bIFUSP

ANO XVIII - No.14 - 28/05/1999


ÍNDICE


DIRETORIA

Com grande pesar comunicamos o falecimento do Prof. Eugênio Lerner, ocorrido no domingo passado, dia 23 de maio, aqui em São Paulo. O funeral foi realizado no mesmo dia, no Crematório do Cemitério de Vila Alpina. O Prof. Lerner formou-se em Física em 1956 pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Após breve permanência no CBPF, em 1959 veio trabalhar em São Paulo, como Assistente do Prof. Cesar Lattes na Cadeira de Física Superior, participando da instalação do Laboratório de Emulsões Nucleares, no antigo Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. Em 1961 foi trabalhar em física experimental de baixas temperaturas, na Ohio State University, em Columbus, Ohio, EUA, sob a direção do Prof. John Daunt, conhecido especialista da área, que havia participado da instalação do laboratório de baixas temperaturas aqui na USP. Obteve o doutoramento em 1966. Permanecendo nos Estados Unidos, trabalhou em algumas indústrias antes de aceitar uma posição no Stevens Institute of Technology, em Hoboken, New Jersey, onde montou um centro de criogenia e desenvolveu pesquisas sobre filmes finos. Juntamente com Daunt, recebeu o "Ottens Award", concedido pelo Stevens Institute por suas contribuições no campo da criogenia. Voltando ao Brasil em 1973, tornou-se Professor Titular do Instituto de Física da UFRJ, onde montou um laboratório de baixas temperaturas e desenvolveu trabalhos sobre transições de fases em sistemas bidimensionais. Foi Diretor do Instituto de Física da UFRJ em duas ocasiões. Na década de setenta, foi Secretário Geral e depois Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Física, contribuindo para o estabelecimento dos projetos de reuniões científicas e de publicações da SBF. Desde 1980, era Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, em Campos, no Rio de Janeiro. Mais recentemente, após sua aposentadoria na UFRJ, voltou a radicar-se em São Paulo, aceitando o desafio de implantar uma universidade privada de características inovadoras, mantendo cursos de graduação e de pós-graduação, com atividades de ensino, pesquisa, e extensão de serviços à comunidade. A doença que o atingiu teve características fulminantes, impedindo que completasse os novos projetos, iniciados com entusiasmo e competência. Seu desaparecimento é uma enorme perda para a nossa comunidade acadêmica. Sua ausência será muito sentida pelos familiares e amigos. O Prof. Lerner era casado com a Profa. Yvonne Barra Lerner, tinha dois filhos e três netos.

Agradecemos a colaboração dos vários colegas da comunidade do IFUSP que atenderam ao apelo para doação de sangue ao hospital em que o Prof. Lerner esteve internado.

Ivan Cunha Nascimento e Silvio R. A. Salinas


ASSISTÊNCIA ACADÊMICA

- Expira em 05/07 o prazo para inscrição ao concurso de Professor Titular junto ao FEP.

- Em 25/05 foi realizada no Instituto de Física a primeira fase da escolha dos representantes dos Professores Titulares e Associados junto ao Conselho Universitário.

PROFESSOR ASSOCIADO - MS-5

PROFESSOR TITULAR - MS-6

1º Delegado: Profa. Tânia Tomé M. de Castro

1º Suplente: Prof. Vito Roberto Vanin

1º Delegado: Prof. José Roberto Leite

1º Suplente: Prof. Gil da Costa Marques

2º Delegado: Prof. Amando Siuiti Ito

2º Suplente: Profa. Ana Regina Blak

2º Delegado: Prof. Antonio M. Figueiredo Neto

2º Suplente: Prof. Alejandro Szanto de Toledo

A segunda fase será realizada na Secretaria Geral, no dia 1.o de junho.

- Os Professores Ricardo Magnus Osório Galvão e Iberê Luiz Caldas foram eleitos, respectivamente, Chefe e Suplente do FAP, com mandato até maio de 2001.

- O Professor Mário José de Oliveira foi eleito Chefe do FGE com mandato também até maio de 2001.


BIBLIOTECA

PRODUÇAO CIENTÍFICA - 1998

Informamos que o cadastramento da Produção Científica de 1998 do Instituto de Física encontra-se em etapa final, totalizando até o momento 719 registros.

Aproveitamos para agradecer a todos os docentes e pesquisadores que nos forneceram publicações em doação, auxiliando-nos assim a assegurar a disponibilização destas informações.

