bIFUSP

ANO XVIII - No.33 - 29/10/1999


ÍNDICE


ASSISTÊNCIA OPERACIONAL

FALTA DE ENERGIA ELÉTRICA

Devido à implantação da rede subterrânea de eletricidade na Cidade Universitária, os seguintes setores do Instituto de Física sofrerão interrupção de energia elétrica no período das 7h às 17h, no dia 04/11/99 (QUINTA-FEIRA): Edifício Principal Ala I, Ala Central, Ala II, Edifício Oscar Sala, Biblioteca, Restaurante do COSEAS. Neste dia, também será interrompido o fornecimento de energia elétrica, das 12h às 14h, nos seguintes prédios: Edifício Basílio Jafet, Van der Graaff, Conjunto Alessandro Volta, Mario Schenberg e Departamento de Física dos Materiais e Mecânica.

Caso os serviços a serem efetuados sejam concluídos antes do tempo previsto, a Prefeitura garante que o fornecimento da energia elétrica poderá ser restabelecido antes das 17h.


DIRETORIA

No último dia 22 de outubro foi publicado o pedido de aposentadoria da Profa. Yassuko Hosoume, do Departamento de Física Experimental. Agradecemos a sua dedicação ao Instituto e à carreira docente.


ASSISTÊNCIA FINANCEIRA

Seção de Convênios

No Diário Oficial do Estado, Seção I, de 27.10.99 foi publicada a resolução 4715, de 22.10.99, que disciplina os convênios e os contratos de prestação de serviços em que a Universidade de São Paulo figura como contratada, regulamentando a tramitação interna e a contratação de pessoal com verba de convênio.

Seção de Patrimônio

A incorporação de equipamentos/materiais permanentes adquiridos com recursos de auxílios individuais da FAPESP e do CNPq é feita mediante apresentação dos seguintes dados e documentos:

Documentos:

Dados: Título do Projeto - Vigência (Data início e data fim) - Data da Prestação de Contas

Encaminhados estes documentos e dados à ATF, será aberto processo RUSP e submetido a apreciação do CTA e aprovação da CODAGE (Reitoria).

Se aprovado em todas as instâncias, o auxílio individual será cadastrado no Sistema Mercúrio e enviado à Seção de Patrimônio para incorporação de quaisquer bens.


COMISSÃO DE PESQUISA

O 7o Simpósio de Iniciação Científica da USP, SICUSP-1999, será realizado em novembro, nos dias 8 a 10 (Exatas e Engenharia - São Paulo), 9 e 10 (Agropecuária - Piracicaba), 11 e 12 (Ciências Humanas e Humanidades - São Paulo) e 12 (Ciências Biológicas - Ribeirão Preto).

O 7o SICUSP-1999 estará se constituindo no 1o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, contando com a participação de alunos de graduação da "The State University of New Jersey - Rutgers". Dos quatro eventos, as comissões locais selecionarão 110 alunos (50 de Exatas e Engenharia e 20 de cada um dos demais eventos), que receberão Menção Honrosa em evento especial que se realizará em São Paulo, no final de novembro próximo. As comissões locais selecionarão 10 alunos da USP (40 no total). Avaliadores externos à USP escolherão, em fevereiro de 2000, 10 nomes, dentre os pré-selecionados, para participar, dentro de uma promoção conjunta entre a USP e a "The State University of New Jersey - Rutgers", das atividades de Iniciação Científica da referida universidade, que acontecerão no final de abril de 2000, nos EUA. Os critérios básicos para o processo final de seleção incluirão avaliação da participação do aluno no 7o SICUSP, atividade acadêmica anterior, criatividade e relevância do projeto, metodologia e desenvolvimento, apresentação dos resultados e histórico escolar.


BIBLIOTECA

XEROX DA BIBLIOTECA

Na próxima 4a-feira (03/11), os usuários não cadastrados na xerox da Biblioteca poderão contar com serviços de xerox terceirizados, administrados pelo Waldir do CEFISMA, em caráter experimental.

