bIFUSP

ANO XVII - No.19 - 15/15/1998


ÍNDICE


OPINIÃO

Expansão e Noturnização de vagas nos cursos oferecidos pelo IFUSP, seus reflexos e possíveis conseqüências.

Recente acordo judicial entre a Reitoria da USP e o Ministério Público do Estado visando atender requisitos da Lei de Diretrizes da Educação resultou numa decisão da Congregação do IF, em sua última reunião de 30.4.98, que fixa as vagas para os cursos de Licenciatura e Bacharelado, diurno e noturno para 1999 com a seguinte distribuição:

Física - Bacharelado - 60 vagas no diurno e 100 vagas no noturno.

;Física - Licenciatura - 50 vagas no diurno e 60 vagas no noturno.

;Esta nova distribuição de vagas corresponde a uma transferência de vagas do Bacharelado do período diurno para o noturno e um pequeno aumento nas vagas para Licenciatura no noturno, refletindo uma solicitação da Pró-Reitora de Graduação da USP.

Nas ricas discussões ocorridas na referida reunião houve diversas manifestações refletindo preocupações sobre o desempenho do IF em suas responsabilidades didáticas de Graduação, no presente e no futuro. Foi considerada a conveniência de simplesmente estender o curso atual ou considerar a criação de novos cursos atendendo às novas exigências do mercado de trabalho.

Os pontos mais relevantes abordados, direta ou indiretamente foram, a meu ver, os seguintes:

a) A necessidade de formar bons Professores de Física para o segundo grau, competentes no uso de novas tecnologias, novas formas de ensino e novas demandas sociais.

b) A (atual) pouca atratividade da carreira, principalmente na rede pública, se reflete na baixa demanda por parte de candidatos de melhor desempenho no vestibular.

c) A alta evasão de estudantes, compensada parcialmente, mas insuficientemente, com estudantes transferidos de outras escolas.

d) A adequação da formação profissional dos que escolhem as carreiras mais aplicadas, candidatos a ocupar postos de trabalho no sistema produtivo e de serviços.

e) A adequação da formação dos que pretendem prosseguir seus estudos em pós graduação visando uma carreira acadêmica, ou profissional em tecnologias que requerem conhecimentos mais aprofundados.

f) A adequação das disciplinas oferecidos pelo IF a alunos de outros Institutos da USP.

g) O perfil, as áreas de competência e a dimensão do corpo docente e sua adequação para atender as atuais e futuras responsabilidades do IF.

h) A adequação dos programas, procedimentos, métodos e instrumentos de ensino utilizados, visando alcançar bons resultados com boa produtividade, evitando ineficiências e desperdícios e utilizando eficientemente os esforços e empenho dos docentes.

i) A atualidade do curso e sua inserção na realidade internacional e nacional, científica e social, com suas oportunidades e dificuldades e a importância de contribuir para a formação dos estudantes na dimensão da cidadania.

j) A dificuldade de propor ações concretas para enfrentar as questões mencionadas, visando cenários futuros mal definidos, certamente muito diferentes do atual e cheios de incertezas, obstáculos e oposições, como os criados pela globalização das economias, mercados e competividade.

Naturalmente, na reunião da Congregação, não foi possível aprofundar nenhum desses tópicos, devido às limitações de tempo e por não ser o fórum adequado para este fim. Entretanto, foi o suficiente para tornar claro que devemos procurar entender melhor as demandas da sociedade, as expectativas dos estudantes com suas dificuldades e ilusões, as necessidades dos docentes, com suas expectativas, desejos, dificuldades e frustrações.

Acredito que estas reflexões, provocadas por um item aparentemente burocrático da pauta da Congregação, podem vir a provocar uma discussão muito mais ampla envolvendo o papel do IF na Universidade e para a sociedade.

Me ficou a boa impressão de que há um ambiente propício para uma discussão ampla e produtiva destes tópicos.

