Edifício Principal - Ala II.
A Portaria, publicada no D.O.E. em 03/03/98, encontra-se na Assistência Acadêmica para consulta.

4) A eleição para a composição da lista tríplice de nomes para a escolha do Vice-Reitor da USP será realizada no dia 02.04.98, a partir das 13h30min, na Reitoria. A Resolução referente à eleição encontra-se na Assistência Acadêmica para consulta.

ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

A Cota deste ano, para as importações, já está liberada pelo CNPq. As importações de 98 já podem ser processadas.

COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

1) DOUTORAMENTO DIRETO

A Comissão de Pós-Graduação, em reunião realizada no dia 08/01/98, aprovou o ingresso de alunos no Doutorado Direto sem passar pelo mestrado. O candidato deve ser fortemente recomendado pelo seu orientador e as solicitações serão rigorosamente avaliadas pela CPG usando critérios de excelência acadêmica do candidato. Serão utilizados na análise da CPG: o histórico escolar, tempo de duração do programa de graduação, cartas de recomendação, plano de trabalho, recomendação do Orientador, habilitação em pesquisa básica, outras experiências: como iniciação científica.

2)TAXAS DE BANCADA DO CNPq

Em face das restrições orçamentarias que atingiram a rubrica de bolsas, o CNPq decidiu suspender a concessão de taxas de bancada aos cursos de Mestrado em 1998, com vistas a manutenção do maior numero possível de bolsas.

3)BOLSAS DO CNPq, CAPES E OUTROS INFORMES

Há alguns meses aguardamos as consequências do pacote fiscal de novembro e das anunciadas reduções e cortes orçamentários que afetariam as agências federais de fomento à pesquisa. Estas conseqüências começam agora a ser conhecidas, no tocante aos programas de pós-graduação. A CAPES deve conceder às instituições de ensino em 1998, mil bolsas a menos do que ofereceu em 1997. O CNPq, por seu lado, deverá ter uma redução de mais de 1500 bolsas de mestrado que seriam distribuidas em 1998. Este corte afetará, principalmente, mas não somente, a concessão de bolsas novas. No caso de doutorado, a expectativa recente era que o CNPq fosse capaz de manter as renovações mas limitaria a concessão de bolsas novas para 1998 e isto, neste caso, de fato, é o que ocorreu.

As conseqüências destas medidas para o IFUSP, e outras informações pertinentes, são delineadas em seguida.

A tabela abaixo mostra os números de bolsas concedidas ao IFUSP nos anos de 1997 e 1998 pelas agências federais de fomento.

CAPESCNPq
1997 1998 1997 1998
Mestrado0808 5342
Doutorado2417 6760

No caso da CAPES foi mantida a quota de 8 bolsas de mestrado mas houve uma significativa redução no número de bolsas de doutorado. Para os 31 cursos de pós-graduação em física no país a CAPES concedeu apenas 121 bolsas de doutorado. Já no caso do CNPq, é possível observar que a quota de bolsas de mestrado teve uma redução de 20%. Com estas quotas totalizando 50 bolsas para o mestrado do IFUSP obtém-se um número inferior ao total atual de bolsistas que é 53 (8 da CAPES e 45 do CNPq). Assim, a quota do CNPq é insuficiente para manter os compromissos firmados. Claramente, isto compromete de forma séria a concessão de bolsas novas para o nosso programa de mestrado. Ao enfatizar o corte no mestrado o CNPq parece sinalizar para um fortalecimento do programa de doutorado e caminhar para um mestrado transitório. Esta parece ser uma tendência razoavelmente bem aceita pela nossa comunidade nacional de físicos. Ela não é, entretanto, uma solução sem riscos. Ao contrário do que ocorre nos países que inspiraram a idéia, não é possível um bolsista de doutorado apresentar uma tese de mestrado. Note inclusive que as remunerações das bolsas de mestrado e doutorado são distintas.

Com respeito às bolsas de doutorado, a situação é um pouco mais confortável. As renovações estão garantidas e existem bolsas novas para distribuição entre os candidatos. Ainda existe disponibilidade de bolsas de doutorado na quota da CAPES.

O total de 60 bolsas de doutorado do CNPq significa, na realidade, 50 renovações e 10 bolsas novas. Estas 10 bolsas novas concedidas são o resultado de 46 bolsas novas solicitadas. A sistemática de descentralização das bolsas de doutorado, no caso do CNPq, onde as bolsas seriam concedidas diretamente ao orientador está sendo implementada. No entanto, isto ocorre de uma forma um pouco diversa daquela anunciada pelo próprio CNPq até o fim do ano passado. Mesmo no caso do mestrado, algumas mudanças importantes ocorreram. No caso do mestrado, o CNPq suspendeu as taxas de bancada (já não estamos recebendo desde dezembro de 1997), extinguiu a prorrogação de 6 meses limitando, de forma definitiva, a duração da bolsa ao máximo de 24 meses e, criou uma comissão de avaliação dos programas de mestrado. Já no caso do doutorado, a situação é mais complexa. O CNPq criou a "habilitação" de orientadores e a indicação de bolsas novas deve contemplar apenas alunos cujos orientadores tenham sido habilitados pelo CNPq. Outra novidade é que as bolsas novas estão sendo concedidas aos cursos. Apenas as renovações estão vinculadas aos orientadores e bolsistas. Cabe à CPG indicar o bolsista beneficiado com bolsa nova. As indicações de bolsistas novos enviadas na época da solicitação foram desconsideradas pelo CNPq. A CPG deve enviar a relação de bolsistas novos até 15/03/98 (para inclusão na folha de março) ou no prazo máximo de 15/04/98. É necessário portanto que as aplicações para utilização destas 10 bolsas novas do CNPq sejam enviadas à secretaria da CPG até o dia 09/03/98. No caso das renovações o termo de outorga se encontra na secretaria da CPG e deve ser assinado pelo bolsista e seu orientador até o dia 10/03/98.

