bIFUSP

ANO XVII - No.20 - 22/05/1998


ÍNDICE


OPINIÃO

Lições de um Pequeno Grande País

Cuba é um pequeno grande país do Caribe. Tem apenas 111 mil mk2 de extensão, quase a mesma área de Pernambuco, e 11,5 milhões de habitantes, o que corresponde a 2,4% da população da América Latina.

Apesar de pequena no tamanho, Cuba é uma grande nação. Desde 1960 ela mostra mais coragem que todos outros países da região, ao tomar decisões soberanas e traçar seu próprio destino, desafiando os caprichos e as ordens do gigante Tio Sam, situado apenas a 150km de distância. Os cubanos pagam caro por esta ousadia, pois estão há quase 4 anos submetidos a um embargo econômico sem procedentes no mundo ocidental.

Eles só sobreviveram porque caíram na órbita soviética e passaram a gozar de privilégios nas trocas comerciais. Vendiam açúcar para países do bloco soviético por valores quatro vezes maiores que os do mercado internacional, podendo comprar em troca petróleo e toda sorte de produtos necessários ao país.

Com a queda do muro de Berlim, a dissolução da URSS e a intensificação do bloqueio econômico, as receitas externas de Cuba diminuíram drasticamente e o país enfrentou grave crise em 92-94. Houve severo racionamento de combustíveis, energia e alimentos, muitos cubanos desesperados foram para os EUA, mas a nação não sucumbiu e não se entregou.

Pelo contrário, como constatei pessoalmente semana passada, em Havana, onde estive integrando uma delegação do Governo do Estado, de empresários e da UFRPE, o país está saindo da crise mais forte do que nunca. Durante o período da construção da nação, Cuba investiu pesadamente em educação, saúde, C&T. Como resultado, tem índices de analfabetismo e de mortalidade infantil semelhante aos do Japão, da Alemanha e dos EUA. Não vi mendigos, favelas ou crianças nas ruas de Havana.

Há muita pobreza, é verdade, mas não há miséria nem fome. Enquanto Pernambuco tem quatro Universidade e 67 mil estudantes de nível superior, Cuba tem 14 Universidades (com pesquisa, ensino de graduação e extensão) e 31 faculdades isoladas, com mais de 300 mil estudantes. O Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, que visitamos, tem 700 pesquisadores pós-graduados, instalações de Primeiro Mundo, já tendo desenvolvido plantas transgênicas e vacinas e medicamentes para diversas doenças.

Os inúmeros institutos de pesquisa em frutas, cana animais, materiais e muitas outras áreas têm, apesar das enormes dificuldades materiais e dos baixos salários, ambientes de trabalho vivos e sadios, nos quais percebe-se facilmente o espirito de comprometimento com as causas do país. A melhoria recente do ambiente em Cuba deve-se a uma política consciente e deliberada de abertura econômica e política, empreendida a partir de 1995.

Apesar do bloqueio americano, os investimentos externos na indústria e o turismo aumentaram muito nos últimos anos, estimulados pelo livre trânsito de moedas estrangeiras e a garantia de remessa de lucros. Gradualmente o país entra no processo de globalização, porém, ao contrário do nosso, tem a população saudável e educada, com as políticas industriais tecnológicas articuladas e, sobretudo, com soberania.

Sergio Rezende

Professor do Instituto de Física da UFPE e Secretário da C&T de Pernambuco

Fonte: Jornal da Ciência

   

DIRETORIA

 

Em reunião do Conselho do Depto. de Física Matemática (04.5.98) foram eleitos os Profs. Élcio Abdalla e Josif Frenkel, respectivamente, Chefe e Vice-Chefe, pelo período de 02 anos a partir de 19.5.98.