As duas máquinas da Biblioteca serão transferidas para área mais ampla, localizada atrás das estantes compactadas e, oportunamente, serão substituídas por duas máquinas novas.

A Biblioteca encaminhará nota sobre recadastramento das senhas em futuro próximo.


COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSCRIÇÕES E BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DO CNPq e CAPES PARA 2000

BOLSAS DE MESTRADO

Estarão abertas de 03 a 19/11/99 as inscrições para bolsas de Mestrado do CNPq/CAPES e para as novas matrículas no curso de Pós-Graduação de Física em Mestrado para o 1o Semestre de 2000. Os interessados deverão fazer sua inscrição junto à Secretaria de Pós-Graduação.

Os pedidos de renovação de bolsas do CNPq/CAPES de Mestrado, quando for o caso, deverão ser entregues na Secretaria de Pós-Graduação do IFUSP de 03 a 19/11/99. Os relatórios de atividades também devem ser entregues, na mesma Secretaria, durante esse período. Os relatórios deverão seguir o roteiro abaixo sugerido e aprovado em Reunião da Comissão de Pós-Graduação:

a) resumo do plano de pesquisa;

b) resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas até o relatório anterior (a partir do 2o relatório);

c) resumo das atividades de pesquisa desenvolvidas durante o período do relatório;

d) avaliação por parte do plano já desenvolvido, indicando claramente quanto ainda falta para completar o plano proposto e o programa de atividades para o próximo período (no caso de solicitação de renovação de bolsa);

e) resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas até o relatório anterior (a partir do 2o relatório);

f) resumo das atividades acadêmicas desenvolvidas durante o período do relatório;

  1. apêndices: colocar em apêndices, quando for o caso, descrição detalhada de cálculos ou medidas desenvolvidas, capítulos de tese, trabalhos enviados para publicação etc., desenvolvidas durante o período do relatório.

BOLSAS DE DOUTORAMENTO

Os bolsistas que não solicitaram renovações de bolsas devem encaminhar os seus relatórios de atividades à CPG entre 03 e 28 de janeiro de 2000.

As solicitações de renovações ou bolsas novas, da CAPES, devem ser encaminhadas à Secretaria da CPG entre 03 e 28 de janeiro de 2000. Os relatórios de atividades devem ser entregues, na mesma Secretaria, durante esse período.


PROVÃO

No dia 16 de novembro, no Auditório FEA-5, a partir das 9h, será realizado o 1o Seminário "O Provão e a USP".


ATIVIDADES DA SEMANA


4a. FEIRA, 03.11.99

SEMINARIO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA NUCLEAR
"Potencial de proximidade generalizado"
Prof. Dr. Luiz Carlos Chamon, IFUSP
Ed. Oscar Sala, Sala 156, às 16h

SEMINÁRIO DO GRUPO DE FLUIDOS COMPLEXOS (GFCx) - DFE
"Molhagem de superfícies de vidro por fases esponja"
Márcia Magalhães, IFUSP
Ed. Principal, Ala II, Sala 335, às 16h


6a. FEIRA, 05.11.99

Tese de doutorado
Karla Maria Longo
"Estudos de aerossóis e gases traços na atmosfera da bacia Amazônica: influências das circulações regionais e de larga escala"
Comissão Examinadora: Profs. Drs. Paulo Eduardo Artaxo Netto (orientador), Mauro Sérgio Dorsa Cattani, Plínio Carlos Alvalá (INPE), Carlos Afonso Nobre (INPE) e Tânia Mascarenhas Tavares (UFBA).
Ed. Principal, Ala II, Sala 209, às 14h


B I F U S P - Uma publicação semanal editada pelo IFUSP

Responsável: Prof. Silvio R. A. Salinas - Coordenador: Prof. Hercílio Rodolfo Rechenberg

Diagramação: Rosangela Trevisan Rodrigues

São divulgadas no BIFUSP as notícias encaminhadas até 4a feira, às 12h, impreterivelmente

Tel: 818-6900/6907 - Fax: 818-6701 - e-mail: bifusp@if.usp.br - Home page: www.if.usp.br