bIFUSP

ANO XVII - No.18 - 08/05/1998


ÍNDICE


DIRETORIA

Reforma da Previdência

Em respeito ao compromisso de manter a comunidade universitária informada acerca da transmissão da Emenda Constitucional nº 33 (Reforma da Previdência) no Congresso Nacional, a Reitoria esclarece que:

1 - Desde o início das votações na Câmara dos Deputados até o presente momento, não houve qualquer alteração da legislação previdenciária vigente, nem dos dispositivos da Emenda.

2 - O 1º turno ainda não se encerrou e as votações foram suspensas até 28.4.98, como veiculado pela imprensa nos últimos dias; encontra-se indefinido, portanto, o início do 2º turno de votação.

3 - Antes da promulgação da Emenda, será ainda necessária a conversão em lei de medidas provisórias que dispõem sobre matéria previdenciária (cf. art. 246 da Constituição Federal); o início deste procedimento também se encontra indefinido no momento.

4 - Por ocasião do término do 1º turno, a Reitoria se pronunciará acerca do texto da Emenda; sendo certo que se houver qualquer evento inesperado no curso da tramitação, a comunidade será imediatamente comunicada.


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

A eleição para a representação discente junto aos órgãos colegiados e comissões do IFUSP será realizada no dia 25 de maio de 1998, das 9 às 21h, no corredor de entrada da Ala Central, Edifício Principal.

2. Encontram-se, à disposição dos interessados, 25 painéis para montagem de exposições (2,00x1,50 m). As reservas deverão ser feitas junto à Seção de Audiovisual com, pelo menos, uma semana de antecedência.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

1) Recebemos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação Ofs.Circular N.Ref./144/98/ACD/CAPES/MEC e N.Ref./152/98/ACD/CAPES/MEC, recebidos da CAPES, informando a relação de cursos e eventos no exterior oferecidos por países estrangeiros.

2) Mini-curso

"Estrutura e Dinâmica de Líquidos e Polímeros"

Prof. Resp.: Prof. Dr. Jose Teixeira - Laboratoire Leon Brillouin, Saclay, França

No. de créditos: 02 (dois)

Período: 01 a 11/06/98

Local e horário: A 1a. aula será realizada no dia 29/05, 6a. feira, às 14h, na sala 204 da Ala II do Ed. Principal

Programa:

1. Introdução. Definições. Noção de "janela" espacial e temporal.

2. Determinação de formas. Fator de forma. Casos típicos. Raio de giro.

Polidispersividade. Estrutura do solvente. Noção de contraste.

3. A estrutura. Função de correlação de pares. Relação com os potenciais de interação. Flutuações de densidade e flutuações de concentração. Polímeros em solução.

4. Espalhamento de neutrons. Aspectos técnicos. Espalhamento incoerente. Calibração. Unidades absolutas. Espalhamento múltiplo. Técnicas de tempo de vôo. Polarização.

5. Dinâmica. A função de van Hove. Funções de correlação. Difusão. Modelo de difusão por saltos. Dinâmica de Langevin. Comparação entre espalhamento de neutrons, RMN, Raman, absorção infravermelha e relaxação dialética.

Densidade de estados vibracionais. Modelos coletivos. O som.


WORKSHOP - DEPTO. DE FÍSICA NUCLEAR

INTERNATIONAL WORKSHOP ON "COLLECTIVE EXCITATION IN FERMI AND BOSE SYSTEMS"

14 A 17 DE SETEMBRO DE 1998, SERRA NEGRA, SP

Será realizado um "workshop" internacional sobre áreas interdisciplinares que envolvem agregados de átomos, condensados de Bose-Einstein, física nuclear e outras. Um dos palestrantes é o Prof. Bill Philips, Prêmio Nobel do ano passado.

Maiores informações poderão ser obtidas com Prof. M.S. Hussein, Departamento de Física Nuclear e/ou na secretaria do DFN, ou através do e-mail: sctdfn@uspif1.if.usp.br.


