EDITAL CONCURSO PROFESSOR DOUTOR - AAA/IF/005/2003

ABERTURA DE INSCRIÇÕES AO CONCURSO DE TÍTULOS E PROVAS VISANDO O PROVIMENTO DE UM CARGO DE PROFESSOR DOUTOR, NO DEPARTAMENTO DE FÍSICA APLICADA DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

 

O Diretor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo torna público a todos os interessados que, de acordo com o decidido pela 360a Congregação em sessão extraordinária realizada em 18/06/2003, estarão abertas, pelo prazo de 90 (noventa) dias, a contar da primeira publicação deste edital, as inscrições ao concurso público de títulos e provas para provimento de um cargo de Professor Doutor, em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa, referência MS-3, cargo nş 1008480, com salário de R$4.776,06, junto ao Laboratório de Cristalografia do Departamento de Física Aplicada, na área de Cristalografia, correspondendo à investigação estrutural de sistemas orgânicos e inorgânicos utilizando técnicas experimentais de espalhamento de raios X, nos termos do art. 125, § 1ş, do Regimento Geral da USP, e o respectivo programa que segue:

Física IV (FAP 212 - IF) - Equações de onda no vácuo. Materiais dielétricos e materiais magnéticos. Equação de uma onda em meios materiais. Reflexão e refração. Princípios de Huygens e de Fermat. Interferência. Coerência. Difração. Lei de Bragg. Radiação emitida por cargas aceleradas. Eletromagnetismo e relatividade.

Física IV (FAP 2296 - Poli)- Ondas eletromagnéticas no vácuo e em dielétricos. Polarização. Reflexão e refração. Interferência. Difração. Bases da Mecânica Quântica. Spin do elétron e princípio de Pauli. Números quânticos. Tabela periódica dos elementos. Desintegração nuclear.

Eletromagnetismo (FAP 372) - Interação elétrica. Energia no campo, o dipolo elétrico. Interação magnética. Movimento de uma carga em um campo magnético. Interação magnética entre correntes e entre cargas. Campos eletromagnéticos estáticos na matéria. Polarização. A lei de Ampère na forma diferencial. Ondas eletromagnéticas. Energia e quantidade de movimento de uma onda eletromagnética. Radiação de dipolo. Radiação da carga acelerada. Campos eletromagnéticos dependentes do tempo. As leis de Maxwell em forma diferencial. Reflexão, refração e polarização. Interferência. Cavidades ressonantes. Guias de ondas. Difração.

 

Cristalografia (FAP 760) - Espalhamento de raios X por átomos e por conjuntos de átomos. Geometria dos cristais - difração por cristais. Intensidades difratadas por cristais - determinação de estruturas cristalinas. Métodos experimentais em difração. Difração de nêutrons lentos. Aplicações: estudos de cristais perfeitos e imperfeitos e de materiais não-cristalinos. Fontes de radiação síncrotron: característcias e aplicações. Métodos de absorção de raios X (EXAFS): aplicações ao estudo de estrutura local de matéria condensada. Técnicas básicas de difração (Debye-Scherrer, Laue, difratometria) e aplicações.

Cristalografia Aplicada (FAP 840) - Princípios da difração de raios X: espalhamento de raios X por materiais monocristalinos, policristalinos e amorfos. Técnicas experimentais: produção e detecção de raios X. Técnicas difratométricas: simulação de diagramas de pó. Determinação das distâncias interplanares. Determinação de parâmetros de rede. Noções de grupos espaciais e operação de simetria. Indexação de diagramas de pó. Análise do perfil de linha: desconvolução de fatores geométricos, tensões na rede e tamanho de grão. Análise qualitativa e quantitativa de diagramas de difração de materiais policristalinos. Análise de orientação preferencial para o caso de filmes finos. Análise de tensões e de parâmetro de super-redes. Difração de raios X a baixo-ângulo: geometria de transmissão aplicada a materiais porosos. Geometria de reflexão aplicada em sistemas de multicamadas. Método de fotografia de Laue. Orientação de cristais. Simulação de diagramas de Laue. Espalhamento de raios X por materiais amorfos: determinação da função radial de distribuição de distâncias. EXPERIMENTOS: Acondicionamento de amostras; difratograma de materiais monocristalinos, policristalinos e amorfos, na forma de cristais, pó e filmes finos; análise das intensidades e do perfil de linha; difração a baixo-ângulo: geometrias de transmissão e reflexão; método fotográfico de Laue.

