bIFUSP

ANO XVII - No.14 - 09/04/1998


ÍNDICE


HOMENAGEM

Em cerimônia a ser realizada no próximo dia 16 no Palácio do Planalto, na presença do Presidente da República, 64 cientistas serão admitidos na Ordem Nacional do Mérito Científico em reconhecimento às suas contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país. Entre eles os seguintes físicos: Samuel Wallace Mac Dowell, Antonio César Olinto de Oliveira, José Ellis Ripper Filho e Sílvio Roberto de Azevedo Salinas.

Ao Professor Salinas, nosso colega e Diretor do Instituto de Física, nossas congratulações pela merecida distinção.

Prof. Hercílio R. Rechenberg

Coordenador do BIFUSP

DIRETORIA

A SBPC está convocando para o próximo dia 14.4.98, das 14 às 18h, Auditório Abrahão de Moraes, toda a comunidade científica para um amplo debate sobre "A situação Atual do Apoio à Ciência em São Paulo e no Brasil". Para esse evento estão sendo convidados os Sócios da SBPC, os Presidentes das Sociedades Científicas, Reitores e Pró-Reitores das Universidades do Estado de São Paulo e Diretores dos Institutos de Pesquisa.

Inicialmente, O Prof. José Fernando Perez - Diretor Científico da FAPESP - apresentará uma reflexão sobre a situação do investimento em pesquisa no Estado, seguindo-se o Debate Geral.

CORAL USP

Em 1998 o CORALUSP tem planejado uma série de eventos marcando como há mais de 30 anos sua presença no cenário cultural brasileiro. Iniciando suas atividades, o CORALUSP pretende desenvolver a série "apresentações-relâmpago" (duração média de 10 minutos), no dia 15.4.98, às 19h, na entrada do Edifício Principal, Ala Central do IF. Contamos com a presença de toda a comunidade uspiana.

COMISSÃO DE PESQUISA

Colóquios

O Prof. IVAN CUNHA NASCIMENTO será o Coordenador dos Colóquios do IFUSP para o ano de 1998. Pedimos a colaboração de todos no sentido de sugerirem temas e conferencistas para os colóquios.

Bolsas PIBIC USP/CNPq

Os estudantes que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC USP/CNPq, obrigatoriamente deverão apresentar relatório referente aos últimos seis meses da vigência da bolsa até da data máxima de 30 de abril p. f..

Recursos Complementares para Apoio a Grupos de Pesquisa

A Pró-Reitoria de Pesquisa está divulgando Edital do Projeto 1para o presente exercício. Informações e formulários poderão ser obtidos nas secretarias dos departamentos.

Opiniao

A Crise das Bolsas de Estudos

José Goldemberg

A redução do número de bolsas no Exterior dos órgãos de fomento do sistema federal reflete um problema estrutural mais profundo do que simplesmente uma crise de recursos financeiros.

Esta "crise" força a uma reanálise das premissas em que este sistema se apoia e que tem sido até agora um "modelo linear" de desenvolvimento científico: mais especialistas com mestrado e doutorado (no Exterior ou no Brasil), principalmente nas áreas mais acadêmicas do conhecimento, vão redundar em avanços tecnológicos e conseqüente conquista do mercado.

Sucede que este modelo, que representa o "supply push approach", funcionou bem no passado, como prova o exemplo do projeto Manhattan, que construiu as primeiras bombas atômicas nos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial: partindo de primeiros princípios científicos, toda uma tecnologia foi desenvolvida, que levou depois às armas e reatores nucleares para a produção de eletricidade.

Nas décadas mais recentes, os exemplos de sucessos na área de desenvolvimento (Japão, Coréia do sul, Singapura e outros) se basearam no uso, adaptação e aperfeiçoamento de tecnologias capazes de conquistar os mercados. Neste caso, o que funcionou foi o "demand push approach" e as universidades e centros de pesquisa cumpriram o seu papel.

O que ocorreu no Brasil é que até agora a demanda de mercado (e das indústrias locais) não se materializou e o apreciável esforço em Ciência e Tecnologia feito nos últimos 50 anos criou toda uma geração, que espera o chamado da sociedade para servi-la, mas não sabe como, numa atitude que lembra a espera de Godot, na peça de Beckett.

Diante do novo realismo da equipe econômica do governo Federal, decidida a reduzir o "deficit" público, inúmeros cortes foram feitos no orçamento incluindo cortes nos programas de bolsas de estudo, que se expandiram muito no Governo Sarney.

Ao atender as pretensões do Ministro da Ciência e Tecnologia, o Governo Federal, naquela ocasião, aumentou o número de bolsas, mas não os recursos para os laboratórios em que eles poderiam desenvolver seus trabalhos.

Chegou agora o momento da verdade e é preciso redimensionar. Isto não significa fazer ciência inferior, mas ciência de alto nível mais sintonizada com a realidade nacional, como aliás já é feito, por exemplo, pelo Instituto Butantan, Embrapa e outros. O sistema de bolsas deve ser acompanhado de recursos complementares para custeio e capital. As "taxas de bancada" da Capes ou os projetos do MCT do tipo "laboratórios associados" são tentativas de fazer isso, com um desempenho insuficiente até o momento.