DEPTO. DE FÍSICA EXPERIMENTAL


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Contribuições da Psicanálise para a Interpretação do Laboratório Didático"

Dra. Elisabeth Barrolli, Universidade Estadual de Londrina e Faculdade de Educação da USP

05.5.98, Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

 

Resumo: A análise realizada sobre a dinâmica do trabalho de estudantes num laboratório didático, indicou que os vínculos subjetivos estabelecidos entre eles, com o professor e com o próprio trabalho, interferem e influenciam na maneira pela qual os estudantes irão lidar com um conhecimento específico. Através do referencial psicanalítico de W.R.Bion, pudemos reconceber a dinâmica do grupo sob uma nova dimensão, que leva em conta não apenas as representações dos estudantes que se manifestam através de sua interação com o conhecimento específico, mas também o "pano de fundo", por assim dizer, que as une e lhes dá sustentação. Conhecer o mecanismo de funcionamento dos grupos, através desses vínculos, pode ser uma contribuição valiosa para o professor no sentido de reorientar sua própria intervenção na perspectiva da negociação de suas exigências com as do grupo.

Aula Síntese da Disciplina de Física Experimental I - FEP 113

Profs. Elisabeth M. Yoshimura, Ewa W. Cybulska, Lighia B. Horodynski-Matsushigue, Marcelo Martinelli, Marcos Amaku, Nilberto H. Medina, Paulo R. Pascholati, Ruy M. de Castro e Vladimir Likhachev

09.5.98, Auditório Abrahão de Moraes, das 9 às 12h

 

Resumo: O objetivo da aula síntese é de promover a inserção dos conceitos, ensinados de forma fragmentada durante as atividades experimentais da disciplina, num contexto mais global. As aulas sínteses tem sido proferidas após o primeiro bimestre letivo, tanto na disciplina de Física Experimental I - FEP113 quanto na de Física Experimental II - FEP113, para o conjunto de todos os alunos desde ano de 1996.


COLÓQUIO

"Quantum Architecture of Novel Materials: Metals and Semiconductors"

Alex Zunger, National Renewable Energy Laboratory

07.5.98, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

 

This overview will discuss how first-principles theory can now be used to predict previously unsuspected, new ordered compounds of semiconductors or transition metals.

First-principles methods of quantum mechanics have now developed to the point that the electronic structure of a given solid can be predicted reliably, including structural, mechanical and optical properties. Yet, even restricting ourselves to binary solids, there are as many as 2N possible crystalline structures given N lattice sites. Thus, even though we can calculate the total (or formation) enthalpy of a given structure, there is not a simple way to predict which one is most stable among the (astronomically large) number of possibilities. Phenomenological methods (Miedema, Mosser-Pearson and other Pauling-esque approaches) work only on restricted cases. I will show how combining Quantum Mechanics on ordered structures with simple lattice statistical mechanics affords systematic predictions of the most stable crystal structure. Using essentially a non-mathematical presentation, I will illustrate the basic ideas and show how previously unsuspected crystal structures and new compounds are predicted.

Examples will include transition metal alloys as well as "spontaneous ordering" in epitaxial semiconductors. Surprisingly, these newly predicted compounds have some interesting technological applications!


MESA REDONDA NO TUCA

Ética, Solidariedade e Complexidade"

Mesa Redonda com Edgar Morin*

Coordenação: Edgard de Assis Carvalho

Participantes: Maria da Conceição de Almeida, Nelly Novaes coelho, Nelson Fiedler-Ferrara

06.5.98, TUCA-Teatro da Universidade Católica (PUC)

Rua Monte Alegre, 1024, SP,SP

 

Os ideais de justiça, igualdade e fraternização parecem ser os objetivos planetários neste final de século. Esse horizonte, ainda distante, envolve virtude cívica, liberdade de opinião, cidadania geral irrestrita, direitos humanos e sociais inalienáveis, um conjunto orgânico de valores que religa pessoas, grupos, e até mesmo intelectuais, identificados com a necessidade de uma refundação antropológica capaz de alterar percepções, maneiras de pensar, valores, e instaurar a síntese em lugar da análise, a cooperação em lugar da competição, a sabedoria intuitiva em lugar do conhecimento racionalizante, a conservação em lugar da expansão, o indeterminado em lugar do determinado e do causal.

Essa meta ponto de vista implica em que a complexidade seja entendida como uma modalidade de pensamento que investe na razão aberta e na polifonia das idéias. Investir nela implica em situar-se na contramão da vigilância cognitiva, em navegar no oceano das desordens, brechas e reorganizações, visando sempre a construção de uma política de civilização capaz de resgatar a multiplicidade/unidade do homo sapiens demens.

