Cursos de Extensão Universitária
Janeiro de 2008
A
Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Física da USP dá inicio a cursos e atividades regulares para professores de Física do ensino médio, oferecendo, no mês de janeiro de 2008, um conjunto de quatro cursos de atualização, com temas e abordagens diversificados, procurando responder a demandas atuais da escola básica.Pretende-se, através desses cursos, não apenas propiciar a atualização de conhecimentos, como também a troca de experiências entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas no
IFUSP.Os cursos são gratuitos e terão duração de 30 horas, com algumas atividades conjuntas, de forma a possibilitar o intercâmbio entre os participantes, por meio de debates, práticas e atividades voltadas à sala de aula.
Local: Instituto de Física - USP. Rua do Matão, travessa R, 187. CEP 05508 900.
Cidade Universitária. São Paulo - SP (salas a serem confirmadas).
Período:
21 a 24 de janeiro de 2008.Horário: Das 8h30 às 17h( 01h de almoço).Inscrições: no IFUSP - sala 339A da Ala 1 , fone 3091 7192 (com Mônica).
Período: 10/12/07 a 15/01/08.
Preencha e envie a
ficha de inscrição para ccultext@if.usp.br.Site: http://www.if.usp.br/cultex/
ESTRUTURA DE PROGRAMAÇÃO:
|
21/janeiro |
22/janeiro |
23/janeiro |
24/janeiro |
08h30-10h30 |
ABERTURA: Vera Henriques
Palestra:
|
CURSO |
CURSO |
CURSO |
10h30-10h45 |
café |
café |
café |
café |
10h45-12h15 |
CURSO |
CURSO |
CURSO |
CURSO |
12h15-13h15 (*) |
almoço |
almoço |
almoço |
almoço |
13h15-14h45 |
CURSO |
CURSO |
CURSO |
CURSO |
14h45-15h |
café |
café |
|
café |
15h-17h |
CURSO |
Palestra: "Elementar minha cara particula" , Profa. Marina Nielsen |
Palestra: “Ensino de Ciências na Escola Fundamental desde as Séries Iniciais”, Prof. Ernst Hamburger
Balanço do curso (16h30 - 18 hs) |
Exposições:
Encerramento |
Exposição no saguão da Ala Central: "Ciências Físicas no Brasil", da SBF, IFUSP e ECUSP |
(*) Horário passível de alteração, a depender da disponibilidade de locais para alimentação
CURSOS OFERECIDOS |
EXPERIMENTO E CONCEITO NO ENSINO MÉDIO: DO MACROSCÓPICO AO MICROSCÓPICO NA FÍSICA DO CALOR, DA ELETRICIDADE E DA INTERAÇÃO ENTRE LUZ E MATÉRIA O grupo Experimentando do Profis tem como objetivo desenvolver material para estratégias de sala de aula em que os alunos participam ativamente, tanto na experimentação, quanto na elaboração de idéias "explicativas", a partir das teorias e linguagens físicas apresentadas pelo professor. Neste curso, apresentamos experimentos qualitativos (e alguma teoria) que possibilitem uma interpretação microscópica da termodinâmica, da eletricidade em condutores, isolantes e semicondutores, a serem realizados e discutidos pelos participantes.
Eletricidade e Física Moderna: Eletrostática - átomo, tabela periódica e série triboelétrica; Corrente elétrica (no metal e na solução iônica) – modelo; Espectro e átomo; Efeito fotoelétrico; Semicondutores; Tópicos de história da eletricidade. |
Uma boa parcela dos professores que atualmente ministra aulas de Física e de Ciências no Ensino Médio e Fundamental teve uma formação baseada apenas em aulas teóricas e, portanto, com pouca vivência de laboratório e na elaboração de dispositivos simples de demonstração. Por isso, utiliza uma metodologia pouco estimulante para os alunos. Propomos, nesse curso, uma série de oficinas e demonstrações na área da Óptica, utilizando , na medida do possível, materiais de baixo custo e procurando abordar temas relacionados ao cotidiano do aluno. Serão introduzidos temas contemporâneos como LASER e holografia.
Programa: Instrumentos ópticos: olho, lupa, luneta. Óptica Física : Difração e interferência. Laser e aplicações: holografia. Parte experimental: -Oficinas: câmera escura, luneta, espectroscópio, disco de Newton, foto na lata, holograma feito a mão. -Experimentos/Demonstrações: Efeito miragem, imagens reais e virtuais,equação dos pontos conjugados , difração por fendas e orifícios, interferência de filmes finos, espalhamento da luz |
FÍSICA DO MEIO AMBIENTE O estudo das questões ambientais tem amplo caráter interdisciplinar, ao mesmo tempo em que é indissociável de uma discussão mais abrangente sobre cidadania e da necessidade urgente de construirmos uma sociedade justa, cooperativa, solidária e que se organize de modo sustentável. Os saberes científicos envolvido na análise e explicações de efeitos e fenômenos relacionados a estas questões representam instrumentos importantes para a ação cidadã, ao mesmo tempo em que conhecê-los pode aguçar a curiosidade e a dedicação ao estudo e à pesquisa, elementos importantes no desenvolvimento humano. Neste curso vamos trabalhar dois temas centrais: (i) o Efeito Estufa e suas repercussões na definição do clima da Terra; (ii) a Camada de Ozônio – formação, destruição e sua importância para a vida. Conceitos de termodinâmica, física moderna, conservação da energia, astronomia, são fundamentais para entendê-los. Vamos procurar fazer a discussão conceitual desses temas de modo que estejam em consonância com o programa de física do ensino médio, buscando desenvolver experiências simples e o contato com ambientes que possam ilustrá-los. Pretende-se utilizar uma abordagem ambiental integrada e historicamente contextualizada, analisando-se em especial como os problema globais relacionam-se com o quotidiano nos centros urbanos e com as opções dominantes na economia, transportes, produção industrial e agrícola.
Programa: |
|
CONSTRUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS SIMPLES PARA SUBSIDIAR O ENSINO DE MECÂNICA E ELETROMAGNETISMO A maioria de nossos professores de Física do Ensino Médio não recebeu formação adequada para apoiar os conteúdos explorados através de experimentos. É importante, portanto, oferecer condições para que o professor possa construir equipamentos simples, para serem utilizados em sala de aula, agregando desta forma, um maior valor pedagógico às aulas de Física. O desenvolvimento, ao lado da teoria, a introdução de experimentos, ao lado da teoria, melhora a compreensão de muitos fenômenos físicos. Este é o objetivo básico do curso a ser oferecidos aos docentes. O curso será desenvolvido através de oficinas experimentais.
Mecânica : estudo de movimentos e transformações de energia mecânica.Eletromagnetismo: imãs e interação de campo elétrico e magnético. Indução magnética e motores elétricos. Eletrostática: processos de eletrização. |