O concurso será regido pelo disposto no Estatuto, no Regimento Geral da Universidade de São Paulo, e no Regimento do Instituto de Física, Resoluções nş 4.087, de 21/06/94 e 4.265 de 03/05/96.

  1. As inscrições serão feitas na Assistência Acadêmica do Instituto de Física da USP, à Praça do Oceanográfico, Travessa E, s/n, Edifício Principal, Ala I, sala 339, Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira", das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, em dias úteis (exceto aos sábados), devendo o candidato apresentar requerimento dirigido ao Diretor do Instituto de Física contendo dados pessoais e área de conhecimento do Departamento a que concorre, acompanhado dos seguintes documentos:
  2. I – memorial circunstanciado, em dez cópias, no qual sejam comprovados os trabalhos publicados, as atividades realizadas pertinentes ao concurso e as demais informações que permitam avaliação de seus méritos;

    II - projeto de pesquisa, em dez cópias;

    III – prova de que é portador do título de Doutor outorgado pela USP, por ela reconhecido ou de validade nacional;

    IV – prova de quitação com o serviço militar para candidatos do sexo masculino;

    V – título de eleitor.

    Parágrafo Primeiro: Os docentes em exercício na USP serão dispensados das exigências referidas nos incisos IV e V, desde que as tenham cumprido por ocasião de seu contrato inicial.

    Parágrafo Segundo: Os candidatos estrangeiros serão dispensados das exigências dos incisos IV e V, devendo apresentar cópia de visto temporário ou permanente, que faculte o exercício de atividade remunerada no Brasil.

    Parágrafo Terceiro: No ato da inscrição, os candidatos deverão entregar a documentação acondicionada em pastas, com indicação dos números dos documentos contidos em cada uma delas, juntamente com uma lista dos referidos documentos.

  3. As inscrições serão julgadas pela Congregação, em seu aspecto formal, publicando-se a decisão em edital.
  4. Parágrafo Único: O concurso deverá realizar-se após a aceitação da inscrição, no prazo de trinta a cento e vinte dias, de acordo com o art. 134, parágrafo único, do Regimento Geral.

  5. As provas constarão de:
  6. I – julgamento do memorial com prova pública de argüição – peso 4;

    II – prova didática - peso 3;

    III – apresentação de projeto de pesquisa e respectiva argüição – peso3.

  7. O julgamento do memorial, expresso mediante nota global, incluindo argüição e avaliação deverá refletir o mérito do candidato.
  8. Parágrafo Primeiro - No julgamento do memorial, a Comissão apreciará:

    I - produção científica, literária, filosófica ou artística;

    II - atividade didática universitária;

    III - atividades relacionadas à prestação de serviços à comunidade;

    IV - atividades profissionais, ou outras, quando for o caso;

    V - diplomas e outras dignidades universitárias.

    5. A prova didática será pública, com a duração mínima de quarenta e máxima de sessenta minutos, e versará sobre o programa das disciplinas base do concurso, nos termos do art. 137, do Regimento Geral da USP.

    Parágrafo Primeiro - O sorteio do ponto será feito 24 horas antes da realização da prova didática.

    Parágrafo Segundo - O candidato poderá utilizar o material didático que julgar necessário.

    Parágrafo Terceiro - O candidato poderá propor substituição dos pontos, imediatamente após tomar conhecimento de seus enunciados, se entender que não pertencem ao programa do concurso, cabendo à comissão julgadora decidir, de plano, sobre a procedência da alegação.

  9. A terceira prova mencionada no item 3.III será feita na forma de diálogo, não devendo exceder 60 (sessenta) minutos para a totalidade dos examinadores e 60 (sessenta) minutos para o candidato.
  10. O ingresso do docente em RDIDP é condicionado à aprovação da CERT, na forma da Resolução 3533/89 e demais disposições regimentais aplicáveis.

8. Maiores informações bem como as normas pertinentes ao concurso encontram-se à disposição dos interessados na Assistência Acadêmica do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no endereço acima citado.

 

São Paulo, 18 de junho de 2003.

 

 

Prof. Gil da Costa Marques

- Diretor -

 



Início das Inscrições: 25 de junho de 2003.

Término das Inscrições: 22 de setembro de 2003.

 

Instituto de Física - Rua do Matão, Travessa R, 187. CEP 05508-900 Cidade Universitaria, São Paulo - Brasil
Caixa Postal 66318 CEP 05315-970 Fax (55) (11) 3814-0503
Email: if@edu.usp.br