 

* Diretor emérito do Centre National de La Recherche Scientifique, co-diretor do Centre D'Études Transdisciplinaires e presidente fundador da Assocition pour La Pensée Complexe com 87 institutos e universidades associadas no mundo todo o Prof. Morin é indiscutivelmente um dos pensadores mais fecundos e controvertidos da atualidade. Suas obras, mais de sessenta, já foram publicadas e traduzidas na maioria das línguas ocidentais.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. feira, 04.5.98

SEMINÁRIO DO IV PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"A Física que Fazemos II: Estrutura Nuclear"
Profa. Dra. Thereza Borello Lewin e Prof. Dr. José Roberto B. de Oliveira., IFUSP
Ed. Pelletron, Sala 156, às 18h


3a. FEIRA, 05.5.98

SEMINÁRIO DO DEPTO. DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Uma Teoria para os Espectros Ópticos de Semicondutores Dopados à Temperatura Finita".
Dr. Marcos Roberto da Silva Tavares, Depto. Física da UFSCar
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h.

SEMINÁRIO DE ENSINO

"Contribuições da Psicanálise para a Interpretação do Laboratório Didático"
Dra. Elisabeth Barrolli, Universidade Estadual de Londrina e Faculdade de Educação da USP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

SEMINÁRIO DE DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Espalhamento por uma Singularidade Cônica"
Prof. Dr. Edisom S Moreira Jr, IFT-UNESP
Ed. Principal, Ala Central, Sala Prof. Jayme Tiomno, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FÍSICA NUCLEAR TEÓRICA E FENOMENOLOGIA DE PARTÍCULAS ELEMENTARES - DFE/DFNC

Nucleossíntese Cosmológica: O Modelo Padrão
Jackson Max Fortunato Maia, Estudante/IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. feira, 06/05/98

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

"Aerossois Atmosféricos na Antártica: Sazonalidade, Composição Elementar e Relação com o El Nino"
Alexandre Lima Correia
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Paulo Eduardo Artaxo Netto (Orientador), Pedro Leite da Silva Dias, Iuda Dawid Goldman vel Lejbman
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 9h

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA

"Análise de Materiais por Feixes Iônicos no LAMFI-USP"
Prof. Dr. Manfredo H. Tabacniks, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 9h30min

SEMINÁRIO DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA:

"Uma Aplicação do Modelo de Bernal para a Água"
Nara Guisoni, Estudante/IFUSP
Ed. Principal, Ala I, Sala 312 às 10h30min

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DO ACELERADOR LINEAR

"Fotodesintegração do Deuterio no TSNAF: O Projeto"
Dr. Airton Deppman, IFUSP
Biblioteca do Acelerador Linear, às 15h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS - DFE

"Análise de Superfícies por Scanning Probe Microscopy (SPM)"
Dra. Angela Maria P. Passaro, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 3335, às 16h


5a. feira, 07/05/98

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

"Estrutura de Minibandas de Super-Redes de GaAs com Dopagem Planar Tipo-p"
Luis Eugênio Ramos
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Luisa Maria Ribeiro Scolfaro (Orientadora), Paulo Daniel Emmel, Antonio Ferreira da Silva
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

COLÓQUIO

"Quantum Architecture of Novel Materials: Metals and Semiconductors"
Alex Zunger, National Renewable Energy Laboratory
Auditório Abrahão de Moraes, às 16


6a. feira, 08/05/98

DISSERTACAO DE MESTRADO

"As Resistências para a Compreensão da Teoria da Relatividade Especial"
Sérgio Choiti Yamazaki
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Alberto Villani (Orientador), João Zanetic, Vera Lúcia Gonçalves Felicio
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 10h

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS (GTM/FMT)

"Connecting Atomistic and Mesoscale Simulations of Crystal Plasticity"
Antonio Luiz Fernandes Marques, Estudante/IFUSP
Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h


SÁBADO, 09.5.98

"AULA SÍNTESE DA DISCIPLINA DE FÍSICA EXPERIMENTAL I - FEP 113"
Profs. Elisabeth M. Yoshimura, Ewa W. Cybulska, Lighia B. Horodynski-Matsushigue, Marcelo Martinelli, Marcos Amaku, Nilberto H. Medina, Paulo R. Pascholati, Ruy M. de Castro e Vladimir Likhachev
Auditório Abrahão de Moraes, das 9 às 12h