Lembramos aos docentes e pesquisadores, que o Serviço de Biblioteca e Informação está apto a fornecer produtos em diferentes meios, ordenados e formatados de diferentes maneiras a partir de uma determinada base bibliográfica. As solicitações poderão ser encaminhadas ao Setor de Atendimento ao Usuário, ramal 6923, ou através do e-mail bib@if.usp.br.


COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DISCIPLINAS - CAD

Em abril deste ano a Comissão de Avaliação de Disciplinas (CAD) passou um questionário de avaliação das disciplinas teóricas do curso de Bacharelado em Física. Dos 1046 alunos matriculados, 625 responderam ao questionário. Por sugestão da Comissão de Graduação, os resultados foram enviados, individualmente, para os professores responsáveis dos cursos. Com isso a CAD espera contribuir para a melhora do ensino de Física no Instituto.

Algumas opiniões expressas por parte dos alunos merecem destaque. Alunos que cursam mais de uma vez a mesma disciplina comentam que o conteúdo abordado é ministrado com enfoques completamente diferentes, a ponto do material utilizado num semestre não poder ser aproveitado no outro. Além disso, os professores não cumprem integralmente as ementas e transmitem aos alunos somente aquilo que acham "mais interessante". Esse comportamento, na opinião desses alunos, torna o curso fragmentado. Também se coloca que os mesmos tópicos são vistos em disciplinas distintas mostrando a necessidade de uma maior coordenação de cursos para evitar repetições desnecessárias. Recursos computacionais e audio-visuais deveriam ser utilizados como complemento didático. A implementação de cursos com alto grau de informatização deveria ocorrer de forma gradual e sob constante avaliação. Várias sugestões apontam para a conveniência de cursos de férias ou complementares que poderiam, eventualmente, solucionar os problemas de disciplinas com alto índice de reprovação e de desistência.

A CAD agradece a todos que colaboraram neste processo de avaliação e espera contar futuramente com contribuições e críticas para o seu aprimoramento.


COMISSÃO DE GRADUAÇÃO

Ficam abertas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, de 26/05 à 14/06/99, as inscrições para participação de estudantes de pós-graduação da USP no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (Portaria GR.3141 de 05/11/98). Poderão inscrever-se no programa alunos regularmente matriculados em cursos de pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado.

Os candidatos serão selecionados pela Comissão Coordenadora da Unidade, que aprovará os projetos e acompanhará o estágio dos estudantes. Aos alunos que concluírem satisfatoriamente o projeto, a CPG outorgará 3 créditos para estudantes no mestrado e 4 créditos aos alunos do programa de doutorado no IFUSP. Os alunos da pós-graduação interessados deverão inscrever-se na Secretaria de Graduação do IFUSP, sala 201, Ala II do Edifício Principal, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de 2a. à 6a. feiras.


COMISSÃO DE PESQUISA

- Estão abertas as inscrições para bolsas de Iniciação Científica (programa PIBIC) para o período 1999/2000.

Os orientadores interessados devem enviar seu nome e do bolsista para a CPq até 11/06/99 (Edifício Principal, Ala I, 1.o andar, sala 341, com Fátima ou Olga, ou pelo e-mail: ellen@if.usp.br. Nessa etapa não é necessário apresentar plano de pesquisa (que será solicitado posteriormente).

Prof. Alejandro Szanto de Toledo

Presidente da CPq


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

- Estarão abertas de 01 a 25/06/1999 as inscrições para bolsas de Mestrado/Doutorado do CNPq/CAPES e para as novas matrículas no curso de Pós-Graduação de Física em Mestrado/Doutorado para o 2O. semestre de 1999. Os interessados deverão fazer sua inscrição junto à Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP.

- Os pedidos de prorrogação de bolsas do CNPq/CAPES de Mestrado, quando for o caso, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 01 a 25/06/99.

Bolsas de Estudo no Exterior

- Temos em nossa Secretaria cópia do fax enviado pela Divisão de Formação e Treinamento (DFTr) do Ministério das Relações Exteriores e recebido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, contendo informações sobre Bolsas de Estudo no Exterior (vide site http://www.dct.mre.gov.br/dftr/dftrl.htm).

Relação de Cursos e Eventos no Exterior

- Recebemos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação cópia dos ofícios nos 184/99/ACD e 202/99/ACD, enviados pela CAPES informando a relação de cursos e eventos no exterior oferecidos por países estrangeiros.

BOLSA DE PESQUISA - Pós-Graduação

O Governo do Japão, através de seu Ministério da Educação (MONBUSHO), está oferecendo bolsa de estudos para brasileiros que queiram aprofundar seus conhecimentos junto às universidades japonesas. Maiores informações encontram-se à disposição dos interessados nas Secretarias dos Departamentos.