Só a maior aproximação com o sistema produtivo - e a redução da dependência exclusiva de recursos estatais - melhorará este desempenho.

transcrito de: notícias FAPESP, março/98

Informe do Laboratório de Cristalografia: Novo Equipamento Multiusuário no IFUSP

O gerador de raios-X de ânodo rotatório, bem como a câmara de focalizarão e o sistema de deteção por placas de imagem, adquiridos através de projeto FAPESP sob responsabilidade da Profa. Dra. Lia Queiroz do Amaral, já estão instalados e em funcionamento no Laboratório de Cristalografia do DFAP. Também foi acoplado ao gerador o difratometro de baixo angulo já existente no laboratório.

A prestação de contas foi feita em fevereiro/98 e o Relatório Cientifico Final devera ser apresentado em novembro/98. Terão prioridades inicialmente os 14 projetos apresentados no pedido feito a FAPESP em setembro/95, sob responsabilidade de 5 pesquisadores do

DFAP e 2 do DFMM, que integram a Comissão de Usuários.

Os interessados no uso do equipamento multiusuário acima descrito devem contactar a Profa. Dra. Rosangela Itri, responsável pelo seu funcionamento e programação de sua utilização, nos ramais 7012 ou 7110; e-mail:itri@fap01.if.usp.br.


ATIVIDADES DA SEMANA


2ª feira, 13/04/98

TESE DE DOUTORAMENTO

"A Eletrodinâmica Escolástica e os Aspectos Clássicos da Teoria Quântica"
Kaled Dechoum
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Humberto de Menezes Franca (Orientador), Coraci Pereira Malta, Djalma Mirabelli Redondo, Antonio Vidiella Barranco, Carlos Farina
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 11h

SEMINÁRIO DO IV PROGRAMA DE INICIAÇÃO CientÍfica do Departamento de FÍsica Nuclear

"Filmes Finos e Tecnologia de Vácuo"
Profa. Nobuko Ueta e Luiz M. Fagundes, IFUSP
Ed. Pelletron, Sala 156, às 18h


3ª FEIRA, 14.4.98

SEMINARIO DO GRUPO DO LABORATORIO DE NOVOS MATERIAIS SEMICONDUTORES (LNMS)

"Luminescência Amarela em Nitreto de Gálio Cúbico"
Ricardo Trentin, Estudante/IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h30min

SEMINÁRIO DE ENSINO

"Cosmos e Evolução"
Prof. Dr. Luis Carlos de Menezes, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

SEMINÁRIO DO DEPTO. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Spontaneous Superlattice Formation in Strained Alloys"
Prof. Dr. Pedro Paulo de Mello Venezuela, IBM/University of Wisconsin
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h.
SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA ELETRÔNICA

"MECANISMO DE FORMAÇÃO DE MEMBRANAS SUPORTES A PARTIR DE FIBRILAS DE PSEUDO-BOEMITA"

Prof. Dr. Flávio Paulo de Faria, UNIFESP/EPM
Ed. Principal, Ala I, Sala 201, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES - DFE/DFNC
"Assimetrias na Produção de Mésons Pesados a partir da Fragmentação de Quarks Leves
Francisco Durães, Estudante/IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4ª feira, 15/04/98

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

"Estado Intermediário Número-Coerente do Campo Luminoso Quantizado"
Silvio César Garcia Granja
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Gil da Costa Marques (Orientador), Paulo Alberto Nussenzveig, Celia Maria Alves Dantas
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA

"Glassy Dynamics, Exclusion, and Universality"
Prof. Robin Stinchcombe, Oxford University
Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às14h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR

"Física Nuclear em Biotecnologia"
Maurício Vicente Tavares, Estudante/IFUSP
Biblioteca do Acelerador Linear, às 15h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS - DFE

"Estados Críticos Induzidos por um Campo Magnético em um Cristal Líquido Liotrópico
Maria Leticia Veja, Estudante/IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 16h


5ª feira, 16/04/98

DISSERTACAO DE MESTRADO

"Crescimento Epitaxial por Feixe Molecular de Camadas para Aplicação em Dispositivos"
Alexander Luz Sperandio
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Alain Andre Quivy (Orientador), Maria Cecilia Barbosa da Silveira Salvadori, Mauro Garcia de Carvalho Jr
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 10h


6ª feira, 17/04/98

DISSERTACAO DE MESTRADO

"Luminescência Amarela em Nitreto de Galio Cúbico"
Ricardo Trentin
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Jose Roberto Leite (Orientador), Antonio
Jose Roque da Silva, Jose Claudio Galzerani
Ed. Principal, Ala II, às 10h

BROWN BAG LUNCH

"Comportamento Clássico com Números Quânticos Pequenos: Interferometria Ramsey de Átomos Rydberg"
Prof. Dr. Antonio F. Ribeiro de Piza, IFUSP
Ed. Principal, Ala I, Sala 310, das 13 às 14h

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS (GTM/FMT)

"CO em Si(100)2x1"
Prof. Dr. Antonio José Roque da Silva
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h