 

ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

 

1) Ficam abertas por 15 dias a partir da publicação as inscrições para a participação de estudantes de pós-graduação da USP, no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Portaria GR. 2.932 de 9.2.95) no IFUSP, de 01.7.98 a 31.12.98. Para se inscrever no programa o interessado deve estar matriculado em programa de doutorado ou em programa de mestrado da USP, tendo que ter cursado pelo menos 80% dos créditos, no caso de participar de programa de mestrado. Os candidatos serão selecionados pela Comissão Coordenadora da Unidade tendo como critério o desempenho acadêmico no curso de graduação e pós-graduação. A Comissão Coordenadora aprovará os projetos e acompanhará o estágio dos estudantes. Aos alunos que concluírem satisfatoriamente o projeto, a CPG outorgará 3 créditos para os estudantes inscritos no mestrado e 4 créditos aos alunos de programa de doutorado no IFUSP. Os alunos da pós-graduação interessados deverão se inscrever na Secretaria de Graduação do IFUSP, sala 203, Ala II do Edifício Principal, das 9h às 17h de 2ª a 6ª feira.

Início das inscrições: 25.05.98

Término: 08.06.98

2)>Em 25/05 próximo, a Seção de Audiovisual do IF estará fechada das 17 às 21h00m.

Dessa forma, os pedidos de utilização dos equipamentos daquela Seção devem ser feitos com a devida antecedência.

Contamos com a compreensão de todos.

   

COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE CURSO-CAD

 

A CAD foi criada pela Portaria IF 19/95 e tem como objetivo fornecer subsídios à CG e à CPG para a avaliação dos cursos e disciplinas do IF. No atual ano letivo, os objetivos são:

 
  1. uma primeira avaliação de algumas disciplinas de pós-graduação, em elaboração e
  2. o início do acompanhamento dos alunos ingressantes durante seu curso.
 

Uma análise preliminar da Avaliação do Curso pelos ingressantes possibilitou identificar alguns resultados:

 
  1. Dos 265 matriculados no Bacharelado, somente 180 responderam os questionários; dos 128 da Licenciatura, responderam 67. Este resultado já sugere o nível de desistência (evasão), uma vez que a coleta se deu nas disciplinas de laboratório:
  2. Perguntados se "o curso está correspondendo às suas expectativas", 61% do s licenciandos e 65% dos bacharelandos responderam que sim:
  3. Sendo pedida uma nota para o Instituto, de 1 a 5, os bacharelandos atribuíram, na média, a nota 4,1 e os licenciandos 4,2; chamando a atenção neste último caso a diferença entre as médias do diurno (4,4) e do noturno (3,8):
  4. Nota-se ainda uma forte correlação entre as notas atribuídas à disciplina e à nota dada ao professor.
 

A CAD espera sugestões e contribuições dos colegas para atingir os objetivos citados acima. (e-mail: cad@if.usp.br).

 

COMISSÃO DE GRADUAÇÃO.

 

Esta disponível na home-page do IFUSP, http://www.if.usp.br/cg/comgrad.html , através do link - LDB- Diretrizes Curriculares - Contribuição do IFUSP, um estudo que traça os perfis desejados dos profissionais em Física; as competências, habilidades e vivência para a formação em Física; os conteúdos curriculares essenciais e duração mínima dos cursos. Este estudo foi solicitado pelo MEC a todas Universidades, Sociedades Científicas, Ordens e Conselhos, visando regulamentar a nova LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. O Estudo é fruto de um Grupo de Trabalho formado por 3 ex-presidentes da CG, Profs. Alceu G.de Pinho Filho, Henrique Fleming e Hercílio R. Rechenberg, 3 membros da atual CG, Profs. Celso L. Lima, J. Luciano M. Duarte e Luis Carlos Menezes e da Profa. Maria Regina D. Kawamura, Coordenadora da CoC da Licenciatura. Foi aprovado pela CG em sua reunião de 19 de maio p.p..