Prof. Ernst Hamburger

Representante do IF junto ao COCEx


SEMINÁRIO ESPECIAL DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA

"Assessment of Material Properties by 3D X-ray Computed Tomography"

Roger Johnson, Assistant Professor, Biomedical Engineering Department

Marquette University, Milwaukee, Wisconsin

31.05.99, Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 10h

Conebeam x-ray microtomography, a new method for high-resolution computed tomography (CT) scanning, provides the capability to acquire three-dimensional images of the interior features of objects. Specimens may be of any shape ranging from flat to spherical. The datasets which result may then be digitally processed to enhance the contrast of the features of interest and sliced so that any plane through the object may be viewed at the desired resolution. This mode of data visualization allows sizes and densities of the features of interest to be measured. Alternatively, surface renderings of object features may be produced and displayed to give a three-dimensional appreciation of the spatial relationships within the object. Conebeam x-ray microscopy allows the rapid acquisition of two-dimensional images which are projections of the specimen resembling ordinary clinical radiographs, but exhibiting micron-order spatial resolution. This technique is particularly useful for relatively thin or flat specimens, or objects possessing radial symmetry. The microtomograph operates by illuminating the object with an uncollimated, microfocal x-ray source so that the densities present in the entire object are projected onto the pixels of an imaging (two-dimensional) x-ray detector. Projections, or views, of the object are obtained from many angles by relative motion between the object and the source-detector assembly, preferably by rotating the object through 360 degrees. The object volume is then reconstructed from all the views using a three-dimensional, conebeam image reconstruction algorithm. Microscopic CT scanning provides a noninvasive method of sample analysis. Depending upon sample size and x-ray lucency, spatial resolution of less than one micron in planar projections and eight microns (approximately the diameter of a red blood cell) in the three-dimensional reconstruction may be obtained. Specimens may be imaged wet and at atmospheric pressure, introducing the potential to image small living animals and other unfixed specimens. Applications include a variety of medical research areas such as morphology and pathology of vascular nets and microstructural analysis of trabecular bone in bone metabolic diseases such as postmenopausal osteoporosis. Conebeam CT also has applications in the nondestructive evaluation of semiconductors and microelectronic components. This presentation will provide an overview of the application of high-resolution x-ray CT in biomedical research. Instrument design issues will be explored, particularly tradeoffs concerning the digital x-ray detector, and sample images will be shown.


SEMINÁRIO DE ENSINO

"REFLEXOS POÉTICOS NO ENSINO DE FÍSICA: IMAGENS DO CAMPO ELETROMAGNÉTICO"

Prof. Fernando Cesar Ferreira, IFUSP-FEUSP

01.06.99, Auditório Adma Jafet, às 16h

Este trabalho investiga algumas das relações entre o Ensino de Física e diferentes linguagens. Discute-se o papel das metáforas e analogias como valiosas ferramentas para o ensino e compreensão de conceitos físicos, abrindo novas perspectivas para torná-lo mais atraente.


CENTRO DE COMPUTAÇÃO

SOFTWARE DA MICRO$OFT

Temos recebidos alguns ofícios da Micro$oft chamando a atenção sobre anúncios de cópias piratas de seus softwares e sobre a possibilidade que temos de adquirir estes produtos com desconto através de programa educacional. Este aumento de atenção parece indicar que esta companhia está olhando de mais perto a questão das licenças. Queremos lembrar que a responsabilidade pela legalidade do software instalado num PC é do responsável pelo PC.

Nesta linha, a USP lançou um programa de licenciamento de softwares da Micro$oft em que o CCE instala e configura o programa. A licença deve ser paga via repasse de verba, o que limita um bocado o uso de reservas técnicas mas ainda assim oferece uma saída para satisfazer a Micro$oft a um preço que está abaixo do preço obtido com desconto educacional em lojas. A desvantagem deste sistema é que apenas o programa é instalado, não se recebe nem a mídia nem os manuais. Este programa chama-se "Programa Select Educacional da Microsoft" e está descrito (com tabelas de preços) na pagina www.recad.usp.br/select, acessível somente a partir de micros recad. Pode-se fazer consultas via e-mail para consulta_select@usp.br.

A alternativa da compra de programas com desconto em lojas custa um pouco mais caro mas inclui a mídia e os manuais. Mas cuidado com quem vende estes produtos, para que não sejam cópias piratas. Verifiquem o preço com diversos distribuidores, pois há bastante diferença de preços. Alguns produtos existem nas livrarias da Edusp. Quero aproveitar a ocasião para recomendar fortemente que não comprem software na loja PlugUse devido a um caso comprovado de desonestidade: bons preços num formulário a ser preenchido e assinado (para ter direito a software com desconto educacional) que diferem do preço real cobrado na compra, cerca de duas vezes maior.