A discussão deveria visar o aprimoramento do desempenho do Instituto e tentar garantir a sobrevivência dos seus valores , criados com muito esforço através de contribuições e sacrifícios dos que militaram e militam no IF, criando um NOVO IF capaz de enfrentar com sucesso os desafios do novo milênio que rapidamente se aproxima, para que possa continuar contribuindo efetivamente dentro dos novos cenários que estão se delineando.

Giorgio Moscati

Departamento de Física Experimental

 

COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

1) Recebemos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação Of. Circular N.Ref./235/98/ACD/CAPES/MEC, recebido da CAPES, informando a relação de cursos e eventos no exterior oferecidos por países estrangeiros.

2)1)Mini-curso

"Estrutura e Dinâmica de Líquidos e Polímeros"

Prof. Resp.: Prof. Dr. José Teixeira - Laboratoire Leon Brioullin, Saclay, França

No. de créditos: 02 (dois)

Período: 01 a 11/06/98

Local e horário: A 1a. aula será realizada no dia 29/05, 6a. feira, às14 horas, na sala 204 da Ala II do Ed. Principal

Programa:

1.Introducao. Definições. Noção de "janela" espacial e temporal.

2.Determinação de formas. Fator de forma. Casos típicos. Raio de giro.

Polidispersividade. Estrutura do solvente. Noção de contraste.

3.A estrutura. Função de correlação de pares. Relação com os potenciais de interação. Flutuações de densidade e flutuações de concentração. Polímeros em solução.

4.Espalhamento de neutrons. Aspectos técnicos. Espalhamento incoerente. Calibração. Unidades absolutas. Espalhamento múltiplo. Técnicas de tempo de vôo. Polarização.

5. Dinâmica. A função de van Hove. Funções de correlação. Difusão. Modelo de difusão por saltos. Dinâmica de Langevin. Comparação entre espalhamento de neutrons, RMN, Raman, absorção infravermelha e relaxação dielétrica.

Densidade de estados vibracionais. Modelos coletivos. O som.

   

COMISSÃO DE PESQUISA

1. PEDIDOS DE BOLSAS DO PIBIC - USP/CNPq 98/99

 

Até 01.6.98, impreterivelmente, estaremos recebendo os pedidos de bolsas do PIBIC com nome do orientador, do aluno e o título do projeto. Nessa primeira etapa prescinde-se de outros documentos assim como o orientador pode solicitar a quantidade de bolsas que desejar. Os pedidos deverão ser entregues na Secretaria da Comissão de Pesquisa - Sala 303 da Ala I.

 

2. PÓS-DOUTORANDOS DO IFUSP

 

A Pró-Reitoria de Pesquisa está cadastrando os PÓS-DOCs da USP. Com este objetivo solicitamos aos Senhores Chefes de Departamento que nos envie até 01.6.98, impreterivelmente, a relação com os nomes dos doutores que estejam trabalhando no departamento, os títulos dos projetos, nomes dos coordenadores dos projetos (os docentes que acompanharão as pesquisas) e período em que os doutores permanecerão nos departamentos.

Essa relação deve abranger a todos os pós-doutorandos isto é, os que tenham bolsa de qualquer agência de fomento (FAPESP, CNPq, FINEP etc) e também aqueles que estão trabalhando sem essa concessão.

   

FALECIMENTO

É com pesar que comunicamos o falecimento de nosso colega e colaborador João Antônio de Lima. João faleceu no último sábado, dia 9 de maio, depois de um sofrido período de luta contra uma enfermidade muito grave.

João exerceu quase toda sua atividade profissional junto à Oficina Mecânica do Departamento de Física Experimental. Nesse local aprendeu, suplantou seus mestres e ensinou muito. Sua competência e dedicação ao trabalho, o gosto com que desenvolvia os projetos e a seriedade que sempre pautou sua atividade profissional, são um magnífico exemplo. Sua amizade e a capacidade de compreender e ensinar, deixam saudades.

