bIFUSP

ANO XVII - No.37 - 09/10/1998


ÍNDICE


DIRETORIA

 

Depois de mais de 20 anos de dedicação ao IF, a Sra. Iracema Figueira de Souza se aposentou no dia 05.10 passado. Deixará muita saudade. Que o seu exemplo de profissionalismo permaneça e que esta nova fase de sua vida seja repleta de muito sucesso.

Silvio Salinas

 

ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

 
  1. Avaliação de Desempenho:

  1. Os funcionários dos Departamentos devem ser avaliados pelo chefe imediato e por um usuário do serviço devidamente designado pelo chefe imediato, sob a responsabilidade dos respectivos Chefes de Departamento. Os formulários de avaliação deverão ser entregues na Assistência Administrativa, impreterivelmente até o dia 13.10.98, para serem analisados na reunião do CTA em 15.10.98;
  2. Cada funcionário receberá um formulário para auto-avaliação;
  3. O funcionário avaliado será convocado pelo chefe imediato para uma entrevista, após a decisão do CTA, a partir do dia 15.10.98, onde deverá levar o formulário de auto-avaliação.
  4. Para maiores informações sobre a avaliação consultar o site: www.recad.usp.br/drh
 

  1. Para um melhor atendimento aos usuários deste Instituto, em 05 p.p os Assistentes Administrativo, Financeiro e Operacional e as secretárias Fátima e Olga mudaram-se para a sala 341 do Ed. Principal - Ala I. Ramais para contato: 6616/6904/6911/7065.
  2.  

  3. Será realizada no dia 21 de outubro de 1998 das 9:00 às 19:30 horas, na sala 207 do Ed. Principal - Ala I, a eleição dos representantes dos servidores não-docentes junto à Comissão Central de Recursos Humanos. Cópia da Portaria GR nº 3133, de 16.09.98, encontra-se nas secretarias dos Departamentos e na Seção Pessoal.
 

Ellen Gobato

Assistente Administrativa


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

 

BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CNPq e CAPES PARA 1999

 

BOLSAS DE MESTRADO

 

1) As solicitações de renovações ou bolsas novas, do CNPq ou da CAPES, devem ser entregues na Secretaria da CPG entre 03 e 20 de novembro. Os relatórios de atividades também devem ser entregues, na mesma secretaria, durante esse período. Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido e aprovado em Reunião da Comissão de Pós-Graduação:

a) Resumo do plano de pesquisa;

b) Resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas até o relatório anterior (a partir do 2º relatório);

c) Resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas durante o período do relatório;

d) Avaliação por parte do plano já desenvolvido, indicando claramente quanto ainda falta para completar o plano proposto e o programa de atividades para o próximo período (no caso de solicitação de renovação de bolsa);

e) Resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas até o relatório anterior ( a partir do 2º relaório);

f) Resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período do relatório;

g) Apêndices: colocar em apêndices, quando for o caso, descrição detalhada de cálculos ou medidas desenvolvidas, capítulos de tese, trabalhos enviados para publicação, etc., desenvolvidas durante o período do relatório.

 

BOLSAS DE DOUTORAMENTO

 

2) Já estão disponíveis os formulários para solicitação de bolsas (novas e renovações) de doutorado do CNPq para o ano de 1999. As solicitações, via internet, deverão ser enviadas ate 15 de outubro. Informações detalhadas e preenchimento do formulário via internet estão acessíveis no endereço manual@cnpq.br e http://www.cnpq.br. Apenas os orientadores fazem solicitação de bolsas e o CNPq não aceitara formulários preenchidos em papel.

Os bolsistas que não solicitarem renovações de bolsas devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG entre 04 e 22 de janeiro de 1999.

As solicitações de renovações ou bolsas novas, da CAPES, devem ser encaminhadas à Secretaria da CPG entre 04 e 22 de janeiro de 1999. Os relatórios de atividades devem ser entregues, na mesma Secretaria, durante esse período.

 

BIBLIOTECA

 

RECEBA SUMÁRIOS DE PUBLICAÇÕES PERIÓDICAS

GRATUITO a Elsevier disponibiliza através do Contents Direct, serviços de acesso aos sumários de títulos selecionados por você. São enviados periodicamente por e-mail.

 

REGISTRE-SE www.elsevier.nl/homepage/about/contensdirect

 

PERIÓDICOS INTERNACIONAIS

Devido à greve da Receita Federal que atinge principalmente a Alfândega, poderemos ter atraso no recebimento de alguns fascículos de Periódicos Internacionais.

 

ACESSO A REVISTA VIA WWW

Alguns títulos da Elsevier Science estão disponíveis através de DEMO, que fornece acesso a alguns artigos, necessitam de senha (www.elsevier.nl)

A senha de acesso poderá ser solicitada através do e-mail vfrances@sbi.if.usp.br

A Nuclear Physics disponibiliza acesso sem senha (www.nucphys.nl)

 

AQUISIÇÃO DE LIVROS

Dentro da proposta de qualidade e reestruturação do Serviço de Aquisição e Tratamento da Informação, à partir do mês de outubro, passaremos a informar periodicamente a comunidade sobre o andamento das sugestões de compra e aquisições efetuadas.

