bIFUSP

ANO XVIII - No.03 - 12/03/1999


ÍNDICE


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

Convidamos a todos para cerimônia de colação de grau dos formandos do Instituto de Física a ser realizada no próximo dia 18/03, às 15h, no Auditório Abrahão de Moraes, e presidida pelo Senhor Diretor.


ASSISTÊNCIA ADMINISTRATIVA

Resultado da eleição para representantes dos servidores não-docentes e suplentes junto à Congregação do IFUSP ocorrida em dia 03 de março de 1999:

Grupo Básico: José Santos de Matos (Titular) e Demóstenes José de Melo (Suplente);

Grupo Técnico: não houve inscritos;

Grupo Superior: Odair Gimenes Martins (Titular).

Ellen Gobato

Assistente Administrativa


BIBLIOTECA

VISITAS MONITORADAS À BIBLIOTECA

Informamos que as visitas à Biblioteca continuam, basta agendar no balcão de empréstimos. As visitas estão sendo realizadas entre 10 e 16h.


COMISSÃO DE PESQUISA

A Comissão de Pesquisa dispõe de algumas bolsas de Iniciação Científica dentro do programa PIBIC, com duração máxima de quatro meses. Os Orientadores interessados deverão submeter à Comissão de Pesquisa: nome, histórico escolar e projeto de pesquisa do candidato, até o dia 25/03/99.

Prof. Alejandro Szanto de Toledo

Presidente da Comissão de Pesquisa


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Cursos e Eventos realizados por países estrangeiros

Informamos que temos em nossa Secretaria, para consulta, cópia do Ofício no 076/99acd/capes onde se encontra anexada a relação de cursos e eventos no exterior realizados por países estrangeiros.

VII Programa de Becas Mutis

Para o biênio 1999/2000, temos em nossa Secretaria, para consulta, cópia do VII Programa de Becas Mutis - VII Programa de Bolsas oferecido pela Agência Espanhola de Cooperación Internacional.

Suspensão de Concessão de Bolsas da CAPES

Recebemos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação cópia do Ofício-Circular no 026/99/PR/CAPES, que comunica a suspensão, durante o mês de março, da concessão de bolsas para o exterior, inclusive nas modalidades de Doutorado-Sanduíche, Pós-Doutorado, Estágios de Curta Duração e Auxílio Viagem.

Exame de Qualificação

Comunicamos que o exame de qualificação para doutoramento será realizado no horário das 14 às 18 horas, no Ed. Principal - Ala Central, nas seguintes datas:

16/03/99 - terça-feira - Mecânica Quântica - Sala 202

19/03/99 - sexta-feira - Termodinâmica e Mecânica Estatística - Sala 213

23/03/99 - terça-feira - Mecânica Clássica - Sala 202

26/03/99 - sexta-feira - Eletromagnetismo - Sala 213


COLÓQUIO

"O NÚCLEO NOS SEUS LIMITES: PEQUENOS PASSOS NA DIREÇÃO DAS ESTRELAS"

Prof. Alejandro Szanto de Toledo, DFN-IFUSP

18.03.99, Auditório Abrahão de Moraes, às 16 h

A investigação da resposta dos sistemas nucleares expostos a situações extremas se constitui atualmente na principal linha de investigação em Física Nuclear. Vários aspectos destas situações serão abordados no contexto das reações nucleares induzidas por íons pesados.

O núcleo nos seus limites em termos de massa (super pesados), spin (hiper deformados), isospin (núcleos exóticos), densidade, tamanho e temperatura (reações entre íons pesados relativísticos) faz parte das principais questões em aberto atualmente. A busca de quão pesado, longe da linha de estabilidade e quão deformado um sistema nuclear pode existir apresenta questões importantes para várias áreas da física. Em particular, alcançar o limite da densidade e temperatura que o núcleo pode suportar, se constitui talvez no maior dos desafios da área. O núcleo em condições "normais" pode ser considerado um fluido. Em altas temperaturas e/ou densidade, uma transição de fase pode ser esperada para a matéria nuclear. As conseqüências desta situação são fundamentais no entendimento da síntese dos elementos no Universo e do Big Bang, tentando-se reproduzir, no laboratório, situações encontradas nas estrelas.

Também no campo das aplicações, a Física Nuclear está de novo se tornando um aliado fundamental em áreas tão diversas e relevantes como medicina, ciência ambiental, ciência de materiais, cronologia, novas técnicas industriais para citar algumas deles.

Mostraremos como o programa do Departamento de Física Nuclear do IFUSP se enquadra nesse desafiador contexto.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"Patamares Subjetivos de Aprendizagem?"

Prof. Dr. Alberto Villani, IFUSP.

16.03.99, Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

Resumo: Várias experiências didáticas são analisadas mediante um esquema provisório com duas dimensões: Patamares de Aprendizagem e Intervenções do Professor. Os patamares de aprendizagem são definidos mediante um conjunto de características cognitivas e subjetivas, tais como relação aluno-professor, aluno-aluno, aluno-conhecimento e motivação. As intervenções do professor privilegiadas são aquelas que parecem favorecer a mudança entre patamares ou sustentar o desenvolvimento no interior de um determinado patamar.