VISITANTES NO DFMT

1) O Prof. Paul Koenraad, da Universidade Tecnológica de Eindhoven (Holanda), reconhecido especialista em física de semicondutores, estará visitando o DFMT nos dias 9-20 de março, para desenvolvimento de pesquisa em semicondutores em colaboração com o Laboratório de Estado Sólido e Baixas Temperaturas. Durante sua estadia o Prof. Koenraad irá oferecer três seminários(consulte a programação de seminários desta semana) sobre suas recentes contribuições ao desenvolvimento da pesquisa de propriedades ópticas, de transporte e microscopia de tunelamento em estruturas semicondutoras de baixa dimensionalidade. Estes seminários foram organizados almejando estimular o interesse pela pesquisa nesta área, abrangendo aspectos introdutórios de interesse do iniciante como também tópicos avançados dirigidos ao público especializado.

Prof. André B. Henriques

2) No período de 05 a 19 de marco p. f., o Prof. Klaus Lischka da Universidade de Paderborn, Alemanha, estará visitando o Laboratório de Novos Materiais Semicondutores do Departamento FMT. O Prof. Lischka é o Chefe do Laboratório de Optoeletrônica do Departamento de Física dessa Universidade, mundialmente conhecido por seus trabalhos em compostos semicondutores II-VI e, mais recentemente, por suas contribuições sobre os revolucionários novos materiais pertencentes ao chamado grupo dos nitretos do grupo III da tabela periódica.

Prof. José Roberto Leite

CEFISMA

A exposição "A Exploração do Sistema Solar", organizada pelo aluno de graduação do IFUSP, Antonio de Morais, será realizada no Centro Acadêmico da Física no período de 16 a 20 de março, das 10 às 18h.

A exposição constará de quatorze painéis fotográficos dos principais objetos do sistema solar, com textos explicativos abaixo dos painéis, e uma fita de video de 10 minutos de duração mostrando um sobrevôo pelo planeta Vênus. Esta fita é do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA, e as imagens coloridas são de dados da Missão Magalhães que mapeou Vênus com radar de alta resolução. O vídeo será mostrado às 12 e 17h


ATIVIDADES DA SEMANA


2ª FEIRA, 09.3.98

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE FÍSICA DE PLASMAS

'Plasma Technology'

Profa. Dra.T. Kawabe, United Nations University and University of Tsukaba (Japão)

Auditório Adma Jafet, às 14h


3ª FEIRA, 10.3.98

SEMINÁRIO EXTRA DO DEPTO. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Magneto-Transport and STM in Disordered and Ordered Delta Doped Semiconductors"

Prof. Dr. Paul Koenraad, Eindhoven University of Techniology, Holanda

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminário, às 14h


SEMINÁRIO DO DEPTO. DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Caminhos Aleatorios de Buracos Negros: Aonde nos Levam?"

Prof. Dr. Marcelo Schiffer, IME-UNICAMP

Ed. Principal, Ala Central Sala Jayme Tiomno, às 16h


SEMINÁRIO DO DEPTO. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Transformação Cristal-Amorfo sob Irradiação"

Dr. Arthur T. Motta, Depto. de Engenharia Nuclear, Pennsylvania State University

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMELOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES - FINPE

"Interação N-N e Simetria Quiral"

Joel César Pupin, Estudante/IFUSP

Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4ª FEIRA, 11.3.98

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA

"Topografia de R-X no Estudo do Crescimento da Película de Silício pelo

Método Dentrítico"

Prof. Dr. Sérgio L. Morelhão, IFUSP

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 9h30min


SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR

"Estudo da Covariância no Contexto da Frente de Luz"

João Pacheco B.C. de Melo, Estudante/IFUSP

Biblioteca do Laboratório do Acelerador Linear, às 15h


SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS - DFE

"Espectroscopia Raman Aplicada ao Estudo de Transições de Fase em Membranas"

Profa. Dra. Elisabeth Andreoli de Oliveira, IFUSP

Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 16h


5ª FEIRA, 12.3.98

SEMINÁRIO EXTRA DO DEPTO. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Diamagnetic Shubnikov-de Haas Effect in Single and Coupled Delta Layers"

Prof. Dr. Paul Koenraad, Eindhoven University of Techniology, Holanda

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 10h


6ª FEIRA, 13.3.98

SEMINÁRIO EXTRA DO DEPTO. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Many-Body Effects in the Valence Bands of Two-Dimensional Hole Gases"

Prof. Dr. Paul Koenraad, Eindhoven University of Techniology, Holanda

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminário, às 10h


SEMINÁRIO EXTRA DO DEPTO. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Efeitos Magneto-Quânticos e Estrutura Eletrônica de Super-Redes Degeneradas"

Luiz Carlos Donizetti Gonçalves, Estudante/IFUSP

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h