Informações detalhadas estão sendo encaminhadas à Comissão de Biblioteca e aos Chefes de Departamentos podendo também ser solicitadas diretamente à Biblioteca através do e-mail: bib@if.usp.br ou cvasselo@if.usp.br , ou ainda, através do ramal 6923 com Célia.

 

QUADRO GERAL DE SOLICITAÇÕES DE COMPRA RECEBIDAS PERÍODO AGO/97 a SET/98 DISTRIBUÍDAS POR DEPARTAMENTO

DEPTO

TOTAL SOLICITAÇÕES

OBRAS RECEBIDAS

ENCOMENDAS PAGAS AGUARDANDO RECEBIMENTO

OBRAS ESGOTADAS

*

AGUARDANDO VERBA

FEP

362

182

93

25

62

FAP

106

51

44

4

7

FMA

519

240

154

57

66

FMT

185

106

35

20

24

FNC

178

90

36

24

28

FGE

473

169

134

14

156

TOTAL

1823

838

496

144

343

 

*Pedidos de obras esgotadas são enviadas para cotação periodicamente dada a possibilidade de novas edições.

As solicitações recebidas são atendidas em ordem de chegada, sendo as prioridade 1- pesquisa e curso, 2- eventos e 3- divulgação científica, aprovadas pela Comissão de Biblioteca, aplicadas em caso de recursos escassos.

 


CIPA

CURSO DE NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS

 

  • Período: 19 - 23 de outubro de 1998
  • Horário: 13:00h - 17:00h
  • Local: auditório Adma Jafet

PROGRAMAÇÃO

 

19-10-98

 

19-10-98

 

 

 

19-10-98

12:45h

 

13:15h

 

 

 

14:10h

 

ABERTURA SOLENE

 

Importância dos Primeiros Socorros / Equipamentos e Materiais

Izaltina Rinaldo - Psicóloga e Técnica de Segurança do Trabalho da DVHSMT ^Ö HU/USP

 

Definição dos Primeiros Socorros / Procedimentos Gerais de uma Emergência / Parada Cárdio-Respiratória

Dr. César Augusto Simões - Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina da USP

 

20-10-98

13:00h

Estado de Choque / Ferimentos / Hemorragias / Queimaduras

Dr. Armando dos Santos Cunha - Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina da USP

 

21-10-98

13:00h

Fraturas / Técnicas de Transporte

Dra. Ana Cristina Aoun Tannuri - Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina da USP

 

22-10-98

13:00h

Distúrbios Neurológicos / Corpos Estranhos no Organismo

Dra. Patrícia Matsunaga - Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina da USP

 

23-10-98

 

 

 

23-10-98

13:00h

 

 

 

16:00h

Envenenamento / Intoxicação / Afogamento / Mordedura de Animais

Dra. Marina Fussae Fukutaki - Graduação em Medicina - Faculdade de Medicina da USP

 

ENCERRAMENTO

 

Reiteramos que o Curso de Primeiros Socorros será oferecido às pessoas que receberam os estojos de primeiros socorros, mas estará aberto a TODAS AS PESSOAS INTERESSADAS.

CONTATO:

 

CIPA - IFUSP (gestões 97/98 e 98/99)

 


ATIVIDADES DA SEMANA


Terça-feira, 13.10.98

 

SEMINÁRIO DO LABORATÓRIO DE MISCROSCOPIA ELETRÔNICA

"Incursões no Estdo de Protozoários. Aspectos de Ultra-estrutura Relacionados com o Deslocamento Celular e Movimentos Intra-Celulares"

Profa. Dra. Marina Silveira, IFUSP

Ed. Principal, Ala I, Sala 201, às 15h

 

Seminario de Ensino:

"Novas formas de pensar"

Profa. Dra. Maria Regina Dubeux Kawamura, IFUSP

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

 

Seminário do Grupo de Física Nuclear Teórica e Fenomenologia de Partículas Elementares (FINPE) - DFE/DFNC

"Non-adiabatic Transitions in Nuclear Heavy Ion Collisions"

Dr. Manabu Ueda, IFUSP

Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h

 


4a. FEIRA, 14.10.98

TESE DE DOUTORADO

Márcia Helena Biaggi

"Interação de Peptídeos Melanotrópicos com Membranas Lipídicas - Um Estudo por Ressonância Paramagnética Eletrônica e Dicroísmo Circular"

Comissão Examinadora: Profs.Drs. Maria Teresa Lamy-Freund (orientadora), Walter Maigon Pontuschka, Lia Queiroz do Amaral, Sônia Renaux Wanderley Louro e Otaciro Rangel do Nascimento

Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h.

 

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA DOS MATERIAIS E MECÂNICA

"Projeto de Materiais Piezocompostos usando Otimização Topológica"

Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva, Depto. Engenharia Mecânica - EPUSP

Ed. Alessandro Volta, Sala de Seminários, às 16h.

 

 


Sexta-feira, 16.10.98

 

Seminário do Grupo de Fluidos Complexos (GFCx) - DFE

"Estudo de Fases Esponja de Diferentes Compostos e Medidas de Transmitância de Luz usando Modulador Foto-elástico"

Márcia Magalhães, Estudante/IFUSP

Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h