OFICINA CENTRAL

4º Curso Básico de Desenho Técnico Mecânico

Responsável: Miguel Rodrigues da Silva (funcionário da Oficina Central)

Inscrição: 15 a 19 de março de 1999 - 9h30min às 18h30min - sala 339 A - Ala I

Início do Curso: 29/03/99

Duração: 36 aulas

Nº máximo de participantes: 20

Horário das aulas: segundas, quartas e sextas - das 10h às 12h

Maiores informações: Ellen - ramal 7065 ou Miguel - ramal 6731

Prof. Nemitala Added

Coordenador da Oficina Central


IME/USP

COLÓQUIO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA APLICADA - IME/USP

"A Equação de Hill em um Problema Clássico de Mecânica Quântica

alguns Resultados em Problema Clássico de Análise"

Prof. Dr. João Carlos Alves Barata, IFUSP

19.03.99, Auditório Antonio Gilioli , Sala 247/262 - Bloco A - IME-USP, das 16h às 17h


SEMINÁRIO

Seminário: Mestrado Profissionalizante - USP

15.03.99, Anfiteatro da Escola Politécnica - Prédio da Administração, às 9h

Este seminário representa mais um esforço da comunidade USP, através dos Representantes Discentes e da Associação de Pós-Graduandos, em fornecer subsídios para melhor entendimento do que seja o Mestrado Profissionalizante e de suas conseqüências no sistema de pós-graduação. Esta nova modalidade de curso stricto-sensu terá ênfase no caráter terminal e pretende servir como um novo catalisador na interação entre Universidade e Sociedade. Evidentemente, nesta relação está previsto um aporte majoritário ao "mercado", representado pelas empresas privadas, como força hegemônica do nosso tempo. A partir daí surge um amplo leque de temas a serem discutidos, visto a dicotomia existente nos objetivos destas instituições e que se refletem em praticamente todas as características do Mestrado Profissionalizante. O tema é importante pois oferece a oportunidade de refletir sobre os problemas da pós-graduação, das políticas de financiamento e diretrizes do sistema de ensino superior (BID, BIRD, CNPq, CAPES, etc.) e sobre a relação possível entre Universidades e Empresas.

Estão previstos dois períodos de trabalhos. O turno da manhã está destinado às palestras do Magnífico Reitor Prof. Dr. Jacques Marcovitch e Pró-Reitor Prof. Dr. Hector F. Terenzi, seguidas de debate. A parte da tarde está reservada à apresentação e discussão de quatro projetos de Mestrados Profissionalizantes propostos à Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

O programa do seminário e algumas informações sobre Mestrado Profissionalizante estão disponíveis em www.usp.br/prpg/apg.html.

Renato Teixeira Vargas - Poli

Ruy Morgado de Castro - IF

Representantes Discentes no CoPGr


CCE

Ofício Circular DAT/1699/CCE, datado de 01 de março de 1999:

"Senhor(a) Diretor(a)

Como de praxe, estão sendo renovadas no mês de março as autorizações para o uso de correio eletrônico no CCE pelos docentes da Universidade. Nesta mesma ocasião, deverão ser renovadas as autorizações para acesso à USPnet por linha discada (telefone) através do CCE, para aqueles docentes que não são usuários do correio eletrônico do CCE.

Na tentativa de simplificar o processo para os usuários, estamos modificando o procedimento a partir deste ano. Seguem em anexo listas com os nomes dos docentes da Unidade que usam o servidor de correio eletrônico do CCE, ou dos que utilizam o acesso por linha discada, que devem ser renovados, se o docente assim o desejar.

As listas estão separadas por departamento, com a exceção de uma lista que reúne os nomes dos docentes dos quais não dispomos dos dados cadastrais completos. Todas as listas deverão ser assinadas, e eventualmente corrigidas pelos interessados, e encaminhadas de volta para o CCE pela sua Diretoria até 1o de abril, impreterivelmente.

Contamos com a sua habitual colaboração na distribuição das listas e divulgação do novo procedimento, bem como na devolução das mesmas no prazo. Os docentes que não assinarem a lista terão seus códigos e habilitações cancelados.

Para novos usuários dos dois sistemas, o procedimento de cadastramento continua o mesmo anterior, ou seja, deve ser feito através de formulários que podem ser obtidos em ftp://ftp.usp.br/pub/userutil/doc/solicitacao.ps ou ftp://ftp.usp.br/pub/userutil/doc/habilitacaof.ps

Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

Atenciosamente,

Profa.Dra. Marília Junqueira Caldas

Coordenadora"

OBS. AS LISTAS SERÃO ENCAMINHADAS, PELA DIRETORIA, ÀS SECRETARIAS DE DEPARTAMENTO PARA ASSINATURA DOS DOCENTES


OPINIÃO

Estágio docente para bolsistas da CAPES

Como presidente da CPGI, recebi nesta semana cópia de documento da presidência da CAPES dirigida ao Reitor. Reproduzo alguns pequenos trechos:

"Como é do conhecimento de Vossa Magnificência, o Programa de Demanda Social da CAPES tem por objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível necessários ao País. (...) Conforme anunciado pelo Senhor Ministro Paulo Renato Souza, esta Agência decidiu incluir como cláusula no convênio mantido com essa Instituição, a exigência do estágio docente, a ser aplicado nos cursos de graduação, para todos os bolsistas do Programa de Demanda Social da CAPES. Assim sendo, solicito que (...) tomem providências para: "Instituir o estágio de docência na graduação, para os alunos de pós-graduação, em um prazo de 06 (seis) meses, obrigatório aos bolsistas desta Agência. Este estágio deverá estar articulado ao Programa de pós-graduação, com vistas à formação dos pós-graduandos."

O documento vem acompanhado de um anexo que apresenta as "diretrizes para implantação do estágio"; resumo: i. pode ser de um semestre para mestrado e de dois para doutorado; ii. "deve ser realizado sem prejuízo do tempo de titulação do bolsista"; iii. "deve ser supervisionado pelo orientador do bolsista."

Tomo a liberdade de emitir minha interpretação sobre essa deliberação unilateral da CAPES, que repassa aos bolsistas e aos programas de pós-graduação uma decisão caracteristicamente político-econômica do governo federal, no caso na figura do ministro Paulo Renato, disfarçada de medida pedagógica. Aparentemente, como afirma a abertura do documento, estaria se implementando algo que consta até do nome da própria Fundação. Creio que seria uma leitura ingênua de tal deliberação. A formação de pessoal tanto em graduação como em pós-graduação, a menos de críticas diferenciadas sobre orientação que poderíamos emitir, sempre foi de bom nível e contribuiu, na medida do possível, para as demandas do país. É claro que poderíamos acrescentar que seria bom para a formação de nossos futuros alunos de pós que ministrassem aulas em caráter de treinamento. Aliás, muitos de nós começamos nossas atividades exatamente dessa maneira: mesclando, na medida do possível, nossas atividades de pesquisa, com o ensino, como monitores, e com a cultura, participando de colóquios e seminários complementares à nossa formação. Agora, em nenhum momento houve deliberação de obrigatoriedade de atividade docente ou cultural! Neste momento em que a universidade pública se vê ameaçada por falta de recursos de toda ordem (manutenção predial, assinaturas de revistas, entre outras) e, principalmente, dos recursos necessários para a contratação de docentes, digo que, abreviando as palavras para não me estender em demasia, tal deliberação se insere no barateamento e desqualificação do trabalho docente que já vínhamos assistindo com os "monitores docentes", "professores conferencistas" (na UNESP, segundo me informaram) e outras formas irregulares de docência, além do achatamento de nossos salários.

Acreditei que não poderia deixar de partilhar com os colegas mais uma decorrência nefasta do modelo econômico do FMI implantado entre nós por ilustres ex-colegas docentes.

João Zanetic

Presidente da CPGI


ATIVIDADES DA SEMANA


3a. FEIRA, 16.03.99


Seminário de Ensino
"Patamares Subjetivos de Aprendizagem?"
Prof. Dr. Alberto Villani, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

SEMINÁRIO (MINI-CURSO) DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCX) - DFE
"Ferroelectricity in Liquid Crystals II". Topics: 1. Bookshelf geometry and SSFLC; 2. Chevron formation; 3. Helix unwinding and solitons; 4. Smc*-films
Dr. Arun Roy - Pós-Doutorando, IFUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

Seminário do Grupo de Física Nuclear Teórica e Fenomenologia de Partículas Elementares (FINPE) - DFE/DFNC
"Giant Resonances in Atomic Clusters"
Prof. Dr. V.O. Nesterenko, Joint Institute for Nuclear Research - Dubna, Rússia
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 17.03.99

SEMINÁRIO DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA
"Cilindros: Segurança e Manuseio"
José Henrique Prado - White Martins
Ed. Principal, Ala Central, Sala 213, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Yuri Alexandrovish Barbosa
"Superposição Generalizada de Dois Estados Comprimidos Arbitrários"
Comissão Examinadora: Profs.Drs. Gil da Costa Marques (orientador), Adilson José da Silva e Diógenes Galetti
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


5a. FEIRA, 18.03.99

COLÓQUIO
"O Núcleo nos seus Limites: Pequenos Passos na Direção das Estrelas"
Prof. Alejandro Szanto de Toledo, DFN-IFUSP
Auditório Abrahão de Moraes, às 16h
Ver resumo página 2


6a. FEIRA, 19.03.99

TESE DE DOUTORADO
Reynaldo Daniel Pinto
"Comportamento Complexo na Experiência da Torneira Gotejante"
Comissão Examinadora: Profs.Drs. José Carlos Sartorelli (orientador), Silvio Roberto de Azevedo Salinas, Constantino Tsallis, Paulo Murilo de Castro Oliveira e Sérgio Machado Rezende
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P

Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas

Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 / e-mail: bifusp@if.usp.br