Philippe Gouffon


USP fala sobre MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A Universidade de São Paulo está promovendo mais um evento da série "USP fala sobre...". O tema será "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável". O objetivo é oferecer à comunidade externa a oportunidade de conhecer as propostas da USP para essa questão. A programação envolve três mesas:

Mesa 1: Meio Ambiente Urbano

Mesa 2: Biodiversidade e Manejo Ambiental

Mesa 3: Instrumentos de Gestão Ambiental

O evento será realizado no dia 14 de junho, das 13 às 17h, na sala do Conselho Universitário. Para debater e criticar o conjunto de propostas apresentadas, serão convidados, além de toda a comunidade uspiana, representantes e autoridades da área. É esperada grande repercussão. Todos os professores que possuam produção acadêmica abrangida pelo tema estão convidados a resumir resultados e as propostas políticas e apresentá-los em texto de até 2 páginas em Arial 11 e espaçamento de 1,5. Deverá constar também nome(s) do(s) autor(es), endereço eletrônico, departamento e unidade. Apenas os textos enviados estritamente de acordo com essas orientações acima serão aceitos. Maiores informações com Inês Iwashita, pelo e-mail: ineshita@usp,br, fones 818-4201 e 818-4440.


ATIVIDADES DA SEMANA


2a. FEIRA, 31.05.99

SEMINÁRIO ESPECIAL DO GRUPO DE BIOFÍSICA E FÍSICA MÉDICA
"Assessment of material properties by 3d x-ray computed tomography"
Dr. Roger Johnson, Biomedical Engineering Department, Marquette University, Milwaukee, Wisconsin
Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 10h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Ana Helena de Campos
"Um estudo do sistema: as limitações do modelo de loy"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Carlos Ourivio Escobar (orientador), Marina Nielsen e Rogério Rosenfeld
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

DISSERTAÇÃO DE MESTRADO
Thomás Augusto Santoro Haddad
"Comportamento crítico universal em ferromagnetos de Potts com interações aperiódicas"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Sílvio Roberto de Azevedo Salinas (orientador), Walter Felipe Wreszinski e Roberto Fernandes Silva Andrade
Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 14h


3a. FEIRA, 01.06.99

Seminário de ensino
"Reflexos poéticos no ensino de física: imagens do campo eletromagnético"
Prof. Fernando Cesar Ferreira, IFUSP-FEUSP
Auditório Adma Jafet, às 16h

Seminário do Grupo de FluÍdos Complexos (GFCx) - DFE
"Molhagem de superfície por ferrofluido"
Márcia Magalhães, IFUSP
Ed. Basílio Jafet, Sala 105, às 16h

"Produção de um pion e potencial de três núcleons no modelo signa não-linear"
Sebastian Carron, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 17h


4a. FEIRA, 02.06.99

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MATEMÁTICA
"Higgs boson search within sm and mssm at hadron colliders"
Dr. Alexander Belyaev, IFT-UNESP
Ed. Principal - Ala Central, Sala Prof. Jayme Tiomno, às 14h

Seminário do Grupo de Mecânica Estátistica
"O modelo ANNNI com spin 1 e campo cristalino aleatório"
Nelson Alves Jr., IFUSP
Ed. Principal, Ala I, Sala 312, às 14h

TESE DE DOUTORADO
Ângela Emília de Almeida Pinto
"Excitações de dipolo "low-lying" para o núcleo deformado de 153Eu, estudadas por experimentos de ressonância fluorescente"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Sílvio Bruni Herdade (orientador), Manoel Tiago Freitas da Cruz, Celso Luiz Lima, Luiz Paulo Geraldo e Roberto Meigikos dos Anjos
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h

SeminÁrio Conjunto dos LaboratÓrio de Óptica e de Ótica QuÂntica e Não-Linear
"Atividades em optoeletrônica e óptica difrativa da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC"
Profs. Luiz Gonçalves Neto e Murilo A. Romero, EESC - USP
Ed. Principal, Ala I, Sala 312, 14h30

SEMINÁRIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Transferência elástica: uma componente não-dispersiva no potencial óptico e seu efeito no espalhamento elástico 12C+24Mg"
Profa. Dra. Alinka Lepine, IFUSP
Ed. Pelletron, Sala 156, às 16h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 / e-mail: bifusp@if.usp.br

Home page: www.if.usp.br