Menu:

 

DATA
01 a 30 de setembro de 2010.

LOCAL
Instituto de Física da USP.

ENDEREÇO
Rua do Matão, 187 - Travessa R

HORÁRIO
09:00 - 17:00

 

Mostra Occhialini

Homenagem a um dos fundadores da Física no Brasil. No centenário de seu nascimento, uma mostra itinerante em sua homenagem, passou por Roma, Milão e outras cidades italianas.

Os trabalhos desse cientista acompanharam momentos fundamentais da física do século XX, como a descoberta da anti-matéria de novas partículas, e foram ponto de partida para a exploração do Universo através de raios X e raios gama, e para o programa de exploração espacial europeu.

Example image - aligned to the right

Trabalhou com dois laureados com o prêmio Nobel, Patrick Maynard Blackett (1897-1974) (premiado em 1948 pelo desenvolvimento da câmara de neblina e pelas contribuições às pesquisas nucleares e da radiação cósmica) e Cecil Frank Powell (1903 -1969) (premidado em 1950 pelo desenvolvimento de emulsões fotográficas e pela descoberta do píon). Occhialinin por duas vezes esteve bem próximo de ganhar o prêmio.

Em 1937 Occhialini veio para o Brasil onde, juntamente com Gleb Wataghin (1899-1986), deu início as primeiras atividades de pesquisa em Física no Brasil formando o primeiro grupo de estudantes na Faculdade de Filosofia e Letras, onde fundou o Departamento de Física (atual IF/USP). Um dos seus primeiros alunos foi Cesar Lattes que o acampanhou à Bristol onde trabalhando no grupo de Powell, descobriram o meson pi.

A dedicação à pesquisa, em especial àquela com raios cósmicos, tem sido homenageada internacionalmente de várias formas. O satélite europeu lançado em 1996 para pesquisas de raios cósmicos levou o nome BeppoSAX, pois Occhialinni era chamado Beppo por seus amigos.

O último reconhecimento da importância de seus trabalhos foi póstumo. Em 1996, as agências espaciais italiana, holandesa e européia batizaram o satélite de exploração do Universo através de raios X com o nome Beppo SAX, pois Occhialinni era chamado Beppo por seus amigos. Durante 6 anos esse satélite recolheu imagens do Universo homenageando o grande cientista.