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

1)MINI-CURSO

"Estrutura e Dinâmica de Líquidos e Polímeros"

Prof. Resp.: Prof. Dr. José Teixeira - Laboratoire Leon Brioullin, Saclay, Fran@a

No. de créditos: 02 (dois)

Período: 01 a 11/06/98

Local e horário: A 1a. aula será realizada no dia 29/05, 6a. feira, as 14 horas, na sala 204 da Ala II do Ed. Principal

Programa:

1. Introdução. Definições. Noção de "janela" espacial e temporal.

2. Determinação de formas. Fator de forma. Casos típicos. Raio de giro. Polidispersividade. Estrutura do solvente. Noção de contraste.

3. A estrutura. Função de correlação de pares. Relação com os potenciais de interação. Flutuações de densidade e flutuações de concentração. Polímeros em solução.

4. Espalhamento de neutrons. Aspectos técnicos. Espalhamento incoerente. Calibração. Unidades absolutas. Espalhamento múltiplo. Técnicas de tempo de vôo. Polarização.

5. Dinâmica. A função de van Hove. Funções de correlação. Difusão. Modelo de difusão por saltos. Dinâmica de Langevin. Comparação entre espalhamento de neutrons, RMN, Raman, absorção infravermelha e relaxação dielétrica. Densidade de estados vibracionais. Modelos coletivos. O som.

Matriculas: Até o dia 02/06/98 na Secretaria de Pós-Graduação.

 

2) INSCRIÇÕES PARA BOLSAS E NOVAS MATRICULAS

Estarão abertas de 02 a 22/06/1998 as inscrições para bolsas de Mestrado/Doutorado do CNPq/CAPES e para as novas matriculas no curso de pós-graduação de Física em Mestrado/Doutorado para o 2º semestre de 1998. Os interessados deverão fazer sua inscrição junto a Secretaria da Comissão de Pós-Graduação.

Poucas bolsas deverão estar disponíveis, devendo ser pequeno o número de bolsas de mestrado e doutorado. Assim, e aconselhável que, na medida do possível, sejam solicitadas bolsas a outras agencias de fomento.

 

3) Pedidos de renovação/prorrogação de bolsas do CNPq/ CAPES de Mestrado

Os pedidos de renovação/prorrogação de bolsas do CNPq/ CAPES de Mestrado, quando for o caso, bem como os relatórios de atividades deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação de 01 a 20/06/96 para o 2º semestre de 1997. Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido e aprovado em Reunião da Comissão de Pós-Graduação:

a) Resumo do plano de pesquisa.

b) Resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas ate o relatório anterior (a partir do 2º relatório).

c) Resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas durante o período do relatório.

d) Avaliação da parte do plano ja desenvolvida, indicando claramente quanto ainda falta para completar o plano proposto e o programa de atividades para o próximo período (no caso de solicitação de renovação de bolsa).

e) Resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas ate o relatório anterior (a partir do 2º relatório).

f) Resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período do relatório.

g) Apêndices: Colocar em apêndices, quando for o caso, descrição detalhada de cálculos ou medidas desenvolvidas, capítulos de tese, trabalhos enviados para publicação, etc., desenvolvidas durante o período do relatório.

   

CIPA

 

Conforme informado no Boletim no 13, de 3-4-98, estamos tentando manter um diálogo sistemático com a COMUNIDADE, já que segurança, além de ser uma necessidade, é o resultado final de um TRABALHO COLETIVO.

Não temos ainda uma periodicidade definida para essas notas. Sendo assim, elas serão divulgadas na medida em que avaliarmos quais providências necessitam ser tomadas.

Muitas pessoas não se dão conta de que a falta de segurança é ocasionada por coisas mais simples do que um curto-circuito. Temos observado que em diversos locais do IFUSP, estão sendo acumulados objetos, que prejudicam a circulação e/ou acesso, além de provocarem acidentes. Dentre esses objetos, podemos citar: caixas de papelão, sacos plásticos, móveis, etc. Dessa forma, solicitamos a TODOS que não depositem materiais em áreas de circulação/corredores de acesso.

Na oportunidade, agradecemos aos usuários que entraram em contato conosco, contribuindo com sugestões e/ou críticas. Informamos ainda, que medidas já estão sendo tomadas, a fim de solucionar alguns dos problemas levados ao conhecimento da CIPA.