Marcos Nogueira Martins e Francisco Tadeu Degasperi

   

COLÓQUIO

"A Importância da Metrologia para a Física, a Tecnologia e a Sociedade"

 

Prof. Giorgio Moscati, IFUSP e Membro do Comitê Internacional de Pesos e Medidas CIPM do Burau Internacional de Pesos e Medidas BIPM; Presidente do Comitê Consultivo de Radiações Ionizantes do BIPM; Membro do Comitê Brasileiro de Metrologia e Ex-Diretor do INMETRO

21.5.98 - 5a.feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

 

A metrologia trata de todos os aspectos das medições necessárias em uma sociedade moderna, visando apoiar os processos produtivos, os serviços, o comércio de mercadorias, a defesa do consumidor, e a qualidade de vida e segurança dos cidadãos. A metrologia moderna se apoia fortemente na Física contemporânea, é essencial para a divulgação de resultados experimentais quantitativos e é o mais importante instrumento para a validação experimental dos modelos e teorias desenvolvidas pelos físicos para descrever nosso Universo,. Serão tratados aspectos históricos, desenvolvimentos recentes e problemas em aberto.

 

SEMINÁRIO DE ENSINO

"Os Paradigmas de Ciências dos Professores das Séries Iniciais do Primeiro Grau e a Construção do Conhecimento em Sala de Aula"

Profa. Dra. Odete P.Baierl Teixeira - UNESP/Guaratinguetá

19.5.98, Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

 

Resumo: As pesquisas em ensino de Ciências apontam uma preocupação com relação a uma prática pedagógica que privilegie uma maior interação professor-aluno no que tange ao conteúdo a ser desenvolvido no decorrer das aulas na medida em que a aprendizagem deve ser encarada como uma investigação e as atividades propostas aos alunos devem permitir uma reconstrução do conhecimento.

Partindo destes pressupostos ministramos um curso de educação continuada para professores das séries iniciais do primeiro grau. Identificamos as pré-concepções com relação ao ensino de Ciências e procuramos detectar as possíveis mudanças em suas posturas decorrentes das atividades desenvolvidas no curso.

 

Simpósio sobre Álgebra de Operadores e Teoria Quântica de Campos

 

Por ocasião da visita do Prof. Klaus Fredenhagen ao Departamento de Física Matemática do IFUSP organizamos uma série de seminários sobre temas envolvendo Álgebras de Operadores e Teorias Quânticas de Campos.

O simpósio será realizado nos dias 21 e 22 de maio de 1998 na Sala Jayme Tiomno do Departamento de Física Matemática do IFUSP, Ed. Principal, Ala Central.

O simpósio é aberto a todos os interessados.

Palestrantes já confirmados: Klaus Fredenhagen (Univ. de Hamburgo), Walter F Wreszinski (IFUSP), Ruy Exel (UFSC), Paulo Piccione (IME-USP), George E A Matsas (IFT-UNESP), Paulo Teotônio Sobrinho (IFUSP), Luiz A Saeger (UFSC), Ruben M Damião (IFUSP).

   

Programa Preliminar

 

Dia 21 de maio. Quinta-feira

                 

Dia 22 de maio. Sexta-feira

                 

Para mais informaçõe: J C A Barata, jbarata@fma.if.usp.br

   

COLÓQUIO - IME/USP

"Equações Diferenciais Binárias e Aplicações a Geometria Diferencial"

Prof. Dr. Farid Tari, USP-ICMSC-São Carlos

22.5.98 (sexta-feira), Auditório Antonio Gilioli, Bloco A, Sala 247/262, IME-USP, das 16 às 17h

 

RESUMO: Apresentarei exemplos na geometria diferencial onde equações diferenciais do tipo

a(x,y)dy^2 + 2b(x,y)dxdy + c(x,y)dx^2 = 0

ocorrem naturalmente. Estas equações são chamadas equações diferenciais binarias (EDB). Darei os modelos topológicos estáveis das curvas integrais das EDB's e as suas bifurcações em famílias a 1-parametro. Pretendo também falar sobre alguns invariantes associados a tais equações. (Os resultados que serão apresentados fazem parte de um projeto de pesquisa em conjunto com o Professor J.W. Bruce.