 

Informamos abaixo os nomes e os ramais para contato:

 

 

 

 

NOME

 

RAMAL

 

RESPONSÁVEL PELO EDIFÍCIO

 

 

Alain André Quivy

7146 / 7147

6880 / 7098

 

Mário Schemberg

 

Alvimar Floriano de Souza

 

7027

 

Alessandro Volta

 

Amarildo Vaz de Melo

 

6920 / 6930

Centro de Vivência

(Biblioteca/Restaurante/Lanchonete)

 

Donato João Binelli

 

6731

 

Van der Graaff

 

Ednéia Alves de Rezende (EDI)

 

7114

 

Grêmio dos Funcionários

 

Eliana Regina de Lima Theodoro

 

7152

Dosimetria

Laboratórios de Química

 

Francisco Tadeu Degasperi

6762 / 7067

6903 / 7064

Basílio Jafet

Tokamak

 

Maria Cristina Duarte

6765 / 6706

Laboratório do Acelerador Linear

Setor de Manutenção Predial (Galpão)

 

Paulo Roberto Santos Flores

 

6977

Ala Central

Ala I / Ala II

 

Rita Tereza dos Santos

 

7152

 

Pelletron

 

· Nossas reuniões acontecem todas as últimas QUINTAS-FEIRAS do mês

Local: Edifício Principal - Ala II (sala 335)

Horário: 11H00

Antonio Carlos Tromba

Presidente da CIPA - IFUSP

 

 

Composição da CIPA

 

Titulares

 

 

Suplentes

 

 

Antonio Carlos Tromba

Presidente

(ramal 6750)

 

Amarildo Vaz de Melo

Presidente

(ramal 6920 / 6930)

 

Alain André Quivy

(ramais 7146 / 7147 / 6880 / 7098)

 

Eliana Regina de Lima Theodoro

(ramal 7152)

 

Paulo Roberto Santos Flores

(ramal 6977)

 

Ednéia Alves de Rezende

(ramal 7114)

 

Francisco Tadeu Degasperi

(ramais 6762 / 7067 6903 / 7064)

 

João Carlos Terassi

(ramal 7059)

 

Rita Tereza dos Santos

(ramal 7152)

 

Donato João Binelli

(ramal 6731)

 

Alvimar Floriano de Souza

(ramal 7027)

 

Marcos Antonio Ribeiro Firmino

(ramal 6950)

 

Rosana Batista Gimenes Biz

Secretária

(ramal 6739)

 

Maria Cristina Duarte

Secretária

(ramal 6765)

 

 


COLÓQUIO

 

"A Importância da Metrologia para a Física, a Tecnologia e a Sociedade"

 

Prof. Giorgio Moscati, IFUSP e Membro do Comitê Internacional de Pesos e Medidas CIPM do Burau Internacional de Pesos e Medidas BIPM; Presidente do Comitê Consultivo de Radiações Ionizantes do BIPM; Membro do Comitê Brasileiro de Metrologia e Ex-Diretor do INMETRO

28.5.98 - 5a.feira, Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

 

A metrologia trata de todos os aspectos das medições necessárias em uma sociedade moderna, visando apoiar os processos produtivos, os serviços, o comércio de mercadorias, a defesa do consumidor, e a qualidade de vida e segurança dos cidadãos. A metrologia moderna se apoia fortemente na Física contemporânea, é essencial para a divulgação de resultados experimentais quantitativos e é o mais importante instrumento para a validação experimental dos modelos e teorias desenvolvidas pelos físicos para descrever nosso Universo,. Serão tratados aspectos históricos, desenvolvimentos recentes e problemas em aberto.