 

ATIVIDADES DA SEMANA


2a. feira, 18.5.98

 

café do cefisma

"o Papel do Representante Discente"

Prof. Dr. Luis Carlos Gomes, IFUSP (CG), antigos e atuais representantes discentes

Sala de Vivência, às 16h

 

Seminário do IV Programa de Iniciação Cientifica do Departamento de Física Nuclear

"A Física que Fazemos IV: Laboratório de Dosimetria e Laboratório de Cristais Iônicos e Vidros Especiais "

Profa. Dra. Elisabeth Yoshimura e Prof. Dr. Shigueo Watanabe, IFUSP

Ed. Pelletron, Sala 156, às 18h

   

3a. feira, 19.5.98

   

SEMINÁRIO DE ENSINO

"Os Paradigmas de Ciências dos Professores das Séries Iniciais do Primeiro Grau e a Construção do Conhecimento em Sala de Aula"

Profa. Dra. Odete P.Baierl Teixeira - UNESP/Guaratinguetá

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

 

SeminÁrio do Departamento de FÍsica MatemÁtica

"Deformation Stability of BRST Quantization"

Prof. Dr. Klaus Fredenhagen, Universitaet Hamburg

Ed. Principal, Ala Central, Sala Prof. Jayme Tiomno, às 16h

 

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Excitons and Shallow Impurities in Semiconductor heterostructures within the Fractional-Dimensional Formalism"

Prof. Dr. Melquiades de Dios-Leyva, Depto. Física Teórica, Univ. Havana, Cuba

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h

 

SeminÁrio do Grupo de FÍsica Nuclear TeÓrica e Fenomenologia de PartÍculas Elementares - DFE/DFNC

"Cálculo Variacional em Teoria Quântica de Campo"

Dr. Lin Chi Yong, IFUSP

Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h

   

4a. feira, 20/05/98

 

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA

" Correlação Estrutura-Eletrocromismo em Filmes de Oxidos Metálicos"

Fábio Furlan Ferreira, Estudante/IFUSP

Ed. Basilio Jafet, Sala 105, às 9h30min

 

Seminário do Laboratório do Acelerador Linear

"O 44Ti na Astrofísica"

Prof. Dr. Iuda D. G. Lejbman, IFUSP

Biblioteca do Acelerador Linear, às 15h

 

SEMINÁRIO DE DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"New Spectroscopy and Large Scale Shell Model Calculations in the Middle of the 1f7/2 Shell: 48Cr and 50Cr"

Prof. Franco Brandolini, Universidade de Padua, Depto. de Física Galileo-Galilei

Ed. Pelletron, Sala 156, às 16h

 

Seminário do Grupo de Fluidos Complexos - DFE

"Propriedades Físicas de Cristais Líquidos Confinados"

Dr. Jean Jacques Bonvent, IFUSP

Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 16h

   

5a. feira, 21/05/98

 

TESE DE DOUTORAMENTO

"Estudo das Propriedades Magnéticas e Hiperfinas de Impurezas Substitucionais em Sistemas Metálicos Complexos"

Sergio Benites Legoas

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Sonia Frota Pessoa (Orientadora), Hercilio Rodolfo Rechenberg, Amos Tropper, Bernardo Laks, Roberto Bechara Muniz

Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

 

6a. feira, 22/05/98

 

TESE DE DOUTORAMENTO

"Estudos Físicos-Estatísticos e Computacionais dos Modelos de Soluções de Rede de Mistura Simples, de Anfifilicos de Cauda Simples e de Cauda Dupla"

CLAUDIO SABURO SHIDA

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Vera Bohomoloetz Henriques (Orientador), Carlos Eugenio Imbassahy Carneiro, Amando Siuiti Ito, Eloi da Silva Feitosa, Wagner Figueiredo

Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

 

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS (GTM/FMT)

"Estrutura Eletrônica de Poliparafenileno de Vinila"

Profa. Dra. Marília Junqueira Caldas, IFUSP

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h