 

 


SEMINÁRIO DE ENSINO

 

"Evolução Conceitual e Formação de Professores de Física"

Prof. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib - UFSCar e FEUSP

26.5.98, Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

 

Resumo: Nesse trabalho colocamos em pauta a formação de professores de Física em uma perspectiva de evolução das concepções sobre os processos de ensino e de aprendizagem que os futuros professores veiculam como elemento central para práticas efetivas de sala de aula. Para tal, pretendemos apresentar e discutir algumas investigações que realizamos no âmbito da disciplina Prática de Ensino de Física, que, em função de seus resultados promissores, indicam possibilidades frutíferas de atuação na Área.

 


ATIVIDADES DA SEMANA

 

2a. feira, 25.5.98

 

Seminário do IV Programa de Iniciação Cientifica do Departamento de Física Nuclear

"A Física que Fazemos V: Física Aplicada "

Prof. Dr. Nemitala Added e Prof. Dr. Manfredo Tabacniks, IFUSP

Ed. Pelletron, Sala 156, às 18h

 

 

3a. FEIRA, 26.5.98

 

Seminario do Laboratorio do Acelerador Linear

"Caos: Interações e Propriedades de Transporte em Átomos Artificiais (Pontos Quânticos)".

Dr. Eduardo Mucciolo, PUC-RJ

Biblioteca do Acelerador Linear, às 15h

 

SEMINÁRIO DE ENSINO

"Evolução Conceitual e Formação de Professores de Física"

Prof. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib - UFSCar e FEUSP

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

 

SEMINÁRIO DO DEPTO. DE FÍSICA MATEMÁTICA

"Quantum Corrections to the Entropy of the 2+1 dimensional Black Hole"

Prof. Dr. Andrei Butsenko, Universidade de Londrina

Ed. Principal, Ala Central, Sala Prof. Jayme Tiomno, às 16h

 

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Estudo das Propriedades Magnéticas e Hiperfinas de Impurezas Substitucionais em Sistemas Metálicos Complexos".

Dr. Sergio B. Legoas, IFUSP

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h

 

Seminário do Grupo de Física Nuclear Teórica e Fenomenologia de Partículas Elementares -DFE/DFNC

"Sobre a Conjectura de Montonen e Olive"

Érica Emília Leite, Estudante/Instituto de Física Teórica

Ed. Principal Ala II, Sala 335, às 17h

 

 

4a. feira, 27/05/98

 

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE CRISTALOGRAFIA

"Efeito de Decanol em Soluções Micelares de Dodecil Sulfato de

Sódio e Água"

Cilaine Verônica Teixeira Estudante/IFUSP

Ed. Basilio Jafet, Sala 105, às 9h30min

 

SEMINÁRIO DO GRUPO DE MECÂNICA ESTATÍSTICA

"Comportamento Tricrítico em Vidros de Spin".

Prof. Dr. Francisco Alexandre da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 14h

 

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR

"Relatório do Workshop GRETA - Multi Detector Segmentado para Raios Gama"

Prof. Dr. Wayne Allan Seale, IFUSP

Ed. Pelletron, Sala 156, às 16h

 

Seminário do Grupo de Fluidos Complexos - DFE

Transição de Fase Esmético A - Esmético C

Antonio Carlos Tromba, Estudante/IFUSP

Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 16h

 

5a. feira, 28/05/98

TESE DE DOUTORAMENTO

"Aplicação do Modelo de Preisach em Imas Nanocristalinos"

Daniel Reinaldo Cornejo

Comissão Examinadora: Profs. Drs. Frank Patrick Missell (Orientador), Carlos Castilla Becerra, Fernando José Gomes Landgraf, Alberto Passos Guimarães, José Roberto Cardoso

Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

 

COLÓQUIO

"A Importância da Metrologia para a Física, a Tecnologia e a Sociedade"

Prof. Dr. Giorgio Moscati, IFUSP

Auditório Abrahão de Moraes, às 16h

 

6a. feira, 29/05/98

 

JOURNAL CLUB DO GRUPO TEÓRICO DE MATERIAIS (GTM/FMT)

"Impurezas 3d em Hospedeiros Metálicos: Formação de Momento Magnético Local"

Profa. Dra. Sonia Frota-Pessoa, IFUSP

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h